Qual a área territorial e a quantidade de população da Ásia o que isso representa no mundo?

Entre os indicadores mais ilustrativos da trajetória recente da agricultura brasileira estão os números de produção e os índices de produtividade. Entre 1975 e 2017, a produção de grãos, que era de 38 milhões de toneladas, cresceu mais de seis vezes, atingindo 236 milhões, enquanto a área plantada apenas dobrou. No gráfico abaixo é possível visualizar a evolução.

O maior crescimento da produção em comparação à área pode ser visto por meio da evolução do rendimento médio (quilos por hectare) das lavouras de arroz, feijão, milho, soja e trigo, no período de 1975 a 2017. Destaque para os aumentos de rendimento de 346% para o trigo, de 317% para o arroz e de 270% para o milho. Soja e feijão praticamente dobraram o rendimento no período analisado. O gráfico abaixo mostra a evolução do rendimento médio.

Incrementos de produção e de produtividade também foram conquistados na pecuária. O número de cabeças de gado bovino no país mais que dobrou nas últimas quatro décadas, enquanto a área de pastagens teve pequeno avanço. Em determinadas regiões houve até redução de terras destinadas ao pastejo.

O Brasil figura atualmente como um dos principais atores na produção e no comércio de carne bovina mundial. É o 2º maior produtor, atrás apenas dos Estados Unidos, e o principal exportador, com quase 2 milhões de toneladas de carne bovina vendidas a outros países em 2017.

Em 2016, o efetivo brasileiro de bovinos foi de 218,23 milhões de cabeças. Existem mais bovinos do que humanos (208 milhões) no Brasil.

A avicultura era uma atividade voltada para subsistência na primeira metade do século XX, mas rapidamente tornou-se uma sofisticada criação comercial. Entre 1950 e 1970, o setor foi radicalmente transformado pela entrada de empresas processadoras no mercado, que estabeleceram o modelo de integração vertical. Neste formato, as empresas controlam e padronizam o processo produtivo, fornecendo pintos, insumos e assistência técnica aos criadores, que, por sua vez, conduzem o crescimento das aves até o abate. A modernização da produção levou a um aumento expressivo da produção de carne de frango, que passou de 217 mil toneladas em 1970 para 12,9 milhões de toneladas em 2016, consolidando o Brasil como o maior exportador mundial do produto.

A suinocultura também experimentou processo de intensificação semelhante à avicultura. Com a entrada de animais híbridos na década de 1970, o melhoramento genético de suínos teve um grande salto. Por conta de exigências do consumidor por uma carne com menos gordura, foram desenvolvidos suínos com mais massa muscular – especialmente em carnes nobres como o lombo e o pernil – e com menores teores de gorduras na carcaça. A evolução foi também evidente nas áreas de sanidade, manejo e instalações. O resultado foi um grande aumento de produção: um salto de 705 mil para 3,7 milhões de toneladas de carne suína produzidas, realizado entre 1970 e 2017. Hoje, o Brasil é o quarto maior produtor e exportador mundial do produto.

No cultivo de árvores, houve expansão de 52% na área de florestas plantadas entre 1990 e 2014. Em 2016, as plantações de eucalipto foram responsáveis por fornecer 98,9% do carvão vegetal, 85,8% da lenha, 80,2% da madeira para celulose e 54,6% da madeira em tora para outros usos no Brasil. A madeira produzida por árvores cultivadas reduz a pressão por desmatamentos de florestas nativas.

Um boom nas exportações

A partir da década de 1990, demandas crescentes e políticas macroeconômicas de estabilização, como controle da inflação e taxas de câmbio mais realistas, impulsionaram ainda mais o crescimento do setor agrícola, que passou a ser o principal responsável pelo superávit da balança comercial brasileira. Entre 1990 e 2017, o saldo da balança agrícola do País aumentou quase dez vezes, alcançando, neste último ano, US$ 81,7 bilhões, valores que têm contribuído para o equilíbrio das contas externas do país.

