Qual exercício físico que precisa de maior quantidade de oxigênio

Fisiologista diz que período de aumento do metabolismo pós-atividade é mais longo em treinos como musculação e crossfit, mas diz que é preciso analisar outros fatores

Qual exercício físico que precisa de maior quantidade de oxigênio
Metabolismo continua ativado por mais tempo após exercícios anaeróbicos, como musculação (Getty)

Existe um conceito bastante antigo que a fisiologia do exercício define como o consumo de oxigênio do pós-exercício, que tem em inglês, a sigla Epoc. Este conceito caracteriza o momento imediato após a realização de um exercício físico, fase na qual o organismo inicia uma recuperação e a chamada “volta à calma”, ou seja, o retorno das funções fisiológicas à situação de repouso.

+ Deslizes da dieta no fim de semana podem desregular o metabolismo

O metabolismo energético definido pelo consumo de oxigênio não retorna instantaneamente ao valor de repouso, ao contrário, permanece elevado, diminuindo progressivamente no período pós-atividade. A razão desta diminuição progressiva e gradual se deve à necessidade do organismo “pagar uma dívida de oxigênio” contraída durante a atividade que terminou, em função do uso do chamado metabolismo anaeróbico utilizado durante o exercício.

Toda atividade física utiliza tanto o metabolismo aeróbico quanto o anaeróbico para a produção de energia, com predominância maior de um ou de outro, dependendo da natureza da atividade. Nas atividades com predominância aeróbica como andar, correr, pedalar ou nadar, por exemplo, a dívida de oxigênio é menor, e o metabolismo retorna ao nível de repouso mais rapidamente no pós-exercício.

+ Exercício aeróbico ou musculação: Qual é o melhor para emagrecer?

Nas atividades com predomínio do metabolismo anaeróbico, como corridas de velocidade, HIIT, crossfit, ou musculação, o organismo contrai uma maior “dívida de oxigênio” durante a atividade e o período de aumento do metabolismo pós-atividade é mais prolongado.

O resultado final a favor da atividade aeróbica ou da anaeróbica depende da natureza do exercício, da intensidade com que ele é realizado e da sua duração, não sendo possível generalizar"

Turíbio Barros

Se a questão for considerar qual modelo proporciona maior gasto calórico total, computando o período de exercício e o de recuperação, devemos analisar cuidadosamente. Geralmente as atividades aeróbicas são de mais longa duração e proporcionam um maior gasto calórico durante a atividade, apesar de não proporcionar um metabolismo aumentado durante muito tempo no pós-exercício. As atividades anaeróbicas gastam menos calorias durante, porém proporcionam um metabolismo aumentado por muito mais tempo no pós-atividade.

+ Microbioma é ferramenta poderosa no preparo físico e metabolismo do atleta

O resultado final a favor de um modelo ou de outro depende da natureza do exercício, da intensidade que ele é realizado e da sua duração, não sendo possível generalizar. Trata-se de uma “matemática calórica” que leva em consideração as características do modelo adotado e o nível de tolerância individual.

* Com a colaboração da Dra. Gerseli Angeli

*As informações e opiniões emitidas neste texto são de inteira responsabilidade do autor, não correspondendo, necessariamente, ao ponto de vista do Globoesporte.com / EuAtleta.com.

Qual exercício físico que precisa de maior quantidade de oxigênio

TURÍBIO BARROS
Mestre e Doutor em Fisiologia do Exercício pela EPM. É membro do American College of Sports Medicine, professor e coordenador do Curso de Especialização em Medicina Esportiva  da Unifesp e fisiologista do São Paulo FC e coordenador do Departamento de Fisiologia do E.C. Pinheiros www.drturibio.com

Cálculo exclusivamente via frequência cardíaca pode ludibriar e exagerar o gasto calórico real. Fisiologista Turíbio Barros explica o método pelo gasto de oxigênio

Qual exercício físico que precisa de maior quantidade de oxigênio
Teste físico ajuda a medir o gasto calórico (Foto: iStock Photo)

Os programas de atividades em academias estão sempre buscando novas propostas para motivar os alunos e usam a tecnologia para avaliar seus efeitos. É muito comum o uso da frequência cardíaca para quantificar o gasto de calorias durante uma atividade física. Entretanto, esta é uma proposta que pode frequentemente levar a um exagero no cálculo do gasto calórico real. 

A forma mais precisa de se calcular o gasto calórico de uma atividade é medindo o consumo de oxigênio durante a aula, o que certamente não é uma medida viável para a rotina de uma academia. 

