Qual a função das vilosidades intestinais qual a consequência da perda das vilosidades em um paciente celíaco?

O que é a doença celíaca?
A doença celíaca é uma patologia autoimune, que se carateriza por uma inflamação crónica do tubo digestivo, desencadeada pela ingestão de glúten, em indivíduos com uma predisposição genética.

O glúten é constituído por um conjunto de proteínas de origem vegetal (prolaminas e gluteninas) principais constituintes do trigo, centeio e cevada.

A ingestão de glúten provoca uma destruição progressiva da mucosa do intestino delgado, com consequente atrofia das vilosidades intestinais e diminuição capacidade de absorção dos nutrientes.

Qual é a sua prevalência?
Em Portugal estima-se que 1% da população seja celíaca. Contudo, apenas existem cerca de 15 000 celíacos identificados, o que indica que a doença é amplamente subdiagnosticada.

Quais são os sintomas?
A doença celíaca pode manifestar-se de formas distintas e em qualquer idade, desde que o glúten já tenha sido introduzido na alimentação. Apesar de ser frequentemente diagnosticada nas crianças, cada vez é mais comum o diagnóstico na idade adulta.

Nas crianças, as manifestações mais comuns da forma “clássica” da doença celíaca são: diarreia prolongada, distensão abdominal, cólicas abdominais e atraso no crescimento. Os doentes, principalmente na idade adulta, também podem apresentar sintomas da forma “não-clássica” da doença, como por exemplo: anemia, fadiga prolongada, aftas recorrentes, alteração das análises do fígado e/ou alterações da pele.

Contudo, a doença pode só ser reconhecida quando já estão presentes complicações graves, nomeadamente cancros do tubo digestivo, para os quais há um risco aumentado se não for realizado tratamento adequado.

Como se faz o diagnóstico?
Para o diagnóstico de doença celíaca é necessária a realização de uma avaliação clínica, análises clínicas e biópsias intestinais (por endoscopia). Uma vez que uma dieta isenta de glúten pode levar à ocorrência de falsos negativos, não é recomendado que o doente faça qualquer restrição alimentar antes da confirmação do diagnóstico através da biópsia.

Qual o tratamento?
Atualmente, a doença celíaca não tem cura. O único tratamento consiste numa dieta isenta de glúten para toda a vida. Os alimentos que contêm glúten não devem ser simplesmente eliminados, mas sim substituídos por outros alimentos que não o contêm, pelo que é essencial um acompanhamento multidisciplinar, nomeadamente pelo médico e pelo nutricionista.

No Trofa Saúde Hospital Central, em Vila do Conde, encontra um serviço de Gastrenterologia totalmente equipado, moderno e seguro, capaz de realizar os exames que necessita com tempos de espera mínimos e diagnósticos quase imediatos. Encontra também uma equipa multidisciplinar que o pode acompanhar e orientar durante todo o processo de diagnóstico e tratamento.

Qual a função das vilosidades intestinais qual a consequência da perda das vilosidades em um paciente celíaco?

O que são e para que servem as vilosidades intestinais?

As vilosidades são dobras da camada interna do intestino delgado que servem para aumentar a superfície de absorção e sediar células com funções especializadas na digestão.

Qual é a função das vilosidades do intestino?

Vilosidades. O intestino delgado apresenta estruturas especiais chamadas de vilosidades intestinais, elas são projeções alongadas formadas pelo epitélio (grupo de tecido celular). A principal função das vilosidades é aumentar a superfície de contato entre o intestino e o quimo ou quilo, a depender da etapa da digestão.

Qual é a diferença entre vilosidades intestinais e microvilosidades qual é a função delas?

As vilosidades intestinais, assim como as microvilosidades no intestino delgado, têm a função de aumentar a absorção dos nutrientes após a digestão. Elas são as dobras dos intestinos. A superfície das vilosidades tem uma área de 12 cm² e das microvilosidades 240 cm².

