Qual é o pais mais seguro do mundo

Os países mais seguros do mundo se localizam, em sua maioria, na Europa ou no mundo ocidental (e seus aliados asiáticos, como o Japão e Cingapura). Neste artigo, a segurança dos países é medida de acordo com o Índice Global da Paz de 2022, feito pelo Instituto para a Economia e Paz (IEP na sigla em inglês), uma organização sem fins lucrativos sediada em Sydney.

O IEP libera o índice anualmente, sendo uma medida útil para analisar quais são os países mais seguros do mundo, e que fatores eles apresentam em comum. O índice faz o ranking de 163 países e seus níveis de paz e segurança, medindo diversos fatores, como o número de mortes violentas, o impacto do terrorismo, a capacidade nuclear, a segurança social, os conflitos internos e as relações internacionais.

Em 2022, os países mais seguros incluem 8 países no topo que fazem parte da União Europeia ou do Espaço Econômico Europeu. Em 2022, o Brasil permaneceu na posição 130, logo atrás dos Estados Unidos, em 129.

1. Islândia

De acordo com o IGP, a Islândia ocupa o topo dentre os países mais seguros do mundo. O baixo número de homicídios, o nível de crimes violentos e a disponibilidade de armas pequenas são alguns dos fatores que contribuem com isso.

O índice também analisa o número de refugiados e pessoas deslocadas internamente, assim como o nível de instabilidade política. A Islândia, além disso, possui um baixo índice de desastres naturais.

2. Nova Zelândia

A Nova Zelândia é um dos países mais seguros do mundo, com uma população relativamente pequena e uma baixa taxa de criminalidade. Além disso, o governo é estável, e há pouca agitação política. Além disso, a Nova Zelândia é um país isolado, o que a torna menos suscetível a ataques externos.

3. Irlanda

A Irlanda possui uma baixa taxa de homicídio. Em 2018, apenas 33 homicídios ocorreram no país. Isso é menos que 1 pessoa por 100.000, muito abaixo da média global. A Irlanda também tem uma baixa taxa de crimes violentos, sendo a segunda mais baixa na União Europeia em 2017, de acordo com o Eurostat.

4. Dinamarca

A Dinamarca é um dos países mais seguros do mundo por diversos motivos: baixa taxa de crime, com uma forte economia e sistema de bem-estar social, o que ajuda a reduzir a desigualdade e os conflitos sociais. Além disso, é um país pequeno, com população relativamente homogênea, o que ajuda a manter a ordem civil.

5. Áustria

A Áustria é o quinto país na nossa lista, e o terceiro mais seguro dentre os 27 países da União Europeia. Há poucos crimes violentos no país, com uma baixa taxa de criminalidade. Além disso, sua economia é forte, o que favorece o desenvolvimento da população e sua estabilidade. O governo e o sistema político são fortalecidos, e há pouca corrupção.

6. Portugal

Um dos fatores de segurança em Portugal é o nível de desigualdade: os 20% mais ricos ganham 7.5 vezes mais que os 20% mais pobres. Em comparação, os 20% mais ricos dos Estados Unidos ganham quase 12 vezes mais que os 20% mais pobres.

O país também tem leis bem estabelecidas e relações pacíficas com seus vizinhos. Não se envolveu em grandes guerras nos últimos 200 anos, e o governo se mantém resoluto na manutenção dos laços diplomáticos.

7. Eslovênia

Um país pequeno da Europa Central, sem costa, com população de apenas 2 milhões. Possui uma baixa taxa de criminalidade, seja homicídios ou vandalismo. A estabilidade política também contribui com a segurança, assim como a ausência de ameaças internas ou externas.

8. República Tcheca

Uma bela nação e um dos países mais seguros do mundo, com baixas taxas de criminalidade e terrorismo. O país tem estritas leis de controle de armas, além de um forte sistema de segurança civil, com forças policiais e câmeras de segurança.

9. Cingapura

O primeiro país asiático da lista, onde a lei tem uma aplicação eficaz. A Cingapura tem leis estritas contra o crime, com tolerância zero, o que ajuda a reduzir seus níveis. A força policial também é forte, e o país tem leis severas de controle na posse de armas.

