Qual é o melhor gravador de tela para o PC?

Conhecer boas ferramentas de gravador de tela (também chamado de screencast) pode ser o diferencial em momentos nos quais você precisa capturar o que é mostrado na tela do seu computador ou celular. As necessidades são diversas, seja para gravar a tela do seu computador, demonstrando determinada habilidade durante uma aula a ser transmitida online ou para fazer um gameplay diretamente do seu celular.

Abaixo listamos 10 ferramentas bastante úteis para você conseguir fazer a gravação da tela do seu computador ou smartphone com facilidade e com alguns recursos extras.

Para fazer bons vídeos, até mesmo com gravador de tela, você precisa fazer bons roteiros. Para te ajudar, preparamos esse e-book gratuito que te mostra tudo que você precisa saber para elaborar esse documento.

Qual é o melhor gravador de tela para o PC?

O que é um gravador de tela?

Um software gravador de tela é usado para capturar as imagens da tela do seu computador e transformá-las em vídeo. Na maioria deles, você pode selecionar se deseja gravar a tela inteira ou se quer capturar apenas uma parte dela.

Esse tipo de vídeo é muito utilizado em alguns tipos de conteúdo que precisam de uma explicação mais visual, como tutoriais de softwares. Por exemplo, se você quer gravar um vídeo sobre como fazer edição de imagens ou de vídeos, pode gravar a tela fazendo isso e, após, adicionar narração ou legenda.

Assim, você ganha maior versatilidade na hora de produzir conteúdos, atingindo públicos mais amplos. Abaixo, veja um trecho gravado de uma edição de vídeo feita aqui na Samba, gravada em um gravador de tela:

Os 5 melhores gravadores de tela para computadores.

1. Nativo Windows.

Se você está procurando facilidade e agilidade, nada melhor do que utilizar um software nativo do seu sistema operacional, sem necessidade de downloads ou instalações.

No Windows, esse recurso está disponível a partir do Windows 10 e para abrir o gravador de tela é só apertar a tecla Windows + Alt + G.

2. Nativo do Mac.

Assim como há um gravador de tela nos computadores sistema operacional Windows, o Mac também oferece um serviço semelhante. Nos sistemas operacionais a partir do macOS Catalina é possível acionar o screencast apertando as teclas Shift + Command (⌘) + 5.


Por serem gravadores nativos, provavelmente as funcionalidades serão um pouco limitadas, por isso, segue a lista de softwares disponíveis para download que também servem para gravar telas.

3. OBS Studio.

A melhor opção para os gamers! O OBS Studio é a melhor escolha para pessoas que desejam transmitir jogos online e fazer gravações em HD. O programa é gratuito e foi desenvolvido em código-aberto. 

Mesmo sendo gratuito, o OBS Studio não adiciona marcas d’água nas gravações que são feitas e nem cobra por funcionalidades adicionais. Seu diferencial também está na possibilidade de fazer a gravação da tela do seu computador sem possuir uma limitação de duração, sendo assim você pode gravar tudo sem se preocupar com o tempo. 

Com o OBS Studio também é possível transmitir a tela ao vivo pelo Twitch e Youtube Gaming.

Download.

4. Flashback Express.

O Flashback Express é a versão gratuita do programa Flashback Recorder, que possui recursos premium. Mesmo em sua versão gratuita, no Flashback Recorder não há limite de tempo para a gravação da tela, além disso ele não faz a adição de marcas d’água no vídeo capturado. 

Além disso o programa possui uma interface bastante amigável, que é facilmente compreendida por iniciantes e com várias opções de configuração, como o tamanho da tela e um modo de gravação focado em gamers. Um diferencial é que o Flashback Recorder também permite fazer gravações da webcam. 

Download.

5. Tinytake.

Esta talvez seja a opção mais simplificada dessa lista. O Tinytake é um aplicativo bastante simples, mas não deixa de ser eficiente para fazer gravações da tela do seu computador ou capturar a imagem da webcam. 

Apesar de não ter marcas d’água, sua maior limitação está no tempo de gravação, que limita a duração em vídeos de até 5 minutos. Além do tempo ser limitado, suas funções são mais básicas do que as dos aplicativos anteriores, por isso use o Tinytake se você quer fazer capturas rápidas e simples. 

Download.

6. Apowersoft Screen Recorder.

Esta ferramenta permite a gravação da tela do seu computador com um simples plugin a ser instalado no seu navegador. 

Por fazer uma gravação via navegador, o Apowersoft Screen Recorder não é a opção mais indicada para fazer a captura de jogos, então aposte na ferramenta se você deseja outras funções, como gravar uma apresentação, demonstrar o uso de algum programa no seu computador, ou criar uma vídeo aula, por exemplo. 

Depois que fizer o download do plugin, você conseguirá usar o Apowersoft Screen Recorder  direto do seu navegador. Ele possui diversas configurações, como as opções de transmitir áudio, vídeo, alterar o tamanho da tela e fazer a transmissão da imagem que é capturada pela sua webcam. Com o tempo de uso você também poderá se acostumar com os atalhos de teclado que o Apowersoft Screen Recorder possui. 

Download.

7. ShareX

A última opção de gravadores desktop da nossa lista é bastante indicada para pessoas que desejam usar as suas capturas em redes sociais ou em conteúdos de comunicação e marketing. O ShareX é um aplicativo simples, mas que permite diversas funções, não adiciona marcas d’água e nem temporizador. 