Para medir o consumo de oxigênio é necessário fazer uso de um equipamento metabólico computadorizado, usando máscaras durante o exercício. A informação obtida se mantém precisa quando o praticante da atividade repetir o exercício (na mesma intensidade durante o mesmo tempo).

+ Suplementos nutricionais reforçam benefícios dos exercícios físicos?

01

o cálculo do gasto calórico real

O cálculo do gasto calórico real segue o seguinte raciocínio: quando nosso corpo consome 1 litro de oxigênio para produzir energia, são “gastas” ou “produzidas” cerca de 5 calorias. Portanto, se estivermos consumindo 1 litro de oxigênio por minuto, estaremos produzindo 300 calorias por hora (5 x 60 min). Para gastar 1000 calorias por hora, como prometem alguns tipos de treinamentos, teríamos que consumir 3,33 litros de oxigênio por minuto (3,33 x 5 x 60).

+ Para exames e treinos seguros, exija a presença de médicos e treinadores  
+ Anabolizantes e hormônios bioidênticos têm mesmo efeito nocivo

O problema é que para consumir 3,33 litros de oxigênio por minuto, o indivíduo teria que ter uma aptidão aeróbica do nível de um atleta excepcional, porque esta demanda energética teria que ser no máximo 70% do seu limite máximo de consumo de oxigênio (VO2 máximo) para ser tolerada por uma hora. Assim, o aluno teria que ter um consumo máximo de oxigênio de 4,75 litros por minuto para poder manter um consumo de oxigênio de 3,33 litros por uma hora (70% do VO2 máximo).

O consumo máximo de oxigênio tem parâmetros de referência expressos por quilograma de peso corporal por minuto (kg/min). Se considerarmos um indivíduo de 70kg, um VO2 máximo de 4,75l/min seria expresso como 67,85 ml/kg/min, o que está no nível de um maratonista olímpico.

Portanto, devemos entender que para gastar 1000 calorias em uma hora, nosso “motor metabólico” tem que ser excepcional. Na realidade, mesmo uma aula muito dinâmica e bem elaborada, com uma hora de duração, para estar no nível de tolerância de um aluno comum, não vai poder acenar com um gasto calórico tão elevado. 

+ Pé e panturrilha podem servir de mola na corrida, basta mudar biomecânica
+ Correr aterrissando com o calcanhar é errado? Fisioterapeuta afirma que não
+ Proteja a lombar com exercícios e posturas e minimize riscos de dores nas costas

*As informações e opiniões emitidas neste texto são de inteira responsabilidade do autor, não correspondendo, necessariamente, ao ponto de vista do Globoesporte.com / EuAtleta.com

Qual exercício físico que precisa de maior quantidade de oxigênio

TURÍBIO BARROS
Mestre e Doutor em Fisiologia do Exercício pela EPM. Membro do conselho científico da Midway Labs, professor e coordenador do Curso de Especialização em Medicina Esportiva da Unifesp e fisiologista do São Paulo FC e coordenador do Departamento de Fisiologia do E.C. Pinheiros. Membro do American College of Sports Medicine. www.drturibio.com

Qual exercício físico precisa de mais oxigênio?

Afinal, o oxigênio é fundamental na produção da energia que é usada na contração muscular, tão necessária para a corrida. Assim, embora a inspiração pelo nariz tenha vantagens fisiológicas como filtrar e aquecer o ar que chega aos pulmões, durante a corrida a demanda por oxigênio é maior.

O que fazer para aumentar o oxigênio no sangue?

Aqui estão algumas práticas que ajudam a aumentar o oxigênio no sangue:.
Pratique atividade física regular. ... .
Alimentação saudável. ... .
Pratique exercícios de respiração. ... .
Evite fumar. ... .
Tome suplementos alimentares que aumentem os níveis de oxigênio..

O que é exercício anaeróbico exemplos?

Os exercícios anaeróbicos são atividades de alta intensidade e curta duração que independem do uso de oxigênio para produção de energia. Também chamados anaeróbios, eles são conhecidos por ações ágeis e velozes realizadas a fim de ativar regiões específicas do corpo.

Qual a diferença entre o exercício aeróbico e anaeróbico?

A principal diferença dos anaeróbicos para os aeróbicos é que, neste caso, os músculos não se utilizam do oxigênio para a queima de gordura. Nos anaeróbicos, é utilizado o carboidrato presente nas células para a produção de energia.