Qual o tipo climático presente na Cordilheira dos Andes e Himalaia?

Qual o tipo climático presente na Cordilheira dos Andes e Himalaia?

Como se formam as cordilheiras?

Presentes em diversos lugares do mundo, as cordilheiras são formadas por grandes sistemas reunidos de montanhas. ... Esses agrupamentos ocorrem devido à junção de 2 placas tectônicas que, geralmente, apresentam cadeias de montanhas secundárias ou ramos.

Qual é a extensão da Cordilheira dos Andes?

3.371.000 km² Cordilheira dos Andes/Área

O que são as cordilheiras?

Série de serras ou montanhas contíguas.

Onde se formam as grandes cordilheiras e os vulcões?

Já a Placa de Nazca choca-se contra a placa Sul-Americana, e nessa região formaram-se vulcões e cordilheiras. A Placa Africana choca-se com a Placa Eurasiana.

Como se formou a cadeia de montanhas do Himalaia?

A grande cordilheira do Himalaia, no Tibete, a maior da Terra, 7 300 metros acima do nível do mar, nasceu do choque entre duas das placas tectônicas, que formam a crosta da Terra – até aí, todos os geólogos concordam.

Por que a Cordilheira dos Andes tem esse nome?

Cordilheira dos Andes: a fascinante mais longa cadeia de montanhas do mundo. Crista alta, da palavra Quechua "anti" ou Anti Suyu, uma das regiões habitadas pelos incas.

Qual a largura da Cordilheira dos Andes?

  • Ao todo, são mais de 8 mil quilômetros de extensão e em alguns trechos tem 160 quilômetros de largura. A altura varia entre 4 mil metros e o ponto mais alto é o pico do Aconcágua com quase 7 mil metros de altura. Os países atravessados pela Cordilheira dos Andes são Argentina, Chile, Peru, Bolívia, Equador, Colômbia e Venezuela.

Qual o clima predominante na Cordilheira dos Andes?

  • O Clima predominante na Cordilheira dos Andes é o clima frio de montanha. Nesse tipo de clima, a temperatura varia muito de acordo com a altitude e o relevo. Assim, nos pontos mais altos, apresenta temperaturas negativas, as quais ficam cobertas de neve constantemente.

Por que as cordilheiras fazem parte da paisagem?

  • De maneira geral, as cordilheiras fazem parte das paisagens de diversas partes do mundo, formando sistemas de montanhas, que foram agrupadas devido ao movimento de placas tectônicas.

Qual a origem da formação dos Andes?

  • No entanto, estudos recentes realizados por pesquisadores norte-americanos revelaram que a formação dos Andes pode ter ocorrido de forma “abrupta” sob o ponto de vista do tempo geológico, dobrando de tamanho entre 2 e 4 milhões de anos. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Qual o tipo climático presente na Cordilheira dos Andes e Himalaia?

As cadeias de montanhas Eles são grandes extensões de montanhas interconectadas, que geralmente servem como fronteiras geográficas entre os países. Eles se originaram em áreas onde o solo se altera devido ao movimento das placas tectônicas, fazendo com que os sedimentos se comprimam, subam à superfície da terra e se originem em várias cadeias de montanhas. As montanhas costumam ter picos. A elevação de seus sedimentos pode assumir várias formas e tamanhos, como montanhas, cordilheiras, colinas, montanhas ou cristas.

Neste artigo vamos contar tudo o que você precisa saber sobre as cordilheiras, sua formação, clima e tipos.

Índice

  • 1 Formação de cordilheiras
  • 2 Clima
  • 3 Exemplos
    • 3.1 Cordilheira dos Andes
    • 3.2 Himalaia
  • 4 Outras cadeias de montanhas

Formação de cordilheiras

Qual o tipo climático presente na Cordilheira dos Andes e Himalaia?

As montanhas são formadas pelo movimento das placas tectônicas terrestres, que colidem, se dobram e se deformam até se elevarem acima da crosta terrestre. Os sedimentos localizados na superfície são afetados por fenômenos externos, como alta temperatura, erosão do solo eólica, erosão agua, etc.

As montanhas também podem ser geradas a partir de elevações subaquáticas. É o caso da ilha do Havaí e das ilhas vizinhas, que formam um sistema montanhoso no fundo do mar, e seus picos aparecem acima do nível do mar para formar um grupo de ilhas.

A montanha mais alta do mundo detectada foi Mauna Kea, no Havaí. Consiste em um vulcão adormecido que afundou no Oceano Pacífico. São 10.203 metros de baixo para cima, mas a altitude é de 4.205 metros. A montanha mais alta de acordo com o nível do mar é o Monte Everest, 8850 metros acima do nível do mar.

Clima

Qual o tipo climático presente na Cordilheira dos Andes e Himalaia?

Quanto maior a pressão atmosférica, menos oxigênio estará disponível.

O clima de montanha (também chamado de clima alpino) varia com a localização, topografia e altura das montanhas. O clima envolvente influencia a temperatura da montanha desde o sopé da montanha até à altura média, quanto maior for a altura do topo da montanha, maior será o contraste com o clima regional.

De 1.200 metros acima do nível do mar, a temperatura fica mais fria e úmida, e as chuvas são abundantes. A pressão atmosférica diminui devido ao aumento da altitude, o que significa que a pressão do ar está ficando cada vez mais baixa e é difícil para os organismos respirarem enquanto sobem.

Exemplos

Qual o tipo climático presente na Cordilheira dos Andes e Himalaia?

Uma serra é um subconjunto de uma pequena cordilheira localizada em uma cordilheira maior. As montanhas caracterizado por elevações irregulares ou muito diferentes, mas de altura média.

