Qual o principal fundamento da teoria comportamental em Administração?

573 palavras 3 páginas

Fundamentos e Princípios da Teoria Comportamental
As organizações constituem o cenário em que as pessoas passam a maior parte de suas vidas desempenhando papéis diferentes e adquirindo produtos e serviços diferentes. De um lado, as organizações necessitam de pessoas para poderem funcionar e alcançar sucesso, enquanto, de outro, as pessoas necessitam das organizações para poderem viver, trabalhar, comprar seus bens e serviços, comer, se divertir, etc. O Comportamento Organizacional se refere ao estudo de indivíduos e grupos atuando em organizações, e retrata a contínua interação entre pessoas e organizações que se influenciam reciprocamente.
O conhecimento do Comportamento Organizacional é indispensável para analisar, fazer investimentos e obter retornos, ou para criar novas organizações, mudar organizações já existentes, trabalhar em organizações, ou mais importante ainda, dirigir organizações.
O Comportamento Organizacional caracteriza-se por ser uma disciplina científica aplicada, por adotar uma abordagem contingencial, por utilizar metodologia científica, por ajudar as pessoas a resolver problemas organizacionais e por estar relacionado com as ciências sociais.
Por outro lado, um dos desafios para a compreensao do Comportamento Organizacional é que ele pode ser visível apenas parcialmente. Existem aspectos visíveis e superficiais do Comportamento Organizacional, como as estratégiza adotadas pela organização, a fixação de objetivos globais a serem alcançados, as políticas e os procedimentos adotados, a estrutura organizacional, a autoridade formal e cadeia de comando e a tecnologia utilizada.
Contudo, existem também aspectos invisíveis e profundos do Comportamento Organizacional, como percepções e atitudes individuais, normas grupais, interações informais e conflitos interpessoais e intergrupais que são dificilmente percebidos nas organizações, mas que dinamizam e influenciam o comportamento de pessoas e grupos.

ASPECTOS VISÍVEIS
ASPECTOS INVISÍVEIS


Relacionados

  • Adm japonesa

    3453 palavras | 14 páginas

    Fundamentos da Administração A Evolução da Administração Parte II Prof. Pedro Luiz Côrtes Fundamentos da Administração Bibliografia Gestão empresarial: de Taylor aos nossos dias Ferreira, Ademir Antonio Reis, Ana Carla Fonseca Pereira, Maria Isabel Editora Thomson Pioneira 1ª. Edição (1998) Partes 1 e 2 Introdução à Administração Griffin, Ricky W. Editora Ática 1ª. Edição (2007) Capítulo 1 A Evolução da Administração. 1 Fundamentos da Administração Behaviorismo….

  • FREUDJASKJJKKJSKJNKJASN

    2699 palavras | 11 páginas

    Capitulo 2 As bases de noção de ser humano e as teorias do comportamento do consumidor que elas geram. Teoria econômica É a teoria mais racionais conhecidas sobre o comportamento de consumidor vem da economia. Desejar intensamente um produto fará que ele seja valorizado ao obtê-lo .Em uma segunda compra,porem,seu valor e sua utilidade poderão diminuir. O fator renda é um dos mais importantes para essa teoria.Apesar de ser um modelo reducionista, a teoria encontra apoio nos relatos dos consumidores….

  • Teoria das Relações Humanas

    2994 palavras | 12 páginas

    TEORIA DAS RELAÇÕES HUMANAS 317.1OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM Ao finalizar o estudo deste capítulo, o aluno deverá conhecer: • Os pressupostos sociológicos da Teoria das Relações Humanas. • As modificações ocorridas nas organizações propostas pela Teoria das Relações Humanas. • As contribuições mais importantes para esta abordagem humanística. 7.2 ORIGENS DAS TEORIAS DAS RELAÇÕES HUMANAS EM ADMINISTRAÇÃO Com o desenvolvimento, em todos os países industrializados da época, a Administração….

  • Teorias administrativas

    4473 palavras | 18 páginas

    a) Teoria da administração científica A Teoria da administração científica recebeu esta denominação devido ao seu caráter altamente técnico. Enfatizando as tarefas dentro da organização, essa abordagem procurava, ao mesmo tempo, reduzir o desperdício e elevar o índice de produtividade. Taylor, seu fundador, era um engenheiro norteamericano que influenciou um número muito grande de seguidores, cuja principal preocupação, nas organizações, era determinar o modo mais eficiente de realizar tarefas….

