Quanto tempo posso guardar a biomassa de banana verde?

A biomassa de banana verde é um alimento de baixa caloria e rico em nutrientes, o que o torna um aliado da vida saudável. O sabor neutro permite que ela seja usada em diversas receitas de várias maneiras, como substituindo farinhas e transformando alimentos comuns em lights e saudáveis.

Queridinha dos nutricionistas, a biomassa de banana verde é vendida em lojas naturais no formato de pasta. Mas, se você preferir economizar, pode fazê-la em casa. Quer saber como usar biomassa de banana verde? O umComo explica para você.

Também lhe pode interessar: A banana engorda?

Índice

Benefícios da biomassa de banana verde

A biomassa de banana verde tem inúmeras vantagens quando consumida em receitas ou sozinha. O alimento é conhecido por ajudar a emagrecer e a transformar receitas comuns não tão saudáveis em delícias light.

Além disso, a biomassa de banana verde ajuda a controlar a glicemia e ainda reduz o colesterol. O culpado de tudo isso é o amido resistente, que está mais concentrado na fruta quando ela ainda não está madura. E não tenha medo: a biomassa não conta com aquele gostinho esquisito que a banana verde deixa na boca.

A biomassa de banana verde também é altamente indicada para esportistas, já que tem alta concentração de carboidratos, que são fonte de energia, e pouca gordura.

Os diferentes usos da biomassa de banana verde

Mas, como usar biomassa de banana verde? A resposta é simples: do jeito que você quiser. O ingrediente é tão versátil que fica difícil não encaixá-lo em uma receita. Quer fazer um estrogonofe mas não pode comer creme de leite? Coloque biomassa de banana verde no molho. Ele irá engrossá-lo de forma saudável e sem alterar o gosto.

Você também pode trocar a manteiga de cada dia pela biomassa. É só passá-la no pão e consumir. Para fazer uma vitamina turbinada, misture as frutas com o ingrediente. Você terá um lanche completo e bem encorpado. Já deu para perceber que a biomassa de banana verde é bem versátil, né?

O único cuidado que você deve ter é na hora de descongelar. Deixe-a em temperatura ambiente até amolecer. Depois, coloque a biomassa numa panela com um pouco de água fervente. Mexa até que ela dissolva por completo e, ainda quente, bata no liquidificador ou mixer. Volte a biomassa para a panela até dar o ponto original.

Dica: confira também como usar a farinha de banana verde para emagrecer.

Quanto tempo posso guardar a biomassa de banana verde?

Receitas com biomassa de banana verde

Já explicamos como usar biomassa de banana verde e deu para perceber que as possibilidades de receitas com a biomassa de banana verde são inúmeras, não é mesmo? Por ser um ingrediente sem sabor, é muito simples incorporá-la em receitas. Se você quiser prepará-la em casa ao invés de comprar pronta, confira esse artigo que explica como fazer biomassa de banana verde.

Veja abaixo duas receitas para você aprender como usar biomassa de banana verde:

Brigadeiro light

Ingredientes:

  • 200g de biomassa de banana verde (ou biomassa feita com 2 bananas).
  • 2 colheres de sopa de cacau em pó ou achocolatado light.
  • 3 colheres de sopa de água quente.
  • 2 gotas de extrato de baunilha.
  • Raspas de chocolate amargo.

Preparo:

Primeiro, coloque a biomassa numa panela funda. Depois de um minuto, junte os outros ingredientes e continue mexendo até ficar mais consistente. Espere esfriar e enrole nas raspas de chocolate amargo.

Hambúrguer vegetariano nutritivo

Ingredientes:

  • 600 g de biomassa de banana verde (biomassa de 6 bananas verdes).
  • ½ xícara de proteína de soja texturizada.
  • 2 tabletes de caldo de legumes para temperar.

Preparo:

Primeiro, hidrate a soja com 2 xícaras de chá de água fervente. É só despejar a água na proteína e deixar descansar por 15 minutos. Peneire para retirar o excesso de água. Misture a proteína com o restante dos ingredientes até formar uma massa homogênea. Leve para a geladeira por 3 horas. Depois, é só modelar no formato de hambúrguer e fritar numa frigideira antiaderente.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como usar biomassa de banana verde, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.

A biomassa de banana verde é uma receita preparada a partir de polpas de bananas verdes cozidas. Ela é conhecida por ser fonte do chamado amido resistente, uma espécie de fibra que não pode ser digerida pelo organismo.

Essa fibra serve de alimento para as bactérias do bem presentes no intestino, contribuindo com o desenvolvimento da microbiota intestinal e resultando em uma melhoria da imunidade.

