Qual a importância dos amigos para a construção do nosso projeto de vida?

O que significa amizade para você? O que é ser amigo ou ter um amigo?

A amizade é uma das coisas mais importantes na vida de uma pessoa. Trata-se de partilhar alegrias e tristezas, sucessos e fracassos, expectativas e desilusões. Alguém uma vez disse, se tens um amigo, tens tudo, e não poderia estar mais certo. Em uma amizade nós nos encontramos, nos tornamos mais solidários e mais responsáveis. Uma amizade nos torna pessoas melhores pelo simples fato de nos fazer mais conscientes com o outro. O amigo é aquele que vem espontaneamente estar ao seu lado, que lhe diz tudo aquilo que as outras pessoas não teriam coragem de dizer sempre pensando no seu melhor. Ser amigo é aceitar o outro do jeito que ele é e respeitá-lo em suas escolhas. Vai muito além de concordar com tudo o que o amigo faz.

Um amigo te resgata de um dia mais vazio, te impulsiona para frente. Um amigo divide com você os momentos bons assim como os ruins, tanto os seus quanto os dele. Um amigo te mostra onde você está errando, não para apontar o dedo, mas sim para ver o seu crescimento e evolução. Uma amizade se trata de reciprocidade, se trata de afeto. Uma amizade te preenche. Talvez a amizade seja a relação mais importante, simplesmente pelo fato de estar presente em todas as relações. Em um namoro, é imprescindível ter amizade, em uma relação de pais e filhos, nem se fala. Enfim, em todos os relacionamentos temos que ter a amizade e o respeito para que ele continue.

Temos vários tipos de amigos. Temos aquele que é engraçado, o nerd, o sonhador, o corajoso, o preocupado, o desencanado, o amigo-irmão, o consumista, o baladeiro, o que fala tudo e também aquele quietinho, que fala pouco, mas que quando fala, você para e pensa, ainda bem que tenho um amigo assim. Temos de todo tipo e vou te falar, como é bom ter amigos.

E você, que tipo de amigo você é?

Qual a importância dos amigos para a construção do nosso projeto de vida?

Como desenvolver, o que diz a BNCC, desafios e práticas na educação

Tudo que você precisa saber: o que é Projeto de Vida na Escola, O que diz a BNCC, exemplos práticos, materiais para o Ensino Médio e Ensino Fundamental.

A BNCC – Base Nacional Comum Curricular – apresenta o Projeto de Vida na Escola como um pilar pedagógico fundamental para trabalhar o socioemocional e as competências do Século XXI, garantindo a preparação do aluno para a vida adulta e o mundo do trabalho.

Menu

  • Educação em tempos líquidos
  • O que é Projeto de Vida
  • O que diz a BNCC
  • Protagonismo Juvenil
  • Como trabalhar Projeto de Vida na escola
  • Desafio para os educadores
  • Uso de Metodologias Ativas
  • As dimensões do Projeto de Vida
  • Dicas para implementação
  • Narrativa de Vida
  • Programa de Projeto de Vida personalizado

O Projeto de Vida na Escola ajuda a construir o caminho entre o “Quem eu sou” e o “Quem eu quero ser”. Através de um processo bem estruturado, unindo autoconhecimento, planejamento e prática, o aluno aprende a se conhecer melhor, identificar seus potenciais, interesses e sonhos, definindo metas e estratégias para alcançar seus objetivos.

Confira o Seminário Online sobre Projeto de Vida na escola

Educação em tempos líquidos

O modelo tradicional de escola, centrado apenas na apreensão e uniformidade de conteúdos, não atende à necessidade da aprendizagem por competências, na visão da educação integral.

O projeto escolar precisa fazer refletir sobre o sentido e significado da vida e apoiar a  construção da identidade. É preciso ampliar a compreensão sobre o valor das relações humanas e estimular a visão otimista sobre o futuro.

A escola está diante do grande desafio de preparar os estudantes para um mundo imprevisível e volátil.

Em tempos líquidos, conforme define o filósofo Zygmunt Bauman, nada é feito para durar ou para ser “sólido”. Se as mudanças são aceleradas, como é possível planejar o futuro?

