Qual a diferença do lobo para o cachorro

Estudos de biologia celular e molecular têm mostrado que a origem do cão está certamente correlacionada com o lobo cinzento (Canis lupus), que concluiu discuções de muito tempo sobre qual foi realmente o ancestral selvagem do cão doméstico (Canis familiaris).

Mas isso só foi possível também através de estudos de comportamento, vocalização e morfologia do cão a partir de 1950. Antes desses estudos acreditava-se que cada raça de cão tinha sido criada separadamente; que algumas raças de cães teriam descendido do lobo, outras do chacal e também do cruzamento de outros canideos silvestres.

Muitos estudos sobre diferenças e semelhanças entre lobo e cão procuram mostrar a influência humana na seleção das características comportamentais do cão atual. As semelhanças entre as duas espécies são muito grandes. Desde a comunicação corporal, feita com sinais de submissão e dominância, até o comportamento de ataque e a inteligência para resolver problemas complexos.

Geneticistas descobriram que esse "fato" (cães serem descendentes de lobos cinzentos), há muito tido como certo, estava errado. O recorrente cruzamento entre lobos cinzentos e cães, que compartilham 99,9% de seu dna, havia produzido sinais enganosos nos estudos anteriores. Pesquisadores divulgaram um artigo relatando o sequenciamento do DNA de um fóssil de lobo da Sibéria, de 35 mil anos. Essa espécie parece ter contribuído com seu DNA para cães de regiões frias, como os Huskies, por meio de miscigenações primitivas. Analisando genomas inteiros de cães e lobos vivos, esses genetiscistas revelaram que os "fidos" atuais (referência a um cão de rua italiano) não são os descendentes de lobos cinzentos modernos. Em vez disso, as duas espécies são táxons irmãos, descendentes de um ancestral desconhecido, extinto desde então.

Qual a diferença do lobo para o cachorro

Estudos anteriores deixaram pistas confusas. A primeira análise, realizada em 1997, se concentrou nas diferenças gênicas entre cães e lobos cinzentos e concluiu que cães talvez tenham sido domesticados há uns 135 mil anos. Mas outra análise, que examinou o DNA de 1500 cães modernos, publicada em 2009, argumentou que caninos foram domesticados orginalmente no sul da China há menos de 16.300 anos.

O biólogo evolutivo Greger Larson da Universidade de Oxford, critica os estudos de 1997 e 2009 por dependerem exclusivamente de DNA de cães modernos e o último por suas amostras geograficamente limitadas. Os estudos de DNA de cães modernos não são suficientemente informativos, explica ele, por que as pessoas moveram e miscigenaram cães inúmeras vezes ao redor do mundo, confundindo sua herança genética.

Para resolver o enigma de sua domesticação, Larzon e seus colaboradores estão fazendo uma análise mais rigorosa de milhares de amostras modernas e primitivas de DNA de cães e lobos, obtidas de exemplares ao redor do globo, e estão aplicando uma técnica relativamente nova para medir ossos. Chamado morfometria geométrica, esse método permite que cientistas quantifiquem certos traços, como as curvas de um crânio, e, desse modo, possam comparar melhor os ossos de indivíduos isolados.

Qual a diferença do lobo para o cachorro

Mas e quais são suas diferenças? Anatomicamente os focinhos de cães geralmente são mais curtos, seus caninos menores, e sua dentição em geral é mais "apertada" que a de lobos. O cão utiliza a língua (formando uma espécie de concha) para trazer a água à boca, já o lobo puxa a água como se fosse um aspirador (uma técnica de beber água, mais evoluída, mas que não há explicações anatomicas ou fisiológicas que expliquem o porquê dos lobos beberem sugando e os cães não. Há apenas algumas teorias que falam que o lobo usa essa técnica por ser mais rápida, já que vive em um ambiente de caça, mas são apenas teorias).