O que é atrofia das vilosidades intestinais?

Quando uma pessoa tem a doença celíaca, o glúten consumido incita o sistema imunológico a atacar o revestimento do intestino delgado. Quanto maior o segmento afetado, maior é o distúrbio de absorção. Esse dano no intestino delgado é chamado de atrofia das vilosidades.

Qual o significado de vilosidades?

[ Anatomia ] Pequena saliência ou prolongamentos filiformes da superfície das mucosas cujo conjunto simula a aparência da felpa.

Qual a diferença entre vilosidades e microvilosidades?

O intestino delgado apresenta pregas, vilosidades e microvilosidades. As pregas são dobras na mucosa e submucosa desse órgão; as vilosidades são projeções do tecido epitelial presente na mucosa; as microvilosidades, por sua vez, são projeções da membrana plasmática localizadas em cada célula absortiva.

Qual é a principal função das microvilosidades?

As microvilosidades ampliam a superfície da membrana plasmática aumentando sua eficiência para as trocas com a cavidade ou o meio extracelular.

Qual a consequência da atrofia das vilosidades intestinais para indivíduo celíaco?

Atrofia das vilosidades e má absorção Este processo causa má-absorção intestinal, uma vez que debilita a capacidade do corpo em absorver nutrientes, sais minerais e as vitaminas lipossolúveis A, D, E e K a partir dos alimentos.

Qual a função das vilosidades intestinais qual a consequência da perda das vilosidades em um paciente celíaco?

Depois de ingerido ,o glúten entra em contato com a superfície do intestino delgado, onde as células do sistema imunológico o identifica e provoca uma inflamação, danificando esta superfície. Especificamente, são as vilosidades (projeções que aumentam a área absortiva) que são perdidas.

Qual a situação de obstrução intestinal?

  • Obstrução intestinal é uma situação na qual a passagem de alimentos ou líquidos pelo intestino é dificultada ou bloqueada.

Qual a estrutura do intestino delgado?

  • Uma ampliação delas ao microscópio revela que são formadas por células cuja a supefície tem inúmeras pequenas estruturas toda " enrugada ".O intestino delgado é a víscera mais extensa do corpo (cerca de seis metros).

Quais as causas de obstrução do intestino delgado?

  • Sem tratamento, as partes bloqueadas do intestino podem morrer (necrose), levando a problemas graves. No entanto, com cuidados médicos imediatos, a obstrução intestinal muitas vezes pode ser tratada com sucesso. As causas mais comuns de obstrução mecânica, que ocorre quando há uma obstrução física do intestino delgado, podem ser:

Como faço para obstruir o intestino grosso?

  • Alternativamente, há um tratamento para obstrução do intestino grosso, com a colocação de um stent autoexpansível. O stent é um tubo de malha de arame que é inserido em seu cólon por meio de um endoscópio, passado pelo anus. Quando inserido, o stent se abre e consegue desobstruir o intestino.

Qual a consequência da perda das vilosidades em um paciente celíaco?

Sem este mecanismo de absorção (vilosidades), a pessoa pode torna-se desnutrida - independente da quantidade de alimento ingerida.

Quais as consequências da atrofia das vilosidades intestinais?

O que é? É uma doença do intestino delgado, com menor ou maior atrofia das vilosidades da mucosa, o que causa prejuízo na absorção dos nutrientes, vitaminas, sais minerais e água.

Qual é a função das vilosidades intestinais?

Vilosidades do intestino delgado A principal função das vilosidades é aumentar a superfície de contato entre o intestino e o quimo ou quilo, a depender da etapa da digestão.

Qual a principal consequência da doença celíaca?

A doença celíaca é uma reação exagerada do sistema imunológico ao glúten, proteína encontrada em cereais como o trigo, o centeio, a cevada e o malte. De origem genética, pode causar diarreia, anemia, perda de peso, osteoporose, câncer e até déficit de crescimento em crianças.