Quais são as etapas do processo de enfermagem definidas por Wanda Horta?

O processo de Enfermagem foi introduzido no Brasil em 1970 por Wanda de Aguiar Horta, sendo um divisor de águas para a Enfermagem moderna. Porém, Florence Nightingale, precursora da Enfermagem, já demonstrava a necessidade e um esboço da sua importância, desde muito antes, ela enfatizava que os enfermeiros deveriam fazer observações e julgamentos das situações, que é justamente o conceito do processo de Enfermagem.

Segundo Wanda Horta, o Processo de Enfermagem é uma dinâmica das ações sistematizadas e interrelacionadas que visa a assistência ao ser humano.

O Processo de Enfermagem, é uma ferramenta que deve ser utilizada pelos enfermeiros no momento de planejamento do cuidado do indivíduo, família ou comunidade. Através dessa ferramenta, temos um auxilio no norteamento do raciocínio clínico, na decisão do diagnóstico e para avaliar intervenções e resultados.

O Processo de Enfermagem, é uma ferramenta intelectual do enfermeiro, logo, o seu registro em prontuário em sua totalidade, não é necessário. O que é exigido legalmente pelo COREN e deve ser descrito em prontuário diariamente para cada paciente é a SAE (Sistematização de Enfermagem) e a mesma é construída através do Processo de Enfermagem.

O processo de Enfermagem se organiza em cinco etapas: Coleta de Dados de Enfermagem (ou Histórico de Enfermagem); Diagnóstico de Enfermagem; Planejamento de Enfermagem; Implementação; e Avaliação de Enfermagem.

Quais são as etapas do processo de enfermagem definidas por Wanda Horta?

Para uma melhor compreensão do leitor, vou conceituar cada etapa de forma individualizada, mas devemos nos lembrar da explicação de Wanda Horta, onde ela relata que as ações são sistematizadas e são interrelacionadas, ou seja, devemos seguir a ordem metodológica, porém uma etapa depende da outra seja a etapa seguinte ou anterior, algum etapa realizada de forma superficial pode prejudicar todo o processo.

Coleta de dados

Em todo momento o enfermeiro deve coletar dados, embora esse seja o primeiro passo do processo de Enfermagem, a coleta de dados nunca deve parar. Nesse momento é onde o enfermeiro identifica dados objetivos e subjetivos do individuo a ser cuidado.

Quais são as etapas do processo de enfermagem definidas por Wanda Horta?
Nessa etapa o enfermeiro busca as informações através da anamnese, questões pré definidas, exame físico, exames complementares, informações com acompanhante, histórico do paciente.

O enfermeiro deve estar pautado em algum referencial teórico para auxiliar no momento da coleta de dados, ou seja, deve se basear em algum instrumento que facilita identificar os possíveis problemas, geralmente isso já é padronizado pelas instituições. Um exemplo de referencial teórico poderia ser o das Necessidades Humanas Básicas, Teoria de Orem, Padrões funcionais de Gordan, entre outros tantos possíveis.

O objetivo dessas informações é identificar possíveis problemas ou necessidades de saúde do indivíduo, pois é através desses achados que vamos diagnosticar, planejar e intervir, visando melhorar as situações encontradas.

É de grande importância nessa etapa o conhecimento do enfermeiro, sua habilidade técnica e raciocínio clinico. É necessário a percepção da anatomia, fisiologia, farmacologia, epidemiologia, patologia, entre outros conhecimentos. É primordial que se entenda e consiga diferenciar o que é “anormal” do normal, para classificar o que é importante e realmente precisa do olhar do enfermeiro.

Diagnóstico de Enfermagem

O diagnóstico de Enfermagem é o julgamento clínico dos possíveis problemas encontrados na fase anterior. É sobre esses diagnósticos que vamos nos basear para realizar as intervenções e consequentemente avaliar se as mesmas surtiram efeito sobre esse diagnóstico levantado.

Quais são as etapas do processo de enfermagem definidas por Wanda Horta?
O mais importante que o enfermeiro DEVE ter consciência, é que essa etapa difere a Enfermagem das outras áreas da saúde, pois não vamos focar apenas na doença ou na queixa principal, vamos olhar todo o contexto de vida do indivíduo, família ou comunidade. Nosso foco deve ser o bem estar do indivíduo em todas as esferas da sua vida, claro que com as devidas prioridades de necessidades.

Depois do julgamento clínico sobre os achados na coleta de dados e definido as prioridades, é necessário realizar a titulação desses problemas encontrados. Os referencias teóricos mais uma vez vem em auxilio dos enfermeiros para que haja padronização na linguagem utilizada. São exemplos de referenciais teóricos a Classificação de diagnósticos da NANDA-I, CIPE, o Sistema Omaha e o Sistema de Classificação de Cuidados Clínicos de Sabba.

