Qual o papel dos meios de comunicação para o desenvolvimento da vida em sociedade?

Qual o papel dos meios de comunicação para o desenvolvimento da vida em sociedade?

Para ter boas habilidades comunicativas não basta saber falar bem. É preciso entender como essa comunicação acontece. E um elemento importante é a mídia que utilizamos para espalhar nossas mensagens. Por isso, você precisa saber o que são meios de comunicação e como funcionam.

Para te ajudar a se aprofundar em cada detalhe, preparei este post com as principais informações que você precisa compreender. Falaremos sobre a definição de meios de comunicação, quais os principais tipos, qual a utilidade deles e porque são importantes em nossas vidas. Boa leitura!

O que são meios de comunicação?

Os meios de comunicação são ferramentas ou instrumentos que ajudam os seres humanos a se comunicar. As pessoas podem usá-los para compartilhar informações umas com as outras individualmente ou para compartilhar informações com um monte de pessoas ao mesmo tempo.

Só para exemplificar, em português, é comum utilizar o termo “mídia” como sinônimo de meios. Essa definição tem origem na palavra medium, em inglês, que possui dois sentidos:

  • Medium (adjetivo): para definir o que é intermediário ou esteja no centro de algo.
  • Medium (substantivo): para definir algo como um meio, veículo, canal ou modo.

Em princípio, se você já estudou e conhece os principais elementos da comunicação, sabe a importância do canal no processo que utilizamos para nos comunicar. E podemos entender os meios de comunicação, ou mídia, como o canal utilizado para transmitir uma mensagem. Para ficar ainda mais claro, deixo a definição de meios de comunicação que encontrei no livro A Ascensão da Mídia:

(…) o veículo por meio do qual palavras, imagens, informações e ideias são distribuídas. O conteúdo é mediado se chega até nós por intermédio de uma mídia.

Roger Parry, em A Ascensão da Mídia

Em outras palavras, mídia, canal e meios de comunicação são a mesma coisa. Como exemplos, podemos citar mídia impressa (jornais, revistas e livros), mídia de transmissão (televisão e rádio) e mídia digital (websites, mídias sociais e aplicativos). Mas também pode se referir à linguagem corporal, por meio dos gestos e postura, que utilizamos diariamente na comunicação não verbal.

E nesse sentido, os meios de comunicação podem ser utilizados tanto de maneira ampla quanto restrita. Como deixo explicadinho a seguir.

➡️ LEIA TAMBÉM: Quais são os elementos da comunicação

Meios de comunicação amplos e restritos

Quando se entende que mídias são mecanismos que transportam mensagens de emissores para receptores, é possível defini-los como amplos ou restritos. Ou seja, um meio que atinge apenas uma ou pouquíssimas pessoas é restrito, como quando, por exemplo, trocamos mensagens via carta ou telégrafo. Já um meio que tem grande alcance, em grandes distâncias, e atinge muitas pessoas, é amplo.

Sem dúvida, os mais comuns são amplos, conhecidos como meios de comunicação de massa. Alguns exemplos são a televisão, a imprensa e o rádio. Eles têm um grande número de pessoas na audiência e precisam de um investimento significativo para funcionar. Por isso, os meios de comunicação de massa estão muito envolvidos em política, economia e tecnologia – teoria PET da mídia.

“As informações podem ser transmitidas de uma pessoa para a outra por meio de dispositivos como cartas, telefones, e-mail; nesse caso, trata-se de uma comunicação ponto a ponto, mera transmissão. Mensagens um a um são um meio de transmissão restrito, na medida em que, em geral, o emissor visa diretamente ao destinatário. Informações ou ideias também podem ser transmitidas de uma pessoa para muitas por um meio de difusão mais amplo, tais como um jornal, ou programa de rádio ou televisão. Esse é o sentido mais comum da expressão ‘meios de comunicação de massa’.”

Roger Parry, em A Ascensão da Mídia

Portanto, entender quais são esses meios é a chave para uma comunicação eficaz. Seja mídia impressa, transmitida ou digital, cada uma serve a um propósito diferente. E enquanto a mídia de massa é o meio de comunicação mais comum, é importante entender tanto o meio de comunicação amplo quanto o estreito para ser um comunicador eficaz.

Meios de extensão do homem

Marshall McLuhan foi filósofo e professor de inglês na Universidade de Toronto. Nos anos 60, ele ficou famoso por seu ditado “o meio é a mensagem”. Isto significa que não é o conteúdo transmitido que é mais importante, mas o meio de transmissão em si.

A saber, para McLuhan, os meios de transmissão moldam a sociedade e o comportamento humano de uma maneira que a mensagem em si não pode. Ou seja, o meio de comunicação é a extensão do homem, porque “o conteúdo de um meio é sempre outro meio”. Ficou confuso?