‘’(...) reconhecer-se em seu contexto histórico e cultural, comunicar-se, ser criativo, analítico-crítico, participativo, aberto ao novo, colaborativo, resiliente, produtivo e responsável requer muito mais do que o acúmulo de informações. Requer o desenvolvimento de competências para aprender a aprender, saber lidar com a informação cada vez mais disponível, atuar com discernimento e responsabilidade nos contextos das culturas digitais, aplicar conhecimentos para resolver problemas, ter autonomia para tomar decisões, ser proativo para identificar os dados de uma situação e buscar soluções, conviver e aprender com as diferenças e as diversidades.’’ - BNCC (p. 12).

O que é Projeto de Vida?

O Projeto de Vida na escola ajuda o aluno a construir o caminho entre o “Quem eu sou” e o “Quem eu quero ser”.

Através de um processo bem estruturado, unindo autoconhecimento, planejamento e prática, o aluno aprende a se conhecer melhor, identificar seus potenciais, interesses e sonhos, definindo metas e estratégias para alcançar seus objetivos.

Qual a importância dos amigos para a construção do nosso projeto de vida?

Projetar a vida é uma maneira de dar sentido e significado às nossas ações, algo que pode ser realizado através de um processo gradual, contínuo, intencional, lógico e reflexivo.

Esse processo acontece através do autoconhecimento e do exercício de projetar o futuro. O aluno é estimulado a refletir sobre seus sonhos e ambições, e aprende a transformá-los em estratégias e metas.

Então, não se trata de definir cada passo do seu futuro, mas desenvolver a habilidade de projetá-lo, através da valorização das experiências e dos sonhos do indivíduo.

O foco está no processo – ampliação de repertório, refletir sobre si e planejar – e não necessariamente no resultado. Esse esclarecimento é bastante importante, pois considera:

  • o mundo em constantes e cada vez mais aceleradas transformações;
  • níveis distintos de amadurecimento entre adolescentes e jovens.

Dito isso, percebemos que o Projeto de Vida conjuga várias áreas do conhecimento e, no campo da Psicologia e da orientação profissional, ganha espaço com o conceito do Life Design (Design de Vida, em português).

Seu foco está em como as pessoas vão construir suas vidas através do equilíbrio entre trabalho e outros campos da vida.

Protagonismo Juvenil

O protagonismo juvenil está intrinsecamente ligado ao Projeto de Vida. O termo “protagonismo” refere-se à ideia de “ator principal”, o agente da ação.

Quando falamos emprotagonismo juvenil, o objetivo é a construção da autonomia do adolescente através do estímulo à sua participação criativa e solidária no enfrentamento de problemas reais.

Afinal, um aluno só terá condições de formular seu Projeto de Vida quando perceber-se enquanto alguém capaz de realizações e pensamentos próprios.

“O protagonismo juvenil estimula o desenvolvimento da responsabilidade, solidariedade e visão otimista sobre o futuro”.

Trata-se de uma postura pedagógica contrária a qualquer tipo de paternalismo ou doutrinação. Também não é sobre direcionar totalmente a responsabilidade do que ocorreu ou deixou de ocorrer aos alunos.

O protagonismo juvenil pressupõe e exige do educador a mediação da relação do adolescente consigo mesmo, com outros adolescentes e com a situação sobre a qual ele atua.

Desta forma, os adolescentes mobilizam valores e competências como forma de participação no mundo. Confrontados com situações da vida real, os alunos colocam em tensão seus interesses, criatividade e a construção de múltiplas competências socioemocionais.

O que diz a BNCC?

O objetivo do Projeto de Vida é definido na BNCCcomo: “Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais, apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu Projeto de Vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade”.

Além da competência específica, a BNCC reconhece, em diversas partes de seu texto original, a importância do desenvolvimento humano global, estabelecendo algumas premissas a serem observadas pelos educadores e que estão diretamente alinhadas à construção do Projeto de Vida pessoal dos discentes:

  • complexidade e não linearidade da formação das crianças, adolescentes, jovens e adultos;
  • ruptura com visões reducionistas que privilegiam a dimensão intelectual ou a afetiva;
  • educação voltada ao acolhimento, reconhecimento e desenvolvimento, em suas singularidades e diversidades.

Como trabalhar o Projeto de Vida na escola?

O Projeto de Vidacomo uma atividade estruturada na escola permite desenvolver a capacidade de formular uma sofisticada e elaborada narrativa sobre si, sobre os planos para o futuro e sobre o seu papel no mundo, contribuindo para a formação de um indivíduo solidário e protagonista da sua própria história. 

