Qual a influência das correntes marítimas para o clima no norte da Europa?

Os rios europeus são importantes elementos presentes na história e no desenvolvimento do velho continente.

Clima

Vários fatores influenciam o clima europeu; latitude, relevo, maritimidade, correntes marítimas ( corrente do Golfo) e ventos da região Ártica, do Saara e principalmente do Oceano Atlântico.

O clima de maior ocorrência na Europa é o temperado continental. Na porção norte ocorre clima subpolar; na porção sul, clima mediterrâneo; no litoral ocidental, clima temperado oceânico; nas areas de dobramentos modernos, clima frio de montanha.

No clima temperado continental, a amplitude térmica  é maior que no temperado oceânico. Essa diferença decorre da maritimade, que mantém as temperaturas mais constantes ao longo do ano no clima temperado oceânico.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Hidrografia

?Com superfície  relativamente pequena e relevo pouco uniforme, a Europa não possui rios do porte do Amazonas (Brasil) ou do mississipi (Estados Unidos). Apenas na grande planicie russa os cursos percorrem maiores distâncias. Apesar disso, a rede hidrográfica europeia, bem como seus mares e oceanos, tem sido fundamental na história e na econômia do continente.

A hidrografia europeia foi essencial para o desenvolvimento das relações comerciais do continente, pois possibilitou o transporte de grande quantidade de produtos agrícolas a baixo custo. Os muitos rios europeus de planícies possui longos trechos navegáveis, facilitando o comércio entre diferentes regiões.

Enquadram-se nesse caso os rios Volga, Danúbio e Reno, além do Rio Tâmisa, na Inglaterra, e do Rio Sena, na França.

O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. O Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor. Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: http://www.brasilescola.com.

As correntes oceânicas interferem e exercem grande influência no clima local de diversas partes do globo terrestre

Publicado em 05 de agosto de 2016

Qual a influência das correntes marítimas para o clima no norte da Europa?

Foto: MorgueFile

Karine de Almeida Paula: Geógrafa, Mestre em Arquitetura e Urbanismo. Professora nos cursos de Engenharia Ambiental e Gestão Ambiental da Univiçosa

As correntes oceânicas interferem e exercem grande influência no clima local de diversas partes do globo terrestre. Tais correntes correspondem às massas de água que migram em distintos rumos ao longo dos oceanos e mares e se mostram como fatores de variação da temperatura do ar e umidade.

As correntes não se mostram homogêneas quanto às suas características e origem podendo ser classificadas em: correntes quentes e correntes frias. Estas correntes, frias ou quentes, levam consigo suas características para distintas localidades. Correntes oceânicas quentes que se dirigem para os polos possuem um efeito moderador do frio. Como exemplo, é possível mencionar a Corrente do Atlântico Norte, que, por ser uma extensão da Corrente do Golfo (quente) transporta aguas mais quentes para as altas latitudes da Europa Ocidental, e acaba por manter as temperaturas mais altas para aquelas latitudes (STEINKE, 2012).

Havendo um maior aquecimento das águas o processo de evaporação também se mostra maior favorecendo o processo de formação de nuvens e, consequentemente, levando a precipitação. O processo de evaporação e precipitação intensificam a umidade na localidade.

Um exemplo de corrente oceânica fria seria a corrente de Humboldt. Esta corrente constitui-se como um grande exemplo de como as correntes marítimas interferem no clima, fazendo surgir paisagens que, aparentemente, não estão relacionadas a elas, como os desertos. Em decorrência de suas baixas temperaturas esta corrente não gera muita umidade fazendo com que o seu ambiente ao redor fique seco. Logo, os ambientes litorâneos próximos (no caso a costa do território do Chile) recebem pouca umidade o que somado a outros fatores faz com que se constitua o conhecido Deserto do Atacama.

Há de se destacar também que uma outra função das correntes marítimas em relação ao clima global seria a distribuição das temperaturas impedindo, assim que as áreas que recebem mais radiação solar fiquem continuamente mais quentes e as áreas polares fiquem continuamente mais frias, afinal distribuem o calor.

A corrente do Golfo é um tipo de corrente marítima, esta que nada mais é que verdadeiros rios de águas salgadas que correm nos oceanos. Elas são originadas pela circulação dos ventos, pelo movimento de rotação da Terra.

Publicidade

As correntes marítimas possuem direção constante e influenciam no clima de diversas regiões da terra onde atuam, pois transportam consigo temperaturas e umidades variadas.

A Corrente do Golfo

A Gulf-stream, termo de denominação em inglês, é uma corrente marítima quente se origina nas Antilhas e banha grande parte da costa leste da América do Norte, aquecendo o clima no Golfo do México.

Por possuir águas quentes favorece a evaporação contribuindo para o aumento da pluviosidade na região do Golfo.

Essa corrente marítima vai até a porção Oeste do continente Europeu ajudando a amenizar as baixas temperaturas no inverno naquela área do continente.

A Corrente faz parte de um sistema geral de rotação no sentido horário no Atlântico Norte. Assim, é alimentada pela Corrente Equatorial do Norte que flui para o oeste.

Qual a influência das correntes marítimas para o clima no norte da Europa?
Corrente do Golfo indicada em duas diferentes situações. (Imagem: Reprodução)

Na costa nordeste da América do Sul, essa corrente se divide na Corrente do Caribe, que passa pelo Mar do Caribe e pelo Canal de Yucatán até o Golfo do México e pela Corrente das Antilhas, que flui para o norte e leste das Índias Ocidentais.