Em outras palavras, o que um meio transmite é sempre um outro meio de comunicação. É como se cada novo meio de comunicação fosse uma extensão dos nossos sentidos ou do nosso próprio corpo.

O telefone, por exemplo, seria uma extensão do nosso senso de audição; como se pudéssemos ouvir a quilômetros de distância. Enquanto o computador seria uma extensão do nosso cérebro, quando o utilizamos para criar conteúdo ou fazer cálculos.

“O ‘conteúdo’ de um meio é como a ‘bola’ de carne que o assaltante leva consigo para distrair o cão de guarda da mente. O efeito de um meio se torna mais forte e intenso justamente porque o seu ‘conteúdo’ é um outro meio. O conteúdo de um filme é um romance, uma peça de teatro ou uma ópera. O efeito da forma fílmica não está relacionado ao conteúdo de seu programa.”

Marshall McLuhan, em Os meios de comunicação como extensões do homem (p.33)

Nesse ponto de vista, os meios de comunicação, ou mídia, não são apenas os meios pelos quais transmitimos mensagens, mas também moldam a forma como percebemos o mundo e a nós mesmos. Você concorda?

Indicação de Leitura

Quais são os principais meios de comunicação?

Agora que você sabe um pouco mais sobre o que são e como funcionam, em seguida é hora de conhecer os principais meios de comunicação. Confira!

Mídias Impressas

Os primeiros meios de comunicação de massa foram os chamados meios impressos: livros, jornais e revistas. Eles foram criados por volta do século XV com a invenção da prensa de impressão e já passaram por diversas transformações desde então.

Os livros foram, e ainda são, um importante meio de registro e compartilhamento de conhecimento. Eles servem como uma fonte de informação e entretenimento, mas sua principal função é educar.

Aqui também estão os jornais, como uma fonte de notícias e anúncios de bens e serviços, e revistas que oferecem entretenimento e informação, com foco em um tema ou assunto em particular.

Mídias de Transmissão

São aqueles que transmitem seu conteúdo através das ondas de rádio. Eles apareceram no início do século 20 com a invenção do rádio. E a televisão apareceu nos 1920, mas só se generalizou na década de 1950. O rádio e a televisão transmitem conteúdo através do ar, ou seja, cada um deles é um meio de ondas eletromagnéticas. Aqui também podemos destacar o telefone, como meio de transmissão de voz.

Qual o papel dos meios de comunicação para o desenvolvimento da vida em sociedade?
Primeira ligação de telefone do mundo, com Alexander Graham Bell / Ensinar História

Mídias Digitais

As mídias digitais são aquelas que utilizam tecnologias para armazenar, recuperar e transmitir informações. Eles apareceram no final do século 20 com a invenção do computador pessoal e revolucionou a forma como nos comunicamos. A internet é uma rede global de computadores que permite a troca de informações em formato digital. É o mais importante meio de comunicação do século 21.

Para que servem os meios de comunicação?

Além de entender o que é meio de comunicação, é essencial saber como para que serve. Isto ajuda a tomar a melhor decisão ao escolher aquele que melhor se adapte às suas necessidades. Os principais usos de um meio de comunicação são:

  • Transmitir informações;
  • Entreter;
  • Persuadir;
  • Educar;
  • Aumentar a conscientização;
  • Vender produtos ou serviços;
  • Interagir e socializar.

Embora cada tipo de mídia tenha características individuais de uso, é possível usá-los para mais de um propósito. Por exemplo, um comercial é capaz de informar sobre as características de um produto e persuadir o telespectador a comprá-lo. Enquanto que uma mídia social serve para interagir com a família e aprender sobre algo novo ao mesmo tempo.

Qual a importância na atualidade?

As mídias são importantes porque nos ajudam a nos conectar com outras pessoas e compartilhar informações. Elas também podem ser usadas para moldar nossas percepções do mundo e transformar a sociedade. Ou seja, servem para educar, entreter e aumentar a consciência sobre questões importantes por meio do ativismo.

Entretanto, quando se trata de meios amplos, é importante lembrar que eles nem sempre são precisos. Por isso, devemos ser críticos em relação às informações que consumimos nos meios de comunicação em massa. Por exemplo, um veículo pode, frequentemente, apresentar uma visão tendenciosa dos eventos, dependendo da visão política das pessoas que a dirigem.

Para se proteger desse problema, basta acompanhar notícias e consumir conteúdo de fontes variadas. Nesse sentido, também vale manter um ciclo social variado, conversando com pessoas que tenham pontos de vista diferentes sobre qualquer assunto que te interesse. Assim você conseguirá construir uma visão mais precisa e justa sobre o mundo.