”Encontro do jovem consigo mesmo, trabalhando positivamente sua identidade, autoestima, autocuidado e autodeterminação, a partir de seus interesses e potencialidades”.

A escola é o ambiente ideal para promover essa reflexão ampliada da vida, conduzindo o aluno ao encontro de seu potencial através de uma jornada de aprendizagem lúdica e significativa, capaz de integrar as diferentes dimensões além da cognitiva.

Ensino Fundamental

Nos anos finais do Fundamental, na fase da puberdade, começa a passar pela cabeça dos alunos muitas dúvidas, inseguranças e incertezas.

Segundo a Psicologia do Desenvolvimento, esse é um estágio importante, em que o adolescente passa a ter maior compreensão sobre sua identidade e as mudanças conflitantes sofridas por familiares e comunidade.

Fragilidades e potencialidades afloram neste período em que o adolescente tende a buscar autonomia, liberdade, prazer e status. 

Portanto, essa fase é terreno fértil para o trabalho com o Projeto de Vida, fundamentado pelo estímulo ao Protagonismo Juvenil.

Na prática, o aluno desenvolverá sua capacidade de diálogo, argumentação e colaboração de forma propositiva, contribuindo com o objetivo da escola de formar o cidadão do século XXI: alguém que assume a responsabilidade por iniciativas que contribuem ativamente na redução das desigualdades e exclusão social.

Leia mais : Projeto de Vida no Ensino Fundamental

Ensino Médio

Além de todos os demais benefícios, os estudantes desta etapa veem no Projeto de Vida uma oportunidade introspectiva de refletir sobre suas expectativas e planos para o futuro, com o campo da orientação profissional mais presente.

Com um maior nível de maturidade, o trabalho com o Projeto de Vida traz sentido e significado para a vida escolar, os alunos começam a relacionar seu progresso acadêmico com sua realização pessoal e percebem serem capazes de realizar seus sonhos por meio das vivências e aprendizagens adquiridas na escola.

Leias mais: Projeto de Vida no Ensino Médio (2022) – GUIA PRÁTICO

Desafio para os educadores

Algumas propostas pedagógicas podem trabalhar o Projeto de Vida com os alunos de forma periférica, ou seja, abordam algumas temáticas relacionadas isoladamente ou implicitamente.

Independente da duração da jornada escolar, o conceito de educação integral refere-se à construção intencional de processos educativos que superam a fragmentação disciplinar

Esse é o grande desafio: estruturar o Projeto de Vida mantendo seu caráter flexível e relacionando-o às demais práticas pedagógicas já existentes na escola.

A princípio, pensa-se em atribuir essa competência às Linguagens ou Humanas, mas o Projeto de Vida é um elemento central, superando divisões do conhecimento. Afinal, trata-se de competência geral e direito de aprendizagem de todos os estudantes da educação básica. 

Mas isso não significa que sua escola tem que criar uma disciplina específica, apesar de esta também ser uma abordagem válida.

O Projeto de Vida deve ser flexível ao contexto escolar, dentro de suas potencialidades e limitações.

Atividades e aulas que já são comumente desenvolvidas podem ser ressignificadas quando se tem o Projeto de Vida como estruturador.

Dessa maneira, pode-se aprofundar em aspectos demandados pelos jovens, relacionando-os com outras disciplinas. Essa estratégia de integração considera as diversas culturas juvenis e seu potencial de criar novas formas de se relacionar com o mundo.

‘’O desafio primário para os educadores é o de se apoderar dessa nova mentalidade. Para que qualquer abordagem pedagógica seja significativa, os professores precisam compreender o valor e aplicabilidade no cotidiano da escola e na vida do aluno.’’

Não há ‘’receita’’ de como trabalhar o Projeto de Vida na escola, existem metodologias mais e menos radicais, no sentido de reorganização da estrutura curricular.

Cabe à escola promover a compreensão dos conceitos e adaptá-los à sua realidade para o processo coletivo de descobertas e compartilhamento de práticas.

Qual a importância dos amigos para a construção do nosso projeto de vida?
Dimensões a serem trabalhadas na construção do Projeto de Vida do aluno: “Quem eu sou”, “Quem eu quero ser” e “O meu papel no mundo”.

Uso de Metodologias Ativas

A partir de uma visão filosófica atualizada, o Projeto de Vida se caracteriza por espectro amplo – valorização pessoal, integração social e respeito às diferenças.

