Quais são as principais diferenças entre os quatro grupos de plantas?

O Reino Plantae ou Reino Vegetal é o grupo composto pelas plantas, organismos eucariontes, multicelulares, que, geralmente, realizam fotossíntese. Na maioria das plantas, observamos a presença de três órgãos vegetais básicos: raiz, caule e folhas.

Dessa forma, as plantas podem ser classificadas em quatro grupos: briófitas, pteridófitas, gimnospermas e angiospermas, cada qual com suas peculiaridades. Acompanhe as principais diferentes entre esses grupos.

Classificação das plantas

As briófitas são plantas avasculares, que não possuem caule, folhas ou raízes verdadeiras. A presença de flores, sementes e frutos também não é observada. Além disso, dependem da água para a reprodução.

A fase dominante do seu ciclo de vida é o gametófito, e como exemplos de briófitas podemos citar os musgos, os antóceros e as hepáticas.

Quais são as principais diferenças entre os quatro grupos de plantas?

As pteridófitas são plantas vasculares que não produzem flores, sementes ou frutos. Diferentemente das briófitas, possuem raízes, caule e folhas verdadeiras. Quanto à reprodução, também dependem da água e a fase dominante do seu ciclo de vida é o esporófito. Como exemplo, temos as samambaias e avencas.

Quais são as principais diferenças entre os quatro grupos de plantas?

As gimnospermas, por sua vez, são plantas vasculares que apresentam raízes, caule, folhas e sementes. As sementes são nuas, pois não possuem frutos envolvendo-as. Nessas plantas também não são encontradas flores, sendo a estrutura reprodutiva desse grupo chamada de estróbilo.

As representantes desse grupo não necessitam de água para a reprodução, devido ao surgimento do tubo polínico. Como representantes, temos os pinheiros e as araucárias.

Quais são as principais diferenças entre os quatro grupos de plantas?

O último grupo é o das angiospermas, que são plantas vasculares que possuem raízes, caule, folhas, sementes, flores e frutos. Não necessitam de água para a reprodução, e a fase dominante do seu ciclo de vida é o esporófito.

Este grupo é o maior e o mais complexo, que compreende cerca de 90% de todas as espécies de plantas do planeta. Como representantes, podemos citar as orquídeas, o abacateiro, o ipê, o pequizeiro.

Quais são as principais diferenças entre os quatro grupos de plantas?

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Quais são as principais diferenças entre os quatro grupos de plantas?

Quais as principais diferenças entre os quatro grupos de plantas?

As plantas são divididas em briófitas (as mais simples, sem vasos condutores de seiva), pteridófitas (já têm vasos condutores de seiva, mas não têm flor nem semente), gimnospermas (que têm sementes não revestidas, como o pinhão, do pinheiro do Paraná), e as angiospermas (plantas com sementes revestidas em frutos e que ...

Quais as características de cada um dos 4 grupos de plantas?

Didaticamente, as plantas são divididas em quatro grupos principais, tomando como base características como a presença ou ausência de vasos condutores, sementes, flores e frutos. Esses grupos são as briófitas, pteridófitas, gimnospermas e angiospermas.

Quais são os 4 grupos da classificação das plantas?

Na maioria das plantas, observamos a presença de três órgãos vegetais básicos: raiz, caule e folha. As plantas podem ser classificadas em quatro grupos: briófitas, pteridófitas, gimnospermas e angiospermas. As flores e frutos são exclusividade das plantas conhecidas como angiospermas.

Qual a principal diferença entre as gimnospermas e as pteridófitas?

Pteridófitas precisam de água para reprodução, não apresentam tubo polínico e tem como estrutura: raíz, caule e folhas. Gimnospermas não dependem de água para reprodução, apresentam tubo polínico e tem a seguinte estrutura: Raíz, caule, folhas, estróbilos e semente.