A organização e o intenso processo de modernização das cadeias produtivas do agronegócio fizeram com que os elos anteriores e posteriores às atividades agrícolas, como os de produção de insumos, processamento e distribuição, apresentassem importância cada vez maior no Produto Interno Bruto (PIB). Em 2016, o agronegócio como um todo foi gerou 23% do PIB e 46% do valor das exportações. Em 2017, o setor foi responsável por 19 milhões de trabalhadores ocupados. Agroindústria e serviços empregaram, respectivamente, 4,12 milhões e 5,67 milhões de pessoas, enquanto 227,9 mil pessoas estavam ocupadas no segmento de insumos do agronegócio.

Esta lista de exercícios avaliará os seus conhecimentos sobre a Ásia, um dos seis continentes terrestres, que apresenta uma grande diversidade de paisagens naturais e humanas. Publicado por: Mateus Campos

O _______________ está localizado na porção central do continente asiático, mais especificamente entre a China e a Mongólia, em uma região inóspita e marcada pelas grandes amplitudes térmicas. O seu território é pouco povoado, mas apresenta grande interesse econômico, já que é um reservatório de recursos minerais.

Qual deserto situado na Ásia remete ao período acima?

A) Deserto da Namíbia

B) Deserto de Gobi

C) Deserto do Kalahari

D) Deserto do Saara

E) Deserto da Arábia

O Anel de Fogo do Pacífico abrange vários territórios asiáticos, com destaque para países como Japão e Indonésia, que registram um alto índice de ocorrência de fenômenos naturais, como os terremotos. A concentração desses fenômenos na região citada está atrelada à

A) ocorrência de tipos climáticos como as monções.

B) presença de contato entre placas tectônicas distintas.

C) intensa movimentação das correntes marítimas.

D) existência de um grande número de vulcões adormecidos.

E) diminuição dos registros de tsunamis na costa pacífica.

A agricultura do sudeste asiático é uma das mais importantes da Ásia, em razão da elevada produtividade e da sua importância econômica, mas também por fornecer alimentação para regiões densamente povoadas. Qual alternativa abaixo apresenta um elemento que caracteriza as práticas agrícolas dessa região?

A) O desenvolvimento da rizicultura em sistemas de terraceamento.

B) A produção de oleaginosas em grandes extensões de terra.

C) O cultivo de plantações de soja voltado para a exportação.

D) A implementação de cultivos intensivos de plantas transgênicas.

E) O emprego de fruticultura irrigada para consumo interno.

Os países asiáticos localizados no Golfo Pérsico, região do Oriente Médio, possuem uma economia altamente concentrada e extremamente volátil. Marque a alternativa que indica uma característica dos países localizados nessa região:

A) São nações industrialmente desenvolvidas voltadas para a fabricação de bens manufaturados.

B) Apresentam um sistema político estável e democrático.

C) São países economicamente baseados na produção e exportação de combustíveis fósseis.

D) Possuem baixos índices de desigualdade de renda entre a população.

E) São territórios marcados por ações governamentais com base no respeito aos Direitos Humanos.

“Tigres Asiáticos” é um termo que designa um conjunto de quatro países asiáticos que apresentaram um elevado crescimento econômico, no final do século XX, por meio de vultuosos investimentos em políticas industriais e educacionais. Quais são eles?

A) Coreia do Norte, Japão, Taiwan e Cingapura.

B) Coreia do Sul, Hong Kong, Taiwan e Macau.

C) Japão, Hong Kong, Taiwan e China.

D) Coreia do Sul, Hong Kong, Taiwan e Cingapura.

E) Coreia do Sul, Tailândia, Taiwan e Cingapura.

A ____________ é a segunda maior potência econômica do globo. O seu desenvolvimento está atrelado ao rápido processo de industrialização vivenciado pelo país, que tem como base o emprego de mão de obra barata e a elevada produtividade.

Qual nação asiática completa corretamente a lacuna acima?

A) Índia

B) Indonésia

C) Tailândia

D) China

E) Malásia

O Japão é um dos países mais importantes, em termos econômicos e políticos, do continente asiático. Analisando as alternativas abaixo, assinale a que caracteriza o Japão:

A) A economia japonesa possui como setor importante a produção de bens primários.

B) O setor agropecuário japonês é caracterizado pela grande produção de grãos.

C) A indústria japonesa possui alta dependência da importação de matérias-primas.

