Qual o melhor remédio caseiro para inflamação no joelho?

A dor no joelho deve passar completamente em 3 dias, mas se ainda incomodar muito e limitar os movimentos, é importante consultar um ortopedista para examinar o joelho e tratar a causa da dor corretamente. No entanto, é possível aliviar a dor no joelho enquanto espera pela consulta com os seguintes passos: 

Dica 1: Colocar gelo
Aplique compressas geladas durante 3 minutos para diminuir o inchaço logo após ter batido o joelho e durante os 2 dias seguintes. O gelo também pode ser usado para reduzir o inchaço no caso de reumatismo, por exemplo.

Dica 2: Fazer uma massagem
Faça massagens no joelho para evitar que fique duro, movimentando o osso redondo do joelho, de um lado para o outro durante 3 a 5 minutos, apoiando o pé do lado como mostram as imagens.

Dica 3: Colocar uma compressa morna
Aplique compressa morna comum pano morno ou uma gaze molhada em chá de camomila morno sobre o joelho que dói durante 5 a 10 minutos, 2 a 3 vezes por dia, para aliviar a dor quando o joelho já não está inchado. Isto nunca deve ser feito quando o joelho está inchado, como após uma queda ou pancada pois pode piorar o inchaço. Tire suas duvidas sobre como e quando usar compressas quentes ou frias.

Dica 4: Drenagem postural
Deitado na cama ou no sofá, levante a perna do joelho que está doendo, colocando uma almofada em baixo do pé para melhorar a circulação do joelho e diminuir a dor.

Dica 5: Fazer alongamentos
Alongue suavemente a perna do joelho que está doendo, dobrando a perna para trás sem forçar muito, apoiando-se numa cadeira para não cair.
A dor no joelho normalmente surge por causa de uma lesão provocada por uma queda na calçada, por exemplo, ou devido a artrite, artrose ou gota, que são doenças crônicas que em geral fazem o joelho doer. Porém a dor localizada no joelho pode ter outras causas.

Dica Bônus: Quando ir ao médico
É recomendado ir ao ortopedista quando a dor no joelho não melhora em 3 dias com estas dicas ou piore, para que o médico possa examinar o joelho e descobrir a causa, recorrendo a exames de diagnóstico como raio X ou ressonância magnética.
O tratamento para aliviar a dor no joelho pode ser feito com fisioterapia e com remédios analgésicos e anti-inflamatórios prescritos pelo médico como Paracetamol, Ibuprofeno, Diclofenaco ou Coltrax, por exemplo.

Fonte: Tua Saúde


Matérias relacionadas:

+ Entenda tudo sobre Legislação do SUS e passe em qualquer prova!

+ Residência Multiprofissional em Saúde: O que é e Como fazer?

+ Saiba 10 vantagens de fazer concursos para prefeituras! 


GARANTA SUA APROVAÇÃO COM A SANAR!

Enfermagem | Medicina | Odontologia | Farmácia | Psicologia | Nutrição | Fisioterapia 

Qual o melhor remédio caseiro para inflamação no joelho?

Dor no joelho é algo que incomoda bastante. Ela costuma ficar pulsando, independentemente de se estar sentado ou em pé.

Esse incômodo articular pode ser causado por uso excessivo, tensão ou distensão, artrite ou, simplesmente, pelo envelhecimento.

Independente da causa, você precisa cuidar para resolver o problema. Ao consultar o ortopedista, ele irá indicar um tratamento. Se for algo crônico, provavelmente precisará tomar uma quantidade de medicamento e, muito possivelmente, por um período longo.

Listarei algumas maneiras naturais de controlar a dor nos joelhos para evitar o uso prolongado de medicamentos.

Usados juntos ou individualmente, esses métodos naturais podem te ajudar a se sentir melhor e manter a flexibilidade, mesmo que seja necessário tomar um medicamento.

Método Rice

O Método Rice é um acrônimo para uma série de ações que podem ajudar a controlar a dor e reduzir a inflamação. É comumente recomendado para tensões e distensões, mas também pode ajudar pessoas com condições crônicas como a artrite.

Entenda o significado de Rice:

  • Repouso
  • Gelo
  • Compressão
  • Elevação

Quando há um episódio de dor no joelho ou articulação, é importante deixar a área dolorida em repouso e elevada o maior tempo possível. Isso previne que líquido se acumule e cause mais inchaço.

Aplique uma compressa fria três vezes ao dia por 15 minutos. Isso pode diminuir a inflamação e anestesiar a dor. Uma atadura compressiva previne o retorno do inchaço, mas não apertar muito. Você tem que sentir uma compressão moderada.

