Qual a importância do conhecimento das medicações em uso para o atendimento de um paciente idoso?

A utilização criteriosa e cautelosa dos medicamentos – dose, tipo e intervalos – e a orientação adequada das pessoas idosas e seus familiares, são alguns dos elementos essenciais na manutenção da qualidade de vida do idoso. A administração de medicamentos em qualquer faixa etária pode gerar reações indesejadas (não intencionais), entretanto, a incidência aumenta proporcionalmente com a idade.
A complexidade do regime terapêutico, o excesso de medicamentos prescritos, a duração do tratamento, o déficit de informações e os distúrbios cardiovasculares, hepáticos e renais, são alguns dos fatores que contribuem para a ocorrência de eventos adversos.
As interações medicamentosas são causas especiais de reações adversas em que os efeitos farmacológicos de um medicamento podem ser alterados por outro(s), quando administrados concomitantemente. A interação medicamentosa é um fator que afeta o resultado terapêutico, e que muitas vezes pode ser prevenida com reajuste de dose, intervalo de 1-2h entre as administrações dos medicamentos e a monitorização cuidadosa da pessoa idosa.
É bastante frequente a prescrição de medicamentos com a finalidade de corrigir efeitos colaterais provenientes de outros agentes administrados anteriormente, que podem levar a uma cadeia de reações indesejáveis, a chamada “cascata iatrogênica”.
O diagnóstico das complicações medicamentosas é bastante difícil, pois, os sintomas são, às vezes, inespecíficos. Na dúvida, a melhor conduta é a suspensão do medicamento. A tarefa dos profissionais que assistem ao idoso é “aprender” a lidar com as limitações decorrentes da senescência, educar e orientar os cuidadores para o estabelecimento de uma parceria, adotar esquemas terapêuticos simples (o mais frequentemente possível) e, finalmente, maximizar a eficiência terapêutica do medicamento, minimizando o surgimento de eventos adversos.
Polifarmácia é o termo usado para descrever a situação em que vários medicamentos são prescritos simultaneamente, sendo uma prática clínica comum nas pessoas idosas. Entretanto, é fundamental o conhecimento do profissional em relação aos aspectos farmacocinéticos e farmacodinâmicos dos medicamentos. A ocorrência da polifarmácia pode ser explicada pelo número de doenças crônicas que acometem os idosos, elevada incidência de sintomas e a realização de consulta e tratamento com especialistas diferentes.
A administração de vários medicamentos também pode ser feita por meio da prescrição de agentes farmacológicos, que contenham dois ou mais princípios ativos (associações). Por exemplo, uma pessoa recebe um anti-hipertensivo (composto de um diurético e um beta-bloqueador) e um analgésico potente (composto de um agente anti-inflamatório não esteroidal e um opioíde).
Assim, a somatória do número de medicamentos consumidos é igual a quatro. Portanto, da mesma forma que a polifarmácia, a administração de medicamentos associados possibilita a ocorrência de reações adversas e, muitas vezes, decorrentes das interações entre esses agentes.
Os medicamentos mais comumente utilizados pelos idosos são os que atuam no sistema cardiovascular (anti-hipertensivos, diuréticos, digitálicos e anticoagulantes) que representam, aproximadamente, 45% das prescrições, os de ação no trato gastrointestinal (antiácidos, laxativos) e os ansiolíticos. Cabe ressaltar, que os idosos são grandes consumidores de analgésicos pertencentes à classe dos anti-inflamatórios não-esteroidais.
Esse fato, associado ao declínio da função renal, pode desencadear distúrbios nesse órgão e prejudicar a excreção de outros medicamentos.
Os fármacos que atuam no sistema cardiovascular, no sistema nervoso central, os anticoagulantes, os antibióticos e os analgésicos são considerados os principais agentes iatrogênicos. Essa questão torna-se ainda mais importante quando a pessoa idosa é atendida por diferentes especialistas, cada qual fornecendo uma prescrição específica sem considerar possíveis e frequentes duplicações e as interações medicamentosas. A principal consequência dessa atenção desintegrada é a ocorrência de iatrogenia (1).

O componente curricular Ciências Morfológicas I objetiva capacitar o aluno a identificar, interpretar, analisar e correlacionar a organização estrutural macroscópica e microscópica do corpo humano, com os processos biológicos básicos do desenvolvimento e da estrutura das células e tecidos. Deverá ainda capacitar e propiciar estratégias de trabalho em equipe, desenvolvendo o espírito de cooperação e respeito mútuo. Inserir o aluno no contexto laboratorial de estudo e/ou pesquisas, propiciando o desenvolvimento adequado de tarefas específicas, em consonância à diversidade dos conteúdos, e a utilização adequada da linguagem científica pertinente ao conteúdo.