Em resumo, a mídia desempenha um papel importante em nossas vidas. Elas nos informam sobre o mundo ao nosso redor e ajudam a moldar nossas crenças e opiniões. Alguns argumentam que a mídia é muito poderosa e que ela pode influenciar nossos pensamentos e comportamentos de forma negativa. Outros argumentam que a mídia é uma parte essencial da democracia e que ela desempenha um papel vital em nossa sociedade.

Sobre este assunto, gravei um vídeo para o meu canal no YouTube, reforçando alguns dos conceitos que destaco nesse post. Assista abaixo e aproveite para se inscrever e acompanhar muito conteúdo sobre o maravilhoso universo da comunicação!

Os meios de comunicação em nosso dia a dia

No passado, as pessoas usavam apenas a mídia impressa, como jornais, livros e revistas, para acompanhar notícias e desenvolver conhecimento geral. Hoje, as pessoas têm à disposição uma variedade de instrumentos, incluindo televisão, rádio e um vasto mundo de possibilidades na internet.

Cada tipo de mídia tem seus próprios pontos fortes e fracos. Para dar alguns exemplos, a televisão é uma ótima maneira de ver e ouvir as notícias e se divertir, mas ela não oferece muita profundidade e nem permite interação. Já a internet é uma ótima maneira de obter informações detalhadas e interagir com os outros, mas pode ser esmagadora, no sentido de que oferece tanto conteúdo que pode causar confusão e, até mesmo, ansiedade.

Ou seja, nenhum tipo de mídia é perfeito, mas juntos eles oferecem uma visão completa do mundo! É importante lembrar que os meios de comunicação podem não seguir um padrão único e todos são livres para oferecer informação e conteúdo, seguindo seus próprios valores e regras. Você deve saber que alguns veículos são mais confiáveis do que outros, certo? Portanto, ao escolher a mídia a ser consumida, é importante considerar a qualidade, ética e confiabilidade da fonte.

Além disso, hoje também há muitas maneiras diferentes de acompanhar os canais de comunicação; e cada pessoa tem suas próprias preferências. Algumas pessoas preferem acompanhar os canais de comunicação em massa, enquanto outros preferem canais de comunicação individual. De qualquer maneira, as mídias são uma parte importante da sua vida e sempre estarão presentes, não importa como você as consome.

➡️ LEIA TAMBÉM: O que é Comunicação Interpessoal

Qual o meio de comunicação mais utilizado nos dias de hoje?

Embora cada tipo de mídia tenha suas próprias vantagens e desvantagens, não há dúvida de que a mídia mais usada hoje em dia é a internet. Isto significa que as pessoas têm fácil acesso a uma variedade de conteúdos, incluindo notícias, entretenimento e educação, em qualquer lugar por meio dos dispositivos móveis e aparelhos celulares.

Além disso, a internet oferece muitas possibilidades de interação, que não estão disponíveis em outros canais. Por exemplo, pessoas podem compartilhar opiniões e experiências nas redes sociais, onde também podem participar de grupos de discussão sobre assuntos de interesse. Ademais, é muito comum manter contato pessoal e profissional por meio de aplicativos de mensagens instantâneas, também conectados à internet.

Outra vantagem da internet é que ela é um meio de comunicação muito democrático, onde todos têm a mesma oportunidade de se expressar. Este não é o caso da televisão, do rádio e outros tipos de meios de comunicação em massa, que, por exemplo, servem apenas para transmitir informações, sem dar tanta oportunidade de feedback e interação.

Em conclusão, a mídia é uma parte importante de nossas vidas e todos nós devemos estar cientes de sua existência e seu poder. Devemos aprender a consumir a mídia de forma responsável, sendo críticos em relação às informações que recebemos e escolhendo apenas fontes confiáveis. E lembre-se: você sempre pode encontrar uma maneira de seguir a mídia que se adequa melhor à sua realidade!

Como fazer bom uso do meio de comunicação?

Agora que você sabe um pouco mais sobre o que são mídias, é hora de aprender sobre a coisa mais importante a ser lembrada ao usá-las: a audiência.

Quando nos comunicamos, é preciso sempre ter um público específico em mente. Aquele grupo de pessoas que nós queremos que receba nossa mensagem. O público pode ser composto por nossos amigos, nossa família, ou mesmo o mundo inteiro. Tudo depende dos canais que usamos.

Por exemplo, se nós escrevermos uma carta para um amigo, nós estamos apenas pensando na pessoa que lerá o conteúdo. Mas se nós escrevermos um artigo para um jornal, precisamos pensar nas milhares de pessoas que fazem parte do público leitor.