Como esse processo é subjetivo e pessoal, há uma necessidade de se aprender ativamente, com espaços para reflexão, discussão e compartilhamento para desenvolver competências específicas.

Qual a importância dos amigos para a construção do nosso projeto de vida?

Competência é a mobilização de conhecimentos (conceitos e habilidades cognitivas e socioemocionais), atitudes e valores para resolver demandas complexas, do exercício da cidadania e do trabalho.

Portanto, o trabalho com metodologias ativas é muito significativo para atividades, oficinas, aulas e dinâmicas de Projeto de Vida. Sua metodologia central é por meio da aprendizagem por projetos, que traz uma personalização e valoriza vivências.

Apesar da demanda na geração atual, aprender com a “mão na massa” não é algo novo. Desde o século 20, consagrados educadoresvêm teorizando e praticando abordagens tidas hoje como inovadoras.

Para exemplificar, o filósofo e pedagogo norte-americano John Dewey, o educador brasileiro Paulo Freire, o matemático e educador sul-africano Seymour Papert e a médica e pedagoga italiana Maria Montessori apontavam, cada um à sua maneira, que a educação não deveria se restringir à transmissão de saberes, mas valorizar a conexão dos conhecimentos com o cotidiano e criar espaços que promovem a descoberta de seus interesses.

Em uma sociedade plural, o Projeto de Vida se traduz em propostas diferentes, filosofias distintas, que podem ser alinhadas aos valores e missão da escola. O importante é trabalhar com valores fundamentais, de amplo consenso, sem se fechar em ideologias limitadoras. 

As dimensões do Projeto de Vida

A implementação do Projeto de Vida é desafiadora e acontece de maneiras diferentes – seja por ações pontuais ou, idealmente, de forma estruturada no currículo.

A partir de estudos de aplicações do Projeto de Vida em diversos contextos, percebemos diferentes estratégias, que diferem entre si por meio de critérios como:

  • velocidade de implementação;
  • integração com conteúdos curriculares tradicionais;
  • aluno no centro da aprendizagem.

Sua escola pode priorizar uma rápida implementação por meio de eventos de Projeto de Vida para educadores e pais/responsáveis (palestras, cursos de curta duração, oficinas).

Para os alunos, podem ser ministrados módulos em diferentes formatos (oficinas, atividades, disciplinas eletivas) sobre temas que consideram os quatro pilares da educação da UNESCO. 

Pilares da UNESCOObjetivo
Aprender a ser Compreender-se, aceitar-se e buscar bem-estar.
Aprender a conhecer Aprender a aprender (metacognição).
Aprender a fazer Enfrentar desafios e trabalhar em equipe, gerenciando conflitos.
Aprender a conviver Perceber a interdependência das relações sociais.

Cada módulo tem objetivos de aprendizagem diferentes, focados nas competências a serem desenvolvidas pelos alunos, perpassando suas dimensões identitária, produtiva e cidadã.

Esses módulos podem estar integrados aos conteúdos ‘’tradicionais’’, de forma sequencial e podem ser oferecidos de forma híbrida: online e presencialmente.

Qual a importância dos amigos para a construção do nosso projeto de vida?

Outra forma pode ser a criação do ‘’tutor de Projeto de Vida’’ por turma, que discute estas temáticas ao longo do ano letivo.

Adicionalmente, uma transformação ainda mais profunda é a mentoria individual, em que um educador acompanha um estudante permanentemente durante um período específico.

O desafio é, do ponto de vista curricular, integrar o Projeto de Vida de forma transversal, personalizada e mensurável às competências socioemocionais e cognitivas.

Dicas para implementação

  • Conhecer escolas que integraram o Projeto de Vida ao currículo;
  • Refletir de forma colaborativa sobre o currículo ideal para a escola e, se possível,  como implementá-lo a curto, médio e longo prazo;
  • Promover a participação dos pais e responsáveis na elaboração do currículo e no suporte aos discentes;
  • Nivelar o conhecimento da equipe escolar sobre: fases de desenvolvimento da criança e do adolescente, metodologias ativas, Protagonismo Juvenile Projeto de Vida;
  • Estimular a construção dos Projetos de Vida pessoais dos professores;
  • Promover espaços contínuos de compartilhamento de boas práticas entre os professores e planejamento coletivo;
  • Utilizar metodologias ativas incorporadas à tecnologias digitais no processo de ensino-aprendizagem;
  • Identificar professores com perfil de tutor, mentor;
  • Integrar o desenvolvimento cognitivo às competências socioemocionais;
  • Promover a inclusão da comunidade no cotidiano dos estudantes com parcerias e atividades além do território escolar.

