Quais são as relações entre o desenvolvimento econômico do café e da indústria e o desenvolvimento da malha de transportes da região Sudeste?

Lista de questões de vestibulares sobre o processo de industrialização do Brasil e do mundo.
Ler artigo Industrialização.

Exercício 1: (UFSC 2010)

Sobre a industrialização no mundo, assinale a(s) proposição(ões) correta(s).

1)

Na tentativa de solucionar os problemas sociais, gerados pela Revolução Industrial, alguns pensadores desenvolveram teorias como o socialismo utópico, o socialismo científico e o socialismo cristão.

2)

O rápido desenvolvimento industrial trouxe a melhoria das condições de vida de um número representativo de trabalhadores. Porém, as greves e a destruição de máquinas, que reuniam número significativo de baderneiros e comunistas, convenceram os capitalistas das vantagens do socialismo.

4)

Os sindicatos, as leis de amparo aos trabalhadores, a limitação das horas de trabalho, a fixação de salários mínimos e a proibição do trabalho das crianças foram medidas que eliminaram os problemas sociais gerados pela industrialização na Europa.

8)

A Revolução Industrial na Inglaterra, inspirada nos princípios do Liberalismo Econômico, permitiu a instalação de um modelo econômico justo e democrático, no qual as relações entre patrões e operários, coordenadas pelos sindicatos, se tornaram harmoniosas.

16)

No Brasil a industrialização somente ocorreu no século XX, através de um processo de substituição de importações. A procura de produtos industrializados era maior que a oferta e a indústria nacional foi incentivada a aumentar a produção a fim de atender o mercado interno.

32)

Nas regiões que vivenciaram os efeitos da Revolução Industrial houve deslocamento de camponeses para as cidades. Surgia assim o grupo social denominado proletariado, que nas cidades encontraria condições de vida adequadas para viver e educar seus filhos.


Exercício 2: (UFSC 2010)

Quais são as relações entre o desenvolvimento econômico do café e da indústria e o desenvolvimento da malha de transportes da região Sudeste?

Gráfico elaborado a partir de dados do IBGE, Anuário Estatístico do Brasil, jan. 2001. (Adaptado)

Com base no gráfico acima, Brasil: Valor da produção industrial, pode-se afirmar CORRETAMENTE que:

1)

as condições climáticas, a falta de mão de obra qualificada e a carência de matérias-primas justificam a baixa participação do estado do Amazonas no valor total da produção industrial brasileira.

2)

a baixa participação da Região Sul no valor total da produção industrial brasileira deve-se sobretudo à forte presença de indústrias transnacionais.

4)

os estados mais industrializados do Brasil estão concentrados no Complexo Regional do Centro-Sul.

8)

os estados da Região Sudeste participam com o maior valor gerado pela atividade industrial no Brasil.

16)

Bahia e Pernambuco, na Região Nordeste, contribuem mais do que os estados do Sul para o valor da produção industrial do Brasil.


Exercício 3: (UDESC 2009)

Assinale a alternativa incorreta, sobre a industrialização.

A)

Nunca houve na história um tipo de sociedade industrial que não fosse nomeada e produtivamente capitalista, ou seja, não há indústria em uma sociedade que não seja capitalista.

B)

A industrialização se caracteriza pela produção em larga escala, localizada em estabelecimentos fabris, com uso de maquinaria e grande quantidade de mão-de obra, com o objetivo de atingir um mercado consumidor.

C)

A industrialização é um processo, nesse sentido se relacionam as etapas anteriores de produção, como nas manufaturas dos séculos XV, XVI e XVII, nas quais já era possível notar algumas das características da industrialização.

D)

A Inglaterra é considerada uma das nações pioneiras no processo de industrialização

E)

O conceito de industrialização implica uma série de elementos específicos, como: as descobertas científicas e seu emprego nas atividades produtivas; uma combinação entre as atividades de produção e de consumo; o mercado; o contrato; a moeda como instituições que norteiam a troca entre produtores e consumidores, etc.


Exercício 4: (ADVISE 2009)

A respeito do processo da industrialização brasileiro, é correto afirmar que:

I. Ocorreu de forma tardia, tendo por base o processo de substituição de importações.

II. Seu maior pólo, a partir dos anos 1920, foi São Paulo, devido à infra-estrutura advinda da economia cafeeira.

III. O primeiro e principal meio de transporte industrial foi o automotor, favorecido por eficiente malha rodoviária, que dinamizou a circulação dos mercados desde o início da economia cafeeira.

