Qual é o principal componente da parede celular das bactérias?

A parede celular, parede celulósica ou membrana esquelética celulósica, é uma estrutura de celulose resistente e flexível que delimita as organelas celulares numa célula vegetal.

Lembre-se que as células vegetais formam os tecidos das plantas. Por sua vez, as células animais não possuem parede celular, cloroplastos e vacúolos.

Qual é o principal componente da parede celular das bactérias?
Célula vegetal e suas organelas

Funções

As principais funções da parede celular é proporcionar sustentação, resistência e proteção contra patógenos externos. Sendo assim, ela colabora com a absorção, transporte e secreção de substâncias.

Além disso, a parede celular funciona como um filtro das células vegetais, já que permite a troca de substâncias entre outras células vizinhas.

Ela também protege contra a entrada excessiva de água, evitando assim, a lise osmótica, ou seja, a ruptura da célula. Outra importante função é que a parede celular confere forma as diversas células vegetais.

Leia mais sobre Osmose.

Estrutura

A parede celular é uma estrutura muito resistente composta por microfibrilas do polissacarídeo chamado celulose.

Ela envolve a membrana plasmática e em sua estrutura possui poros que funcionam como filtros em relação ao meio externo.

Qual é o principal componente da parede celular das bactérias?
Esquema da estrutura da parede celular

Classificação

A parede celular pode ser primária e secundária:

  • Parede Celular Primária: são formadas basicamente de celulose, hemicelulose e pectinas. Apesar de fina, ela é resistente e flexível, permitindo assim, o crescimento celular. Possui um teor de água elevado, com cerca de 70%. Nas paredes primárias, as pontes de hidrogênio proporcionam maior elasticidade à estrutura.
  • Parede Celular Secundária: são formadas basicamente de celulose e hemicelulose. Nem todos os organismos vegetais apresentam esse tipo de estrutura. Ela é mais espessa que a primária, além de ser bem resistente uma vez que é composta de lignina. Possui um teor de água menor que a primária, ou seja, de 20%. As paredes secundárias limitam o espaço e conferem maior rigidez.

Além da parede primária e secundária, a lamela média é uma camada fina exterior as paredes que tem como função ligar a célula com outras que estão próximas.

Qual é o principal componente da parede celular das bactérias?
Esquema da estrutura da parede celular primária e a lamela média

Tipos

A parede celular está presente nas plantas, algas, fungos e algumas bactérias. Assim, eles diferem um pouco em relação a sua estrutura e composição.

  • Parede Celular das Plantas: formada por microfibrilas de celulose, a parede celular das plantas possui geralmente uma parede primária e outra secundária.
  • Parede Celular das Algas: formada por diferentes tipos de celulose como as paredes de glicoproteínas e polissacarídeos.
  • Parede Celular dos Fungos: formada por quitina, e nalguns casos, por celulose, a parede celular dos fungos protege esses organizamos contra os invasores.
  • Parede Celular Bacteriana: formada por peptidoglicano (açúcares ligados a aminoácidos), a parede celular bacteriana é classificada em Gram Positiva e Gram Negativa.

Saiba mais sobre o tema com a leitura dos artigos:

  • Célula Vegetal
  • Célula Animal
  • Organelas Celulares

Índice

Introdução

Parede celular é uma estrutura das células vegetais que as diferencia da células animais. Tem como principal função evitar que a membrana plasmática das células se rompa, garantindo à célula elasticidade e resistência a tensões físicas e químicas.

A parede celular também atua delimitando o tamanho da célula, bem como sua forma, e é a responsável por conferir ao tecido sua textura. A depender da célula na qual a parede celular está inserida, esta poderá adquirir diferentes formatos.

Função

Embora a parede celular seja bastante rígida e atue de modo a manter a forma da célula o mais estável possível, existem outros fatores do metabolismo vegetal em que a parede celular atua. Nela, estão reunidas uma quantidade bastante grande de enzimas variadas que atuam em processos relacionados à absorção de substâncias, bem como em seu transporte. Podem, também, atuar de maneira parecida com o vacúolo, ou seja, servindo de sítios para a atividade digestiva.

Uma outra função muito importante da parede vegetal é a proteção ativa contra fungos e bactérias que podem causar doenças. Ao reconhecer a presença de um fungo ou bactéria perigosa, a parede celular envia um sinal à membrana plasmática “avisando” sobre a presença de um organismo patogênico. Quando ocorre a ativação gênica, a parede celular se torna resistente à ação do organismo perigoso, já que passa a produzir fitoalexinas.

