Quando o dente do bebe ta nascendo da febre

Os dentes nascendo em bebês podem causar sintomas como irritabilidade, salivação excessiva e gengivas avermelhadas, e geralmente ocorrem em torno dos 6 meses de idade, que é quando normalmente começa o nascimento dos primeiros dentes.

Geralmente, os sintomas são leves, não necessitando de nenhum tratamento específico, e para ajudar a aliviar o desconforto que pode ocorrer pode-se fazer uma massagem nas gengivas e dar mordedores para o bebê.

No entanto, durante o período de nascimento dos primeiros dentes do bebê é importante consultar um pediatra caso sintomas como febre ou diarreia ocorram, porque nem sempre são causados pelos dentes e a identificação da causa é importante para iniciar o tratamento apropriado. 

Quando o dente do bebe ta nascendo da febre
23/07/2020

"Meu filho não para de chorar e está com febre. Ah, deve ser algum dente nascendo.” Se você nunca disse isso, provavelmente já ouviu frases parecidas de alguma outra mãe. Essa ideia, no entanto, pode não ser verdadeira e ainda mascarar outras infecções que precisam ser investigadas mais a fundo. É essa a conclusão de uma nova análise, publicada na revista médica Pediatrics. “Se uma criança está com febre alta, sente um grande desconforto ou não quer comer, nem beber nada por dias, isso deve levantar o sinal vermelho de preocupação”, diz Paul Casamassimo, diretor do Centro de Políticas, Saúde e Pesquisa em Pediatria Oral e Odontológica da Academia Americana de Pediatria.

A irrupção dos dentes pode causar desconforto e irritação, mas não febre alta, com temperatura maior que 38ºC”, diz Marcelo Bönecker, professor titular de Odontopediatria da Universidade de São Paulo (USP). Para o especialista, a sensação das crianças é parecida com o que sentem os adultos quando nasce o dente do siso. “É um incômodo”, resume.

Mas, então, de onde vem a ideia de que a febre está relacionada ao nascimento dos dentes? Para Bönecker, trata-se de uma série de coincidências. “O início da dentição geralmente acontece quando a criança tem mais ou menos 6 ou 7 meses. É a mesma fase em que elas começam a pegar objetos com as mãos e colocar na boca, o que pode levar a infecções e, aí sim, à febre”, exemplifica.

Esse período, muitas vezes, também coincide com o fim da licença-maternidade da mãe, quando a criança pode ir para o berçário. “A época da erupção dentária é justamente quando o bebê começa a ter contato com outras crianças em casa ou na creche e, assim, fica suscetível a contrair mais doenças virais, que têm como principal sintoma a febre. 

Fonte: https://revistacrescer.globo.com/Bebes/Saude/noticia/2016/03/nascimento-dos-dentes-do-bebe-causa-febre.html

Veja também

Quantos dias o bebê fica com febre por causa dos dentes?

A febre durante o nascimento dos primeiros dentes é normal e, em geral, não dura mais de um dia. Se a febre durar mais de dois dias, você deve definitivamente entrar em contato com o pediatra.

Como é a febre de dente nascendo?

Se o bebê apresenta reações como choro irritação, perda de sono ou de apetite, aumento da salivação, gengiva avermelhada e inchada, rostinho corado, diarreia leve e, sim, elevação moderada da temperatura, pode ser um aviso de que um dentinho chegou ou está por vir.

Qual dente da febre em bebê?

A febre como efeito do nascimento da primeira dentição ainda não é um consenso entre pediatras1. Isso porque, em muitas pesquisas, mães relataram que a temperatura de seus filhos aumentava levemente quando os primeiros dentes - geralmente os incisivos de baixo - começavam a nascer3.

Quais são os sintomas quando o bebê está nascendo dente?

Quando os dentinhos estão nascendo, as crianças podem sentir coceira na gengiva, aumento da saliva, bem como inchaço na região e vermelhidão, além de perda do apetite, irritação e sono agitado. Febre baixa e fezes amolecidas podem surgir. Todos esses sintomas são passageiros e variam de uma criança para outra.