Qual o versículo da Bíblia que diz que Deus é amor mas também é fogo consumidor?

Posted on Fev 4, 2019

Muitas pessoas estão prontas para abraçar a ideia de que Deus é amor, se elas próprias puderem definir o que isso significa. Talvez elas queiram dizer que Deus as aprova, não importando quem elas sejam e o que elas façam. Ou que Deus está lá para nós quando precisamos Dele. Isso se encaixa bem com uma cultura terapêutica que centraliza tudo em si mesma. Mas não se encaixa na visão bíblica de Deus como transcendente e glorioso em santidade. É verdade que Deus é amor e Ele é bom, mas Deus também é Santo. Ele é um Deus de misericórdia e justiça. Ele é descrito como um fogo consumidor no Novo Testamento, assim como no Velho.

O que isto significa? Tanto Deuteronômio 4:24 como Hebreus 12:29 falam da santidade, da justiça e do zelo de Deus por Sua adoração. Devemos adorá-Lo com um profundo senso espiritual de Sua santidade e grandeza. Precisamos de graça para nos aproximarmos de Sua adoração da maneira correta. A graça específica mencionada é o temor, um espanto espiritual e reverência. Como fica claro em Deuteronômio 4 e em Hebreus 12, isso também inclui um cuidado amoroso em relação à adoração de Deus. Devemos nos limitar aos caminhos que Ele designou para O adorarmos (Deuteronômio 4:2; Levítico 10:1-3; Êxodo 20:5). Tomar Hebreus 12:29 a sério significa reconhecer que Deus ainda é um fogo consumidor e que isso ainda requer de nós a mesma reverência e temor. Robert Traill observa que a Bíblia frequentemente diz que a religião verdadeira começa com e é resumida pelo temor de Deus. Neste extrato atualizado, ele extrai as implicações de Hebreus 12:29. Em primeiro lugar, ele lida com as objeções comuns à ideia de temer a Deus.

1. Deveríamos Realmente Temer a Deus?

Existem várias objeções falsas contra essa graça preciosa e necessária.

(a) Deus não é todo misericórdia e bondade?

A primeira leva milhares à destruição; é a ideia de que Deus é todo misericórdia e bondade. É verdade que Sua misericórdia e bondade são infinitas; contudo, assim também é a justiça dEle. Não vamos parar para mostrar por que isso está errado ou discuti-lo mais. É suficiente que o Espírito Santo declare a impressionante majestade de Deus, nesta expressão figurativa: “nosso Deus é um fogo consumidor”.

(b) Esta não é apenas uma ideia do Velho Testamento?

Alguns pensam que o Novo Testamento não requer o temor de Deus da maneira que o Velho Testamento faz. Eles traçam um contraste entre lei e amor e punição e misericórdia. O apóstolo corrige claramente esse erro em Hebreus 12:18-29. Ele compara e identifica as diferenças entre as duas eras. No verso 28 ele conclui que todo o amor e misericórdia revelados no evangelho devem produzir adoração com temor. Ele apoia isso no versículo 29.

(c) A salvação não remove o temor?

Outros reconhecem que Deus ainda é santo e justo em Si mesmo. No entanto, eles dizem que quando somos salvos em Cristo, todo esse temor é removido. A salvação requer nada além de amor, deleite e familiaridade. O Espírito Santo corrige esse erro declarando que mesmo “nosso Deus”, nosso Deus da aliança, é um “fogo consumidor”. Como o fogo consumidor é uma coisa terrível, então, quando Deus é descrito dessa maneira, devemos levar em conta Sua terrível natureza e majestade.

(d) Isso não é legalista?

Alguns estão prontos a objetar que servir a Deus com temor é inconsistente com a ousadia de se aproximar de Deus que Seu povo tem o privilégio de ter. Profunda reverência de coração e temor santo não é legalismo ou o oposto de fé e amor. Servir a Deus aceitavelmente, com reverência e temor piedoso porque Ele é um fogo consumidor não implica temor incrédulo.

Às vezes é difícil sermos cheios de alegria e de santo temor juntos; isso é devido a nossa fraqueza. Mas isso não significa que as duas graças sejam opostas uma à outra. Às vezes somos de fato chamados a exercer mais reverência ou mais amor. Uma alma desanimada deve meditar mais na misericórdia e no amor de Deus para se mover para a fé e o amor. Mas um crente desviado deve meditar na santidade, majestade e ira de Deus para levantar-se e voltar-se para Deus.

2. Deus é um Fogo Consumidor em Si Mesmo

(a) Há uma distância infinita entre Ele e nós e toda alma que realmente considera isso deve ficar cheia de pavor. Ninguém pode ver a Deus e viver.

(b) Deus é santo em Sua natureza (Isaías 6:3; Apocalipse 4:8). Só Deus é santo (Apocalipse 15:4). Ele tem olhos puros e não pode contemplar a iniquidade. Como então um pecador pode não temê-Lo?