SAÚDE E SOCIEDADE I 186

·  Estudar os diferentes e complexos fatores biológicos, psicológicos, culturais, sociais e históricos da relação do homem com o cuidar; os primórdios históricos, as mudanças no transcorrer dos períodos na construção da ciência médica, até a contemporaneidade.

·    Refletir e discutir junto ao ingressante as diferentes situações que envolvem o cotidiano do ser humano na construção da saúde/doença.

·     Enfatizar a vivência subjetiva do médico na relação com o paciente e a doença, no contexto coletivo e social.

·     Desenvolver o compromisso ético, humanístico e social com o ser humano e com a comunidade.

·     Desenvolver postura crítica frente às explicações do processo saúde-doença. 

.     Compreender a dimensão psíquica que envolve o adoecer na dinâmica da relação médico-paciente. 

TUTORIA I 30

O projeto pedagógico do curso de Medicina da Universidade de Uberaba, define a tutoria como um componente curricular, presente em todos os períodos do curso, por ter o modelo pedagógico, orientado na metodologia do perfil, que visa evitar a dissociação entre os componentes que compõe o projeto pedagógico. Assim estabelece o sistema tutorial para acompanhar e avaliar os alunos, tanto nos aspectos individuais como nos coletivos. No primeiro ciclo os tutores podem ser médicos e não médicos e no ciclo intermediário e internato só médicos, desde que atendam as competências, habilidades e disponibilidade de tempo para o exercício de sua função. Os tutores devem entender e atuar efetivamente no processo acadêmico, participando ativamente da avaliação dos alunos. O sistema tutorial oferece atendimento especial e pessoal ao aluno quando necessário.

Seus objetivos são:

Promover a integração dos componentes curriculares de cada período, através do PBL como metodologia ativa.

Problematizar a realidade, colocando o aluno como centro do processo de aprendizagem

Desenvolver o potencial humano e ético de cada integrante do grupo e do próprio grupo.

Desenvolver autonomia, pensamento crítico, reflexivo, investigativo e avaliativo. Desenvolver habilidades de comunicação (clareza, concisão, organização, integração interpessoal), e de explorar diferentes materiais didáticos.

Desenvolver habilidades de autoavaliação e avaliação dos pares e do tutor.

METODOLOGIA CIENTÍFICA 42PRIMEIROS SOCORROS 42

Objetivo Geral:

Conhecer e saber aplicar as principais manobras de Suporte Básico de Vida pré-hospitalares em Urgências e emergências clínicas e traumáticas.

Objetivos Específicos:

Diferenciar Suporte Básico de Vida de Suporte Avançado de Vida; Conhecer as medidas de segurança para o socorrista, sua equipe e vítima; Reconhecer a cinemática do trauma;

Realizar o exame primário, reconhecendo lesões de risco de vida; Realizar técnicas de imobilização e controle de sangramento;

Realizar manobras de suporte básico de vida em situações de trauma, parada cardiorrespiratória, engasgamentos, síncopes, alterações de glicemia e pressão arterial, Infarto Agudo do Miocárdio, Acidente Vascular Encefálico, crises convulsivas, acidentes com animais peçonhentos, afogamento e queimaduras;

FELICIDADE E BEM-ESTAR 96

Objetivo geral: Compreender as diferentes dimensões que constituem o homem por meio de um processo que permita o autoconhecimento/ reflexões sobre condições concretas de vida na busca de equilíbrio emocional, bem estar e qualidade de vida.

Objetivos específicos:

- Entender o homem como sujeito integral, em suas múltiplas dimensões formativas;

- Ampliar o universo sócio-cultural compreendendo a importância da arte e cultura no processo de equilíbrio da cognição e afeto/satisfação pessoal;

- Identificar atitudes de promoção à saúde que contribuem para o bem estar e a qualidade de vida;

- Refletir acerca de aspectos presentes no cotidiano e em modos de ser e estar no mundo com foco na descoberta de possibilidades para o autoconhecimento, o equilíbrio emocional e o bem comum.

