Qual a importância do processo de globalização para a atuação das empresas multinacionais transnacionais?

As multinacionais – que também são chamadas de transnacionais ou empresas globais – são aquelas companhias que atuam em vários territórios no mundo, tanto com a dispersão de seus produtos entre as mais diferentes populações do planeta quanto com a expansão de suas fábricas para vários países. No contexto da globalização, as multinacionais exercem papel de destaque na economia mundial.

Se você começar a observar o seu cotidiano, perceberá que ele está repleto de produtos pertencentes a marcas de origem estrangeira, mesmo que a fábrica dessas mercadorias encontre-se em solo nacional. Isso acontece porque, com o avanço do sistema capitalista, essas empresas passaram a realizar suas atividades comerciais em todo o mundo. Assim, desde o nosso vestuário até aquilo que comemos e bebemos, existe um grande número de produtos fabricados por empresas globais.

Do ponto de vista histórico, o principal marco desse processo de expansão das empresas multinacionais pelo mundo foi a abertura comercial da China, um país autodenominado socialista e que tinha sua economia fechada ao mercado estrangeiro. Hoje, as ruas das cidades chinesas retratam em suas paisagens essa verdadeira “invasão” de empresas globais, que buscam mais consumidores na grandiosa população desse país.

Qual a importância do processo de globalização para a atuação das empresas multinacionais transnacionais?

Publicidade da Coca-Cola em um pequeno ponto comercial em Guangzhou, na China *

Por falar em história, foi a partir da segunda metade do século XX que as empresas multinacionais intensificaram seu processo de expansão pelo mundo, o que gerou uma ampliação em nível global da disputa econômica entre elas pelo mercado. Nesse sentido, muitas delas conquistaram um crescimento ainda maior por meio da fusão ou compra de outras empresas, dominando mercados localizados e alguns segmentos comerciais globais.

Como já dissemos, essas empresas não transferem apenas os seus produtos, mas boa parte de seu processo produtivo para outros países. Muitas delas optam por países subdesenvolvidos e emergentes, pois eles possuem uma grande quantidade de mão de obra a preços menores, além de garantir um fácil acesso às matérias-primas e aos mercados consumidores desses países. Em alguns segmentos, há a distribuição da produção em várias partes, com cada peça de um mesmo produto sendo produzida em um local diferente do planeta e a montagem final em um outro país, nas fábricas chamadas de maquiladoras.

Por um lado, essa expansão internacional das fábricas permitiu a industrialização de países economicamente menos desenvolvidos, o que inclui o Brasil, gerando mais empregos. Por outro lado, esse processo gerou uma grande dependência econômica, haja vista que a maior parte dessas empresas transnacionais é oriunda de países desenvolvidos, que abrigam suas sedes e recebem a maior parte de seus lucros.

Em resumo, podemos dizer que a globalização vem integrando as diferentes partes do planeta não apenas na comunicação e nos transportes, mas também na economia, de modo que as relações comerciais e produtivas encontram-se cada vez mais integradas. As multinacionais são, portanto, uma das principais expressões da modernidade.

* Créditos da imagem: testing / Shutterstock


Por Me. Rodolfo Alves Pena

Índice:

  1. Qual é o papel das transnacionais na globalização?
  2. Quais são as principais características das empresas transnacionais?
  3. Que alternativa pode ser considerada como uma característica das empresas transnacionais?
  4. Qual o papel das grandes corporações transnacionais?
  5. Qual o principal objetivo das transnacionais?
  6. Quais são as principais características das empresas multinacionais?
  7. O que é globalização quais suas características?
  8. Quando deve ser feita a comunicação de venda?
  9. Por que a comunicação corporativa é importante?
  10. Qual é o processo de comunicação?
  11. Qual a importância da comunicação?

Qual é o papel das transnacionais na globalização?

A globalização é um processo de fundamental importância para a atuação das empresas transnacionais, pois proporciona todo o aparato técnológico para os serviços de telecomunicação, transporte, entre outros, fatores essenciais para a realização eficaz das atividades econômicas em escala global.

Quais são as principais características das empresas transnacionais?