Ou seja, é importante ter público em mente porque a forma como nos comunicamos deve ser adaptada a ele. Além disso, a informação e a linguagem também precisam ser adaptadas. Se não levarmos o público em consideração, nossa mensagem pode não ser compreendida ou ficar incompleta, provocando resultados diferentes do esperado.

➡️ LEIA TAMBÉM: Ruídos da Comunicação

Evolução dos meios de comunicação

A mídia mudou rapidamente ao longo do tempo, evoluindo de simples publicações impressas para complexas plataformas digitais. A evolução dos meios e seu desenvolvimento se confunde com a evolução e transformações das tecnologias disponíveis.

A mídia pode ser definida amplamente como qualquer forma de comunicação, seja ela escrita, falada ou transmitida. É o meio pelo qual compartilhamos informações e nos comunicamos com os outros. O cenário da mídia mudou drasticamente ao longo do tempo, moldado pelos avanços da tecnologia.

Cada nova tecnologia cria novos formatos de mídia, que ao mesmo tempo acrescentam e modificam seus antecessores. Cada novo tipo de mídia acarreta suas próprias oportunidades criativas. Esta parte descreve as forças que modelam a indústria da comunicação.

Roger Parry, em A Ascensão da Mídia

Um marco importante para a história dos meios de comunicação é o surgimento da escrita, com destaque para os chineses, que criaram sua linguagem escrita no século XIII a.C. Já as primeiras mídias impressas que surgiram no Ocidente foram livros, produzidos em massa usando tipos móveis por volta de 1440 d.C. Os jornais seguiram no início dos anos 1600, e as revistas surgiram no início dos anos 1800.

A invenção do telégrafo e do código morse em 1837, por Samuel Morse, e do telefone em 1876, por Alexander Graham Bell nos Estados Unidos, transformou drasticamente a mídia. Foi possível comunicar notícias e informações instantaneamente por longas distâncias. Depois veio o rádio em 1891, seguido pela televisão na década de 1920.

A introdução do computador no final do século 20 trouxe uma nova transformação da mídia, à medida que a mídia digital se tornou cada vez mais presente. A Internet surgiu nos anos 90, dando origem a novas formas de mídia, como websites, blogs e mídias sociais.

Conclusão

A mídia tem se tornado uma parte cada vez mais importante na vida de qualquer ser humano. Moldando a forma como nos comunicamos e interagimos uns com os outros. É essencial entender a mídia para nos comunicarmos efetivamente com os outros no mundo moderno.

Hoje, a mídia se refere a uma ampla gama de canais de comunicação, incluindo televisão, rádio, internet, redes sociais e outros instrumentos de transmissão de informação. Cada um desses canais tem um propósito diferente e tem um impacto diferente na sociedade.

Agora deixo algumas perguntas para você… Qual a sua opinião sobre a mídia? Você acha que a mídia é muito poderosa? Concorda que a mídia é uma parte essencial da democracia? Como você imagina o futuro dos meios de comunicação? Deixe sua opinião nos comentários abaixo!

REFERÊNCIA PARA ESTE POST: TERRATACA, Eliane. Meios de Comunicação: definição, evolução, uso e importância. Aqui Tem Comunicação, 09 mai. 2022. Disponível em: https://aquitemcomunicacao.com/blog/meios-de-comunicacao/. Acesso em [sua data de leitura].

Qual o papel dos meios de comunicação para a sociedade?

Meios de comunicação são ferramentas que possibilitam a comunicação entre os indivíduos, propiciando a difusão de informações. Esses veículos vêm sofrendo diversas transformações ao longo da evolução da sociedade, encurtando cada vez mais as distâncias entre os povos e acelerando a disseminação de informações.

Qual a importância do desenvolvimento dos meios de comunicação?

Os meios de comunicação também são essenciais para a realização de atividades económicas, alguns negócios financeiros são finalizados através de sites especializados, as cotações das ações de empresas podem ser acompanhadas, transações bancárias, entre outros.

Como os meios de comunicação afetam a vida em sociedade?

As redes sociais permitem uma maior interatividade entre povos distintos, encurtam a distância entre pessoas, facilitando o intercâmbio cultural. É notório o baixo custo que as redes sociais oferecem para usuários que se propõem a utilizar as mesmas para se comunicar com diversas pessoas.

Qual a importância da melhoria da comunicação para o desenvolvimento da sociedade?

Comunicar essa ideia Além disso, usar ferramentas de comunicação para criar boas parcerias, com propósitos alinhados, é indispensável para levar a inovação tecnológica e ambiental para toda a rede de suprimentos, transformando os mercados de dentro para fora, espalhando boas ideias em áreas diferentes e complementares.