(c) Deus é justo. Ele senta em Seu trono julgando retamente (Salmos 9:4). Somos descumpridores de Sua lei desde o ventre materno até a sepultura. Quão terrível é esse atributo de Deus!

(d) Deus é infinitamente fiel e irresistivelmente poderoso no exercício da justiça. Nenhuma criatura pode, por sutileza ou força, escapar de Sua mão.

3. Deus é um Fogo Consumidor em Suas Obras

A maneira pela qual Deus ordena e mantém toda a criação, e como Ele realiza todos os Seus propósitos de acordo com Seus sábios decretos, deve nos fazer tremer. O céu e o inferno são coisas temíveis e devem despertar nossos corações para um temor maior.

No entanto, quanto de Sua terrível glória deve ser vista em Sua igreja e nas ordenanças! Ele é terrível em Seus lugares santos (Salmos 68:35; Gênesis 28:17). Em Suas ordenanças, esse fogo consumidor se aproxima de nós e nós dEle, embora com ofertas de misericórdia e salvação. No entanto, para aqueles que as abusam, há uma certa aparência de temor do julgamento e da ardente indignação, que devorará os adversários. Em oração, falamos com Ele. Que temor Abraão, Moisés e Jacó expressam em oração!

4. Deus é um Fogo Consumidor no Pacto

Até mesmo Deus em pacto com os Seus deve ser temido (Deuteronômio 28:58). Por que é assim?

(a) Porque eles O conhecem, e ninguém pode conhecê-Lo sem temê-Lo. É natural ter um temor santo quando Deus nos é revelado (Jó 37:24). A falta de temor mostra falta de conhecimento.

(b) Porque Ele ainda é o mesmo Deus. É verdade que a Sua justiça, satisfeita em Cristo, nunca se manifestará contra eles para destruí-los. Eles podem considerar todos os atributos de Deus (mesmo os mais terríveis) com conforto e deleite. No entanto, todas as coisas nEle que produzem temor e reverência ainda estão em nosso Deus da aliança.

(c) Porque ainda temos iniquidade dentro de nós. É verdade que há uma mudança no estado dos crentes na justificação e adoção. Uma mudança em suas naturezas começou através da santificação; ainda assim eles são criaturas. E ainda há muita falta de santidade em seus corações e vidas. Todo pecado em si é igualmente odioso para Deus e contrário à Sua natureza santa. Eles ainda estão sob Sua santa lei e estão obrigados a obedecê-la, não como o caminho para a vida, mas como uma regra para esta. Eles ainda serão castigados por desobediência.

(d) Porque temos experiência de sermos castigados. Isto foi tão evidente com Davi (Salmos 51:5). Os santos temem a bondade, o amor, o perdão e a misericórdia da cura de Deus (Oséias 3:5; Salmos 130:4).

5. Devemos Servir ao Nosso Deus com Temor

(a) Em nossas vidas

A caminhada cuidadosa com Deus, mantendo uma vigilância sobre o coração e conversas edificantes são coisas apenas teóricas para a maioria dos cristãos. Isto vem de uma ignorância acerca dEle, com quem temos que lidar? Quão raramente o poder da religião brilha nas vidas dos cristãos.

(b) Em nossa adoração

Quando muitos vêm orar eles correm irreverentemente, como se estivessem vindo para conversar com alguém que é como eles mesmos. Quão raramente são os corações profundamente impressionados com o sentido da majestade dAquele a quem eles se dirigem. Muitos ouvem os sermões como se o propósito fosse pesar os dons do orador ou obter mais conhecimento para o cérebro. Poucos prestam atenção ao que ouvem. Poucos vêm receber uma mensagem do Deus vivo e tremem na Palavra. Isto é devido à falta de um bom temor de Deus. Muitos se aproximam da Mesa do Senhor sem a devida preparação e, assim, comem indignamente. Eles não consideram que é uma das abordagens mais solenes que o Senhor faz para nós, e que fazemos à Ele. Nós nos prepararíamos de maneira bem diferente se tivéssemos temor de tomar Seu nome em vão nesta ordenança.

(c) Em nossos corações

Você é cuidadoso em manter constante comunhão com Deus? Você vive como se estivesse à vista Dele? Você toma Sua lei para o teu governo em todos os teus caminhos? A piedade não é mais do que ser exteriormente respeitável e frequentar a igreja? Isso é um erro grave. O que você faz com as convicções de sua consciência? Você as apaga ou as considera? O que você dá às suas afeições ao longo do dia? O que você pensa primeiro pela manhã e à noite? É em Deus? Como pode o temor de Deus estar em nós?

Conclusão

Devemos procurar conhecer mais a Deus e ter visões mais profundas de Sua majestade. Precisamos manter nosso senso de santidade e de amor juntos, sem perdermos nenhum deles. Vamos meditar mais sobre Ele e orar para que Ele manifeste mais de Sua glória para nós. Isso ajudará a despertar um santo temor e reverência dentro de nós.