Qual é o papel da estrutura geológica na definição do relevo terrestre?

O Sensoriamento Remoto permite a observação sinóptica das feições geomorfológicas na superfície terrestre.

A Geomorfologia estuda a origem e a estrutura das formas de relevo. A formação de elementos da superfície terrestre é identificada pela natureza das rochas, pelo clima e por fatores endógenos e exógenos.

O Sensoriamento Remoto pode desempenhar importante função na identificação, no inventário e no mapeamento dos solos superficiais terrestres. As informações sobre a composição química das rochas e minerais da superfície terrestre, além da análise espaço-temporal dos processos atuantes no relevo possibilitam a identificação ou a prevenção de processos de degradação ambiental relacionados aos elementos físicos.

Pesquisadores: (em ordem alfabética)

Edison Crepani
Márcio Valeriano
Paulo Martini

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

A geomorfologia estrutural é uma área de estudo da geomorfologia que regista a relação entre o relevo e a composição geológica. A geomorfologia estrutural enfatiza na influência das estruturas geológicas no desenvolvimento do relevo. Esta disciplina é muito importante em áreas com forte actividade geológica em que tais falhas e dobras predeterminar a existência de picos ou vales, ou a existência de baías e promontórios pode ser explicado pela erosão diferencial de afloramentos rochosos mais ou menos resistentes.

Relevos[editar | editar código-fonte]

O relevo de todas as partes do mundo apresenta saliências e depressões oriundas das eras geológicas passadas. Estas saliências e depressões conhecidas como acidentes de primeira ordem configuram as montanhas, planaltos, planícies e depressões; além desses acidentes existem outros menores: as chapadas, as cuestas e as depressões periféricas.

Estes acidentes resultaram da ação de dois tipos de agentes ou fatores do relevo. De origem interna, que recebe o nome de endógenos (vulcanismo, tectonismo e outros) e de origem externa, com o nome de exógenos (água corrente, temperatura, chuva, vento, geleiras, seres vivos).

Tradicionalmente, o relevo divide-se tomando como base três classificações: de Aroldo de Azevedo, Aziz Ab'Saber e Jurandyr Ross.

A história do planeta divide-se em eras geológicas, períodos, épocas e idades, não sendo proporcional a duração entre elas.

Sendo a crosta terrestre a base da estrutura geológica da Terra, várias rochas passam a compor esta estrutura e distinguem-se conforme a origem:

  • Rochas Magmáticas (Rochas ígneas ou cristalinas): Formadas pela solidificação do magma, material encontrado no interior do globo terrestre. Podem ser plutônicas (ou intrusivas, ou abissais), solidificadas no interior da crosta, e vulcânicas (ou extrusivas, ou efusivas), consolidadas na superfície.
  • Rochas Sedimentares: Formadas pela deposição de detritos de outras rochas, pelo acúmulo de detritos orgânicos, ou pelo acúmulo de precipitados químicos.
  • Rochas Metamórficas: Formadas em decorrência de transformações sofridas por outras rochas, devido às novas condições de temperatura e pressão.

A disposição destas rochas determina três diferentes tipos de formações:

  • Escudos Antigos ou Maciços Cristalinos

São blocos imensos de rochas antigas. Estes escudos são constituídos por rochas cristalinas (magmático-plutônicas), formadas em eras pré-cambrianas, ou por rochas metamórficas (material sedimentar) do Paleozóico, são resistentes, estáveis, porém bastante desgastadas.

  • Bacias Sedimentares

São depressões relativas, preenchidas por detritos ou sedimentos de áreas próximas. Este processo se deu nas eras Paleozóica, Mesozóica e Cenozóica, contudo ainda ocorrem nos dias atuais. Associam-se à presença de petróleo, carvão, xisto e gás natural.

  • Dobramentos Modernos

São estruturas formadas por rochas magmáticas e sedimentares pouco resistentes; foram afetadas por forças tectônicas durante o Terciário provocando o enrugamento e originando as cadeias montanhosas ou cordilheiras.