IV. Com a industrialização, o êxodo rural foi intenso, transformando cidades, como São Paulo, em grandes centros metropolitanos.

Estão corretas:

A)

Apenas I, II e III;

B)

Apenas II, III e IV;

C)

Apenas I e IV;

D)

Apenas I, II e IV;

E)

I, II, III e IV.


Exercício 5: (UFSC 2012)

Assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S), sobre as características dos países em fase de industrialização acelerada.

1)

Uma forte arrancada industrial é seguida sobretudo por uma intensa urbanização, privilegiando a lógica da acumulação capitalista e criando desigualdades urbanas locais.

2)

.

4)

Nesses países a agricultura não se subordina à indústria, pois esta tem seus próprios meios
de conseguir matérias-primas vitais para a produção.

8)

Parcela significativa desses países têm necessidade de atrair investimentos estrangeiros devido ao seu alto grau de dependência para alavancar seus processos de desenvolvimento econômico e social.

16)

Esses países estruturam-se sobre a produção agrícola que utiliza modernas técnicas de produção em todos os setores.

32)

Esses países, como o Brasil, expandem-se nos mesmos moldes dos países capitalistas
industriais mais avançados, dominando econômica e politicamente os países mais
atrasados, como China, Canadá e África do Sul.

64)

Em seus territórios nacionais há grande concentração de empresas transnacionais, inclusive bancos estrangeiros atuantes.


Exercício 6: (Enem 2012)

A partir dos anos 70, impõe-se um movimento de desconcentração da produção industrial, uma das manifestações do desdobramento da divisão territorial do trabalho no Brasil. A produção industrial torna-se mais complexa, estendendo-se, sobretudo, para novas áreas do Sul e para alguns pontos do Centro-Oeste, do Nordeste e do Norte.

SANTOS, M.; SILVEIRA, M. L. O Brasil: território e sociedade no início do século XXI. Rio de Janeiro: Record, 2002 (fragmento).

Um fator geográfico que contribui para o tipo de alteração da configuração territorial descrito no texto é:

A)

Obsolescência dos portos.

B)

Estatização de empresas.

C)

Eliminação de incentivos fiscais.

D)

Ampliação de políticas protecionistas

E)

Desenvolvimento dos meios de comunicação.


Exercício 7: (UFSC 2013)

Sobre o processo de industrialização brasileira e sua relação com as macrorregiões, assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S).

1)

Desde seu início, no século XIX, a atividade industrial brasileira desenvolveu-se de maneira homogênea, englobando as regiões Sudeste e Nordeste, sendo esta última grande fornecedora de mão de obra.

2)

A Região Sul é a segunda mais industrializada do país, tendo forte penetração nos setores alimentício e têxtil, entre outros.

4)

Principalmente nas últimas duas décadas, a indústria brasileira tem experimentado um processo de desconcentração, partindo do estado de São Paulo em direção ao litoral nordestino e também a alguns estados do norte do país, como Rondônia e Acre.

8)

Em alguns estados das regiões Nordeste, Norte e Centro-Oeste, predominam os enclaves industriais, com núcleos dispersos e isolados.

16)

Atualmente, as empresas industriais buscam localidades que apresentem mão de obra com baixa qualificação, pois as principais inovações tecnológicas se dão em países desenvolvidos.

32)

No processo de substituição de importações ocorrido no Brasil a partir de 1930, o Estado brasileiro teve pouca atuação; o referido processo ficou a cargo das empresas multinacionais, convidadas a se instalar no país.

64)

A criação do Mercado Comum do Sul (Mercosul) em princípios dos anos 1990 pouco afetou a economia dos estados do Sul do país, dada a forte penetração deles nos mercados regionais do Sudeste e Centro-Oeste brasileiros.


Exercício 8: (UDESC 2017/2)

Sobre os processos de industrialização é correto afirmar que:

A)

No final do século XIX ocorreu a chamada “Segunda Revolução Industrial”, com a diversificação do uso da energia elétrica, que permitiu o desenvolvimento do rádio e do telefone; assim como a invenção do motor à explosão, que permitiu o surgimento do automóvel e do avião.

B)

A produção de bens no antigo Egito era realizada por artesãos que gozavam de boa reputação em toda a sociedade, sendo famosos e bem remunerados por isso.

C)

A moenda da cana-de-açúcar, no Brasil colonial, era realizada com base no trabalho assalariado e na produção em série, visando diminuir o preço do produto para vendê-lo em grande quantidade para o mercado interno.

