Qual a característica central e fundamental da avaliação formativa?

Características da avaliação formativa

A avaliação formativa propõe o acompanhamento do desenvolvimento das aprendizagens do aluno. O resultado desse acompanhamento são informações que alimentam e direcionam de forma significativa a ação pedagógica, aproximando de maneira considerável professor e aluno.

Quais são as principais características da avaliação formativa Segundo Hoffmann?

AVALIAÇÃO NA PERSPECTIVA CLASSIFICATÓRIA

Segundo Hoffmann (1993a, p. 87) a avaliação: [] tem se caracterizado como disciplinadora, punitiva e discriminatória, como decorrência, essencialmente, da ação corretiva do professor e dos enunciados que emite a partir dessa correção.

É uma característica central fundamental da avaliação formativa?

Uma das mais importantes características da avaliação formativa é a capacidade em gerar, com rapidez, informações úteis sobre etapas vencidas e dificuldades encontradas, estabelecendo um feedback contínuo sobre o andamento do processo de ensino e aprendizagem.

São princípios de uma avaliação formativa?

Assim, na LDB, a avaliação formativa é delimitada pelo princípio do protagonismo. Ou seja, preconiza que os conteúdos e as metodologias pedagógicas sejam organizados de maneira que propicie a autonomia e o desenvolvimento pleno dos estudantes.

Quais as etapas da avaliação formativa?

As 4 etapas da avaliação formativa: desencadear, observar, analisar e intervir (ou remediar)

O que diz a avaliação formativa?

A avaliação formativa é um conjunto de práticas que utiliza diferentes métodos avaliativos para medir de maneira profunda e individual o processo de ensino-aprendizado dos alunos. Ela é uma alternativa viável, contrapondo-se à maneira mais tradicional de avaliação.

O que é avaliação formativa Segundo Jussara Hoffmann?

Jussara Hoffmann

Ao avaliar efetiva-se um conjunto de procedimentos didáticos que se estendem sempre por um longo tempo e se dão em vários espaços escolares, procedimentos de caráter múltiplo e complexo tal como se delineia um processo.

O que Hoffmann fala sobre avaliação?

Hoffmann (2012, p. 13) destaca que, “avaliar não é julgar, mas acompanhar um percurso de vida da criança, durante o qual ocorrem mudanças em múltiplas dimensões, com intenção de favorecer o máximo possível seu desenvolvimento”.

O que é avaliação para Hoffmann?

Para GOLIAS (1995; p90) a avaliação é “entendida como um processo dinâmico, continuo e sistemático que acompanha o desenrolar do ato educativo”. Segundo Jussara Hoffman, nós avaliamos para melhorar nossas ações ou para encontrar resultados, de acordo com a educadora “corrigir não é avaliar, interpretar é avaliar”.

Qual o objetivo principal da avaliação formativa?

Seu objetivo é acompanhar a evolução da aquisição de conhecimento do aluno, ao mesmo tempo em que fornece subsídios para o professor compreender o quão eficiente está sendo seu processo de ensino. Não há atribuição de nota.

Quais as características da avaliação somativa?

A avaliação somativa tem como objetivo avaliar a aprendizagem do aluno. Ela apresenta características informativas e classificatórias, gerando dados sobre a qualidade do processo instrucional e o quanto os objetivos de aprendizagens foram alcançados ao final de um ciclo.

Quais são os instrumentos de avaliação formativa?

Os instrumentos de avaliação formativa são os métodos utilizados por esse tipo de avaliação para mensurar o desempenho escolar dos alunos em determinadas matérias ou por determinados períodos de tempo.

Quais os instrumentos de avaliação formativa?
Autoavaliação. Testes tradicionais. Simulados. Seminários. Trabalhos em grupo.

São considerados princípios básicos da avaliação?

Princípios básicos da avaliação

A avaliação é um processo contínuo e sistemático. Ela não pode ser esporádica nem improvisada, mas, ao contrário, deve ser constante e planejada. Nessa perspectiva, a avaliação faz parte de um sistema mais amplo que é o processo ensino-aprendizagem, nele se integrando.

Quais os tipos 3 de avaliação explique cada um deles?

Os principais tipos de avaliação que existem são: diagnóstica, formativa e somativa, que diferem entre si principalmente pela finalidade com que os resultados são utilizados.

O que é avaliação formativa segundo luckesi?

A avaliação formativa possibilita aos professores acompanhar as aprendizagens dos alunos, ajudando-os no seu percurso escolar. É uma modalidade de avaliação fundamentada no diálogo, que possui como objetivo, o reajuste constante do processo de ensino.

Como deve ser uma avaliação processual e formativa?

A avaliação processual, conhecida como avaliação formativa ou continuada, é a prática de examinar a aprendizagem ao longo das atividades do bimestre. Esse tipo de avaliação é usado a fim de identificar se o aluno está conseguindo assimilar o conteúdo e quais são suas dificuldades.

Qual a principal característica da avaliação formativa?

Características da avaliação formativa A avaliação formativa propõe o acompanhamento do desenvolvimento das aprendizagens do aluno. O resultado desse acompanhamento são informações que alimentam e direcionam de forma significativa a ação pedagógica, aproximando de maneira considerável professor e aluno.

É uma característica central e fundamental da avaliação formativa?

Uma das mais importantes características da avaliação formativa é a capacidade em gerar, com rapidez, informações úteis sobre etapas vencidas e dificuldades encontradas, estabelecendo um feedback contínuo sobre o andamento do processo de ensino e aprendizagem.

Quais são os princípios de uma avaliação formativa?

Assim, na LDB, a avaliação formativa é delimitada pelo princípio do protagonismo. Ou seja, preconiza que os conteúdos e as metodologias pedagógicas sejam organizados de maneira que propicie a autonomia e o desenvolvimento pleno dos estudantes.

Quais são as principais características de uma avaliação?

Esta forma de avaliação tem as seguintes características: além de revisar, pesquisar e aprimorar constantemente sua teoria e prática de acordo com as necessidades dos alunos, também possibilita ao professor refletir e analisar seu trabalho docente em sala de aula e, por outro lado, para os alunos, a avaliação formativa ...