Quais são os principais aspectos a serem considerados no desenvolvimento Segundo a teoria de Wallon?

Quais são os principais aspectos a serem considerados no desenvolvimento Segundo a teoria de Wallon?

Se você está estudando para um concurso para professores e está buscando mais informações sobre Henri Wallon e a educação, chegou ao lugar certo. Os conceitos desenvolvidos por ele ajudam a explicar o desenvolvimento humano, levando em conta, principalmente, relações afetivas e emocionais do ser humano desde que é um bebê.

Aprenda agora tudo sobre Henri Wallon e educação e esteja pronto para passar na prova com a ajuda desse resumo sobre o tema.

Quem foi Henri Wallon?

Henri Paul Hyacinthe Wallon foi filósofo, médico, psicólogo e político francês. Nasceu em 1879, em Paris e dedicou sua vida a pesquisa e observação da criança em ambiente escolar. Ele propôs o estudo do ser humano inteiro. Ou seja, não só na parte cognitiva, como também em questão da afetividade e motricidade. Para Wallon, por mais que a cognição seja importante, não é tanto quanto a afeição e desenvolvimento motor.

O que Wallon fez em seus estudos: 

√ Entendeu que a infância é o período da vida que as crianças desenvolvem suas personalidades;

√ Observou a diferença de cada ser humano e relacionou a fase de desenvolvimento em que se enquadrava;

√ Buscou entender a origem biológica de como se dá o desenvolvimento;

√ Colocou características biológicas e orgânicas como sociais;

√ Reconheceu que sentimentos e emoções influenciam no desenvolvimento;

√ Levou em conta as teorias de Freud e Piaget.

Para aprender mais sobre Henri Wallon e a educação, você precisa entender sobre as propostas do teórico. São elas:

Afetividade

Para Wallon, desejos, vontades, satisfações e insatisfações, as transformações biológicas têm profunda relação com a personalidade de uma criança.

Emoções

Só através das emoções as pessoas podem se comunicar consigo mesmas e com o meio em que vivem.

Movimento

Ao expressar sentimentos e emoções, as crianças se movem. Isso acaba sendo um instrumento de aprendizado, já que há socialização e comunicação com outras pessoas.

Formação do ‘eu’

As crianças só podem descobrir ou reconhecer o “eu” dependendo da relação que têm com outras pessoas. Ou seja, isso as fará conhecer dependências, negações, manipulações, etc.

Henri Wallon e a educação: quais são as contribuições teóricas?

Henri Wallon estudou o desenvolvimento da criança e os contextos educativos escolares, visto que o ambiente escolar tem características próprias. Une pessoas em torno de um objetivo comum: a instrução.

O autor trata os três campos funcionais  – motor, o afetivo e cognitivo – de forma indissociável. Para ele, seria impossível separar, já que o desenvolvimento de um causa impactos nos demais. Sendo assim, de acordo com as teorias, o processo de desenvolvimento decorre de esforços da criança para superar conflitos e crises decorrentes, tanto de sua origem em diferentes fontes de conhecimento, como de suas condições pessoais e sociais.

Wallon acredita que durante o processo de crescimento, as pessoas precisam de momentos de crises para adquirir conhecimentos e que isso só acontece através de uma leitura de mundo. Ele acredita que escolas devem criar situações educativas para direcionar as crise.

De acordo com Henri Wallon, a dinâmica do desenvolvimento é complexa, não é estática e homogênea. Transforma-se junto com a criança conforme fatores orgânicos e sociais e ritmo de desenvolvimento.

» Os fatores orgânicos são os responsáveis pela sequência fixa que se verifica entre os estágios do desenvolvimento e podem ter efeitos transformados pelas circunstâncias sociais ou pelo sujeito. A duração é relativa.

» O ritmo de desenvolvimento é marcado por rupturas e reviravoltas. Por isso, a passagem de um estágio para outro não é simples. O que torna o desenvolvimento infantil repleto de conflitos.

Conheça os estágios propostos por Henri Wallon

Impulsivo-emocional

Henri Wallon acredita que na fase Impulsivo-emocional, que corresponde ao primeiro ano de vida, há a predominância da afetividade e sentimentos. Para ele, faz mediação da relação da criança com o mundo.

Sensório-motor e projetivo

A fase sensório-motor e projetivo vai até os 3 anos. Nessa idade, a coordenação motora permite que a criança desenvolva sua autonomia, explore os espaços e manipule objetos. Esses pequenos movimentos podem ajudar com a projeção de pensamentos.