  Continua Depois da Publicidade  

Isso porque, quando a microbiota do intestino encontra-se saudável, ocorre a produção de uma substância conhecida como citocina anti-inflamatória, que melhora a imunidade e faz com que os anticorpos trabalhem de modo mais eficiente.

Também acredita-se que a biomassa de banana verde pode auxiliar o emagrecimento por meio da promoção do aumento da saciedade se o seu consumo for inserido dentro de um contexto de alimentação saudável, sem alimentos industrializados e cheios de açúcares, e associada a uma vida ativa com hábitos saudáveis.

Isso sem contar que a biomassa serve como fonte de nutrientes como vitamina A, vitamina B1, vitamina B2, vitamina B3, potássio, manganês e fósforo.

Índice deste artigo:

Será que eu posso comer a biomassa de banana verde pura? Como usar?

Há quem consuma a biomassa de banana verde pura, e de acordo com especialistas, a pasta preparada com a banana verde pode ser consumida pura.

Entretanto, o sabor do alimento puro, sem estar acompanhado de outros ingredientes ou alimentos, pode não agradar muito ao paladar de todos.

  Continua Depois da Publicidade  

O gosto da biomassa de banana verde não chega a ser desagradável, entretanto, trata-se de um sabor nulo. Por isso, certamente será bem mais apetitoso utilizá-la ao lado de outros alimentos.

Além disso, o acréscimo da biomassa de banana verde nas receitas ajuda os pratos a ficarem mais saudáveis.

Especialistas recomendam utilizar a biomassa de banana verde como um espessante para dar mais consistência às receitas culinárias.

Ela pode ser usada como substituta em boa parte das receitas que pedem óleo, creme de leite ou qualquer outro espessante, ao mesmo tempo em que não modifica ou interfere no sabor do prato.

Outra sugestão é adicionar a biomassa de banana verde em sucos, patês e massas de pães e bolos, além de alimentos quentes como mingau de aveia, caldos e sopas.

Encontramos alertas de que não podemos consumir mais do que duas colheres de sopa de biomassa de banana verde diariamente – o excesso da ingestão do alimento traz efeitos colaterais, como você irá conferir no tópico seguinte.

  Continua Depois da Publicidade  

Cuidados com a biomassa de banana verde

Para você que se pergunta “posso comer a biomassa de banana verde pura?”, saiba que também é importante conhecer os efeitos colaterais que ela pode trazer, assim como saber quem não deve consumi-la e outros cuidados que se deve ter em relação a ela.

A biomassa de banana verde pode provocar efeitos colaterais como gases, flatulências, diminuir a absorção de minerais como zinco e cálcio e deixar o intestino solto quando consumida em excesso.

Além disso, não pode ser consumida por pessoas que sofrem com a alergia à banana.

No caso da biomassa de banana verde preparada em casa, o produto pode ser armazenado durante até sete dias na geladeira ou dois meses no congelador, preferencialmente dentro de um recipiente escuro e de vidro.

Para descongelar, é só aquecer a biomassa em banho-maria.

Como fazer – Receita de biomassa de banana verde

Você deve estar pensando: não adianta saber se posso comer a biomassa de banana verde pura se não souber como prepará-la, não é mesmo? Por isso, resolvemos trazer a seguir os ingredientes e o passo a passo de como preparar a receita.

  Continua Depois da Publicidade  

Ingredientes:

  • Bananas verdes – a fruta ideal para o preparo da biomassa de banana verde não deve ter sido aclimatizada (um processo que acelera o seu crescimento); como a maioria das coisas compradas em feiras livres e mercados passam pela aclimatação, pesquise qual estabelecimento da sua cidade vende bananas verdes que não passaram por esse processo;
  • Água – ½ xícara para cada banana.

Modo de preparo:

Separar cuidadosamente as bananas do cacho, com o auxílio de uma faca ou tesoura, certificando-se de que elas permanecem íntegras e bem fechadinhas. Lavas as bananas com esponja, água e sabão, enxaguando bem.

Encher uma panela de pressão com água até a metade. Levar ao fogo e, depois que ferver, adicionar as bananas e tampar a panela; Quando a panela começar a soltar vapor, abaixar o fogo e cozinhar durante aproximadamente 10 minutos; Então, desligar o fogo, porém, sem abrir a panela ou colocá-la debaixo da água da torneira – a sua pressão deve ser liberada naturalmente.

Logo após e rapidamente, descascar as bananas verdes ainda quentes com o auxílio de um garfo. Bater no liquidificador ou passar no processador até adquirir uma pasta – se estiver difícil de bater, juntar um pouco de água fervente (não a água do cozimento) e tentar novamente. Utilizar a biomassa imediatamente e congelar a parte que não for ser usada no momento.