Além disso, o ShareX permite que você crie GIFs com base nas capturas de vídeo que você fez, por isso use o aplicativo quando quiser caprichar nas produções para as suas redes sociais. Outro diferencial é a capacidade que o ShareX possui de identificação de texto via OCR (optical character recognition). 

Download.

8. ShareX

A última opção de gravadores desktop da nossa lista é bastante indicada para pessoas que desejam usar as suas capturas em redes sociais ou em conteúdos de comunicação e marketing. O ShareX é um aplicativo simples, mas que permite diversas funções, não adiciona marcas d’água e nem temporizador. 

Além disso, o ShareX permite que você crie GIFs com base nas capturas de vídeo que você fez, por isso use o aplicativo quando quiser caprichar nas produções para as suas redes sociais. Outro diferencial é a capacidade que o ShareX possui de identificação de texto via OCR (optical character recognition). 

Download.

Os 5 melhores gravadores de tela para smartphones.

1. Gravador de tela nativo do iPhone.

A melhor opção para gravar a tela do seu smartphone, caso ele possua um sistema operacional Apple, é usar o gravador nativo, afinal de contas o gravador já vem instalado de fábrica e é totalmente integrado ao sistema do seu celular, o que permite maior fluidez no processo. 

Muitas pessoas não sabem que o iPhone passou a possuir um gravador de tela nativo a partir da atualização para o iOS 11. Então se o seu iPhone está atualizado no iOS 11 ou superior, você consegue usar o recurso.

Para encontrar a funcionalidade faça o seguinte caminho: Acesse Ajustes > Central de Controle > Personalizar Controles e depois selecione o Gravador de Tela. A partir desse momento você poderá encontrar a funcionalidade em qualquer tela, acessando a Central de Controle. Os vídeos capturados ficam disponíveis no app Fotos. 

2. Mobizen.

O segundo aplicativo da lista para smartphones é focado em celulares Android. O Mobizen permite que os donos de smartphones com o robozinho verde gravem suas telas em resolução Full HD além do áudio ambiente de forma simultânea. 

No Mobizen você também consegue fazer a gravação simultânea da tela com a captura da câmera frontal, assim você pode exibir o seu rosto enquanto faz a gravação da tela do celular. Além disso, o Mobizen permite que você pause e retome a gravação dentro de um mesmo arquivo, eliminando a necessidade de cortes na edição, por exemplo. 

3. AZ Screen Recorder.

Um dos mais populares na lista de gravadores de tela para celulares Android, o AZ Screen Recorder também é capaz de gravar em Full HD simultaneamente enquanto captura o som do ambiente. 

No AZ Screen Recorder você consegue fazer uma pausa durante a gravação, retomando do lugar em que parou. Além disso o app não exibe marca d’água e oferece mais opções de personalização para as gravações, como capturar vídeos no estilo time-lapse. 

4. AirDroid.

A função principal do AirDroid é a capacidade que o aplicativo tem em espelhar as notificações de smartphones android em computadores, porém, além da popular função, o AirDroid permite a captura de tela do celular. 

No aplicativo as opção de captura são mais simplificadas quando comparadas a outras aplicações que têm o foco em oferecer um bom gravador de tela, porém é possível aproveitar de várias funções dentro de um único app.

5. DU Recorder.

Finalizamos a lista com um gravador de tela gratuito para o seu smartphone. Assim como nas opções 2 e 3 desta lista, no DU Recorder você também conseguirá pausar e retomar a gravação de onde parou, além de conseguir gravar o som ambiente pelo aplicativo. 

O DU Recorder também possui uma função que permite a utilização de um pincel para desenhar no vídeo e destacar pontos na tela. No editor do aplicativo é possível fazer cortes, adicionar faixas sonoras e também gerar GIFs para as redes sociais.


Agora que você sabe como fazer os melhores vídeos usando o gravador de tela, que tal aprender como ganhar dinheiro com seus conteúdos? Confira nesse e-book dicas importantes para quem quer ter um negócio de vídeos.

Qual é o melhor gravador de tela para o PC?

Qual o melhor gravador de tela gratuito para PC?

O DemoCreator é o melhor gravador de tela para PC com Windows. Ele permite que os usuários gravem a tela do computador e a webcam ao mesmo tempo. Além disso, com recurso de desenho de tela da nova versão 4.3, os usuários podem escrever e desenhar na tela durante a gravação.

Qual o melhor gravador de tela para PC 2022?

Baixar Grátis os 10 Melhores Gravadores de Tela com Versão Completa no 2022.
EaseUS RecExperts. Compatibilidade: Windows 11/10/8.1/8/7 e macOS. ... .
Fraps. Compatibilidade: Windows XP/2003/Vista/7/8/10. ... .
Bandicam. Compatibilidade: Windows Vista/7/8/10. ... .
CamStudio. ... .
TinyTake. ... .
EaseUS RecExperts for Mac. ... .
QuickTime Player. ... .
Snagit..

Qual o melhor gravador de tela Windows?

10 Melhores Gravadores de Tela para Windows.
Atomi Active Presenter..
iSpring Free Cam..
Ezvid..
Bandicam..
Fraps..
OBS (Open Broadcaster Software).
CamStudio..
Free Screen Video Recorder..

Qual é o melhor gravador de tela?

Os 6 Melhores Gravadores de Tela para Android.
ADV Screen Recorder: Grave Câmera traseira e Frontal..
XRecorder: Gravador de Tela Gratuito com Qualidade..
AZ Screen Recorder: Melhor Gravador de Tela para Produtividade. ... .
Super Screen Recorder: Teste Gratuito por 3 Dias..
Game Screen Recorder: Grave a Tela do Jogo com Prólogo..