D)

A chamada Revolução Industrial iniciou-se na Alemanha, graças às inovações produzidas nas universidades que aplicaram os conhecimentos em empresas públicas para atender à melhoria das condições de vida da classe trabalhadora.

E)

No século XX ficou comprovada a tese de que, na divisão internacional do trabalho, alguns países com vocação agrária podiam se tornar economicamente desenvolvidos, sem que houvesse indústrias em seu território.


Exercício 9: (FUVEST 2017)

O período que vai de 1956 a 1967 é considerado como a primeira fase da industrialização pesada no Brasil.

Barjas Negri. Concentração e desconcentração industrial em São Paulo - 1880 - 1990. Campinas: Unicamp, 1996.

Sobre as características da industrialização brasileira no período de 1956 a 1967, é correto afirmar que:

A)

houve uma associação entre investimentos no setor estatal e a entrada de capital estrangeiro, que propiciaram a instalação de plantas produtoras de bens de capital.

B)

a instituição do Plano de Metas, que teve como principal finalidade incrementar a incipiente industrialização do Rio de Janeiro e de São Paulo, marcou politicamente esse momento do processo.

C)

partiu do Estado Brasileiro, de caráter fortemente centralizador e nacionalista, a criação das condições para a nascente indústria têxtil que se instalava no país, por meio de diversos incentivos e isenções fiscais.

D)

ocorreu a implantação de multinacionais do setor automobilístico, que se concentraram em São Paulo, principalmente ao longo do eixo da Estrada de Ferro Santos-Jundiaí, em direção a Ribeirão Preto.

E)

se trata de uma fase marcada pela política de “substituição de importações”, uma vez que se deu um incremento da indústria nacional, pela abundância de mão de obra.


Exercício 10: (URCA 2018/1)

Sobre a industrialização brasileira, assinale a alternativa INCORRETA:

A)

A industrialização brasileira iniciou-se efetivamente a partir da crise da economia mundial decorrente da quebra da bolsa de valores de Nova Iorque em 1929;

B)

As indústrias ligadas aos setores de metalurgia, borracha, transportes e minerais – não metálicos obtiveram grandes índices de crescimento durante a Segunda Guerra Mundial, pois produziam os principais produtos que o Brasil enviava às tropas aliadas envolvidas no conflito;

C)

No Brasil, a associação de capitais privados nacionais e estrangeiros com investimentos estatais, levou à formação a partir da década de 50, de um parque industrial complexo nos setores de bens de consumo e de produção. Possibilitando que o volume de produtos fabricados nas indústrias de bens de capital seja suficiente para abastecer as necessidades internas de consumo;

D)

Podemos afirmar que com exceção do Sudeste e do Sul, as demais regiões brasileiras possuem “focos” de industrialização, cuja atividade, bem como, a diversificação da produção, ainda está longe de serem significativas, predominando as indústrias leves ou de bens de consumo não duráveis;

E)

Na Região Centro – Oeste, à atividade industrial é modesta. As principais áreas industriais são: Brasília, Goiânia, Campo Grande e Corumbá.


Quais são as relações entre o desenvolvimento econômico do café e da indústria e o desenvolvimento da malha de transporte da Região Sudeste?

A produção cafeeira tornou-se o carro-chefe da economia nacional e impulsionou a estruturação econômica, política e social do estado de São Paulo, com o desenvolvimento da malha ferroviária, melhoramento de portos, configuração do comércio regional e proporcionando acúmulo de capitais.

Quais são as relações entre o desenvolvimento econômico do café e da indústria?

Da economia cafeeira, resultam três processos que se complementam: a imigração intensiva de estrangeiros para o Brasil, a urbanização e a industrialização. Desde a segunda metade do século XIX, ainda na época do Segundo Império, a imigração de estrangeiros, sobretudo europeus, foi fomentada pelo governo brasileiro.

Qual foi a relação do desenvolvimento industrial com café?

O café se torna um dos protagonistas da industrialização brasileira por duas razões: o primeiro fator foi que com a ampliação da produção cafeeira para o interior paulista e fluminense, houve necessidade de se investir na construção de ferrovias para facilitar seu transporte para as zonas portuárias afim de ...

Qual é a relação entre a produção cafeeira e o desenvolvimento do transporte ferroviário durante o segundo reinado?

O objetivo de construção das ferrovias era agilizar o escoamento da produção de café, diminuindo o tempo de transporte entre os locais de produção e os portos de onde a mercadoria era exportada. As ferrovias eram uma das condições gerais de produção necessárias ao crescimento econômico do país.