CIÊNCIAS FISIOLÓGICAS I 126CIÊNCIAS MORFOLÓGICAS II 276SAÚDE E SOCIEDADE II 102TUTORIA II 30ATIVIDADES COMPLEMENTARES 72EDUCAÇÃO FINANCEIRA 96

Objetivo geral: Conhecer e compreender o cenário da política econômica nacional e internacional e suas repercussões nas áreas da Ciência, da Tecnologia, da Educação e do Desenvolvimento.

Objetivos específicos:

- Conhecer e compreender os principais aspectos econômico-financeiros que estão envolvidos no processo de globalização;
- Conhecer e entender os principais aspectos que estão envolvidos nas configurações das políticas macro econômicas e suas repercussões;
- Refletir acerca de como o sistema econômico interfere nos processos de desenvolvimento social e humano;
- Capacitar o estudante para elaborar o planejamento financeiro pessoal.

AGRESSÃO - DEFESA - ADAPTAÇÃO - DOENÇA I 216CIÊNCIAS FISIOLÓGICAS II 84CIÊNCIAS MORFOLÓGICAS III 186FARMACOLOGIA I 42SAÚDE E SOCIEDADE III 72TUTORIA III 30EXTENSÃO 72AGRESSÃO - DEFESA - ADAPTAÇÃO - DOENÇA II 186CIÊNCIAS FISIOLÓGICAS III 72CIÊNCIAS MORFOLÓGICAS IV 114FARMACOLOGIA II 42INTRODUÇÃO A SEMIOTÉCNICA 42INTRODUÇÃO AOS PROCEDIMENTOS ASSISTENCIAIS 72SAÚDE E SOCIEDADE IV 72TUTORIA IV 30FARMACOLOGIA III 72

O componente curricular Farmacologia III se inclui no ciclo intermediário e apresenta conteúdos de farmacologia que contribuem para a formação do aluno sobre aspectos aplicados da farmacologia no dia-a-dia da atividade profissional, de modo que o aluno obtenha competência de analisar quais opções de medicações existem e possa iniciar a aplicação destes conhecimentos considerando aspectos da realidade social e econômica dos indivíduos e da epidemiologia de doenças prevalentes na região. Com esta perspectiva, o componente enfoca a prescrição racional de medicamentos considerando a medicina baseada em evidências e atualização em terapêutica das doenças prevalentes, abordando os fármacos que atuam no sistema cardiovascular, fármacos anti-diabéticos, fármacos que atuam no trato gastrointestinal, SNC, na coagulação sanguínea e nas dislipidemias.

PATOLOGIA ESPECIAL 102

 Os alunos deverão desenvolver habilidades para: 1. Reconhecer o normal e saber diferenciá-lo das alterações morfológicas. 2. Conceituar e reconhecer os processos patológicos e a etiopatogênese das principais doenças dos diferentes sistemas. 3. Aplicar o conhecimento das alterações morfológicas (macro e microscópicas) das doenças para deduzir a fisiopatologia, evolução e complicações nos diferentes órgãos. 4. Buscar nas fontes de informação (livros de texto, periódicos etc.) conhecimentos sobre epidemiologia, etiologia, patogênese, alterações macro e microscópicas, fisiopatologia e aplicá-los na solução de problemas de diagnóstico, tratamento, prognóstico e prevenção de doenças. 5. Identificar, acondicionar e preservar espécimes para exames anátomo-patológicos (biópsias, punções aspirativas e citologias), e prever o tempo necessário para a sua realização. 6. Emitir pedidos de exames anátomo-patológicos, fornecendo informações pertinentes e necessárias para a sua realização.   

SAÚDE E SOCIEDADE V 42

No componente Saúde e Sociedade V, espera-se que o aluno analise e avalie a relação médico paciente identificando, correlacionando, aplicando os conceitos estudados, com autonomia, crítica reflexiva e avaliativa, e atitude de trabalho em equipe. Através de metodologias ativas problematiza a realidade, compreende a dinâmica da relação médico paciente, o processo saúde-doença, identificando oportunidades de intervenção em saúde, expandindo o conhecimento do ser humano em sua complexidade e seu ambiente social, com visão científica e senso crítico de seus conhecimentos, assumindo uma postura ética, como profissional humanista e com compromisso social, de cidadania. 