Publicidade

A Corrente do Caribe ressurge no Atlântico através do Estreito da Flórida entre Flórida e Cuba para formar a Corrente da Flórida.

Lá, o caminho da Corrente do Golfo se “torce” enquanto enormes redemoinhos de água quente se soltam. Uma parte da Corrente do Golfo forma uma contracorrente que flui para o sul e depois para o oeste.

A contracorrente se junta à Corrente do Golfo em seu lado marítimo ao longo da costa da Flórida.

Publicidade

Preocupações com a mudança climática

Como muitos aspectos do meio ambiente, a Corrente, no entanto, foi afetada pelo aquecimento global, e pesquisas indicam que o núcleo da Corrente do Golfo se moveu 125 quilômetros para o norte em 2011.

Alguns cientistas estão preocupados que o derretimento das geleiras envie água fria para a corrente e interrompa o fluxo da Corrente do Golfo. Existe a possibilidade de que, sem o calor transmitido pela corrente do Golfo, o norte da Europa possa entrar em uma nova era glacial.

Referências

Encyclopædia Britannica – Corrente do Golfo

Qual a influência das correntes marítimas para o clima no norte da Europa?

Por Luana Bernardes

Graduada em História pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e pós-graduada em Psicopedagogia Institucional e Clínica pela mesma Universidade.

Como referenciar este conteúdo

Bernardes, Luana. Corrente do Golfo. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/geografia/corrente-do-golfo. Acesso em: 21 de November de 2022.

Exercícios resolvidos

1. [URCA]

A continentalidade, as correntes marítimas, as massas de ar, a vegetação e o relevo podem ser considerados, entre outros, fatores do clima de uma determinada região.

Assinale a opção que apresenta a descrição INCORRETA de um desses fatores climáticos.

a) Do ponto de vista climático, a principal consequência das correntes marítimas é a redistribuição da energia térmica fornecida pela radiação solar, o que regulariza os contrastes térmicos numa perspectiva geográfica.

b) As características meteorológicas de uma massa de ar dependem de suas características térmicas e hídricas. Essas massas são muito importantes no estudo do tempo e do clima, porque os influenciam diretamente na área na qual predominam.

c) O efeito da continentalidade, decorrente das diferenças térmicas das superfícies continentais e hídricas, tem como consequência o fato de a amplitude anual da temperatura ser maior nas localidades costeiras do que nas localidades interiores.

d) A vegetação auxilia o aumento da umidade do ar, pois retira umidade do solo por meio das raízes e a envia para a troposfera, por meio da evapotranspiração.

e) O relevo influencia a organização climática a partir do momento em que interfere na circulação das massas de ar.

Resposta: C
À medida que se adentra nas localidades no interior dos continentes e mais distantes do litoral, a amplitude térmica da região aumenta. Portanto, quanto mais próximo das regiões costeiras, menor é a amplitude térmica.

2. [UFMS]

Clima é a sucessão habitual dos estados do tempo meteorológico. A grande variação climática no planeta é resultante da interação dos fatores climáticos, que são os responsáveis pela grande heterogeneidade climática da Terra e estão diretamente relacionados com a geografia de cada porção da superfície terrestre. Em qual das alternativas a seguir há APENAS fatores climáticos, isto é, aqueles que contribuem para determinar as condições climáticas de uma região do globo?

a) Correntes marítimas, temperatura do ar, umidade relativa do ar e grau geotérmico.

b) Temperatura do ar, pressão, altitude, hidrografia e massas de ar.

c) Hidrografia, correntes marítimas, latitude e relevo.

d) Altitude, massas de ar, maritimidade e latitude.

e) Temperatura do ar, umidade relativa do ar, insolação e grau geotérmico.

Resposta: D
a) Incorreta – temperatura do ar não é um fator, mas um elemento climático; grau geotérmico não é um componente que interfere no clima.

b) Incorreta – temperatura e hidrografia não interferem no clima, sendo a primeira parte do próprio clima.

c) Incorreta – novamente, hidrografia não é um fator climático.

d) Correta – altitude, massas de ar, maritimidade e latitude são fatores que interferem e modificam a dinâmica climática dos diferentes lugares do planeta.

e) Incorreta – temperatura e grau geotérmico não são fatores climáticos.

Compartilhe

Qual a influência das correntes marítimas para o clima do norte e da Europa?

A corrente do Golfo interfere no clima do continente europeu, sendo empurrada pelos movimentos dos ventos em direção ao norte da Europa. Assim, ela aquece a porção da Europa ocidental (Noruega, Irlanda, Grã-Bretanha) e evita, dessa maneira, o congelamento de determinadas áreas.

Qual e a influência das correntes marítimas para o clima?

As correntes marítimas possuem direção constante e influenciam no clima de diversas regiões da terra onde atuam, pois transportam consigo temperaturas e umidades variadas.

Quais os climas e correntes marítimas na Europa?

O clima de maior ocorrência na Europa é o temperado continental. Na porção norte ocorre clima subpolar; na porção sul, clima mediterrâneo; no litoral ocidental, clima temperado oceânico; nas areas de dobramentos modernos, clima frio de montanha.

Qual e a influência das correntes marítimas?

As correntes oceânicas interferem e exercem grande influência no clima local de diversas partes do globo terrestre. Tais correntes correspondem às massas de água que migram em distintos rumos ao longo dos oceanos e mares e se mostram como fatores de variação da temperatura do ar e umidade.