  • Fundamentos da tcc

    2273 palavras | 10 páginas

    FUNDAMENTOS, MODELOS CONCEITUAIS, APLICAÇÕES E PESQUISA DA TERAPIA COGNITIVA INTRODUÇÃO Os termos terapia cognitiva e o termo genérico terapia cognitivo-comportamental são usados com frequência como sinônimos para descrever psicoterapias baseadas no modelo cognitivo. O termo TCC também é utilizado para um grupo de técnicas nas quais há uma combinação de uma abordagem cognitiva e de um conjunto de procedimentos comportamentais. A TCC é usada como um termo mais amplo que inclui tanto a TC padrão….

  • ADMINISTRAÇÃO

    666 palavras | 3 páginas

    Fundamentos da Administração ASPECTOS INTRODUTÓRIOS E CONCEITUAIS BÁSICOS PARA O ESTUDO DA ADMINISTRAÇÃO Prof. Claudiane Diniz Fundamentos da Administração • Conceitos básicos: • A palavra administração vem do latim: • ad (direção, tendência para) e • minister (subordinação ou obediência). • É uma palavra com origem no latim “administratione”, que significa “direção, gerência”. • Administração é o ato de administrar ou gerenciar negócios, pessoas ou recursos, com o objetivo….

  • RESUMO ATPS Teoria Da Adminstra O Etapa 1 E 2

    1966 palavras | 8 páginas

    “FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO” São Bernardo do Campo – set.2012 INTRODUÇÃO Desde o princípio da natureza humana, o homem sentiu a necessidade de se organizar em sociedade para alcançar, através de seus esforços, os seus objetivos, assim surgiram às primeiras empresas tradicionais, da época dos assírios, babilônios, fenícios etc., que trazem princípios administrativos básicos que são utilizados até hoje pelos teóricos da administração e com o surgimento das grandes empresas, a história da administração….

  • geografia atual

    5328 palavras | 22 páginas

    – UNIDERP Centro de Educação a Distância Teoria Geral da Administração Alunos RA: Àtma Bruna Silva Machado 433932 Lucas Alves Pereira 431993 Rafael Souza de Oliveira 432015 Kerla Beatriz Martins 8139754948 Wgleider Vínicios Silva Nunes 7755639871 Profº Tutor à Distancia: Celso Ricardo do Nascimento Profº Tutor Presencial: Cynthia Helber Urias Rodrigues Campos Campo Grande, mês/2013. Introdução A Teoria Geral Da Administração tem por objetivo apresentar….

  • AP_TGA_Administracao Cientifica_Impressao

    435 palavras | 2 páginas

    TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO (TGA) Teoria Geral da Administração ABORDAGEM CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO Administração Científica Teoria Clássica da Administração ABORDAGEM HUMANÍSTICA ABORDAGEM NEOCLÁSSICA Teria Neoclássica Administração por Objetivos Teoria Geral da Administração ABORDAGEM ESTRUTURALISTA Modelo Burocrático de Organização Teoria Estruturalista da Adminstração ABORDAGEM COMPORTAMENTAL Teoria Comportamental da Administação Teoria do Desenvolvimento….

  • Contribuição da Teoria Estruturalista ou Estruturalismo para a Teoria da Administração

    1507 palavras | 7 páginas

    alcançar objetivos específicos e coletivos. 3. Em que consiste a Teoria da Administração - TA ? História do Pensamento Administrativo Processos Administrativos (Fundamentos) Abordagem Contemporânea Decompondo a TGA • Teoria = vários conhecimentos vinculados entre si (conjunto de conhecimento) gerado por investigação sistemática e com resultados validados. • Geral = abrange a evolução de todas as abordagens e teorias da Administração ao longo da história, focando diversas épocas. • Administração….

Outros Trabalhos Populares

Qual é a principal ênfase da teoria comportamental?

Segundo Chiavenato (1987), a abordagem comportamental marca a mais forte ênfase das ciências do comportamento na teoria administrativa e a busca de soluções democráticas e flexíveis para os problemas organizacionais.

Quais as principais características da abordagem comportamental?

A abordagem comportamental é um movimento que defende que desenvolvemos habilidades de acordo com o ambiente em que vivemos. Esse tipo de estudo afirma que reagimos diretamente diante da forma como somos estimulados pelo ambiente externo. Ou seja, nosso comportamento depende diretamente de um estímulo de fora.

O que diz a teoria comportamentalista?

O Behaviorismo, também chamado de Comportamentismo ou Comportamentalismo, tem como objeto de estudo o comportamento. Essa teoria psicológica defende que a psicologia humana ou animal pode ser objetivamente estudada por meio de observação de suas ações, ou seja, observando o comportamento.

Quais os benefícios da teoria comportamental?

Adaptada à realidade das empresas, a análise comportamental auxilia na gestão de pessoas e na formação de equipes de alta performance. Basta deixar de lado uma abordagem focada só na terapia e partir para o lado do autoconhecimento, motivação e perfil dos profissionais.