Quais são os aparelhos da ginástica rítmica Assinale a alternativa correta?

História

Beleza, elasticidade, habilidade, graciosidade, agilidade, expressão artística. Essas são algumas das qualidades necessárias a praticante da ginástica rítmica. E todas elas são encontradas mais facilmente nas mulheres, únicas participantes da modalidade.

A GR, como é chamada, surgiu por volta da década de 1920, quando foram acrescentados novos exercícios e música à ginástica artística. Seu primeiro campeonato foi disputado em 1961, justamente um ano antes da Federação Internacional de Ginástica reconhecer a categoria. A estreia em Jogos Olímpicos aconteceu mais tarde, em Los Angeles 1984. A ginástica rítmica conta com provas individuais e por conjunto, na qual cinco ginastas se apresentam juntas.

Os aparelhos utilizados na GR são arco, maça, bola, fita e corda.

Curiosidades

- Nos Jogos Olímpicos Los Angeles 1984, as atletas de ginástica rítmica que mostrassem a alça do sutiã perdiam pontos. Logo depois essa regra foi abolida.

- Clube feminino: a ginástica rítmica, assim como o nado sincronizado, abriga somente mulheres desde sua inclusão nos Jogos Olímpicos.

Regras

- A área de apresentação é de 13m por 13m.

- Cada ginasta faz sua apresentação com um dos cinco elementos: arco, bola, corda, fita e maças. Nos Jogos Olímpicos, porém, são utilizados apenas quatro elementos.

- Nos Jogos Olímpicos, o torneio individual tem duas fases: classificatória e finais. As atletas se apresentam com um elemento e as dez melhores avançam à final, quando se reapresentam, desta vez com todos os elementos.

- Na competição por equipes, cada grupo se apresenta com cinco bolas. Em seguida, são utilizadas fitas e arcos. As notas das duas rotinas são somadas, e os oito melhores times passam à final.

- Na apresentação de conjunto, a série deve ter dois minutos e quinze a dois minutos e trinta segundos. Já no individual, um minuto a menos.

Elementos

Bola- Feita de borracha ou material sintético, deve ter peso mínimo de 400 gramas e diâmetro de 18 a 20 centímetros.

Arco - De madeira ou plástico, deve ter, no mínimo, 300 gramas e diâmetro entre 80 e 90 centímetros.

Fita - Possui empunhadura feita de material sintético ou madeira, com diâmetro máximo de 1 centímetro e comprimento entre 50 e 60 centímetros. A fita de cetim tem 5 centímetros de largura e seis metros de comprimento. O elemento deve ter peso mínimo de 35 gramas.

Maças - Feitas de madeira ou material sintético, medindo entre 40 e 50 centímetros de comprimento e massa mínima de 150 gramas.

Corda - Seu comprimento deve ser proporcional ao da ginasta e é feita de linho ou de material sintético.

Gran Cursos Online é uma marca da empresa GRAN TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO S/A, CNPJ: 18.260.822/0001-77, SBS Quadra 02, Bloco J, Lote 10, Edifício Carlton Tower, Sala 201, 2º Andar, Asa Sul, Brasília-DF, CEP 70.070-120. Gran Cursos Online - © Todos os direitos reservados ®

Grátis

5 pág.

Quais são os aparelhos da ginástica rítmica Assinale a alternativa correta?

  • Denunciar


Pré-visualização | Página 1 de 2

Acadêmico:
	)
	
	Disciplina:
	Metodologia do Ensino de Ginástica Escolar ()
	Avaliação:
	Avaliação Final (Objetiva) - Individual Semipresencial ( Cod.:) ( peso.:3,00)
	Prova:
	