Em regiões como os Andes, as Montanhas Rochosas, os Alpes, o Atlas e o Himalaia, são freqüentes os terremotos e as atividades vulcânicas. Apresentam também as maiores elevações da superfície terrestre. Os dobramentos resultam de forças laterais ou horizontais ocorridas em uma estrutura sedimentar que forma as cordilheiras. As falhas resultam de forças, pressões verticais ou inclinadas, provocando o desnivelamento das rochas resistentes.

As estruturas geológicas representam as formações rochosas e as distintas gêneses do relevo terrestre. São subdivididas em crátons, bacias sedimentares e dobramentos modernos.

As estruturas geológicas – também chamadas de províncias geológicas – são as formações rochosas e estruturais que compõem a litosfera terrestre. Elas indicam, entre outras coisas, a composição do relevo, a sua idade aproximada e também as suas características mineralógicas. Por exemplo: os combustíveis fósseis encontram-se somente em bacias sedimentares, enquanto os escudos cristalinos possuem outros tipos de minerais.

Os principais tipos de estruturas geológicas são: os crátons (escudos cristalinos e plataformas continentais), as bacias sedimentares e os dobramentos modernos.

Os crátons são, por muitas vezes, chamados de escudos cristalinos ou maciços antigos, mas esses nomes indicam apenas um de seus dois subtipos, sendo o outro formado pelas plataformas continentais. Trata-se de províncias geológicas com idade antiga e apresentam, por isso, as mais antigas rochas do planeta, tendo sido muito desgastados pela ação dos agentes erosivos. Apresentam uma estrutura rochosa firme e relativamente plana, composta, principalmente, por relevos planálticos.

Qual é o papel da estrutura geológica na definição do relevo terrestre?

No Brasil, a Chapada Diamantina encontra-se sobre um escudo cristalino

As bacias sedimentares, por sua vez, são áreas formadas a partir da intensa deposição de sedimentos sobre uma área de depressão relativa ou absoluta, o que faz com que eles se acumulem em camadas ao longo do tempo e constituam as rochas sedimentares. Geralmente, esse acúmulo de sedimentos acontece em áreas oceânicas que, com o movimento das placas tectônicas, transformam-se posteriormente em áreas continentais. Como já dissemos, é nas bacias sedimentares que encontramos os combustíveis fósseis, como o petróleo, o gás natural e o carvão mineral.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Qual é o papel da estrutura geológica na definição do relevo terrestre?

Exemplo de rochas dispostas em camadas nas bacias sedimentares

Já os dobramentos modernos, inexistentes no Brasil, são áreas mais onduladas e marcadas pela formação de montanhas ou cadeias montanhosas. Encontram-se, geralmente, nas áreas de encontro entre placas tectônicas e são geologicamente recentes e instáveis. Um bom exemplo é a Cordilheira dos Andes, localizada na América do Sul, na zona de encontro da Placa Sul-Americana com a Placa de Nazca. As atividades vulcânicas são muito comuns nessas áreas e possuem, assim, uma composição predominante de rochas magmáticas e metamórficas.

Qual é o papel da estrutura geológica na definição do relevo terrestre?

A Cordilheira dos Andes é um exemplo de dobramento moderno

Por: Rodolfo F. Alves Pena

Porque a estrutura geológica é importante para definir o tipo de relevo?

Porque estrutura geológica é a natureza das rochas e o modo como estão dispersas dependendo dos fatores internos formando assim o RELEVO, como o tectonismo e o vulcanismo.

Qual a relação entre relevo e estrutura geológica?

A estrutura geológica refere-se aos tipos de rochas que compõem uma determinada área, sua distribuição, idade e o processo geológico que as formou, enquanto o relevo refere-se à forma da superfície da terrestre.

Como é definida a estrutura geológica da Terra?

As estruturas geológicas são definidas como o conjunto de rochas que estão em determinada região. Essas rochas foram formadas ao longo do tempo, há milhares e milhões de anos atrás, e devido principalmente a ação de agentes modificadores, se tornaram diferentes estruturas.

Qual é o conceito de estrutura geológica?

Enquanto as formas de relevo podem ser observadas na paisagem, as estruturas geológicas são grandes formações rochosas que servem de base para a origem e evolução dessas formas e, por isso, não podem ser vistas em uma simples observação da paisagem.