Quais são os sintomas da bexiga inflamada?

Cistite

Quais são os sintomas da bexiga inflamada?

Cistite é uma infecção e/ou inflamação da bexiga. Em geral, é causada pela bactéria Escherichia coli, presente no intestino e importante para a digestão. No trato urinário, porém, essa bactéria pode infectar a uretra (uretrite), a bexiga (cistite) ou os rins (pielonefrite). Outros microorganismos também podem provocar cistite. Homens, mulheres e crianças estão sujeitos à cistite. No entanto, ela ocorre mais nas mulheres porque as características anatômicas femininas favorecem sua ocorrência. A uretra da mulher, além de muito mais curta que a do homem está mais próxima do ânus. Nos homens, depois dos 50 anos, o crescimento da próstata provoca retenção de urina na bexiga e pode causar cistite.

Sintomas:

– necessidade urgente de urinar com frequência;
– quantidade pequena de urina eliminada em cada micção;
– ardor durante a micção;
– dores na bexiga, nas costas e no baixo ventre;
– febre;
– sangue na urina nos casos mais graves.

Tratamento:

O tratamento das cistites infecciosas requer o uso de antibióticos ou quimioterápicos que serão escolhidos de acordo com o tipo de bactéria encontrada no exame laboratorial de urina. Especialmente nas mulheres, o retorno das cistites pode ser frequente e mais grave, mas, se o tratamento for seguido à risca, a probabilidade de cura é grande. Por isso, é preciso tomar os medicamentos respeitando o tempo recomendado pelo médico mesmo que os sintomas tenham desaparecido com as primeiras doses.

Prevenção:

– beba muita água. O líquido ajuda a expelir as bactérias da bexiga;
– urine com frequência. Segurar a urina na bexiga por longos períodos é uma contraindicação importante. Urinar depois das relações sexuais favorece a eliminação das bactérias que se encontram no trato urinário;
– redobre os cuidados com a higiene pessoal. Mantenha limpas as regiões da vagina e do ânus. Depois de evacuar, passe o papel higiênico de frente para trás e, sempre que possível, lave-se com água e sabão;
– evite roupas íntimas muito justas ou que retenham calor e umidade, porque facilitam a proliferação das bactérias;
– suspenda o consumo de fumo, álcool, temperos fortes e cafeína. Essas substâncias irritam o trato urinário;
– troque os absorventes higiênicos com frequência para evitar a proliferação de bactérias.

IMPORTANTE: Somente médicos e cirurgiões-dentistas devidamente habilitados podem diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. As informações disponíveis em Dicas em Saúde possuem apenas caráter educativo.

Dica elaborada em junho de 2.015.

Fonte:

Dr. Dráuzio Varella

Os principais sinais e sintomas do c�ncer de bexiga s�o:

  • Sangue na urina

Na maioria dos casos, sangue na urina (hemat�ria) � o primeiro sinal de alerta do c�ncer de bexiga. �s vezes, n�o existe uma quantidade de sangue suficiente para alterar a cor da urina. Dependendo da quantidade de sangue, a urina pode ter uma cor alaranjada ou menos frequentemente vermelha escura. Em outros casos, a cor da urina � normal, mas pequenas quantidades de sangue podem ser encontradas no exame de urina realizado por outros sintomas ou como parte de um exame m�dico de rotina.

O sangue pode estar presente um dia e ausente no dia seguinte e assim a urina pode ser clara durante semanas ou meses. No caso de um c�ncer de bexiga, o sangue, eventualmente, reaparece. Normalmente, os est�gios iniciais de c�ncer de bexiga causam pouco sangramento, e pouca ou nenhuma dor.

Sangue na urina n�o significa necessariamente ter c�ncer na bexiga. Hemat�ria frequentemente, pode ser causada por outros motivos, como infec��o, tumores benignos, c�lculos renais ou outras doen�as benignas do rim.

  • Mudan�as nos h�bitos urin�rios ou sintomas irritativos

O c�ncer de bexiga pode, algumas vezes, provocar altera��es na mic��o, como:

  1. Urinar com frequ�ncia maior que a habitual.
  2. Sensa��o de dor ou queima��o ao urinar.
  3. Urg�ncia em urinar, mesmo quando a bexiga n�o esteja cheia.
  4. Problemas para urinar ou fluxo de urina fraco

Esses sintomas tamb�m podem ser causados por uma doen�a benigna, como infec��es, tumores benignos, c�lculos na bexiga, bexiga hiperativa ou por aumento de tamanho da pr�stata. Ainda assim, � importante procurar um m�dico, para que a causa seja diagnosticada e tratada, se necess�rio.

  • Sintomas de c�ncer de bexiga avan�ado

Os c�nceres de bexiga em est�gio avan�ado podem provocar outros sintomas, como:

  1. Impossibilidade da pessoa urinar.
  2. Dor lombar.
  3. Perda de apetite e perda de peso.
  4. Fraqueza.
  5. Incha�o nos p�s.
  6. Dor �ssea.

Se h� uma raz�o para suspeitar que uma pessoa possa ter c�ncer de bexiga, o m�dico solicitar� exames complementares para diagnosticar se � c�ncer ou outra doen�a. Em caso de ser c�ncer, exames complementares ser�o realizados para o estadiamento da doen�a.

Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 30/01/2019, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia.

Como detectar bexiga inflamada?

Sintomas de bexiga inflamada: veja quais são eles e como tratar a doença da melhor forma.
Urgência e aumento da frequência miccional;.
Baixo volume de urina em cada micção;.
Ardência ao urinar;.
Dores na bexiga, nas costas e na região da bexiga;.
Em casos mais graves pode causar febre e sangue na urina..

Como saber se estou com algum problema na bexiga?

Normalmente, ela é acompanhada por outros sintomas como:.
Dor na pelve ou na bexiga ao urinar;.
Muita vontade de urinar, mas sair pouca quantidade;.
Muita urgência para urinar;.
Presença de sangue na urina;.
Dor na uretra ou na bexiga durante a relação sexual;.
Febre baixa..

Onde se localiza a dor na bexiga?

Muitos pacientes relatam a sensação de punhalada ou alfinetadas, outros como se a bexiga tivesse deslocada para fora da bacia. A dor pode ocorrer no ventre, na região lombar e sacra, uretra, vagina, testículos, bolsa escrotal, períneo ou ainda durante a relação sexual e ejaculação.

Qual a diferença entre infecção urinária e infecção na bexiga?

Enquanto a cistite é uma inflamação da bexiga que pode se tornar uma infecção, a infecção urinária abrange todo o trato urinário, dos rins à uretra. Em ambos os casos, porém, dor ao urinar e uma constante vontade de ir ao banheiro são os sinais mais comuns, podendo existir também presença de sangue na urina.

O que fazer quando a bexiga está inflamada?

O tratamento consiste na ingestão de líquidos e exercícios para a musculatura da pelve associados ao uso de medicamentos. Dependendo do caso, o médico pode recorrer à aplicação da toxina botulínica, ou cirurgia para ampliar o tamanho da bexiga.

Qual melhor antiinflamatório para bexiga?

Anti-inflamatórios Os anti-inflamatórios para cistite indicados pelo médico, como o ibuprofeno ou o cetoprofeno, ajudam a reduzir a inflamação na bexiga, aliviando a dor e o desconforto urinário causado pela cistite.