	Nota da Prova:
	9,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	A ginástica pode propocionar benefícios extremamente favoráveis ao aprendizado de alunos em toda a vida escolar. Estes benefícios, muitas vezes, não são alcançados devido ao caminho metodológico equivocado adotado pelo professor. Com relação aos princípios metodológicos, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Princípio da inclusão.
II- Princípio da diversidade.
III- Princípio da complexidade.
IV- Princípio da adequação ao aluno.
(    ) Os conteúdos devem adquirir complexidade crescente com o decorrer das séries.
(    ) Em todas as fases do processo de ensino devem ser levados em conta as características, as capacidades e os interesses do aluno.
(    ) Os conteúdos escolhidos devem, tanto quanto possível, incidir sobre a totalidade da cultura corporal do movimento, com suas variações e combinações.
(    ) Os conteúdos e as estratégias escolhidos devem sempre propiciar a inclusão de todos os alunos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	IV - III - II - I.
	 b)
	III - IV - II - I.
	 c)
	II - I - IV - III.
	 d)
	I - II - III - IV.
	2.
	A ginástica é dos conteúdos do componente curricular da Educação Física. É manifestada de diversas formas. Dentre essas formas de manifestação possui diversos campos de atuação, seja educacional, fisioterapêutico e/ou competitivo. Diante disso, assinale a alternativa CORRETA que ilustra o campo de atuação da ginástica de conscientização corporal:
	 a)
	Ginástica geral.
	 b)
	Bioenergética.
	 c)
	Localizada.
	 d)
	Trampolim acrobático.
	3.
	A resistência muscular que permite ao organismo realizar um esforço de alta intensidade em um curto período de tempo denomina-se resistência anaeróbica. O treino de musculação é um exemplo de exercício de resistência anaeróbica. Sobre o exposto, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Os exercícios anaeróbicos são essenciais nos treinamentos de modalidades esportivas.
	 b)
	Os exercícios de curta duração e grande intensidade são exercícios de resistência anaeróbica.
	 c)
	As corridas de velocidade e de resistência são consideradas exercícios anaeróbicos.
	 d)
	Os exercícios anaeróbicos são aqueles executados por períodos prolongados de tempo.
	4.
	As ginásticas fisioterapêuticas reúnem exercícios físicos para a prevenção ou tratamento de doenças. Estas tiveram origem em técnicas orientais massoterápicas, que são utilizadas na área da saúde. Esta ginástica é denominada de:
	 a)
	Reeducação postural.
	 b)
	Fisioterápica.
	 c)
	Competição.
	 d)
	Condicionamento físico.
	5.
	Quando os músculos se contraem e encurtam, produzem uma força que provoca o movimento articular. Esta denomina-se de força isotômica ou dinâmica, quando a resistência é deslocada, ocorrendo um movimento. Sobre o uso dessa força, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O atleta comete a falta empurrando o adversário, que se desequilibra.  
(    ) O atleta de halterofilismo segura o peso permanecendo estático durante a prova. 
(    ) O aluno quica a bola em deslocamento na quadra.  
(    ) O jogador executa o saque durante o jogo de voleibol. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F - V.
	 b)
	V - V - V - F.
	 c)
	F - V - V - V.
	 d)
	V - F - V - V.
	6.
	Os Jogos Olímpicos são uma das competições esportivas mais representativas em nível mundial. Diversos são os países que por meio de suas delegações buscam a conquista dos lugares mais altos do pódio. Dentre as modalidades disputadas temos a Ginástica Artística. A Ginástica Artística é disputada nos naipes masculino e feminino. Assinale a alternativa CORRETA que ilustra provas disputadas tanto no naipe masculino como no feminino:
	 a)
	Paralelas simétricas e salto.
	 b)
	Solo e paralelas assimétricas.
	 c)
	Trave de equilíbrio e argola.
	 d)
	Solo e salto.
	7.