Neste componente considera-se o hospital como lugar de dor e morte como ofício, o desenvolvimento do método clínico, a análise e interpretação dos vínculos na relação médico-paciente, das habilidades de escuta e de comunicação (verbal e não verbal) em relação ao paciente/família em situação de internação hospitalar, considerando a visão integrada do processo de adoecimento nas diferentes dimensões: sociais, psicológicos, culturais e biológicos, do processo saúde e doença. Além disso, desenvolverá visão crítica-reflexiva sobre a dinâmica da instituição hospitalar, do seu papel de estudante de medicina, da própria postura na situação de atendimento e das ressonâncias destas experiências em sua formação profissional e desenvolvimento pessoal. 

SEMIOLOGIA 384

Objetivo da disciplina é introduzir o aluno na atividade médica, através do estudo e aprendizado da semiotécnica da anamnese e do exame físico, bem como evidenciar a necessidade de uma formação humanística, ética e moral que são indissociáveis à prática médica.

TUTORIA V 30

O projeto pedagógico do curso de Medicina da Universidade de Uberaba, define a tutoria como um componente curricular, presente em todos os períodos do curso, por ter o modelo pedagógico, orientado na metodologia do perfil, que visa evitar a dissociação entre os componentes que compõe o projeto pedagógico. Assim estabelece o sistema tutorial para acompanhar e avaliar os alunos, tanto nos aspectos individuais como nos coletivos. No primeiro ciclo os tutores podem ser médicos e não médicos e no ciclo intermediário e internato só médicos, desde que atendam as competências, habilidades e disponibilidade de tempo para o exercício de sua função. Os tutores devem entender e atuar efetivamente no processo acadêmico, participando ativamente da avaliação dos alunos. O sistema tutoria de oferecer atendimento especial e pessoal ao aluno quando necessário.

Seus objetivos são:

Promover a integração dos componentes curriculares de cada período, através do PBL como metodologia ativa.

Problematizar a realidade, colocando o aluno como centro do processo de aprendizagem

Desenvolver o potencial humano e ético de cada integrante do grupo e do próprio grupo.

EXTENSÃO 72CLÍNICA CIRÚRGICA I 112CLÍNICA MÉDICA I 162PEDIATRIA I 132SAÚDE E SOCIEDADE VI 42SUPORTE AO DIAGNÓSTICO I 84TUTORIA VI 30EXTENSÃO 72CLÍNICA MÉDICA II 162GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA I 122HUMANIDADES MÉDICAS 42PEDIATRIA II 122SAÚDE E SOCIEDADE VII 42SUPORTE AO DIAGNÓSTICO II 72TUTORIA VII 30EXTENSÃO 72CLÍNICA CIRÚRGICA II 162CLÍNICA MÉDICA III 162GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA II 162SAÚDE E SOCIEDADE VIII 54TÓPICOS ESPECIAIS EM CIRURGIA 72TUTORIA VIII 30EXTENSÃO 72INTERNATO EM CLÍNICA MÉDICA I 384

O aluno deverá adquirir habilidades para realizar atenção ampla à saúde, com vistas ao estabelecimento do diagnóstico, orientação terapêutica e do prognóstico, complementando o aprendizado e desenvolvendo atividades relacionadas ao ensino, pesquisa e extensão nos locais estabelecidos. Consolidar a importância da relação médico – paciente, do trabalho em equipes multidisciplinares e dos princípios éticos no contexto da medicina contemporânea.

Propiciar conhecimentos e habilidades solicitar exames complementares essenciais para a definição diagnóstica, considerando a superioridade do método clínico, a especificidade e sensibilidade dos métodos complementares de diagnóstico e a relação de custo benefício dos mesmos na atenção direta à saúde do adulto e do idoso. Adquirir capacidade para o atendimento em clínica geral tanto das patologias crônicas quanto os casos agudos que buscam atendimento na Atenção Primária (consultas eletivas e pronto atendimento).

INTERNATO EM PEDIATRIA I 384INTERNATO EM SAÚDE COLETIVA I 384
  1.  O exercício da integralidade e da clínica ampliada na interlocução entre indivíduo/sociedade (contextualização na coletividade e suas dimensões histórica, social, política, cultural, ambiental, intersubjetiva, dentre outras).
  2. A vivência de situações nas quais haja interlocução com as áreas de vigilância em saúde, gestão, planejamento e participação/controle social, estimulando a experiência multiprofissional no processo de cuidado.
  3. A compreensão das práticas que articulem adequadamente tecnologias leves (relacionais/comunicacionais), leves-duras (protocolos clínicos/epidemiológicos) e duras (equipamentos) – suas especificidades numa proposição crítico-reflexiva.
  4. O desenvolvimento do senso crítico-reflexivo sobre a própria prática e a busca dinâmica e permanente pelo saber em bases fundamentadas.

