Qual o composto iônico formado pelos elementos magnésio e cloro?

As ligação iônica é um exemplo de ligação química que serve para garantir a estabilidade entre dois átomos. Elas recebem esse nome devido à poderosa atração eletrostática que ocorre entre os íons opostos: um cátion (carga positiva) e um ânion (carga negativa).

Íons, portanto, são átomos que possuem carga elétrica pela adição ou perda de um ou mais elétrons. Diante dos elementos que compõem a tabela periódica, a ligação iônica acontece entre um metal e um ametal (não metal); metal e hidrogênio. Em regra, os metais doam elétrons para o ametal.

Os átomos que apresentam facilidade em perder elétrons geralmente são os metais encontrados nas famílias IA, IIA e IIIA, e os que tem facilidade para receber elétrons são os ametais das famílias VA, VIA e VIIA.

Veja as principais características desses elementos:

  • Metais: são elementos mais eletropositivos e menos eletronegativos; tem tendência em perder elétrons e formar cátions; apresentam de 1 a 3 elétrons na última camada.
  • Não metais: são elementos mais eletronegativos e menos eletropositivos; apresentam na última camada de 5 a 7 elétrons e tem tendência a ganhar elétrons e formar ânions.

Como acontecem as ligações iônicas?

Ao contrário das ligações químicas covalentes, onde existe o compartilhamento de elétrons, na ligação iônica os elétrons são doados ou recebidos pelos átomos. Elas acontecem com formação de íons, que se associam por uma atração eletrostática.

A estrutura de um composto iônico é constituída por um aglomerado de cátions e ânions organizados com formas geométricas bem definidas, nomeadas de retículos ou reticulados cristalinos.

Os compostos iônicos formados pela ligação iônica são polares devido a formação efetiva de cargas opostas em sua estrutura. Como a água também é polar, acaba sendo um bom solvente para compostos iônicos.

Os compostos formados entre um metal e ametal formam elementos sólidos duros e quebradiços, e apresentam altos pontos de fusão e ebulição, pois é necessário uma grande energia para quebrar a atração eletrostática entre os íons do retículo. Além disso, conduzem corrente elétrica quando dissolvidos em água.

A fórmula química desses compostos iônicos representa a composição dos íons que compõem o cristal, informando a proporção mínima entre eles. Um exemplo claro para ilustrar esse tipo de ligação é o cloreto de sódio (NaCl), formado pelos elementos sódio (Na) e cloro (Cl).

O sódio é considerado um dois mais importantes e conhecidos sais da química inorgânica. A sua estrutura apresenta um cátion, derivado do elemento químico sódio, e um ânion, derivado do elemento químico cloro.

Qual o composto iônico formado pelos elementos magnésio e cloro?
Sódio. (Foto: Wikipedia)

O átomo de sódio possui apenas um elétron na camada mais externa (M). Para adquirir a configuração de um gás nobre, ele precisa perder um elétron, pois dessa forma sua camada de valência passará a ser a L, formando um total de oito elétrons.

Por outro lado, o átomo de cloro possui 7 elétrons na sua última camada. Se ele receber mais um elétron passará a ter configuração semelhante a de um gás nobre, ficando com 8 elétrons.

Dessa forma, é possível compreender que o átomo de sódio doa o elétron da última camada, tornando-se um íon positivo (cátion), ao átomo de cloro, que por sua vez transforma-se em um íon negativo (ânion).

Com a formação completa dos íons haverá uma atração eletrostática devido as cargas opostas, formando assim a ligação iônica.

Agora, observe outros dois exemplos de ligação iônica:

Mg+Cl- = MgCl2 (Cloreto de Magnésio);

Al+O- = Al2O3 (Óxido de Alumínio);

As fórmulas dos compostos iônicos, formados a partir de uma ligação iônica, apresentam sempre um padrão YX, onde o Y sempre será o elemento metálico. Para identificar um composto iônico, basta verificar se a fórmula inicia com um elemento metálico.

Regra do octeto

A regra do octeto é uma das maneiras de atingir uma ligação iônica. Ela estabelece que os átomos devem possuir um total de 8 elétrons. Exceto no caso de H e He, em que camada possui dois elétrons, os átomos devem se combinar e adquirir a estrutura eletrônica do gás nobre.

Os gases nobres possuem 8 elétrons em sua camada de valência. Para que os átomos completem a camada de valência é preciso ocorrer uma ligação iônica com objetivo de doar elétrons.

Diagrama de Pauling

O Diagrama de Pauling é um método desenvolvido pelo físico Erwin Madelung. Também conhecido como princípio de Aufbau, a técnica consiste em distribuir os elétrons na eletrosfera do átomo e dos íons. 

Através dele, o físico conseguiu provar que os elétrons estão dispostos nos átomos em ordem crescente de energia, já que todas as vezes que o elétron recebe energia ele salta para uma camada mais externa a qual ele se encontra.

Porém, no momento da volta para sua camada de origem ele emite luz em razão da energia absorvida anteriormente.

A lâmpada florescente, por exemplo, contém uma substância química formada por átomos em seu interior. Assim, os elétrons presentes na eletrosfera desses átomos, ao receber a energia elétrica, são excitados e começam a saltar para outras camadas. Após retornarem emitem luz novamente.

Qual e a fórmula do composto formado entre Magnésio e cloro?

O elemento X é Magnésio e o Y é Cloro. O composto formado pela ligação entre um metal com um ametal é iônico, portanto a ligação entre X e Y deve ser iônica. A fórmula para o composto é Mg+Cl2- e a nomenclatura: Cloreto de magnésio.

Quais são os compostos iônicos?

Compostos iônicos são aqueles que apresentam pelo menos uma ligação iônica entre seus componentes. Entre estes compostos temos, por exemplo, o cloreto de sódio (NaCl - sal de cozinha), o nitrato de sódio (NaNO3), o sulfato de sódio (Na2SO4), carbonato de cálcio (CaCO3), etc.

Qual a fórmula do composto iônico?

O que é íon-fórmula? Trata-se da representação da quantidade de átomos que formam um determinado composto iônico. O íon-fórmula é aquele que indica a quantidade de átomos necessários para a formação de um determinado composto iônico.

Como saber se o composto e iônico?

Compostos iônicos são aqueles formados por íons de cargas opostas através de interação eletrostática (forte), ou seja, para uma substância ser considerada iônica, deve possuir pelo menos uma ligação iônica na sua estrutura.