Quando o cachorro fica muito perto do dono

Quando o cachorro fica muito perto do dono

Da cozinha para o quarto. Claro, no quintal, até mesmo até o tanque de lavar roupa. E, se você se descuidar, também ao banheiro. Alguns cães seguem os donos para onde for. Não se desgrudam do seu lado em nenhuma circunstância. Contudo, o que pode ser fofo para algumas pessoas, para outras se torna algo irritante. Seja qual for seu caso, com certeza essa pergunta não sai da sua cabeça: “por que o meu cachorro me segue para todos os lados que vou?”

Uma marcação canina pessoal

Para saber a explicação mais exata do porquê de seus amigos de quatro patas irem atrás dos seus donos por toda a casa, você deve se lembrar que os cães domesticados de hoje são uma versão “atualizada” dos seus ancestrais, os lobos. E, assim como seus parentes selvagens, os cães seguem o chefe da matilha, nesse caso, seus donos.

No entanto, os bichinhos de hoje em dia não são animais que seguem o macho-alfa e se submetem sem dar um pio à hierarquia para garantir sua sobrevivência.

Na verdade, os cães escolhem ir atrás da pessoa que para eles seja a mais afetuosa, aquela que, sem dúvida alguma, vai lhes prover com tudo o que precisam para se sentirem confortáveis, seguros e amados. Além disso, sabem distinguir muito bem entre aqueles que levam a vida sendo generosos para com os outros e aqueles que só olham para o próprio umbigo.

A pergunta ‘por que o cachorro me segue para todos os lados’ é frequente na sua vida? Vamos contar para você alguns dados para que seja capaz de conviver sem problemas com toda a onda de afeto que seu bichinho tem para oferecer para você.

Motivos que explicam o porquê do seu cachorro ficar seguindo você por todo canto da casa

A resposta à pergunta que não quer calar: “por que o meu cachorro fica me seguindo por toda parte?” – é simples, porque ele ama você.

Seu bichinho gosta tanto de você que precisa ficar ao seu lado toda hora para sentir seu cheirinho e ouvir sua adorada voz. Vai atrás de você para toda parte porque gosta que você:

  • Faça carinho nele
  • Fale com um tom afetuoso
  • Brinque com ele

Pelo mesmo motivo, fica à espera da sua volta para casa. E assim ele o recebe, cheio de alegria, dando pulos e balançando o rabo. Como você vai saber muito bem, são várias as formas que os cães têm para demonstrar seu afeto, mesmo que, para algumas pessoas, essas maneiras de demonstrar afeto possam parecer excessivas.

A comida, entre as causas para o bichinho ficar seguindo você por todo lado

Nós também precisamos ser sinceros e afirmar que o seu cachorro também fica seguindo você por um motivo bem concreto e palpável: conseguir comida.

Ele presta atenção à cada petisco que você leva à boca e qualquer migalha que possa cair no chão. E tem a certeza que não pode perder a oportunidade para pedir sempre um pouco mais de comida.

Por isso, é importante que você não ceda ao seu olhar suplicante toda vez que comer um lanchinho. Você dever tomar muito cuidado com isso, o problema de obesidade pode estar à sua porta. Lembre-se que o veterinário é aquele que melhor pode aconselhar sobre qualidades e quantidades adequadas em relação ao alimento do seu amigo de quatro patas.

Algumas soluções para que você não fique se perguntando “por que o meu cachorro fica me seguindo por todos os lados”

Para que você não se pergunte pela enésima vez a respeito do porquê de seu cachorro ficar seguindo você por todo lado, a coisa mais importante é estabelecer regras claras durante a socialização e o adestramento do cão. Seu bichinho deve se relacionar sem problemas com outros animais e pessoas. Além disso, ele também deve aprender – através do reforço positivo – a responder a algumas ordens básicas, como “sentado” ou “quieto”.

Mesmo assim, em alguns casos extremos, talvez o melhor seja recorrer a algum especialista em comportamento animal para que as coisas sejam mais equilibradas.

Além disso, também não se pode esquecer que os cachorros são animais muito sociáveis, que buscam constantemente a companhia dos seus donos humanos. Por esse motivo, ficam muito tempo sozinhos, são capazes de chegar a sofrer estresse, ansiedade por separação e outros problemas comportamentais.

Assim, aqueles que não gostam muito de grude, talvez devessem optar por outro bicho de estimação. Mesmo assim, o melhor seria que se rendessem à demonstração de carinho, às vezes, irritante, que nos oferecem os cães.

Fonte da imagem principal: Andrea Aguirre.

Quando o cachorro fica muito em cima do dono?

Quando o tutor não está muito presente no dia a dia, o cão pode deitar em cima dele para tentar chamar a atenção ou suprir sua necessidade de atenção, que não foi sanada ao longo do dia.

Porque o cachorro gosta de ficar encostado no dono?

Expressão de afeto e carinho Dormir encostando no dono é, acima de tudo, a maneira que os cachorros têm de expressar todo o seu carinho e afeto pelos tutores. Além de ser uma forma de demonstrar apoio, caso percebam que o tutor está triste, chateado ou com problemas.

Porque o cachorro escolhe uma pessoa?

A preferência depende de alguns fatores, como prazer, segurança e confiança garantidos pelos tutores. Se o seu cachorro segue uma pessoa específica da família pela casa, dorme apenas com ela e manifesta confiança apenas com esse alguém, é provável que ele tenha um "humano preferido".

Porque os cães seguem os donos até o banheiro?

O comportamento da espécie nos ajuda a entender que nossos cachorros querem ficar ao nosso lado em todas as áreas da casa, pois são animais acostumados a viver em grupos e também são muito protetores. Assim, pode ser que ele te siga ao banheiro para te proteger, assim como se sente protegido por você.