Objetivos Específicos:

1. Realizar atendimento individual em Atenção Primária em Saúde de acordo com os princípios da Abordagem Centrada na

Pessoa e com resolutividade, com discussão permanente das necessidades de cada pessoa.

2. Realizar visitas domiciliares em Atenção Primária em Saúde, com critérios definidos e com permanente discussão das

propostas de intervenção necessárias com a Equipe de Saúde da Família.

3. Realizar ações de Educação em Saúde com a comunidade juntamente com a Equipe de Saúde da Família.

4. Realizar ações de Educação em Saúde com a Equipe de Saúde da Família visando à educação continuada e permanente.

5. Realizar e/ou aprimorar o diagnóstico local de saúde da Equipe de Saúde da Família.

6. Participar de reuniões dos Conselhos de Saúde existentes: Conselho Local, Distrital e Municipal de Saúde.

7. Participar das atividades de Vigilância em Saúde do território de abrangência: Vigilância Ambiental, Epidemiológica e

Sanitária.

8. Participar da coleta e análise das informações em saúde dos Sistemas de Informação da Atenção Básica.

9. Analisar criticamente o processo de trabalho na Equipe de Saúde da Família, com foco nas atribuições individuais de

cada membro da equipe, segundo a Política Nacional de Atenção Básica vigente no Brasil.

10. Utilizar as ferramentas de comunicação mais adequadas no atendimento individual e coletivo.

11. Propor e colaborar na realização de pesquisas científicas que se mostrem necessárias ao território de saúde.

12. Analisar a complexidade da Atenção Primária à Saúde.

13. Analisar a rede de atenção à saúde organizada no município.

14. Discutir e exercer os princípios da ética médica e da relação médico-paciente.

15. Vivenciar a resolutividade com ações de baixa densidade tecnológica.

16. Propor hipóteses diagnósticas diversas e adequadas, além de estabelecer condutas embasadas numa proposta

terapêutica singular.

17. Abordar o paciente com muitas queixas, sendo estas muito indiferenciadas e identificando as somatizações.

18. Treinar urgências e emergências no nível básico da atenção à saúde e em serviço móvel.

19. Conhecer e exercer a referência e contra referência.

TUTORIA IX 24INTERNATO EM CLÍNICA MÉDICA II 192INTERNATO EM GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA I 384INTERNATO EM MEDICINA INTERNA 384TUTORIA X 24ATIVIDADES COMPLEMENTARES 72INTERNATO EM CLÍNICA CIRÚRGICA GERAL 384INTERNATO EM GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA II 192INTERNATO EM PEDIATRIA II 384INTERNATO EM SAÚDE COLETIVA E SAÚDE MENTAL 192TUTORIA XI 24INTERNATO EM CLÍNICA CIRÚRGICA ORTOPÉDICA 192INTERNATO EM ESPECIALIDADES ELETIVAS 192INTERNATO EM MEDICINA DE URGÊNCIA 384INTERNATO EM SAÚDE COLETIVA II 192TUTORIA XII 24EXT.: ALONGUE-SE 72

Objetivos Gerais:

- Compreender a formação cidadã como processo educativo construído a partir da reflexão, diálogo e interação com questões contemporâneas presentes nos contextos sociais;

- Promover a relação ensino-comunidade no âmbito do projeto pedagógico do Curso;

- Estabelecer correlação entre os componentes curriculares do curso para aquisição de competências que visem a melhoria da sociedade;

- Problematizar o cenário real estabelecendo relação entre as demandas da comunidade e a formação crítica-reflexiva do egresso;

- Favorecer a integração entre ensino e extensão, onde os alunos, atentos as necessidades da comunidade interna e externa, poderão aplicar na prática, conceitos desenvolvidos na teoria, contribuindo assim, para sua formação por meio da construção do conhecimento pautada na integração teoria-prática.