Narrativa de Vida

Pensar não é somente “calcular” ou “argumentar”, mas é sobretudo dar sentido ao que somos e ao que nos acontece. E são com as palavras que nomeamos o que somos, o que fazemos, o que pensamos e o que sentimos.

Através da forma como articulamos as palavras é que nos colocamos diante de nós mesmos, dos outros e do mundo. Portanto, não basta apenas refletir e elaborar planos, é preciso traduzir pensamentos e emoções em palavras e saber a melhor forma de comunicá-las.

O exercício de compartilhar sua história de vida, permite ao aluno um rico aprendizado a partir do feedback de pessoas que também poderão contribuir na realização desses planos.

A Narrativa de Vida a partir da atividade autobiográfica permite enriquecer o projeto pedagógico da escola, colocando o aluno como protagonista do processo de aprendizagem.

Além de permitir ao aluno aprofundar o autoconhecimento através do resgate da sua história de vida, permite repensar ou reafirmar crenças e valores, e a difusão dessa narrativa pode impulsionar mudanças nas relações com amigos e familiares.

Qual a importância dos amigos para a construção do nosso projeto de vida?

“Aprender a falar sobre si mesmo, a escutar, a olhar nos olhos, a perceber a si mesmo e o outro”

Programa Projeto de vida completo e personalizado

A partir de trabalhos científicos e práticas educacionais relacionadas à Pedagogia da Presença, Protagonismo Juvenil, Projeto de Vida, Life Design e Psicologia Positiva, formulamos uma metodologia com o objetivo de oferecer aos educadores uma solução de Projeto de Vida.

A metodologia torna o Projeto de Vida um eixo central no currículo escolar do Fundamental II e do Ensino Médio, podendo ser aplicada como uma disciplina regular ou como conteúdo interdisciplinar.

A cada ciclo do programa, o aluno evolui seu Projeto de Vida através da jornada de aprendizagem, narrativa autobiográfica e exercício do feedback. A solução da Kuau inclui materiais e recursos didáticos que contam com:

  • material do educador;

Planos de aula, ppt, dinâmicas, atividades sobre Projeto de Vida para encontros presenciais e que podem ser ministrados em aula, oficinas, eletivas, etc. Disponíveis em versão impressa ou online.

  • aplicativo para alunos;

Com linguagem que dialoga com a juventude, possui vídeos que orientam a jornada digital de aprendizagem e estimulam o uso do Diário de Bordo, para o desenvolvimento socioemocional do aluno.

  • plataforma de gestão escolar;

Permite aos educadores e gestão escolar, o acompanhamento das atividades desenvolvidas pelos estudantes para avaliação, mediação e intervenção.

Qual a importância dos amigos para a construção do nosso projeto de vida?

Que importância tem os amigos na construção do seu projeto de vida?

Ser amigo é aceitar o outro do jeito que ele é e respeitá-lo em suas escolhas. Vai muito além de concordar com tudo o que o amigo faz. Um amigo te resgata de um dia mais vazio, te impulsiona para frente.

Qual a importância da família para a construção do projeto de vida dos alunos?

O principal objetivo da família é proteger a criança encaminhando-o para que seja um exemplo na sociedade. A família exerce um poder grande na vida do aluno porque é ela que vai dar início aos valores morais que os acompanharão por toda a vida.

Qual a importância da participação da família e de amigos na construção do meu projeto de vida?

“São importantes nessa fase a atenção global dos pais para o que está acontecendo na vida dos filhos e o acompanhamento próximo, por meio do diálogo e da orientação”, diz. No momento em que o jovem passa pela elaboração do seu projeto de vida, o envolvimento da família também é fundamental.

Qual a importância de um projeto de vida para os jovens?

O Projeto de Vida ajuda o jovem a responder perguntas como “quem eu sou?” ou “o que eu quero ser?”. Por isso, vai além da ideia de selecionar uma carreira para seguir. O Projeto de Vida está fortemente ligado ao processo de entender o sentido da nossa existência no mundo.