Cães e lobos são geneticamente tão semelhantes que é difícil até mesmo para biólogos entenderem os motivos que fazem com que o lobo seja um animal selvagem e o cachorro, o “melhor amigo do homem”. Porém, um estudo da bióloga evolutiva Kathryn Lord da Universidade de Massachusetts em Amherst sugere que a diferença comportamental entre os dois animais, que são considerados da mesma espécie, está relacionada com as primeiras experiências sensoriais e o período de socialização. A pesquisadora decidiu estudar como sete filhotes de lobo e 43 cachorrinhos reagiam a novos cheiros e estímulos visuais. De acordo com as observações, ela confirmou que tanto cães quanto lobos desenvolvem os sentidos de olfato na idade com duas semanas de vida. No entanto, as duas subespécies entram no período de socialização em idades diferentes. Cachorros entram neste período com quatro semanas de vida, enquanto lobos começam com duas semanas. Além disso, a forma como eles experimentam o ambiente ao redor durante este mês importantíssimo é completamente diferente.

Kathryn descobriu que quando os filhotes de lobos, ainda com duas semanas de vida, andam pela primeira vez, eles ainda não enxergam nem ouvem. “Ninguém sabia isso sobre lobos, que quando eles começam a explorar o mundo, eles ainda são cegos e surdos e estão num estágio ainda primário do olfato”, disse. “Quando os filhotinhos de lobo começam a ouvir, eles ficam muito assustados com os novos sons, assim como quando começam a enxergar, eles sentem medo do que veem. Cada novo sentido que despertava, os lobos se assustavam, o que não aconteceu com os cachorros”, completou. Os cães, por outro lado, só começam a explorar o mundo após o olfato, visão e audição estarem funcionando.

Desde 2008, Zsófia Virányi, etóloga no Centro de Ciência do Lobo, na Aústria, e seus colegas vêm criando as duas espécies para descobrir o que faz de um cão, um cão, e de um lobo, um lobo. Segundo Zsófia, você pode colocar um pedaço de carne sobre uma mesa e dizer a um cão "não!" e ele não o pegará, já se você fizer isso a um lobo ele irá te ignorar e pegará o pedaço de carne.

São muitas as semelhanças e diferenças entre o cão e o lobo e ainda há muito a ser estudado sobre essas duas espécies bastante fascinantes.

Referências:

SCIENTIFIC AMERICAN BRASIL: cães & gatos. 2° edição, n° 67.

iG São Paulo. Estudo explica por que cães e lobos são tão diferentes. Disponível em:<http://ultimosegundo.ig.com.br/ciencia/2013-01-19/estudo-explica-por-que-caes-e-lobos-sao-tao-diferentes.html>. 18 de fev. de 2016.

LORD, K. A Comparison of the Sensory Development of Wolves (Canis lupus lupus) and Dogs (Canis lupus familiaris). Ethology, 2013 119: 110–120.

Porque o lobo não pode ser domesticado?

Basicamente, os lobos são animais selvagens, mais independentes, difíceis de controlar, e os cuidados de saúde que eles precisam são impossíveis de fornecer em uma casa humana, assim, lobos mansos que são tratados como animais de estimação são um perigo real para o seu ambiente e para eles mesmos”.

É possível cruzar lobo com cachorro?

Por serem parentes próximos, ambos da tribo Canini, cães e lobos podem até cruzar e gerar filhotes híbridos.

Por que cachorro igual lobo?

A raça conhecida como cão-lobo checoslovaco é resultado do cruzamento de um pastor-alemão e uma loba da cordilheira dos Cárpatos, em 1955. O intuito dessa experiência era selecionar as melhores caraterísticas do cachorro e as qualidades dos lobos.

Qual é a diferença entre um lobo e um husky siberiano?

Embora os cachorros não descendam deles, existe uma relação de parentesco. A diferença principal entre ambas as espécies está na estatura, pois o Husky é menor que o lobo. Enquanto o cão apresenta de 56 a 60 cm de altura, o outro animal pode chegar a medir de 80 a 85 cm.