Objetivos Específicos:

- Participar de programas e /ou projetos de extensão na sociedade que permitam a articulação de conhecimentos construídos e os contextos sociais;

- Contribuir na busca de alternativas para minimizar problemas sociais;

- Proporcionar a comunidade interna e externa um cenário de práticas voltadas para o bem-estar e qualidade de vida por meio de técnicas de alongamento que visam manter e ampliar a flexibilidade articular e muscular e conscientização corporal, tendo em vista, que a redução da flexibilidade é um fator favorável para desconfortos musculoesqueléticos e perdas funcionais;

- Ofertar exercícios físicos orientados de alongamento aos colaboradores e discentes da Universidade, aos coloboradores do Hospital Universitário Mário Palmério (MPHU) e à comunidade externa, visando a interação e formação de vínculos, o bem-estar, a elevação da autoestima e a promoção da qualidade de vida através de uma intervenção humanizada e colaborativa;

- Avaliar a condição física musculoesquelética dos participantes do projeto por meio de instrumentos avaliativos e registros de coleta de dados;

- Estimular a prática de exercícios físicos de alongamento, fortalecimento muscular e relaxamento com vistas à melhora da qualidade de vida geral e no ambiente de trabalho;

- Promover atividades de socialização e interação entre os colaboradores e acadêmicos dos cursos envolvidos proporcionando trocas de experiências e vínculos socioafetivos;

- Contribuir para a prevenção e redução de queixas álgicas e afastamentos por distúrbios musculoesqueléticos;

-  Preparar os alunos envolvidos no projeto para atuar com práticas de alongamento corporal;

- Desenvolver o senso crítico dos alunos envolvidos e a capacidade de planejamento de atividades a partir de estudos pautados na leitura e interpretação de textos científicos que abranjam temas voltados à metodologias de treinamento de flexíbilidade e melhoria da qualidade de vida proporcionada pelos exercícios físicos.

EXT.: AMIZADE COMPATÍVEL - UMA DOAÇÃO PARA A VIDA 72

Objetivos Gerais:

- Compreender a formação cidadã como processo educativo construído a partir da reflexão, diálogo e interação com questões contemporâneas presentes nos contextos sociais.

Promover a relação ensino-comunidade no âmbito do projeto pedagógico do Curso;

Estabelecer correlação entre os componentes curriculares do curso para aquisição de competências que visem a melhoria da sociedade;

Problematizar o cenário real estabelecendo relação entre as demandas da comunidade e a formação crítica-reflexiva do egresso;

- Compreender a formação cidadã como processo educativo construído a partir da reflexão, diálogo e interação com questões contemporâneas presentes nos contextos sociais.

- Abordar de forma humanizada a temática doação de sangue e de medula óssea

Objetivos Específicos:

-Participar de programas e /ou projetos de extensão na sociedade que permitam a articulação de conhecimentos construídos e os contextos sociais.

- Contribuir na busca de alternativas para minimizar problemas sociais.

-Participar de ações extensionistas na sociedade que permitam a articulação de conhecimentos construídos e os contextos sociais.

- Contribuir na busca de alternativas para minimizar problemas sociais.

- Avaliar os componentes curriculares em estudo e as possibilidades de aplicação de conhecimentos nos contextos sociais com o intuito de contribuir para o enriquecimento da proposta pedagógica do Curso.

- Perceber a articulação entre ensino/pesquisa /extensão no processo pedagógico do curso que se concretiza de modo interdisciplinar nas dimensões da política, da educação, da ciência, da tecnologia e da cultura.

- Avaliar as vivências realizadas nos programas e projetos de extensão.

EXT.: ATENÇÃO INTEGRAL AO DIABÉTICO 72EXT.: EXERCITE HIPER 72

Compreender a formação cidadã como processo educativo construído a partir da reflexão, diálogo e interação com questões contemporâneas presentes nos contextos sociais.

Promover a relação ensino-comunidade no âmbito do projeto pedagógico do Curso.

Estabelecer correlação entre os componentes curriculares do curso para aquisição de competências que visem a melhoria da sociedade.

Problematizar o cenário real estabelecendo relação entre as demandas da comunidade e a formação crítica-reflexiva do egresso.

Proporcionar a comunidade interna e externa um cenário de prescrição de exercício físico, orientado pelas diretrizes internacionais e nacionais, voltadas para a saúde e qualidade de vida por meio de exercícios físicos aeróbio e resistido que visam melhora da aptidão física e controle fisiopatológico.

Objetivos específicos:

-Participar de programas e /ou projetos de extensão na sociedade que permitam a articulação de conhecimentos construídos e os contextos sociais.

_Contribuir na busca de alternativas para minimizar problemas sociais.

_ Ofertar exercício físico, orientado

_ Preparar os alunos para atuar na prescrição de exercício físico para um público em específico.