As empresas transnacionais são grandes corporações que atuam em diferentes países, gerando empregos e renda para grande parte da população local. Algumas dessas empresas possuem campo de atuação em várias partes do planeta e em diversos segmentos: industrial, alimentício, têxtil, tecnológico, entre outros.

Que alternativa pode ser considerada como uma característica das empresas transnacionais?

Dentre as características das empresas multinacionais, citam-se: a facilidade de deslocamento dessas empresas e seus produtos pelo mundo, a utilização de mão de obra barata e matérias-primas acessíveis para a redução dos gastos na produção e sua presença em cidades globais (somente suas sedes).

Qual o papel das grandes corporações transnacionais?

A atuação das corporações transnacionais é essencial para o entendimento da expansão do livre comércio, uma vez que mais da metade do comércio internacional é feito entre filiais e matrizes de empresas multinacionais.

Qual o principal objetivo das transnacionais?

Transnacional é uma empresa estrangeira geralmente de um país desenvolvido que se instala em um país subdesenvolvido, elas tem como objetivo de aumentar sua produção e lucro, ao se instalar em um país de 2° mundo, a mão de obra é bem mais barata, a cada dia ela ganha mais influência sob o país onde está instalada, ...

Quais são as principais características das empresas multinacionais?

As empresas multinacionais são caracterizadas por possuírem uma matriz em um determinado país e atuarem em vários outros países através da instalação de filiais. São grandes empresas que objetivam expandir seu mercado consumidor e lucratividade, instalando filiais em outras nações.

O que é globalização quais suas características?

A globalização consiste em um processo onde ocorre a aproximação de diferentes nações do mundo todo. Essa aproximação pode estar relacionada a um contexto cultural, econômico, político e/ou social. Um dos objetivos da globalização é o de estabelecer uma integração internacional entre os mercados de diferentes países.

Quando deve ser feita a comunicação de venda?

  • A comunicação de venda precisa ser feita dentro de 30 dias após a venda do veículo. Ou seja, na emissão na nota fiscal, ou se for o caso, quando recebeu o valor do veículo. Nesse caso você precisará ir até o DETRAN ou despachante para que eles possam analisar melhor o caso é lhe orientar qual melhor forma de se resolver esse problema.

Por que a comunicação corporativa é importante?

  • Reforçando o que vimos até aqui, podemos dizer que a comunicação corporativa é um item fundamental da comunicação, como o próprio nome indica, que precisa ser estudado e colocado em prática em toda a organização para potencializar a eficiência do trabalho corporativo.

Qual é o processo de comunicação?

  • O processo de comunicação consiste na transmissão de informação entre um emissor e um receptor que descodifica (interpreta) uma determinada mensagem.

Qual a importância da comunicação?

  • Através da comunicação, os seres humanos e os animais partilham diferentes informações entre si, tornando o ato de comunicar uma atividade essencial para a vida em sociedade. Desde o princípio dos tempos, a comunicação foi de importância vital, sendo uma ferramenta de integração, instrução, de troca mútua e desenvolvimento.

Qual a importância da globalização na atuação das empresas transnacionais?

A globalização é um processo de fundamental importância para a atuação das empresas transnacionais, pois proporciona todo o aparato técnológico para os serviços de telecomunicação, transporte, entre outros, fatores essenciais para a realização eficaz das atividades econômicas em escala global.

Qual a importância do processo de globalização para as empresas?

Por meio da globalização econômica, há o aumento das disputas comerciais, além da acentuação dos diversos fluxos e do papel dos organismos financeiros internacionais.

Por que o processo de globalização favorece a disseminação de Empresas Transnacionais ao redor do mundo?

Vantagens da Globalização Isso ocorreu graças aos avanços tecnológicos no campo da comunicação e dos meios de transporte, cada vez mais rápidos e eficientes, fruto principalmente da Revolução Técnico-Científica-Informacional.

Qual é a importância das empresas multinacionais?

As empresas multinacionais estabeleceram um marco histórico no capitalismo, pois superaram em poder os Estados-nação e deram início a uma nova configuração da economia mundial, em que a dimensão predominante passa a ser a da mobilidade da produção dos bens e serviços, além de contribuírem para amadurecimento da ...