Exercícios

Durante o período de inflamação e dor intensa, você deve repousar a articulação

Porém, exercícios de baixo impacto ajudam a melhorar a flexibilidade e fortalecer as articulações, bem como os tecidos próximos.

Se a dor não for muito forte, o tai chi chuan ou a yoga são boas alternativas de exercícios. Eles focam na conexão entre a mente e o corpo. Ambos são sobre consciência e movimento. São práticas que ajudam a aumentar a amplitude de movimento. A meditação também pode ajudar você a lidar com a dor crônica.

Fique atento ao seu peso corporal. Quanto mais peso suas articulações precisam sustentar, mais a tensão e danos elas sofrerão.

Nunca é fácil perder peso. Nossos hábitos alimentares estão muito enraizados, e comida pode ser um ótimo conforto nos momentos de dor e estresse. Mas certos alimentos pioram a dor articular, especialmente se a causa for devido à artrite.

Tente seguir uma dieta composta por alimentos integrais, que reduzem a inflamação.

Pomada herbal

Cremes com salicilato são relativamente seguros de usar, a menos que você tenha sensibilidade à substância.

Contudo, segundo uma descoberta feita por um grupo de pesquisadores no Paquistão, eles podem ser completamente desnecessários.

Estudo publicado no Pakistan Journal of Biological Sciences mostrou que uma pomada herbal feita com canela, gengibre, goma-arábica (almécega) e óleo de sésamo funcionou tão bem quanto os cremes de salicilato no controle da dor articular local.

Casca de salgueiro

Chamada de “aspirina da natureza”, a casca de salgueiro é rica em salicina, convertida em ácido salicílico no corpo. O extrato da casca de salgueiro pode ser encontrado em cápsulas, tinturas e chás, embora algumas pessoas prefiram simplesmente mastigar a casca.

Não escolha essa alternativa se você for alérgico à aspirina ou está tomando anticoagulantes.

Embora alguns estudos tenham determinado a eficácia da casca de salgueiro no alívio da dor, pesquisas adicionais estão em andamento para aprendermos mais sobre esse remédio, usado há mais de quatro mil anos.

Extrato de gengibre

Especiaria popular na culinária, o gengibre é usado como suplemento alimentar e também em pomadas tópicas. É muito popular para o alívio de náusea e dor.

Um estudo realizado com pessoas que sofrem de artrite constatou que o uso combinado de gengibre e medicamentos prescritos diminuiam mais a dor do que quando o medicamento era usado isoladamente.

Não há diferença se escolher pelo fresco ou em pó. Ambos são extremamente eficazes.

Termoterapia

O calor é outro analgésico natural, pois relaxa os músculos e ajuda a evitar rigidez nas articulações. Geralmente, é usado junto à terapia a frio, pois eles se complementam muito bem.

O frio é mais eficaz nas primeiras 24h de piora na dor, pois reduz a inflamação de forma significativa. O calor pode, então, amenizar a dor residual e te manter o mais flexível possível.

Você pode usar o calor o quanto quiser, mas aplique uma bolsa quente sobre suas roupas ou uma toalha para não queimar sua pele. Você também deve ficar atento à sua temperatura corporal, parando quando começar a se sentir muito quente.

Como desinflamar o joelho de forma natural?

Opções naturais.
Colocar gelo. Aplicar gelo no local da dor por cerca de 15 minutos pode ajudar a aliviar a dor e diminuir o inchaço, podendo ser aplicado 2 a 3 vezes por dia, em momentos diferentes, como pela manhã, à tarde e à noite. ... .
Fazer uma massagem. ... .
Usar uma joelheira. ... .
Drenagem postural. ... .
Fazer exercícios..

Qual o melhor chá para desinflamar o joelho?

6 remédios caseiros para dor e inflamação nas articulações.
Chá de gengibre. ... .
Chá de cúrcuma. ... .
Chá de salgueiro branco. ... .
Chá de alcaçuz. ... .
Chá de unha de gato. ... .
Chá de urtiga..

Qual o remédio para desinflamar o joelho?

– Antidepressivos: alguns medicamentos desta classe podem também tratar a dor; – Condroprotetores: UCII, condroitina, etc; – Viscossuplementação: ácido hialurônico. Lembrando que as medicações podem ser de uso via oral (comprimidos), intramuscular ou intra-articulares (injeções e infiltrações) e tópicas (pomadas).

Qual é a planta que serve para inflamação?

7 chás anti-inflamatórios poderosos no combate às inflamações.
Chá de hortelã ... .
Chá de dente-de-leão. ... .
Chá de cravo da índia e gengibre. ... .
Chá de cúrcuma. ... .
Chá de agrião. ... .
Chá de macela. ... .
Chá de erva-doce..