D) O território japonês é extenso e formado por grandes planícies de inundação.

E) A maior parte do território japonês está situada em uma zona tectonicamente estável.

Em termos populacionais, a Ásia apresenta grandes concentrações de população, com destaque para os dois países mais populosos do mundo. Quais são eles?

A) China e Japão

B) Bangladesh e Taiwan

C) Indonésia e Índia

D) Coreia do Sul e Japão

E) Índia e China

(PUC-RJ 2018) Em relação às características do clima de monções do sul da Ásia, marque a única afirmação correta a seguir:

A) As chuvas são sazonais e mudam, significativamente, a vida econômica da região.

B) As precipitações regulares e intensas durante todo o ano mantêm as planícies aráveis.

C) O período de inundações é muito quente e provoca grandes perdas agrícolas.

D) Os invernos chuvosos são provocados pelas correntes úmidas vindas do mar.

E) Os verões secos ampliam a estiagem em meio a elevadas temperaturas.

(UEA 2019) A respeito da crise da economia gumífera, pode-se afirmar que a extração do látex na Amazônia

A) foi penalizada pela distância entre locais de produção e mercados consumidores.

B) entrou em decadência acentuada com o surgimento de gomas sintéticas.

C) perdeu mercados compradores com a Primeira Grande Guerra Mundial.

D) sofreu a concorrência da organização de centros produtores da Ásia.

E) escasseou paulatinamente com a diminuição das árvores produtoras na floresta.

(IFRR 2017) Existem vários blocos econômicos e mercados regionais no mundo. No caso da Associação de Cooperação Econômica da Ásia e do Pacífico (Apec), há a constituição de um mercado regional a partir da organização e união de países com objetivos comerciais em comum. Esse tipo de organização do espaço mundial tem se tornado comum em um mundo globalizado, onde as fronteiras nacionais podem ser transpostas quando há interesses financeiros. Diante deste contexto, marque a alternativa que evidencia o elemento estratégico de grande relevância no contexto do desenvolvimento dos países da Apec:

A) a parceria e os investimentos tecnológicos assinados em 2017, por Donald Trump, atual presidente dos Estados Unidos.

B) o oceano Pacífico, que serve como meio de os países se relacionarem com outras partes do mundo, especialmente com a expansão industrial e comercial dos países do sudeste e do leste asiático.

C) o Japão e a Coreia do Norte estão no comando das atividades no Pacífico, o que tem tornado o segundo maior bloco em crescimento na dinâmica do mundo globalizado atual.

D) o novo acordo estabelecido em Pequim, capital da China, em 2017. Na cúpula, a China assinou um plano de ação que abrange transporte, energia, mineração, ciência e tecnologia.

E) a nova parceria entre Estados Unidos e Índia, que, juntos, compõem cerca da metade do Produto Interno Bruto (PIB) mundial bem como cerca de 60% do comércio mundial.

(FEI) Para responder à questão, atente-se às definições a seguir:

CIDADES GLOBAIS: termo utilizado para designar metrópoles cuja área de influência transcende as fronteiras nacionais, atingindo outros países e continentes. Invariavelmente são centros que possuem grande importância para a economia mundial, além de serem referências nas áreas de ciências, tecnologia e produção cultural.

MEGACIDADES: termo utilizado pela ONU para definir grandes aglomerações urbanas (acima de 10 milhões de habitantes). Algumas dessas megacidades estão num processo de rápido crescimento populacional. Segundo especialistas, isso poderá afetar a futura prosperidade e estabilidade política e econômica do mundo todo.

Utilizando-se do conceito de cidades globais e de megacidades, é correto afirmar que:

A) ambos significam a mesma coisa, sendo que todas as megacidades são também cidades globais.

B) Nova York, Londres e Paris são megacidades, mas não são cidades globais.

C) o maior número de megacidades se localiza hoje na Ásia.

D) a América Latina possui pelo menos cinco cidades globais.

E) não há nenhuma megacidade no Brasil.

Alternativa B. O deserto de Gobi é um dos principais desertos do mundo. Ele está localizado na porção central do continente asiático, em uma região de intenso interesse econômico e geopolítico, em razão dos seus recursos naturais e também da sua localização estratégica.

