Quais são as principais competências pessoais do profissional de psicologia?

Alguém já disse que você tem perfil de psicólogo e deveria fazer o curso de Psicologia? Na fase de definir uma carreira, isso pode ajudar bastante, ou deixar o estudante ainda mais confuso sobre suas escolhas profissionais.

Brincadeiras à parte, além de investir em uma boa capacitação, apresentar algumas características costuma favorecer o sucesso de qualquer profissional. No caso da graduação em Psicologia, as habilidades comportamentais (ou soft skills) são tão importantes quanto as competências técnicas conquistadas na faculdade.

Já sabe como é o perfil da área? Vamos contar nas próximas linhas, e você pode aproveitar para refletir se rola uma identificação!

Você se comunica bem

A comunicação é uma habilidade essencial para a grande maioria dos profissionais, principalmente nas áreas de Humanas. Interagir com outras pessoas está entre as atividades básicas da carreira em Psicologia, concorda?

Ao contrário do que muita gente pensa, conseguir se comunicar bem não quer dizer apenas saber se expressar com clareza, mas ouvir o outro, questionar, interpretar informações e se fazer entender. São várias habilidades reunidas no ato de se comunicar.

Essa troca é a maior ferramenta de trabalho para os psicólogos, até porque as relações humanas são um grande foco de estudo. Logo, não basta ficar apenas nos livros e deixar de investir nas experiências práticas.

Você tem empatia

Um psicólogo que não se coloca no lugar do outro para tentar entender diversas situações provavelmente não realiza um bom trabalho. Cada ser humano é único, e a Psicologia nada mais é do que uma ciência que busca estudar, compreender e analisar o comportamento humano.

Por exemplo, aqueles que trabalham em clínicas recebem todos os dias em seus consultórios depoimentos muito particulares. Já quem atua em ambientes escolares lida com estudantes que apresentam dificuldades de aprendizado distintas. Aliás, a dúvida entre Pedagogia e Psicologia também é muito comum.

Ter empatia é não julgar, mas conseguir acolher o outro independentemente das diferenças que existam entre vocês. Na verdade, os psicólogos fazem mais do que isso, pois se preparam para conseguir ajudar as pessoas. Sem essa predisposição, fica difícil ter qualquer resultado positivo.

Você gosta de aprender

A mente e o corpo humano são estudados constantemente por pessoas no mundo inteiro. Ou seja, a atualização dos profissionais que trabalham nessa área é fundamental, já que novas descobertas surgem a todo momento.

Por mais que linhas tradicionais da Psicologia ainda sejam relevantes, muitas referências novas aparecem, e tópicos interessantes chamam a atenção. O aprendizado adquirido na faculdade pode ser considerado como o nível mais básico, sendo imprescindível continuar estudando e aprendendo pelo resto da vida.

A sede por conhecimento é um diferencial das pessoas interessantes e também das bem-sucedidas, assim como traços que complementam essa condição — disciplina e curiosidade estão entre eles.

Falando disso, um ótimo hábito a ser cultivado é a leitura. Os livros e todas as outras fontes de conteúdo são recursos importantíssimos para o desenvolvimento pessoal e profissional.

Você é um bom ouvinte

Talvez você nunca tenha escutado isso de um amigo ou familiar, mas pode ser que as pessoas ao seu redor gostem de desabafar ou pedir conselhos. Ser um bom ouvinte faz do psicólogo alguém especial, ainda mais em um mundo tão complexo como o que vivemos.

Apesar de essa ser uma vocação natural para muita gente, não deixa de ser uma habilidade a ser exercitada por aqueles que ainda querem evoluir nesse sentido. Ter paciência e tranquilidade são dois pontos que favorecem muito a arte de escutar.

Você tem a mente aberta

A empatia nos transporta para a posição do outro, mas somente uma mente aberta é capaz de lidar com perfis tão diferentes sem grandes problemas.

Afinal, as pessoas pensam e se comportam de maneiras muito diferentes — e tudo bem com isso. O que importa é auxiliar no processo de autoconhecimento de cada uma delas, por mais que os contextos sejam bem distintos do seu.

Falar disso é confirmar a importância de resistir aos julgamentos e ser livre de preconceitos. Transitar entre mundos tão desiguais e oferecer suporte para todos eles é uma das particularidades mais encantadoras da Psicologia.

Sendo assim, se você ainda sente que tem dificuldades de entendimento ou se sente preso a algumas questões, o ideal é buscar conhecimento para expandir sua mente. Estude vários assuntos e causas para evoluir cada vez mais.

Você gosta de se relacionar com os outros

A Psicologia tem diversas oportunidades de trabalho, mas essa é uma carreira que essencialmente lida com gente o tempo todo. Nos estudos ou na atuação prática, o ser humano está sempre presente.

Portanto, é importante que o estudante e profissional da área goste de se relacionar. Quem não é acessível acaba criando uma barreira difícil de transpor.

Imagine um paciente que chega no consultório psicológico buscando ajuda e encontra uma pessoa fechada, tímida e que não demonstra abertura ou interesse em recebê-lo. Esse não é o cenário ideal, concorda? Ser sociável é realmente muito importante.

Você é observador(a)

Há uma expressão famosa que diz que é preciso “ler as entrelinhas”. Os psicólogos mais experientes sabem disso, pois a comunicação não verbal também é um fator especial dentro da Psicologia.

Observar o outro é ser capaz de perceber detalhes e decifrá-los. Por exemplo, uma pessoa que está extremamente nervosa pode dar vários indícios do seu estado emocional sem dizer nenhuma palavra. Há quem controle bem a situação, mas cada um se comporta de uma forma.

A questão é que você só vai captar essa mensagem se tiver um olhar atento, que é uma habilidade bastante trabalhada na graduação e que deve ser apurada no dia a dia.

Essas são características relevantes para o perfil do psicólogo. Agora cabe refletir se tudo isso combina ou não com você. Se ainda tiver dúvidas, aproveite para saber tudo sobre Psicologia, mas lembre-se de que ninguém nasce pronto para ser o melhor profissional da sua área. Nossas habilidades vão sendo construídas e aprimoradas com o tempo, e isso só depende da sua dedicação.

Então, faça sua inscrição no vestibular da Anhanguera e comece a se preparar para ser um psicólogo brilhante!

Dentre as principais características de um psicólogo, estão as habilidades de: manter sigilo profissional sobre os assuntos tratados em consultório; respeitar os limites da atuação; possuir e demonstrar capacidade de raciocínio abstrato; manter imparcialidade; ouvir ativamente; contornar situações adversas; e revelar ...

O que e competência psicologia?

Competências ou habilidades (alemão Fähigkeiten, inglês abilities) são em psicologia os traços de personalidade que permitem ao indivíduo atingir determinada realização ou desempenho. A habilidade não deve, no entanto, ser confundida com o desempenho em si, que pode variar com a motivação.
O psicólogo é aquele profissional que está absolutamente ligado aos mistérios da mente humana. Em sua prática, independentemente do local em que atua, dedica-se aos estudos de fenômenos comportamentais e psíquicos de outros indivíduos. Para tanto, observe seus ideais, valores e, principalmente, emoções.

Quais as competências e habilidades de um psicólogo organizacional?

O psicólogo organizacional precisa associar mais competências ao seu perfil profissional, de forma a tornar-se multidisciplinar e conhecer todas as atividades da Área de Recursos Humanos da empresa, estabelecendo uma relação de confiança e respeito, a fim de conquistar a todos.