_Desenvolver o senso críticos e o planejamento de atividades a partir de estudos pautados na leitura interpretação de textos científicos que abranjam temas voltados à prescrição de Exercício para hipertensos, bem como as avaliações física e funcional para este público.j

EXT.: SIMPAE - SERVIÇO DE INFORMAÇÕES SOBRE MEDICAMENTOS 72

Objetivos Gerais:

- Compreender a formação cidadã como processo educativo construído a partir da reflexão, diálogo e interação com questões contemporâneas presentes nos contextos sociais.

Promover a relação ensino-comunidade no âmbito do projeto pedagógico do Curso;

Estabelecer correlação entre os componentes curriculares do curso para aquisição de competências que visem a melhoria da sociedade;

Problematizar o cenário real estabelecendo relação entre as demandas da comunidade e a formação crítica-reflexiva do egresso;

Realizar ações de informações/ educação e esclarecer dúvidas quanto ao uso de medicamentos que contribuam com a promoção do uso racional de medicamentos para a comunidade.

Objetivos Específicos:

O aluno extensionista deverá estar apto a:

- -Participar de programas e /ou projetos de extensão na sociedade que permitam a articulação de conhecimentos construídos e os contextos sociais.

- Contribuir na busca de alternativas para minimizar problemas sociais.

Realizar pesquisas efetivas sobre medicamentos em fontes acessíveis e confiáveis;

- Realizar a redação de respostas compreensíveis, respeitosas e pautadas no uso racional de medicamentos das perguntas recebidas pelo projeto;

- Propor, planejar e executar ações de informações/ educação para a comunidade que promovam o uso racional de medicamentos

EXT.: SUPORTE BÁSICO DE VIDA 72

Objetivos Gerais:

- Compreender a formação cidadã como processo educativo construído a partir da reflexão, diálogo e interação com questões contemporâneas presentes nos contextos sociais.

Promover a relação ensino-comunidade no âmbito do projeto pedagógico do Curso;

Estabelecer correlação entre os componentes curriculares do curso para aquisição de competências que visem a melhoria da sociedade;

Problematizar o cenário real estabelecendo relação entre as demandas da comunidade e a formação crítica-reflexiva do egresso;

Fazer com que os acadêmicos dos cursos da área da Saúde da Universidade de Uberaba adquiram um contato precoce com o Suporte Básico de Vida, em um núcleo de educação permanente de modo a aprimorar essas condutas

Disseminar informações e condutas básicas de Suporte Básico de Vida para o maior número de indivíduos da comunidade.

Objetivos Específicos:

-Participar de programas e /ou projetos de extensão na sociedade que permitam a articulação de conhecimentos construídos e os contextos sociais.

- Contribuir na busca de alternativas para minimizar problemas sociais.

-Despertar nos alunos dos cursos da área da Saúde da Universidade de Uberaba o interesse em aprimorar o conhecimento e a prática,  diante das manobras preconizadas pelo SBV

- Fazer parceria com diversas instituições, especialmente aquelas envolvidas com grande número de pessoas, com o intuito de treinar a população em SBV

- Disseminar conteúdos de suporte básico de vida para os jovens estudantes do ensino médio e seus professores, para os colaboradores e alunos da Universidade de Uberaba que pertençam a diferentes áreas do conhecimento e para a comunidade em geral, tornando-os uma ferramenta propagadora desses conceitos para as famílias e para a comunidade como um todo, a fim de que cada vez mais pessoas sejam capazes de prestar atendimentos pré-hospitalares básicos em emergências;

EXT.: STREET STORE - AMIGOS DO IGOR LOMBARDI PENHALVER 72EXT.: VELHO AMIGO 72

Objetivos Gerais:

- Compreender a formação cidadã como processo educativo construído a partir da reflexão, diálogo e interação com questões contemporâneas presentes nos contextos sociais.

Promover a relação ensino-comunidade no âmbito do projeto pedagógico do Curso;

Estabelecer correlação entre os componentes curriculares do curso para aquisição de competências que visem a melhoria da sociedade;

Problematizar o cenário real estabelecendo relação entre as demandas da comunidade e a formação crítica-reflexiva do egresso;

Possibilitar ao acadêmico da área da saúde o despertar da humanização através do contato com o idoso institucionalizado e em vida comunitária.