Alternativa B. O Anel de Fogo do Pacífico é a região de maior atuação de processos tectônicos no planeta, já que está localizada sobre um conjunto de placas tectônicas que apresentam elevada instabilidade. O contato entre essas placas promove fenômenos naturais como terremotos, erupções vulcânicas e tsunamis.

Alternativa A. O terraceamento é o sistema de produção agrícola típico das nações localizadas no sudeste asiático. Ele é caracterizado pela construção de curvas de nível no relevo, que permite a instalação de cultivos agrícolas em áreas declivosas por meio do controle do fluxo de água. A rizicultura, ou seja, o cultivo de arroz, é muito praticada nesse sistema agrícola.

Alternativa C. Os países do Golfo Pérsico, como Arábia Saudita, Catar e Emirados Árabes Unidos, possuem uma economia extremamente concentrada na produção e exportação de combustíveis fósseis, notadamente petróleo e gás natural.

Alternativa D. Os chamados Tigres Asiáticos são nações asiáticas que, por meio de investimentos públicos em estrutura, tecnologia e educação, alcançaram altos índices de industrialização. São eles: Coreia do Sul, Hong Kong, Taiwan e Cingapura.

Alternativa D. A China é o país referente ao enunciado da questão. O país apresentou um rápido crescimento econômico nas últimas décadas, tornando-se, assim, um novo polo econômico e, por consequência, político do globo.

Alternativa C. O Japão é um país altamente industrializado e especializado na produção de bens de alto valor agregado. Contudo, é uma nação altamente dependente de recursos minerais, uma vez que o seu território praticamente não apresenta reservas de minérios.

Alternativa E. A China e a Índia são os dois países com a maior população do mundo, sendo que ambas as nações possuem mais de um bilhão de habitantes. Em razão das políticas de controle populacional da China, a Índia deve ultrapassar a nação vizinha e se tornar, nos próximos anos, o país mais populoso do globo.

Alternativa A. O clima de monções é tipicamente asiático, influenciado pela umidade proveniente do oceano Índico, que banha toda a extensão sul da Ásia. A sua principal característica é a presença de duas estações bem definidas: uma seca e outra chuvosa. Dessa maneira, as chuvas apresentam sazonalidade e indicam o período mais propício para o cultivo de produtos agrícolas, com destaque para o arroz.

Alternativa D. A Ásia se tornou, nas últimas décadas, o principal centro de produção de borracha no globo, com destaque para nações do sudeste asiático, como a Malásia. O menor custo de mão de obra e a melhor infraestrutura de exportação do látex produzido na Ásia resultaram em uma queda da demanda relativa à borracha extraída da Amazônia.

Alternativa B. A partir do desenvolvimento econômico do continente asiático, o oceano Pacífico se tornou um importante centro de transporte marítimo do globo. A criação de blocos econômicos e o crescimento da participação dos países da Ásia no comércio internacional favoreceram o aumento das transações comerciais por meio do oceano Pacífico.

Alternativa C. O maior número de megacidades, ou seja, cidades com mais de 10 milhões de habitantes, está localizado na Ásia. A concentração de megacidades no continente asiático está atrelada ao elevado crescimento da população local assim como às dinâmicas demográficas do continente, influenciadas pelo intenso processo de urbanização.

Qual a área territorial e a quantidade de população da Ásia o que isso representa no mundo?

A Ásia é o maior continente, tanto em área (chega a quase um terço de todas as terras emersas do nosso planeta) como em população, onde habitam aproximadamente 4,5 bilhões de habitantes.

Como se apresenta o território e a população da Ásia?

Se o continente asiático corresponde a um terço das terras emersas do planeta, seus habitantes correspondem a 61% da população mundial, com cerca de 4,299 bilhões de pessoas. O país mais populoso do mundo atualmente se encontra na Ásia: a China, com aproximadamente 1 bilhão e 400 milhões de habitantes.

Qual a população mundial na Ásia?

A Ásia é o continente mais habitado, cuja população total é de aproximadamente 4,1 bilhões de indivíduos (60,3% da população mundial). Essa região do planeta detém a maioria dos países mais populosos.

Qual a população da Ásia 2022?

Relógio da população da Ásia.