Um exemplo é a Sierra Negra, no México, localizada entre os estados de Veracruz e Puebla (parte das Novas Montanhas Vulcânicas). Consiste em um vulcão extinto e é a quinta montanha mais alta do país, com 4.640 metros de altura. É um ótimo destino turístico para mountain bike e caminhadas.

Cordilheira dos Andes

Os Andes são a segunda montanha mais alta depois do Himalaia. É um sistema montanhoso da América do Sul. É a maior cordilheira do mundo, com um comprimento total de 8.500 quilômetros e uma altitude média de 4.000 metros, é a segunda maior cordilheira depois do Himalaia. Seu pico mais alto é o Aconcágua, que está 6,960 metros acima do nível do mar. Está localizado em uma área com intensa atividade sísmica e vulcânica.

Os Andes foram formados na Era Mesozóica. Estende-se desde a atual região venezuelana de Táchira até a Terra do Fogo na Argentina (através da Colômbia, Equador, Peru, Bolívia e Chile). Sua jornada continuou para o sul, formando uma montanha subaquática chamada "Arco de las Antillas del Sur" ou "Arco de Scotia", alguns de seus picos surgiram no mar para formar pequenas ilhas.

Himalaia

A altura média do Himalaia é de 6.100 m. Ele está localizado na Ásia e é a série de montanhas mais alta do mundo. Entre as inúmeras montanhas que o compõem, destaca-se o Monte Everest, ponto mais alto do mundo a 8.850 metros acima do nível do mar, e devido aos enormes desafios que contém, tornou-se um símbolo dos alpinistas de todo o mundo.

O Himalaia se formou há cerca de 55 milhões de anos. Ela se estende por 2.300 quilômetros do norte do Paquistão a Arunachal Pradesh (Índia), contornando o Tibete em toda a jornada. Sua altura média é de 6.100 metros.

Os três principais sistemas de água da Ásia nasceram no Himalaia: o Indo, o Ganges e o Yangtze. Esses rios também ajudam a regular o clima da Terra, especialmente na parte central do continente indiano. O Himalaia é o lar de várias geleiras, como a Siachen (a maior do mundo fora das regiões polares), Gangotri e Yamunotri.

Outras cadeias de montanhas

Vamos descrever algumas das cadeias de montanhas mais importantes do mundo:

  • Cordilheira Neovolánica (México). É um sistema montanhoso formado por vulcões ativos e não ativos, de Cabo Corrientes na costa oeste a Xalapa e Veracruz na costa leste, cruzando o México central. Destacam-se os picos mais altos como Orizaba (5.610 metros), Popocatépetl (5.465 metros), Istachivat (5.230 metros) e Colima (4.100 metros). Muitos de seus vales e bacias são usados ​​para agricultura, e seu solo rico em metais contém prata, chumbo, zinco, cobre e estanho.
  • Os Alpes (Europa). É o sistema montanhoso mais extenso da Europa Central, formando um arco de montanha de 1.200 km que se estende do leste da França à Suíça, Itália, Alemanha e Áustria. Vários de seus picos têm mais de 3.500 metros de altura e contêm mais de 1.000 geleiras. Ao longo da história, muitos mosteiros cristãos se estabeleceram nas montanhas dos Alpes em busca de tranquilidade.
  • Montanhas Rochosas (América do Norte). É uma cadeia de montanhas que se estende da Coluna Britânica no norte de Alberta e Canadá ao sul do Novo México. O comprimento total é de 4.800 quilômetros e os picos têm cerca de 4.000 metros de altura. Ele contém geleiras importantes como Dinwoody e Gooseneck, que estão diminuindo cada vez mais devido ao aquecimento global.
  • Pirineus (Espanha e França). É um sistema montanhoso que se estende de leste a oeste entre a Espanha e a França (do Cabo Cruz no Mediterrâneo até as montanhas da Cantábria) e se estende por 430 quilômetros. Seus picos mais altos estão no meio das montanhas e têm mais de 3.000 metros de altura, como Aneto (3.404 metros), Posets (3.375 metros), Monte Perdido (3.355 metros) e Pico Maldito (3.350 metros). Atualmente, possui algumas pequenas geleiras localizadas acima de 2700 metros acima do nível do mar.

Espero que com essas informações você possa aprender mais sobre as maiores cordilheiras do mundo e suas características.


O conteúdo do artigo segue nossos princípios de Ética editorial. Para relatar um erro, clique Clique aqui.

Você pode estar interessado

Qual é o tipo de clima da Cordilheira dos Andes?

O clima dos Andes é tipicamente frio de montanha, com presença de baixas temperaturas e formações de neve. A fauna e a flora andinas são bastante resistentes às condições climáticas adversas da região. A Cordilheira dos Andes possui grande importância cultural, ambiental e econômica para os habitantes locais.

Qual é o clima do Himalaia?

Clima e hidrografia do Himalaia O clima do Himalaia, influenciado pelas elevadíssimas altitudes, possui baixas temperaturas e neve durante todo o ano. As geleiras presentes no Himalaia são responsáveis pela alimentação de importantes rios da Ásia, como o Rio Ganges e o Rio Indo, especialmente no período de estiagem.

Qual é a origem da Cordilheira dos Andes e do Himalaia?

A cordilheira surgiu em resultado de um choque ocorrido entre duas placas tectônicas: há milhões de anos, a placa de Nazca moveu-se em direção à placa sul-americana, dando origem às elevadas montanhas que hoje formam a cordilheira dos Andes.

Qual a importância da Cordilheira dos Andes para o clima da região?

Os Andes promovem o surgimento e a manutenção de espécies, pois quando está frio, as espécies ficam na parte baixa e quando está quente elas sobem, permitindo que continuem se desenvolvendo. No entanto, em momentos de mudanças climáticas, os Andes também são responsáveis pela extinção de espécies, dividindo populações.