Planejamento

Nessa etapa, o enfermeiro deve levar em conta, os indivíduos a disposição para o cuidado, estrutura disponível, ambiente físico que o individuo se encontra e todos os demais recursos que estejam disponíveis para a intervenção de Enfermagem.

Nesse momento é onde se faz a definição dos diagnósticos de enfermagem prioritários, ou seja, que necessitam primeiro de intervenção. Cria-se metas do cuidados, resultados esperados e a prescrição dos cuidados de Enfermagem.

Quais são as etapas do processo de enfermagem definidas por Wanda Horta?
No momento de priorizar o cuidado de Enfermagem, o enfermeiro deve levar em consideração problemas que podem afetar a vida do individuo e depois consequentemente os problemas que afetam o ambiente da pessoa. Por isso o conhecimento técnico científico do enfermeiro é tão importante, pois definir essa prioridades nem sempre é tarefa fácil.

Para definir os resultados esperados de cada diagnóstico de Enfermagem elencado, o enfermeiro tem como auxilio o referencial teórico Classificação de Resultados (NOC), que estabelece uma língua padronizada no que tange a resultados do plano de cuidados.

Para cada resultado esperado, o enfermeiro deve realizar a prescrição de intervenções de enfermagem que visam zerar ou diminuir os fatores que levam o individuo a apresentar o diagnóstico de enfermagem elencado. No auxilio para realizar essas intervenções, temos como referencial teórico como a Classificação de Intervenções em Enfermagem (NIC).

O Planejamento é uma atividade intelectual, porém suas metas definidas de cuidados devem ser registradas.

Implementação

Quais são as etapas do processo de enfermagem definidas por Wanda Horta?
É a execução das prescrições do enfermeiro por toda a equipe de enfermagem. Tudo que foi planejado pelo enfermeiro, é colocado em ação.

Nessa etapa, o que é fundamental, além da própria execução das intervenções elencadas, é a anotação de enfermagem de toda a equipe, pois é através dessas informações que o enfermeiro irá se basear no momento de avaliar as intervenções.

Avaliação

Nessa etapa é realizada uma avaliação sistemática das intervenções realizadas. É avaliado se houve alterações em relação ao diagnóstico levantado do indivíduo, família ou comunidade. Determina-se se os resultados foram alcançados ou se existe necessidade alteração das intervenções. Esse momento também é conhecimento como evolução de Enfermagem.

Quais são as etapas do processo de enfermagem definidas por Wanda Horta?
Dependendo dos resultados encontrados, é possível analisar a acurácia do diagnóstico elencado, se as intervenções eram apropriadas a realidade do indivíduo ou da equipe de enfermagem. A avaliação exige uma revisão do plano de cuidados, tanto para melhorar o que não foi alcançado ou modificar o que se já alcançou de melhoria.

O enfermeiro deve registrar em prontuário sua avaliação, ou seja, se os diagnósticos de enfermagem se mantiveram, melhoraram, foram resolvidos ou se estão piorados. Relatando também alteração ou manutenção das intervenções.

Gostou da dica do Enfermeirando? Deixei seu like e inscreva-se no site!

Quais são os processos de enfermagem Segundo Wanda Horta?

No processo de enfermagem proposto por Horta, devem-se distinguir seis fases ou passos, que compreendem o histórico de enfermagem, o diagnóstico de enfermagem, o plano assistencial, o plano de cuidados diários ou prescrição de enfermagem, a evolução de enfermagem e o prognóstico de enfermagem, que se inter- relacionam ...

Quais os seis passos da Teoria de Wanda Horta?

A professora brasileira introduziu a noção de que o processo de enfermagem pode ser dividido em seis etapas:.
histórico;.
Diagnóstico;.
Plano assistencial;.
Plano de cuidados ou prescrição;.
Evolução;.
E o prognóstico de enfermagem..

Quais são as etapas do processo de enfermagem?

Esta Resolução afirma que o Processo de Enfermagem está dividida em cinco etapas: Coleta de Dados de Enfermagem (ou Histórico de Enfermagem); Diagnóstico de Enfermagem; Planejamento de Enfermagem; Implementação; e Avaliação de Enfermagem.

Qual é a Teoria de enfermagem de Wanda Horta?

Segundo a teoria de Wanda Horta, a enfermagem e as demais áreas da saúde precisam trabalhar observando os seus pacientes e dando a eles o que é de necessidade básica. Para isso, foram criados seis passos fundamentais, que regem esse procedimento e que fazem parte da Enfermagem nos dias de hoje.