Henri Wallon e a educação: personalismo

A fase do personalismo vai dos 3 aos 6 anos e é quando a criança se percebe como parte do mundo. Portanto, é quando reconhece seu corpo, começa a demonstrar seus interesses e se associar com pessoas.

Estágio Categorial

Na Categorial, que corresponde a partir dos 6 anos, os processos intelectuais são vistos como guia de interesse da criança para o conhecimento e o domínio do que se passa no mundo.

Predominância funcional

Na Predominância Funcional, a criança, por meio das interações sociais, demonstra seus interesses pelas pessoas. Segundo Henri Wallon, há crises existenciais, mudanças no corpo dadas por causa do crescimento e transformações hormonais e novas relações sociais. Corresponde a adolescência.

⇒ Cada estágio elaborado por Henri Wallon para a educação carrega consigo um pouco do estágio anterior.

A importância de Henri Wallon e a educação para professores

Em uma escola, os professores não devem se limitar apenas a transmitir conhecimento. Também é preciso ensinar a pensar criticamente. Sendo assim, devem estudar as teorias de Henri Wallon, porque abrangem questões cognitivas, motoras e afetivas.

Ao adquirir este tipo de conhecimento, podem identificar os conflitos se manifestando em uma criança e ajuda-las a superar. Além disso, também podem mediar a cultura e o aluno. Fator esse que, segundo Wallon, é fundamental para a educação formal.

Ao estudar Henri Wallon e a educação, o profissional de pedagogia também não descartará as individualidades, sentimentos e necessidades dos alunos, além de perceber a importância de sua participação na questão ética e moral, já que as crianças são afetadas por eles. Nesta fase da vida, as crianças buscam referências e imitam condutas de adultos com que convivem.

O professor deve incentivar a autonomia, propondo situações que despertem curiosidade, já que essa é uma excelente forma de exercitar o pensamento crítico, adquirir conhecimento, trabalhar a memória e imaginação. Também deve estar sempre disposto a ouvir o que a criança tem a dizer e fazer de tudo para estabelecer vínculos afetivo. Esses pequenos gestos fortalecem a autoestima e aumentam a comunicação.

Conclusão sobre Henri Wallon e a educação

Um professor que estuda as teorias de Henri Wallon está mais habilitados para educar crianças para que respeitem suas próprias características e também as peculiaridades dos outros.

Aprenda mais sobre Henri Wallon e a educação

Se você ainda está com dúvida sobre o que diz Henri Wallon e quer pegar mais firme para garantir que vai passar no concurso público, aprofunde seus estudos com as leituras: “Teoria do Desenvolvimento”  e “Relação da Afetividade com a Inteligência”. Ou, se preferir, ainda pode fazer um curso online para se preparar.

Para isso, você pode contar com a Pedagogia Master. Somos uma plataforma de cursos EAD, que tem como objetivo a preparação do profissional para passar em provas de concursos públicos com tranquilidade. Um dos temas de nossos cursos é sobre Henri Wallon e a educação.

Os conteúdos abordados são multidisciplinares e oferecemos suporte total de dúvidas, além de materiais complementares e fórum de discussões. Você pode aprender de maneira rápida, confortável, sem sair de casa e pagando o melhor preço do mercado.

Veja agora todos os cursos disponíveis e matricule-se.

Quais são os principais aspectos a serem considerados no desenvolvimento Segundo a teoria de Wallon?

Quais os principais aspectos a serem considerados no desenvolvimento Segundo a teoria de Wallon?

Assim como Piaget, Wallon divide o desenvolvimento em etapas, que para ele são cinco: impulsivo-emocional; sensório-motor e projetivo; personalismo; categorial; e puberdade e adolescência.

Quais aspectos estão relacionados a teoria do desenvolvimento cognitivo de Wallon?

A teoria de desenvolvimento cognitivo de Wallon, é centrada na psicogênese do ser humano como um todo, seu estudo foi relacionado em três aspectos: afetivo, cognitivo e motor.

Quais são os aspectos que segundo Wallon?

Para Wallon, o homem é resultado de influências sociais e fisiológicas, sendo os dois aspectos — orgânico e social — fundamentais para o desenvolvimento e especialmente dependentes do contexto sociocultural.

Quais os aspectos da teoria da afetividade proposta por Wallon?

A Teoria da Afetividade de Wallon veio questionar o ensino tradicional com seu autoritarismo, falta de criatividade, forte característica abstrata, exigindo um aluno passivo, sem personalidade, e sem levar em conta o caráter afetivo, social e político da educação, pois, a Escola, como um fato social, deve: “refletir a ...