	Vários esportes da atualidade tiveram origem na Idade Média. O tênis, por exemplo, começou a partir do jogo da ?pela?, que consistia em lançar uma bola de couro ou lã, numa partida entre dois jogadores. Esse lançamento era feito com a palma da mão e depois com o uso de raquetes. Neste período, também surgiu uma técnica que contribuiu para o desenvolvimento da ginástica. Esta técnica denomina-se:
	 a)
	Corrida.
	 b)
	Acrobacia.
	 c)
	Natação.
	 d)
	Dança.
	8.
	A ginástica apresenta modalidades esportivas que diferem nas regras: ginástica artística, ginástica rítmica, ginástica aeróbica e trampolim acrobático. A ginástica artística utiliza equipamentos oficiais e possui provas na categoria masculino e feminino. Classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A ginástica artística e rítmica representam a mesma modalidade esportiva. 
(    ) A ginástica rítmica é uma modalidade esportiva feminina. 
(    ) A ginástica artística possui seis provas masculinas e quatro provas femininas. 
(    ) A ginástica artística era conhecida no Brasil como ginástica olímpica.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - V - V.
	 b)
	V - V - V - F.
	 c)
	V - V - F - V.
	 d)
	V - F - V - V.
	9.
	A ginástica possui alguns desdobramentos que caracterizam as modalidades esportivas desse esporte. Algumas modalidades são disputadas somente no naipe feminino; outras são disputadas nos naipes feminino e masculino. Dentre as modalidades da ginástica, fazem parte a ginástica rítmica e a ginástica artística. Diante disso, analise as sentenças a seguir:
I- A apresentação no solo faz parte das competições oficiais de ginástica artística no naipe masculino, sendo que a apresentação é acompanhada de música.
II- As maças são um dos elementos da ginástica rítmica.
III- A ginástica artística utiliza cinco materiais diferentes.
IV- A ginástica rítmica utiliza, em algumas provas, aparelhos.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença II está correta.
	 b)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	10.
	A ginástica é constituída de movimentos básicos, como saltar, equilibrar, rolar/girar e balançar/embalar, que fazem parte da elaboração dos exercícios ginásticos, desde as mais simples às mais complexas combinações. Associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Saltar.
II- Equilibrar.
III- Balançar/embalar.
IV- Rolar/girar. 
(    ) Dar voltas sobre os eixos do próprio corpo. 
(    ) Desprender-se da ação da gravidade, manter-se no ar. 
(    ) Permanecer ou deslocar-se numa superfície limitada, vencendo a ação da gravidade. 
(    ) Impulsionar-se e dar ao corpo um movimento de vaivém. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	I - IV - III - II.
	 b)
	III - II - I - IV.
	 c)
	IV - I - II - III.
	 d)
	II - IV - I - III.
	11.
	(ENADE, 2010) Ana Maria, profissional de Educação Física, trabalha em uma academia que oferece aulas de ginástica localizada. Uma de suas turmas é composta por alunos iniciantes, e, para atendê-los de maneira eficiente e segura, são utilizados alguns princípios do treinamento desportivo, adaptados à ginástica localizada. Com base nessa situação, a profissional deve priorizar, em seu planejamento, os princípios:
I. Da variabilidade, pois evita a monotonia e possibilita a variação de grupamentos musculares a cada aula. 
II. Da individualidade biológica, pois permite maior adequação dos exercícios, de acordo com os objetivos de cada aluno.

Página12

Quais são os aparelhos de ginástica rítmica?

Os aparelhos utilizados na GR são arco, maça, bola, fita e corda.

Quais são os aparelhos e equipamentos usados na ginástica?

Aparelhos da Ginástica Artística.
Argolas..
Barras assimétricas..
Barra fixa..
Cavalo com alças..
Barras paralelas..
Trave..
Salto sobre a mesa..

Quais são os aparelhos que são utilizados na ginástica rítmica feminina?

Os aparelhos da Ginástica Artística feminina são em um total de 4 (quatro) aparelhos:.
Barras assimétricas;.
Salto sobre a mesa;.
Trave de equilíbrio..

Qual desses aparelhos não faz parte da ginástica rítmica?

Resposta. Resposta: Os aparelhos femininos são: o solo, o salto de cavalo, a trave olímpica e as paralelas assimétricas.