Qual é a pessoa mais inteligente do mundo

génios. Libb Thims estuda a genialidade humana e elabora ranking, usando o QI (quociente de inteligência) e a capacidade de realização de cada personalidade, antes de lhe conferir o título de génio.

Qual é a pessoa mais inteligente do mundo

Thims usou também a metodologia Cox, que estima o QI dos 300 maiores génios que viveram entre 1450 e 1850 e a escala Stanford-Binet. Os primeiros colocados na lista têm QI estimado em torno de 200. A título de comparação, cerca de 50% da população mundial possui QI de 90 a 105, que é considerada inteligência média. Estima-se que apenas 2% da população mundial possua QI acima de 150

1. Johann Goethe, filósofo e escritor alemão

2. Albert Einstein, físico teórico alemão

3. Leonardo da Vinci, artista, cientista, inventor italiano

4. Isaac Newton, físico e matemático inglês

5. James Maxwell, físico e matemático escocês

6. Rudolf Clausius, físico e matemático alemão

7. Nicolau Copérnico, matemático e astrônomo polonês

8. Gottfried Leibniz, filósofo e lógico alemão

9. William Sidis, criança prodígio dos estados unido

10. Thomas Young, físico e médico inglês

Qual é a pessoa mais inteligente do mundo
 Unknown - The Sidis Archives/Domínio Público

Publicidade

O americano William James Sidis, que nasceu em 1898 em Nova York, foi a pessoa mais inteligente de todos os tempos – pelo menos segundo os testes de QI. Ele ficou famoso por realizar proezas mentais espantosas e pelo seu quociente de inteligência, que foi estimado em 250 pontos (2,5 vezes maior que a média da população, 100 pontos).  

Aos 18 meses de idade, William já sabia ler; aos 2, aprendeu sozinho latim e, aos 3, grego. Aos 11 anos, ganhou uma vaga na Universidade Harvard. Formou-se com louvor aos 16 anos e se tornou o professor mais novo da instituição. Falava 40 línguas. Tudo estava encaminhado para que ele tivesse um futuro brilhante. Mas William não quis. Ele se dizia traumatizado pelo passado como criança prodígio, e decidiu renegar tudo o que lembrasse aquilo. 

Pediu demissão e passou o resto da vida pulando entre empregos braçais, que não exploravam sua inteligência descomunal: trabalhou operando máquinas e como chapeiro numa lanchonete. Recusava-se a pensar em matemática ou a resolver equações de cabeça, tarefa impossível para uma pessoa comum – coisa que ele passou a infância fazendo. Para se sentir normal, colecionava miniaturas de bondes e estudava a história de Boston. Tinha nojo de sexo e fez voto de castidade ainda na adolescência. Vestia uma mesma túnica no inverno e verão e não era afeito ao banho. Morreu aos 46 anos, virgem, de hemorragia cerebral. 

Texto originalmente publicado no Guia Definitivo da Inteligência, publicado pela SUPER em agosto de 2017.

Continua após a publicidade

    Qual é a pessoa mais inteligente do mundo

    A história de William Sidis, a pessoa mais inteligente que já existiu

    Ele tinha 250 pontos de QI e se tornou professor da Universidade Harvard com apenas 16 anos. Mas sua vida não foi das mais felizes

    Superinteressante pelo menor preço do ano!

    Assinando um dos títulos Abril você também tem acesso aos conteúdos digitais de todos os outros*
    Ciência, história, tecnologia, saúde, cultura e o que mais for interessante, de um jeito que ninguém pensou.

    *Acesso digital ilimitado aos sites e às edições das revistas digitais nos apps: Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Placar, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH. **Pagamento único anual de R$52, equivalente à R$1 por semana.

