Qual a importância e o impacto econômico da logística de transporte e distribuição?

Considerando a evolução do sistema capitalista ao longo dos séculos e as transformações que permitiram a integração mundial, podemos dizer que, sob muitos aspectos, a evolução da Globalização é, pois, uma série contínua de evolução nos meios de transporte. Portanto, a questão dos transportes na era da Globalização envolve uma dinâmica de transformações cada vez mais aceleradas e produtoras de uma interdependência.

Aliados à evolução nos sistemas de comunicação, os meios de transporte permitiram a ocorrência daquilo que se assinalou como a compressão do tempo e do espaço, em que as distâncias do mundo “encurtaram”, ou seja, podem ser mais facilmente percorridas, reduzindo gastos e também tempo em deslocamentos e emissão de mensagens. Com isso, a globalização gerou o desencadeamento de uma rede de fluxos de informações e serviços que interliga vários pontos do globo entre si.

Essa questão da interdependência entre os sistemas de transporte e a globalização explica-se pelo fato de as práticas humanas modificarem-se a partir da transformação das técnicas. São as técnicas e os objetos técnicos que atuam no processo de constituição das práticas sociais e na transformação do espaço geográfico. Com a evolução do capitalismo, as técnicas reproduzidas nos meios de transporte foram ganhando novas formas, funções e tecnologias mais avançadas.

Inicialmente, nas últimas décadas do século XV até o início do século XVI, os meios de transporte eram limitadores do alcance das práticas comerciais até mesmo na comercialização de produtos perecíveis. O desenvolvimento da navegação marítima permitiu, além da expansão colonial europeia, uma maior amplitude em termos comerciais, passando a integrar diferentes regiões do planeta por diferentes rotas. A produção de matérias-primas e de produtos manufaturados e o consequente desenvolvimento das sociedades puderam, então, consolidar-se no período chamado de Capitalismo Comercial.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Posteriormente, com os avanços promovidos pela Primeira e Segunda Revoluções Industriais até o final do século XIX, os meios de transporte conheceram um novo salto com a invenção da máquina a vapor e o meio ferroviário, bem como o maior desenvolvimento da navegação. Esses instrumentos permitiram, então, a integração intraterritorial em vários países e continentes, além de intensificar as trocas comerciais internacionais.

O século XX, por sua vez, foi o século do desenvolvimento rodoviário e também do transporte aéreo, sobretudo com a III Revolução Industrial, também conhecida como Revolução Técnico-Científica Informacional. Com isso, cargas, produtos e pessoas puderam ser mais facilmente deslocados, permitindo a integração com os pontos mais remotos, fator necessário e vital para a atual complexidade da globalização. Se antes uma mercadoria ou mensagem levava dias ou, a depender da distância, até meses para chegar, hoje em dia é possível comunicar-se ou se deslocar rapidamente mesmo entre os locais de distância mais extrema.

Portanto, podemos perceber que os transportes são de fundamental importância para o fluxo de informações da economia moderna, que se estende em uma lógica macroespacial. Se hoje temos os acordos internacionais, os blocos econômicos e o deslocamento de produtos e matérias-primas na Divisão Internacional do Trabalho, é porque foi possível conceber uma rede de transportes que se torna, a cada dia, mais dinâmica e mais vital para o funcionamento da economia.

Abstract

Resumo: O transporte é um dos elementos mais visíveis das operações logísticas. Como consumidores, estamos acostumados a ver caminhões trens transportando, produtos estacionados em um depósito de distribuição então e de vital importância para a economia e para qualquer empresarial. A Logística por essência e responsável por gestão, ou seja, planejamento, operação e controle de todo o fluxo de material e de informações de qualquer natureza. A Logística fornece condições para que haja um planejamento de produção, suprimentos e distribuição, evitando a falta de produtos no ponto de venda, portanto a administra fluxo de informações. Antigamente, era tudo registrado através de papéis, e a medida que a informática trouxe oportunidades novas, as informações contidas nos papéis foram substituídas pela informação no computador. Custos de transporte e de estoques são muito importantes, do ponto de vista logístico, dentro deles, os custos de combustível e de capital costumam ser os fundamentais. A relevância da logística e influenciada diretamente pelos custos associados a suas atividades. Fatores de peso estão influenciando o incremento dos custos logísticos. Dentre eles, os mais relevantes são: o aumento da competição internacional, as alterações populacionais, a crescente escassez de recursos e a atratividade cada vez maior da mao-de-obra no Terceiro Mundo. Diante desta economia que sofreu e continua sofrendo grandes mudanças, a logística está ganhando uma nova dimensão, integrando toda atividade, desde a matéria prima ao cliente final. Quando se compete por maior participação no mercado, distribuição eficiente e eficaz, a logística e a vantagem necessária para se tornar competitivo.

Qual a importância da logística para a economia?

Como uma atividade complexa e ampla, a Logística é de grande influência na economia. De forma macro, viabiliza que os produtos adquiridos sejam entregues aos clientes, proporcionando assim o fluxo de informações e pedidos.

Qual é a importância da logística de transporte?

A logística de transporte é um ramo da logística que avalia cada entrega e determina qual é a forma mais econômica, ágil e segura de atender às demandas do consumidor. Por essa razão, representa um elo muito importante dentro na relação entre a empresa e o cliente.

Qual sua importância para distribuição e a logística de uma empresa?

A importância da logística para as empresas é inquestionável, afinal, mais do que um setor operacional, ela é uma área estratégica, capaz de proporcionar uma melhor experiência para o consumidor e ainda reduzir custos. É por isso que investir em logística é essencial para o crescimento de qualquer tipo de negócio.

Qual a importância da logística para o crescimento econômico e a melhoria da qualidade de vida da população brasileira?

A logística praticada de forma eficiente e eficaz, e considerada como estratégica por governos e empresários, é um dos caminhos para se combater custos desnecessários e integrar todas as regiões e habitantes aos sistemas de produção e consumo estabelecidos.