10. Japão

O Japão possui uma baixa taxa de criminalidade. Em 2019, a taxa de homicídios no Japão foi de 2.3 a cada 100.000 pessoas, enquanto nos Estados Unidos foi de 5.0 a cada 100.000.

O país tem investido em medidas de segurança, como câmeras e detectores de metal. Além disso, a cultura de respeito à ordem e à paz favorece a segurança no país.

A segurança costuma ser um item de peso para os viajantes no momento da definição do destino a ser visitado e uma recente pesquisa aponta um ranking de segurança dos países. Saiba mais neste post.

A pesquisa

O Global Peace Index 2022 (Índice Global da Paz) avaliou 163 países, considerando o nível de segurança e proteção social, bem como do conflito doméstico e internacional, além do grau de militarização.

A pontuação vai de um a cinco para 23 indicadores, sendo um o mais pacífico e cinco o menos.

O resultado

O título de país mais seguro do mundo permaneceu com a Islândia que ocupa esse posto desde 2008. O país tem alguns dos menores gastos militares e taxas de conflito internacional do mundo e o seu índice de encarceramento impressiona por ser o menor de toda a Europa: 33 por 100 mil pessoas.

O Brasil caiu duas posições no ranking, passando de 128º para 130º, ficando atrás do Uruguai (47º), Chile (55º), Argentina (69º), Paraguai (77º), Equador (79º), Bolívia (80º) e Peru (101º), ficando na frente somente da Colômbia (144º) e Venezuela (148º).

Os países mais seguros para viajar

  1. Islândia
  2. Nova Zelândia
  3. Irlanda
  4. Dinamarca
  5. Áustria
  6. Portugal
  7. Eslovênia
  8. República Tcheca
  9. Singapura
  10. Japão

Os países menos seguros para viajar

  1. Afeganistão
  2. Iêmen
  3. Síria
  4. Rússia
  5. Sudão do Sul
  6. República Democrática do Congo
  7. Iraque
  8. Somália
  9. República Centro Africana
  10. Sudão

Lembrando que, para aéreo internacional, você pode falar com a equipe da @polarisviagenss, o novo nome da EPMilhas. Para solicitar um orçamento, entre em contato por AQUI! 

Para mais dicas de viagem, acesse AQUI!

Conta pra gente aqui sua dúvida ou opinião na caixinha de comentários! Fique ligado aqui no Blog EPM e não perca outras notícias como essa e aproveite para seguir o meu perfil no Instagram @quevoceviaje, onde compartilho experiências, roteiros e dicas para que você viaje!

Até o próximo post!

Juliana Molinari (@quevoceviaje)

Lembrando que toda vez que você reserva seu hotel, contrata o seguro viagem, compra um chip de celular, aluga um carro, garante os tickets para passeios ou compra suas passagens aéreas pelos links aqui do blog, você estará ajudando que todo conteúdo desse blog continue sendo gratuito e que eu possa continuar levando esse projeto a todos os viajantes!

Aproveita e se inscreve no canal do Youtube e no Instagram do Estevam para ficar sabendo de mais dicas e novidades sobre viagens além de reviews de companhias aéreas!

Qual è o país mais seguro do mundo?

Com 1.107 pontos (no total de 5), a Islândia foi considerada o país mais seguro do mundo. De um ano para outro, aliás, a Islândia melhorou sua nota em 3,4%.

Quais os 5 países mais seguros do mundo?

Outro ponto é o índice de encarceramento: 33 por 100 mil pessoas –o mais baixo de toda a Europa. Em segundo lugar na lista global de países mais seguros do mundo ficou a Nova Zelândia, com pontuação 1.269, seguida da Irlanda, com 1.288, Dinamarca, com 1.296, e Áustria, como 1.3.

Qual é o país mais seguro do mundo 2022?

Islândia é o país mais seguro do mundo para visitar; conheça o top 10.

Quais são os 4 países mais seguros do mundo?

A Islândia e Nova Zelândia ocupam os dois primeiros lugares, seguidos pela Irlanda, Dinamarca e Áustria, numa lista que conta com 163 países.