    Lista traz matemáticos, químicos, físicos e ex-stripper. Confira a seguir

    Foto: Reprodução

    Como saber quem são

    A lista se baseia no quociente de inteligência (QI), ou grau intelectual, da pessoa. Um extenso questionário indica se o QI é muito baixo ou se chega ao nível gênio. (01/13)

    Foto: Reprodução

    10. Bill Gates - QI 160

    O empresário, inventor e magnata fundou, com Paul Allen, a Microsoft, a maior e mais conhecida empresa de software do mundo. (02/13)

    Foto: Reprodução

    9. Judit Polgár - QI 160

    É considerada "apenas" a jogadora de xadrez mais forte de todos os tempos. Foi a primeira mulher a vencer o então mundial Garry Kasparov. É a nossa 'Gambito da Rainha' da vida real. (03/13)

    Foto: Reprodução

    8. James Woods - QI 180

    O astro de 'Era Uma Vez América' e de 'Cassino' é considerado pela crítica especializada um dos mais atuantes e brilhantes do cinema americano. (04/13)

    Foto: REUTERS

    7. Garry Kasparov - QI 190

    Foi o mais jovem campeão mundial de xadrez e considerado por muitos o melhor de todos os tempos. Já tentou até a Presidência da Rússia. (05/13)

    Foto: Divulgação

    6. Philip Emeagwali - QI 190

    O cientista da computação ganhou o Prêmio Gordon Bell por desenvolver um método que usava 65,3 mil microprocessadores para realizar 3,1 bilhões de cálculos por segundo. (06/13)

    Foto: Divulgação

    5. Rick Rosner - QI 192

    O escritor e produtor de TV é famoso nos EUA por adotar um estilo de vida pouco associado a gênios. Rick Rosner já trabalhou como stripper, garçom de patins, segurança e modelo nu. (07/13)

    Foto: Reprodução/Youtube

    4. Kim Ung-yong - QI 210

    Ele entrou na universidade de física aos 4 anos e aos 8 foi convidado pela NASA para terminar seus estudos nos EUA. Kim Ung-yong fez o doutorado em Física antes de completar 16 anos. (08/13)

    Foto: Reprodução

    3. Chris Hirata - QI 225

    Christopher é cosmólogo e astrofísico. Aos 13 anos, ganhou a medalha de ouro na Olimpíada Internacional de Física. Aos 16, produziu pesquisas importantes sobre a colonização de Marte. (09/13)

    Foto: Divulgação

    2. Marilyn v. Savant - QI 228

    A escritora já foi citada no Livro Guinness dos Recordes por seu QI. Hoje é colunista da revista Parade, dos EUA, onde responde a perguntas de seus leitores sobre matemática e ciência avançada. (10/13)

    Foto: Divulgação

    1. Terence Tao - QI 230

    É a pessoa viva mais inteligente do mundo. Aos 9 anos, Tao já tinha aulas de matemática de nível superior e aos 20 se formou no doutorado. Hoje é professor de matemática em Los Angeles. (11/12)

    Foto: Reprodução/NYT

    Bônus: brasileiro na lista!

    Fabiano de Abreu Agrela é jornalista, neurocientista, mestre em psicologia, psicanalista e filósofo. É um dos maiores especialistas em inteligência, com oito descobertas científicas. (12/13)

    Foto: Divulgação

    Acompanhe o Terra 🧠

    Todos os dias a equipe Terra produz conteúdos para te informar sobre o que acontece no Brasil e no mundo. Acompanhe o site e as redes sociais. (13/13)

    Foto: BBC News Brasil

    Qual é o QI mais alto já registrado?

    Atualmente, o QI (quociente de inteligência) de William James Sidis foi avaliado em nível acima de 250, maior que o de Einstein que se acredita ser 160. Isso significa que com essa pontuação de QI mais alta da história, ele pode ser considerado o homem mais inteligente do mundo.

    Quem é a pessoa mais inteligente do Brasil?

    Já se perguntou quem poderia ser, comprovadamente, a pessoa mais inteligente do Brasil e o que ela faz da vida? Foi pensando nessas e outras perguntas que o Terra foi atrás de Fabiano de Abreu, neurocientista luso-brasileiro que alcançou incríveis 188 pontos de QI, um dos testes de inteligência mais usados atualmente.

    Qual o valor de QI alto?

    superior a 140 significa inteligência geniaj; b) Q.I. entre 120 e 140 representa inteligência muito superior; c) Q.I. entre 110 e 120 indica inteligência superior; d) Q.I. entre 90 e 110 exprime inteligência normal ou média; e) Q.I. entre 80 a 90 manifesta torpeza, raramente qualificada como debilidade mental; f) Q.I. ...

    Quem é a pessoa mais inteligente do mundo hoje?

    1. Terence Tao. Com um QI verificado de 230, este matemático australiano de origem chinesa alcançou a pontuação de 760 no SAT (uma espécie de vestibular dos Estados Unidos) aos 8 anos de idade.