Qual o demonstrativo que apresenta a movimentação ocorrida durante o exercício social nas diversas contas?

DEMONSTRA��O DAS MUTA��ES DO PATRIM�NIO L�QUIDO (DMPL)

A elabora��o da Demonstra��o das Muta��es do Patrim�nio L�quido (DMPL) � facultativa e, de acordo com o artigo 186, par�grafo 2�, da Lei das S/A, a Demonstra��o de Lucros ou Preju�zos Acumulados (DLPA) poder� ser inclu�da nesta demonstra��o.

A DMPL uma demonstra��o mais completa e abrangente, j� que evidencia a movimenta��o de todas as contas do Patrim�nio L�quido durante o exerc�cio social, inclusive a forma��o e utiliza��o das reservas n�o derivadas do lucro.

MUTA��ES NAS CONTAS PATRIMONIAIS

As contas que formam o Patrim�nio L�quido podem sofrer varia��es por in�meros motivos, tais como:

1 - Itens que afetam o patrim�nio total:

a) acr�scimo pelo lucro ou redu��o pelo preju�zo l�quido do exerc�cio;

b) redu��o por dividendos;

c) acr�scimo por reavalia��o de ativos (quando o resultado for credor);

d) acr�scimo por doa��es e subven��es para investimentos recebidos;

e) acr�scimo por subscri��o e integraliza��o de capital;

f) acr�scimo pelo recebimento de valor que exceda o valor nominal das a��es integralizadas ou o pre�o de emiss�o das a��es sem valor nominal;

g) acr�scimo pelo valor da aliena��o de partes benefici�rias e b�nus de subscri��o;

h) acr�scimo por pr�mio recebido na emiss�o de deb�ntures;

i) redu��o por a��es pr�prias adquiridas ou acr�scimo por sua venda;

j) acr�scimo ou redu��o por ajuste de exerc�cios anteriores.

2 - Itens que n�o afetam o total do patrim�nio:

a) aumento de capital com utiliza��o de lucros e reservas;

b) apropria��es do lucro l�quido do exerc�cio reduzindo a conta Lucros Acumulados para forma��o de reservas, como Reserva Legal, Reserva de Lucros a Realizar, Reservas para Conting�ncias e outras;

c) revers�es de reservas patrimoniais para a conta de Lucros ou Preju�zos acumulados;

d) compensa��o de Preju�zos com Reservas.

MODELO

Veja modelo da DMPL, bem como outros detalhamentos, atrav�s do t�pico DMPL - Demonstra��o das Muta��es do Patrim�nio L�quido, no Guia Cont�bil Online.

BALANÇO PATRIMONIAL

É a demonstração contábil destinada a evidenciar, qualitativa e quantitativamente, numa determinada data, a posição patrimonial e financeira da Entidade. No balanço patrimonial, as contas deverão ser classificadas segundo os elementos do patrimônio que registrem e agrupadas de modo a facilitar o conhecimento e a análise da situação financeira da empresa. O Balanço Patrimonial é constituído pelo:

  • Ativo
  • Passivo
  • Patrimônio Líquido

O Ativo compreende os bens, os direitos e as demais aplicações de recursos controlados pela entidade, capazes de gerar benefícios econômicos futuros, originados de eventos ocorridos.

O Passivo compreende as origens de recursos representados pelas obrigações para com terceiros, resultantes de eventos ocorridos que exigirão ativos para a sua liquidação.

O Patrimônio Líquido compreende os recursos próprios da Entidade, e seu valor é a diferença positiva entre o valor do Ativo e o valor do Passivo.

DEMONSTRAÇÃO DOS FLUXOS DE CAIXA (DFC)

A Demonstração do Fluxo de Caixa (DFC) indica quais foram as saídas e entradas de dinheiro no caixa durante o período e o resultado desse fluxo. Assim como a Demonstração de Resultados de Exercícios, a DFC é uma demonstração dinâmica e deve ser incluída no balanço patrimonial.

Seguindo as tendências internacionais, o fluxo de caixa pode ser incorporado às demonstrações contábeis tradicionalmente publicadas pelas empresas. Basicamente, o relatório de fluxo de caixa deve ser segmentado em três grandes áreas:

  • Atividades Operacionais
  • Atividades de Investimento
  • Atividades de Financiamento.










DEMONSTRAÇÃO DO RESULTADO ABRANGENTE (DRA)

Além da elaboração da Demonstração do Resultado do Exercício, o Pronunciamento Técnico CPC 26 – Apresentação das Demonstrações Contábeis, seguindo as normas internacionais de contabilidade, instituiu a obrigatoriedade de elaboração da Demonstração do Resultado Abrangente do Exercício.

Essa demonstração apresenta as receitas, despesas e outras mutações que afetam o patrimônio líquido, mas que não são reconhecidas (ou não foram reconhecidas ainda) na Demonstração do Resultado do Exercício, conforme determinam Pronunciamentos, Interpretações e Orientações que regulam a atividade contábil. Tais receitas e despesas são identificadas como “outros resultados abrangentes” e, de acordo com o CPC 26, compreendem os seguintes itens:

  • variações na reserva de reavaliação quando permitidas legalmente
  • ganhos e perdas atuariais em planos de pensão com benefício definido reconhecidos
  • ganhos e perdas derivados de conversão de demonstrações contábeis de operações no exterior
  • ajuste de avaliação patrimonial relativo aos ganhos e perdas na remensuração de ativos financeiros disponíveis para venda
  • ajuste de avaliação patrimonial relativo à efetiva parcela de ganhos ou perdas de instrumentos de hedge em hedge de fluxo de caixa










DEMONSTRAÇÃO DAS MUTAÇÕES DO PATRIMÔNIO LÍQUIDO (DMPL)

A DMPL fornece a movimentação ocorrida durante o exercício nas diversas contas componentes do Patrimônio Líquido, como reservas de capital, opções outorgadas, ações em tesouraria, reservas de lucros, resultados abrangentes, etc. Ainda, faz clara indicação do fluxo de uma conta para outra e indica a origem e o valor de cada acréscimo ou diminuição no Patrimônio Líquido durante o exercício.