As fitoalexinas atuam como um antibiótico capaz de destruir os fungos e bactérias com potencial patológico. Outra maneira de proteger o vegetal do ataque de fungos e bactérias é a síntese e a deposição de lignina feitas pela parede celular. Depois de depositadas, as ligninas atuam como uma barreira à invasão. 

Formação

A princípio, a espessura da parede celular varia, dependendo do papel que desempenha a célula em que ela se encontra. Além disso, a espessura varia conforme a idade da célula. A parede celular mais espessa é encontrada em células mais velhas, ou em células que atuam diretamente na sustentação da planta. 

Em sua formação, as primeiras camadas formadas durante a síntese da parede vegetal são depositadas nos momentos antes e durante o crescimento da célula, por isso, são denominadas parede primária. Entre duas paredes primárias há uma região popularmente conhecida como lamela média, ou substância intercelular. Em geral, as paredes primárias costumam apresentar espessura variável. 

Algumas células adicionam sob a parede primária mais camadas que darão origem à chamada parede secundária. A deposição da parede secundária ocorre na superfície interna da parede primária.

Composição

As paredes celulares são compostas, basicamente, de celulose, componente que garante seu formato. A estrutura química da celulose é uma formação de diversos monômeros de glicose ligados pela extremidade. Essas moléculas de celulose possuem formato fino e alongado e ficam unidas em estruturas denominadas microfibrilas. Essas microfibrilas de celulose, quando se entrelaçam, formam finos filamentos, que também se entrelaçam, originando as macrofibrilas.

Outro componente que também tem atuação bastante importante em diversos tipos de células é a lignina, que fornece à parede celular rigidez e alta resistência à compressão. As células que têm como função a sustentação ou a mecânica da planta são as que comumente possuem lignina. 

As paredes celulares são formadas de fora para dentro, por isto, a camada mais nova da parede sempre se encontra mais internamente. Assim, as paredes primárias são formadas e cobertas com as paredes secundárias, quando estas estão presentes.

Para que a parede secundária exista, é necessário que a parede primária não apresente mais crescimento. Desta forma, a parede secundária consegue promover o aumento da resistência principalmente de células especializadas, em especial as células que atuam diretamente na condução de água pela planta. Comparativamente, a parede celular secundária possui maior concentração de celulose do que a parede celular primária. 

Exemplo de célula vegetal vista de um microscópio, podendo observar a parede celular envolta de cada célula.

Exercício de fixação

UFJF

Observando-se ao microscópio células animais (hemácias) e células vegetais mantidas em meio hipotônico, percebe-se que somente as primeiras sofrem ruptura da membrana plasmática. Essa diferença é explicada pela presença nas células vegetais de:

A mitocôndrias.

B ribossomos.

C parede celular.

D cromossomos.

E complexo de Golgi.

Qual o principal componente da parede celular bacteriana?

A maioria das células bacterianas possui parede celular, localizada externamente à membrana plasmática, formada por peptideoglicano ou mureína, que garante proteção e forma à célula. Além da parede, algumas bactérias possuem uma cápsula polissacarídica que envolve essa estrutura.

Quais os tipos de paredes de bactérias?

Normalmente ela é formada por três camadas distintas: S1, S2 e S3, sendo essa última a camada mais interna. De uma maneira geral, as células com parede secundária apresentam-se mortas na maturidade. A parede secundária é formada principalmente por celulose e hemicelulose e cerca de apenas 20% de água.

Qual a principal substância que compõe a parede celular das bactérias qual sua função e como podemos diferenciar a parede celular de bactérias Gram das Gram?

Qual a principal substância que compõe a parede celular das bactérias? Qual sua função e como podemos diferenciar a parede celular de bactérias Gram+ das Gram-? É constituída de peptideoglicano. Essa estrutura confere rigidez e certa resistência osmótica às bactérias.

Quais são os principais constituintes da parede celular das bactérias Gram

Christiam Gram notou que as bactérias podiam ser coradas de azul ou vermelho devido à precipitação do cristal violeta com lugol no interior do citoplasma da célula. Os organismos Gram-positivos possuem uma parede celular grossa envolvendo a membrana citoplasmática que é composta por peptideoglicanos e ácidos teicoico.