Quais os cuidados que uma pessoa obesa deve ter antes de começar uma prática esportiva?

Se você é do tipo que só vai ao médico quando se sente mal, é hora de rever essa mentalidade. Principalmente se estiver pensando em iniciar (ou já tiver começado) uma rotina de atividade física. Passar por uma avaliação médica antes de dar o start na malhação é simples e pode, literalmente, salvar sua vida. 

O cardiologista, clínico geral ou médico do esporte vai fazer e pedir exames para saber se você tem alguma restrição para praticar esportes e não possui um problema de saúde "silencioso", que pode se manifestar durante o exercício, como doenças do coração, diabetes e pressão alta. As informações obtidas nas análises ainda são importantes para determinar a frequência e a intensidade de exercício mais indicadas para você. Exames específicos podem ser solicitados de acordo com a avaliação do profissional.

O ideal é que esse check-up seja feito antes de começar a treinar e repetido ao menos uma vez por ano, independentemente do seu estilo de vida. A seguir, veja os exames mais indicados. ​​​​

​​​VEJA TAMBÉM: 

  • Vai começar academia? Primeiro, examine seu coração
  • Mulher morre em academia e abre debate sobre risco de exercícios
  • Saiba os riscos e cuidados para quem é atleta de fim de semana

Exames para começar a treinar

Glicemia em jejum: mede a quantidade de açúcar presente no sangue, apontando se há hipoglicemia (quando o nível está baixo) ou hiperglicemia (se está alto). Os dois quadros podem estar associados ao diabetes --por isso a importância do teste.

Colesterol total e frações: avalia a quantidade de colesterol e seus subtipos. O teste também pode medir o nível de triglicérides, um outro tipo de gordura. O resultado serve para mensurar o risco de entupimentos das artérias e doenças cardiovasculares causadas por níveis desequilibrados de gordura no sangue

Caso o indivíduo tenha alguma grande alteração nesses indicadores e não tome os devidos cuidados ao treinar, há risco de sofrer picos de pressão alta e ter complicações como insuficiência cardíaca e infarto.

T3, T4 livre e TSH: são específicos para acompanhar a saúde da tireoide. Quando ela está em desequilíbrio, pode causar hipotireoidismo (queda na produção hormonal) ou hipertireoidismo (produção elevada). Níveis elevados de hormônio da tireoide podem levar a arritmia cardíaca, aumento de temperatura corporal e destruição muscular com lesão renal, o que pode ser intensificado com o exercício. Pessoas com índices baixos não toleram muito bem o exercício e podem ter mais dores musculares e articulares.

Eletrocardiograma (ECG): identifica alterações no ritmo cardíaco. Deitado, o paciente recebe eletrodos colocados no tórax, punhos e tornozelos que captam a velocidade e o número de batimentos do coração. O aparelho imprime gráficos capazes de diagnosticar se há arritmia, sopro, inflamação das paredes do coração e até risco de infarto. 

Ecocardiograma: é uma espécie de ultrassom do coração, que capta alterações --das grosseiras às mais sutis -- na estrutura do órgão. Por exemplo: algum tipo de deformação ou presença de tumor ou cisto. Mostra a espessura dos músculos cardíacos, o funcionamento das válvulas, o tamanho das cavidades, a capacidade e o fluxo sanguíneo. Esse exame também é chamado de ecocardiografia e há diversos tipos: unidimensional, bidimensional e com doppler, que são solicitados pelo médico de acordo com a necessidade. 

Teste ergométrico: é feito na esteira. Você corre com eletrodos que estão ligados a um equipamento que informa sobre como seu corpo reage ao esforço. Avalia o ritmo do coração durante o exercício, o panorama da capacidade física por meio da frequência cardíaca (o que dá uma noção do limite de condicionamento) e a pressão arterial. Todos esses parâmetros podem, ainda, ajudar a identificar um problema chamado isquemia miocárdica, que ocorre quando há um desequilíbrio na oferta de oxigênio para o coração e para o sangue. 