De acordo com o Pronunciamento Técnico CPC 26 as seguintes informações deverão ser apresentadas em tal demonstração:

  • o resultado abrangente do período, apresentando separadamente o montante total atribuível aos proprietários da entidade controladora e o montante correspondente à participação de não controladores;
  • para cada componente do patrimônio líquido, os efeitos da aplicação retrospectiva ou da reapresentação retrospectiva,
  • para cada componente do patrimônio líquido, a conciliação do saldo no início e no final do período, demonstrando-se separadamente (no mínimo) as mutações decorrentes: do resultado líquido, de cada item dos outros resultados abrangentes, e de transações com os proprietários realizadas na condição de proprietário.










DEMONSTRAÇÃO DO VALOR ADICIONADO (DVA)

A DVA tem por objetivo demonstrar o valor da riqueza econômica gerada pelas atividades da empresa como resultante de um esforço coletivo e sua distribuição entre os elementos que contribuíram para a sua criação. Desse modo, a DVA acaba por prestar informações a todos os agentes econômicos interessados na empresa, tais como empregados, clientes, fornecedores, financiadores e governo. Dessa forma, é evidenciado na DVA a riqueza gerada e distribuída entre:

  • Pessoal (funcionários)
  • Governo (impostos)
  • Remuneração de Capitais de Terceiros (juros, alugueis, outros)
  • Remuneração de Capitais Próprios (dividendos, lucros Retidos, participação de não controladores)










DEMONSTRAÇÃO DO RESULTADO

A Demonstração do Resultado, mais conhecida como (DRE), é a apresentação, em forma resumida, das receitas e despesas decorrentes das operações realizadas pela empresa, durante o exercício social, com o objetivo de demonstrar a composição do resultado líquido do período.
É importante salientar que, de forma complementar à Lei no 6.404/76, o Pronunciamento Técnico CPC 26 estabelece uma estrutura mínima para a DRE, obedecidas também as determinações legais, composta por:

  • custo dos produtos, das mercadorias ou dos serviços vendidos;
  • lucro bruto;
  • despesas com vendas, gerais, administrativas e outras despesas e receitas operacionais;
  • parcela dos resultados de empresas investidas reconhecida pelo método de equivalência patrimonial;
  • resultado antes das receitas e despesas financeiras;
  • despesas e receitas financeiras;
  • resultado antes dos tributos sobre o lucro;
  • despesa com tributos sobre o lucro;
  • resultado líquido das operações continuadas;
  • valor líquido dos seguintes itens:
  • resultado líquido do período.










NOTAS EXPLICATIVAS

Como parte do esforço desenvolvido nesse campo, surgiram as notas explicativas que são informações complementares às demonstrações contábeis, representando parte integrante das mesmas. Podem estar expressas tanto na forma descritiva como na forma de quadros analíticos, ou mesmo englobar outras demonstrações contábeis que forem necessárias ao melhor e mais completo esclarecimento dos resultados e da situação financeira da empresa.

As notas podem ser usadas para descrever práticas contábeis utilizadas pela companhia, para explicações adicionais sobre determinadas contas ou operações específicas e ainda para composição e detalhes de certas contas. A utilização de notas para dar composição de contas auxilia também a estética do Balanço, pois se pode fazer constar dele determinada conta por seu total, com os detalhes necessários expostos por meio de uma nota explicativa, como no caso de:

  • Estoques
  • Ativo Imobilizado
  • Investimentos
  • Empréstimos e Financiamentos
  • outras contas










RELATÓRIO AUDITORIA INDEPENDENTE

O parecer do Auditor Independente é o documento final que é elaborado após a auditoria de determinada entidade. É neste parecer que o Auditor expressa sua opinião sobre as demonstrações contábeis que foram analisadas, se elas estão ou não adequadas, em todos os aspectos relevantes, aos critérios contábeis. Os pareceres, por serem direcionados para o público maior, são mais estruturados e seguem as regras da CVM ou das SECs. Na verdade, os referidos posicionamentos de pareceres se restringem a três, a saber:

  • Sem ressalvas
  • Com ressalvas
  • Negativa de opinião

O objetivo do auditor, depois de ter formado opinião sobre as demonstrações contábeis, é chamar a atenção dos usuários, quando necessário, por meio de comunicação adicional clara no relatório. Este comunicado adicional pode ser:

  • Parágrafos de ênfase no relatório do auditor independente
  • Parágrafos de outros assuntos no relatório do auditor indpendente










FORMULÁRIO DE REFERÊNCIA

É um documento obrigatório disponibilizado pelas empresas listadas na bolsa de valores. Esse formulário tem como intuito fornecer aos acionistas um panorama geral da empresa, segundo normas padronizadas. As principais informações fornecidas no formulário de referência são:

  • Auditoria Independente
  • Informações Financeiras
  • Fatores de Risco
  • Comentários dos Diretores
  • Projeções
  • Remuneração dos Administradores
  • Demais Informações









Qual o demonstrativo que apresenta a movimentação ocorrida durante?

Resposta: d. Demonstração da mutação do patrimônio líquido.

Como é chamado o demonstrativo que apresenta em forma resumida as operações realizadas pela sociedade durante o exercício social?

A Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) é a apresentação, em forma resumida, das receitas e despesas decorrentes das operações realizadas pela empresa, durante o exercício social, com o objetivo de demonstrar a composição do resultado líquido do período.