Quantos quilos Um bebê prematuro precisa ter para sair do hospital?

O prematuro é a criança que nasceu pré-termo, ou seja, antes de completar 37 semanas de gestação, podendo ser classificado de acordo com a idade gestacional ao nascer, sendo o prematuro limítrofe aquele nascido entre 36 e 37 semanas; moderado nascido entre 31 e 36 semanas e prematuro extremo aquele nascido entre 24 e 30 semanas de idade gestacional.

É um bebê biologicamente mais vulnerável do que aquele nascido a termo (com 37 semanas de gestação ou mais), devido à sua imaturidade orgânica, necessitando, muitas vezes, de cuidados especiais.

As ações para a qualificação da assistência à gestação se iniciam nos serviços da Atenção Primária no Sistema Único de Saúde. Este nível de atenção é capaz de resolver até 80% dos problemas de saúde da população, além de ofertar de forma gratuita e integral todo o acompanhamento pré-natal das gestantes. Quando necessário, como no caso da prematuridade, há o encaminhamento do bebê para a atenção especializada.

O Método Canguru é uma ação estratégica para reduzir o impacto da prematuridade no desenvolvimento do recém-nascido.

Para o acompanhamento da criança prematura é necessário saber que há a idade cronológica, ou seja, idade real que a criança tem desde o nascimento, e a idade corrigida, ou seja, é a idade que a criança teria se tivesse nascido com 40 semanas. Para crianças que nasceram com extremo baixo peso e abaixo de 28 semanas de idade gestacional a recomendação é de utilizar a idade corrigida até os 3 anos de vida, já para os demais prematuros a recomendação é utilizar a idade corrigida até os 2 anos.

A idade corrigida deve ser utilizada principalmente ao avaliar o crescimento e os marcos do desenvolvimento da criança prematura. Para calcular a idade corrigida utiliza-se a idade cronológica menos as semanas que faltaram para completar as 40 semanas de gravidez, por exemplo, se o parto ocorreu com 32 semanas de gestação, quando o lactente tiver 4 meses de idade cronológica ele terá 2 meses de idade corrigida.


Em todo o mundo, 15 milhões de crianças nascem prematuras todos os anos. No Brasil, são, em média, 330 mil bebês ao ano que nascem antes das 37 semanas de gestação. De acordo com o Ministério da Saúde, 11,7% de todos os partos feitos no país ocorrem antes do tempo. Ocupamos a 10ª posição entre as nações onde são registrados mais casos de prematuridade.


  • Atenção à Saúde do recém-nascido
  • Cuidados com o bebê prematuro: orientações para a família Cuidados com o bebê prematuro: orientações para a família
  • Data marca conscientização sobre cuidados com a prematuridade

    Compartilhe:

  • Hospital Regional Norte

18 de agosto de 2021 - 17:08 #alta hospitalar #bebê prematuro #Ceará #Hospital Regional Norte #HRN #saúde

Assessoria de Comunicação do HRN
Texto e fotos:
Teresa Fernandes

Quantos quilos Um bebê prematuro precisa ter para sair do hospital?
Quantos quilos Um bebê prematuro precisa ter para sair do hospital?

A alta ocorreu sob aplausos da equipe na terça-feira (17); na saída, a criança estava com pouco mais de 2,5 kg

Nascida prematura de 24 semanas de gestação, pesando apenas 620 gramas, Maria Ritta passou por muitos desafios até receber alta. A mãe da criança, a dona de casa Francisca Leiliane Miguel de Alcântara, de 37 anos, tinha um mioma no útero e, por isso, o parto foi realizado antes do tempo previsto, no dia 5 de maio, no Centro de Parto Normal do Hospital Regional Norte (HRN), da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa).

A bebê precisou ser internada na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (Utin) e depois passou por outros setores da Neonatologia do HRN. Após três meses e 12 dias de internação, as duas puderam ir para casa. A alta ocorreu sob aplausos da equipe na terça-feira (17). Na saída, a criança estava com pouco mais de 2,5 kg.

Leiliane ressalta que viveu momentos difíceis quando a filha ainda estava na Utin, mas foi apoiada por toda a equipe. “Só tenho a agradecer a todos do hospital que me deram apoio, que me acolheram. Aqui, eu me senti em casa e, graças a Deus, agora vou levar minha filha para casa”, destaca. O esposo de Leiliane, Edvaldo Carlos de Alcântara, de 34 anos, lembra que acompanhou o parto e ficou em contato para apoiá-la. “Eu sempre ligava para ela e dizia que o pior já tinha passado”, lembra o pedreiro.

Quantos quilos Um bebê prematuro precisa ter para sair do hospital?

A mãe da pequena Maria Ritta, a dona de casa Leiliane Alcântara, de 37 anos, tinha um mioma no útero e, por isso, o parto foi realizado antes do tempo previsto

Segundo a médica neonatologista do HRN, Renata Freitas, o serviço da Neonatologia vem evoluindo para a recuperação das crianças prematuras. “As altas de bebês nascidos tão prematuros estão cada vez mais frequentes”, pontua.

Prematuridade

Freitas explica que o melhor para a criança é nascer dentro do período esperado, a partir das 37 semanas de gestação. “Quanto mais tempo no útero, melhor será a evolução da criança. Um prematuro pode sofrer problemas pela falta de maturidade dos órgãos e ter acometimentos renal, neurológico e pulmonar”, alerta.

Em muitos casos, a prematuridade pode ser evitada com um pré-natal adequado, que possa identificar doenças pré-existentes e infecções, além de um planejamento dos filhos, de acordo com a médica. A médica destaca que, durante a pandemia de Covid-19, houve uma elevação no número de crianças nascidas prematuramente. “Percebemos um aumento no número de nascimentos prematuros durante a pandemia, tendo como causas não apenas as mães que tiveram a doença, mas também doenças crônicas não controladas durante o pré-natal e gravidezes não planejadas”, avalia.

Qual o peso ideal para um bebê prematuro sair do hospital?

“Geralmente mantemos um bebê no hospital até completar 34 semanas e ter, pelo menos, 1,8 quilos”, explica.

Quando o bebê prematuro recebe alta?

Além disso, o prematurorecebe alta quando estiver pronto para isso e os pais já tiverem recebido as instruções e treinamentos necessários no hospital.

Qual o máximo de tempo que um bebê prematuro fica no hospital?

Durante quanto tempo esse bebê precisa ficar no hospital antes de ir para casa? Depende. Os prematuros extremos chegam a ficar três a quatro meses internados. Normalmente, eles vão para casa quando atingem 2 kg, em média.

Quantos quilos o bebê não é considerado prematuro?

O bebê é considerado prematuro quando nasce antes dos 9 meses, que é entre 38 e 42 semanas de gestação, ou seja, antes de completar as 37 semanas de gestação, podendo ter menos de 1500 Kg de peso corporal.