Fontes: César Jardim, médico cardiologista responsável pelo Clinic Check-up HCor, do Hospital do Coração, em São Paulo; e Caio Senise, médico do esporte da clínica CareClub, em São Paulo, e médico do centro de formação de atletas do Palmeiras. 

SIGA O UOL VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook - Instagram - YouTube

No verão, é normal que as pessoas que gostariam de aderir a atividades físicas, finalmente, tenham disposição para se levantar do sofá. Motivados pelo clima ou, até mesmo, pela efervescência do carnaval, muitos procuram academias ou lugares com atividades de lazer para praticar esportes. Entretanto, poucos se atentam ao fato de que, para se exercitar, devem ser tomados alguns cuidados.

De acordo com o coordenador de Educação Física da UNIVERITAS – Centro Universitário Universus Veritas Rio de Janeiro, Pedro Zubcich, os “atletas de verão” surgem nesta temporada sem nem se quer haverem feito qualquer exercício ao decorrer do ano. “Muitos procuram as práticas esportivas no verão e querem que os resultados apareçam da noite para o dia. Infelizmente não é assim. É necessária muita calma e força de vontade, lembrando sempre que o primordial não é um corpo escultural, mas, sim, a saúde”, ressalta.

Para o profissional, alguns dos maiores erros são o aumento da sobrecarga nos exercícios, o que pode ocasionar esgotamento físico e, consequentemente, o aparecimento de complicações na saúde. “São cuidados essenciais: a hidratação constante, com água e/ou sucos naturais; tentar realizar os exercícios em horários amenos, por conta do forte calor; usar protetor solar até mesmo em dias nublados; usar roupas leves e confortáveis, de preferência de cor clara; e, por último, aderir a uma alimentação rica em frutas, legumes e proteínas, para repor as energias - sempre com a orientação de profissionais de Educação Física e nutricionistas”, explica.

De modo a focar sempre na saúde, é importante conhecer, aceitar e admitir até onde vai o limite físico de cada um. Segundo Pedro, o ideal é a pessoa fazer uma avaliação médica para entender se pode ou não avançar nos exercícios físicos. Vale lembrar sempre que, caso o indivíduo sinta sintomas de fadiga e lesão, ele deve suspender as atividades até saber o que, de fato, está acontecendo. Por isso, é necessário entender que as práticas corporais são vitais para a experiência humana, mas devem ser antecedidas pelos cuidados básicos e sempre sob orientação profissional.

Quais os cuidados necessários antes de se iniciar a prática esportiva?

Veja como se preparar para atividades físicas:.
Mantenha-se hidratado e bem alimentado. A alimentação saudável é essencial para ter energia durante a atividade. ... .
Use roupas confortáveis. ... .
Faça alongamento. ... .
Busque orientação para atividades mais intensas. ... .
Cuidados após a atividade..

Quais os cuidados Os indivíduos obesos devem ter ao iniciar os treinos de musculação?

Alguns cuidados ao iniciar os seus treinos: Inicie com cargas leves e exercícios com o próprio peso corporal. A adaptação ao treinamento deve ser feita de maneira bem gradual. Tenha sempre acompanhamento profissional para evitar danos a sua saúde.

Como começar a fazer exercícios sendo obeso?

Atividades físicas aeróbicas são indicadas Caminhadas, corridas, dança e ciclismo estão entre as práticas mais simples e eficientes para combater a gordura. Nestes exercícios, são trabalhados vários grupos musculares (pernas, braços, abdome) de forma contínua e não muito intensa.

Que cuidados devemos ter com a alimentação quando iniciamos a prática esportiva?

Os cuidados com a alimentação devem ser diários, independentemente da prática de atividade física. Portanto, procure ter uma alimentação saudável, fracionada em cinco a seis refeições ao dia, com alimentos variados e pratos coloridos. Evite o consumo de frituras, alimentos gordurosos, embutidos e industrializados.