Objetivos Específicos:

  1. Participar de programas e /ou projetos de extensão na sociedade que permitam a articulação de conhecimentos construídos e os contextos sociais.
  2. Contribuir na busca de alternativas para minimizar problemas sociais.
  3. Promover contato direto do acadêmico com pessoas acima de 60 anos institucionalizados e em vida comunitária
  4. Instigar no acadêmico, através da promoção de cuidados aos idosos, a visão holística do cuidado em saúde.
  5. Promover a atenção à saúde bucal dos idosos institucionalizados e em vida comunitária, através da prevenção e promoção de saúde objetivando, assim, uma melhor qualidade de vida
  6. Permitir que o acadêmico aprenda a lidar com diferentes situações e sentimentos, como forma de incitar o aprendizado pessoal e a criatividade.
  7. Verificar as deficiências encontradas na instituição e na vida comunitária para promover capacitações e resoluções cabíveis.
EXT.: VIVENDO O ATLETISMO 72

Objetivos Gerais:

Promover a relação ensino-comunidade no âmbito do projeto pedagógico do Curso;

Estabelecer correlação entre os componentes curriculares do curso para aquisição de competências que visem a melhoria da sociedade;

Problematizar o cenário real estabelecendo relação entre as demandas da comunidade e a formação crítica-reflexiva do egresso;

Proporcionar a vivência e iniciação esportiva na modalidade Atletismo para crianças e adolescentes (06 a 13 anos).

Objetivos Específicos:

  • Desenvolver habilidades motoras básicas (correr, saltar, arremessar, lançar).
  • Desenvolver e otimizar capacidades físicas (resistência, força, flexibilidade, agilidade, etc).
  • Promover uma melhor qualidade de vida.
  • Expor a importância de um estilo de vida saudável e ativo.
  • Ensinar através do esporte aspectos éticos sociais (respeito, solidariedade, amizade, espírito de equipe).
  • Para os alunos (graduandos em educação física), proporcionar a experiência e possibilidade de relacionar a teoria com a prática.
EXT.: FÓRMULA DE CUIDADO 72

Objetivos Gerais:

- Compreender a formação cidadã como processo educativo construído a partir da reflexão, diálogo e interação com questões contemporâneas presentes nos contextos sociais.

- Promover a relação ensino-comunidade no âmbito do projeto pedagógico do Curso;

- Estabelecer correlação entre os componentes curriculares do curso para aquisição de competências que visem a melhoria da sociedade;

- Problematizar o cenário real estabelecendo relação entre as demandas da comunidade e a formação crítica-reflexiva do egresso;

- Prevenir doenças de alta incidência na população e desta forma promover a saúde da mesma através do desenvolvimento de campanhas educativas na comunidade interna e externa,

- Promover o uso racional de medicamentos.

Objetivos Específicos:

- Participar de programas e /ou projetos de extensão na sociedade que permitam a articulação de conhecimentos construídos e os contextos sociais.

- Contribuir na busca de alternativas para minimizar problemas sociais.

- Complementar o desenvolvimento da formação profissional dos alunos da área da saúde, aprimorando suas habilidades relacionadas a prática do cuidado ao paciente;1

- Realizar campanhas educativas para promoção da saúde abordando condições de alta prevalência na sociedade como hipertensão arterial, diabetes, obesidade, fotoeducação, armazenamento e descarte de medicamentos bem como o uso racional destes medicamentos.

Qual a importância do conhecimento básico sobre medicação para o cuidado com o idoso?

O uso racional de medicamentos pelos idosos é fundamental para evitar gastos excessivos com múltiplos medicamentos e prevenir internações desnecessárias, de modo a desonerar o sistema público de saúde bem como assegurar boa qualidade de vida a esses indivíduos.

Qual a importância de conhecer os medicamentos que o paciente já utiliza?

A importância do paciente se dá pelo fato de ser ele quem descreve o que está sentindo e de ser quem vai aderir ou não à indicação médica, pois, se ele não seguir as recomendações prescritas e não utilizar corretamente os medicamentos, na mai- oria das vezes, o tratamento não alcançará o objetivo esperado2,13.

Porque devo ter maior cuidado na administração de medicamentos em idosos?

O uso inadequado de medicação pode ser muito perigoso, gerando danos à saúde, efeitos colaterais e, nas situações mais graves, principalmente em idosos, levar à morte. Por isso, saber utilizá-los de forma correta é fundamental.

Qual a importância da enfermagem no atendimento relacionado à pessoa idosa?

A enfermagem tem um papel importante em acompanhar e orientar pacientes idosos e familiares, o enfermeiro exerce uma importante função à viabilização a Sistematização da Assistência aos pacientes contribuindo para a promoção proteção, recuperação e reabilitação da saúde do indivíduo e família.