Qual a importância da embalagem para o consumidor?

Qual a importância da embalagem para o consumidor?

Em um mercado cada vez mais competitivo, a busca por inovação e fidelização de clientes coloca em pauta a importância da embalagem no marketing. Saiba mais!

As embalagens não servem apenas para proteger os alimentos. Elas também desempenham a função de promover, persuadir e convencer o público a adquirir um produto. 

Desta forma representam uma poderosa ferramenta de marketing.

Uma estratégia de marketing para uma embalagem, quando bem elaborada, pode influenciar a decisão de compra do consumidor e aumentar o seu lucro com as vendas. Confira! 

Quais são os pontos que mostram a importância da embalagem no marketing?

Uma embalagem bem desenvolvida é uma ótima ferramenta de marketing, podendo influenciar em diversos pontos, como os citados abaixo.

Compra

O primeiro ponto a ser considerado no marketing de embalagem é o momento de compra.

Isso porque é a embalagem que, em grande parte das vezes, vende o produto.

Quando o consumidor ainda não conhece a mercadoria, é a embalagem que conquista o cliente.

Há uma variedade de características e elementos que podem promover um produto através da embalagem, como cores, imagens e palavras, por exemplo.

Aliar a funcionalidade da embalagem para fazer marketing do produto é uma excelente forma de convencer na hora da compra.

Experiência com o produto

Não somente vender, mas manter a fidelidade de um cliente é uma dos grandes objetivos das empresas.

Deste modo pensar na experiência que consumidor terá com o produto é fundamental.

Quanto mais satisfeito o cliente ficar após ter adquirido o produto, maiores são as chances dele voltar a comprar.

Se o produto é de qualidade e a embalagem trazer transtorno na hora de seu uso, como por exemplo, rasgar, desperdiçando produto, o consumidor provavelmente terá uma péssima impressão. Isso acarreta em duas possíveis ações: não adquirir mais o produto ou até mesmo contra indicá-lo para outras pessoas.

Neste contexto, a importância da embalagem no marketing também é proporcionar a melhor experiência ao consumidor, facilitando o seu dia a dia.

Valor agregado

A embalagem serve principalmente para proteger o produto. Porém, outra de suas funções é agregar valor à mercadoria, isso porque a embalagem é uma forma de promover, e agregar valor à marca.

Ideias como embalagens ecológicas e que possam ser utilizadas posteriormente para outros fins são exemplos do uso criativo das mesmas, promovendo os produtos no mercado e mantendo a marca em evidência.

Negócios com o varejo

As embalagens não servem como propaganda apenas para a venda de produtos para o consumidor final. Assim como promove a mercadoria nas prateleiras, também chama atenção dos varejistas.

Uma embalagem bem elaborada pode ajudar a convencer os donos de estabelecimentos de que é uma boa opção expor seus produtos nas prateleiras e que estes têm boas chances de vendas.

Qualidade do material

A qualidade de uma embalagem não engloba somente o material utilizado. Quando falamos de qualidade pensamos tanto no material quanto nos investimentos com o projeto de embalagem.

O design da embalagem é criado com o objetivo de atrair a atenção dos consumidores por meio de elementos atrativos e convidativos.

Embalagens com boa qualidade dos elementos que a compõem, tornam-se icônicas, permanecendo nas lembranças das pessoas por um longo período. 

Quer um exemplo disto? Quem não lembra que na embalagem do leite condensado moça, tem a imagem de uma mulher carregando um balde?

Outro exemplo mundialmente famoso é a Coca Cola. A primeira coisa que vem à mente da maioria das pessoas quando se fala da marca, é uma embalagem simples com fundo vermelho e com a escrita Coca Cola.

Diante destes exemplos fica claro qual é a importância da embalagem para o marketing do produto.

Destaque 

Com certeza um dos objetivos de um bom marketing de embalagem, é diferenciar o seu produto do que é vendido pelo concorrente. Assim, chama mais a atenção dos consumidores, mesmo estando lado a lado com os produtos da concorrência.

Investir em inovações, com embalagem e design diferenciados pode ser uma boa maneira de se diferenciar do concorrente e chamar a atenção do consumidor.

Funcionalidade

A embalagem serve para proteger o produto contido nela. Além disso, ela deve ser pensada para suportar todos os processos logísticos, de embalagem, transporte e uso final.

Ela deve prolongar a vida útil do produto, ser fácil de ser armazenada, sendo resistente e funcional.

Uma embalagem  que, por exemplo, rasga com facilidade, estragando o produto, significa uma experiência ruim ao cliente. Ela deve ser de fácil manuseio, facilitando o seu uso.

A boa funcionalidade torna o produto mais atrativo e faz com que o consumidor tome a decisão de voltar a comprar. Isso porque uma boa embalagem, prática e útil, demonstra que a empresa pensou em seu consumidor quando a projetou.

Quais as principais características de uma embalagem com bom design?

Algumas dicas básicas podem ser adotadas no desenvolvimento de uma boa embalagem. São elas:

  • Segurança e Confiabilidade;
  • Inovação;
  • Atualização;
  • Design útil e funcional.

De acordo com pesquisas da Nielsen Media Research, em média 70% das decisões de compra são tomadas no ponto de venda do produto. Ou seja, a importância da embalagem no marketing é notória.

Ela é capaz de despertar uma série de estímulos no consumidor, conduzindo-o a tomar a decisão de prosseguir com a compra.

Assim, é fácil de entender que uma embalagem bem projetada pode influenciar o cliente a adquirir o produto.

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato com a nossa equipe! Estamos prontos para atender você!

Qual a importância da embalagem para o cliente?

A embalagem é o principal elemento de conexão e de comunicação entre o consumidor, o produto e a marca. É um dos principais fatores que impulsionam a venda do produto. Se a embalagem não for condizente com o produto, não chamar a atenção de quem o compra, a chance do consumidor não perceber o produto é maior.

Como a embalagem influencia os consumidores?

As características das embalagens que mais influenciam as compras são sua capacidade de proteger o produto – na opinião de 64% dos entrevistados -, as informações que elas trazem – segundo 52% deles – e a facilidade de abertura ou fechamento, ponto relevante para 47% dos entrevistados.

Qual é a principal finalidade de uma embalagem?

Apesar da proteção dos produtos ser a função principal de uma embalagem, ela também exerce outros papéis, como: acomodar os produtos adequadamente; fornecer informações a respeito dos itens; gerar apelo para o consumidor.

Quais são os benefícios da embalagem?

Descubra mais sobre elas no nosso artigo de hoje!.
Conservação. Uma das maiores vantagens das embalagens para alimentos é a sua capacidade de conservá-lo. ... .
Estética. Mais do que proteção, as embalagens oferecem uma vantagem estética. ... .
Praticidade. ... .
Fácil armazenamento. ... .
Resistência. ... .
Manutenção do sabor..