Qual a importância dos movimentos sociais para os direitos humanos?

Qual a importância dos movimentos sociais para os direitos humanos?

A importância dos Movimentos Sociais no enfrentamento da Violência de gênero no Século XXI - Foto: Arquivo pessoal/Divulgação

*Por Lorena Duailibe

Num planeta onde impera o patriarcado e, consequentemente, a produção de leis e políticas públicas é voltada para atender a demanda masculina, não existem alternativas para as mulheres senão a de lutar pelos seus direitos. Os movimentos sociais e, mais especificamente, o movimento de mulheres são de suma importância para lograr tal êxito na luta; a experiência da luta dos oprimidos em torno de seus direitos é que deu às mulheres referências reais de mudança. As mulheres aprenderam, por tais meios, que somente elas lutarão por seus direitos. São elas por elas.

Na história das mulheres, nenhum direito lhes foi concedido “gratuitamente”, mas por meio de muita luta e manifestação. Desde o direito a ler e escrever, ao direito a votar e ser eleita, toda mudança de que hoje desfrutamos é consequência da inquietação de nossas antepassadas. Mas isso não é garantia de satisfação plena, uma vez que a outorga desses direitos ainda passa pelo crivo dos homens, que podem ou não sancioná-los. Algo que Simone de Beauvoir já apontou: “Nunca se esqueça que basta uma crise política, econômica ou religiosa para que os direitos das mulheres sejam questionados. Esses direitos não são permanentes. Você terá que manter-se vigilante durante toda a sua vida”.

Assistimos ao desmonte das políticas sociais, que atingem particularmente as mulheres, uma a uma, na atual crise vivida pelo mundo durante a pandemia e de como esse cenário desvelou a violência doméstica, ainda vista como questão do setor privado. Apesar da criação de Leis e garantias para a segurança das mulheres neste quesito (como o crime qualificado de Feminicídio e a Lei Maria da Penha), tais mecanismos se revelam insuficientes, principalmente porque o viés punitivista de tais leis já nos mostrou que, sem educação de base, não há melhora, não há mudança. As mulheres continuam sofrendo dentro de suas casas, silenciadas.

Não há como negar que existe um fator ainda mais profundo e pouco tratado quando se fala em violência contra as mulheres, que é o da classe social. Mulheres pobres, periféricas e negras sofrem demasiadamente com a “cegueira seletiva” do alto escalão na hierarquia social. Invisibilizadas, essas mulheres são ainda mais acometidas pela violência doméstica; sem educação sobre seus direitos e sem acesso às políticas públicas de manutenção da sua segurança, tanto quanto sem um contexto econômico minimamente favorável, elas continuam a morrer em números graduais. É certo que o avanço da luta dos movimentos sociais tem ajudado neste cenário, mas a “criminalização cultural” desses movimentos impede um logro pleno, universal e satisfatório.

Ademais, é imperioso compreender este debate como violações de direitos humanos e que sua erradicação somente logrará efeitos com a atuação de mulheres e homens em conjunto; por isso, uma educação de base acerca dos direitos das mulheres e a “descriminalização” dos movimentos sociais são bandeira de luta de qualquer país que almeja o fim do patriarcado e a libertação das mulheres. Isto porque, enquanto homens brancos lutam pela expansão dos mecanismos que lhes outorgam mais poder social e econômico (como o fim de tributos do agronegócio e a expansão latifundiária, por exemplo), as mulheres ainda estão na luta por direitos básicos: o de produzir alimentos para sustentar a si e seus dependentes, o de educar-se em ensino básico e superior, o de trabalhar fora de casa (realidade da maioria das mulheres que ainda estão “presas” ao contexto doméstico), o de não morrer por seus companheiros, entre outras coisas.

Nesse ínterim, é ainda mais preciso que nenhum direito lhes será concedido, mas todos serão custas de luta e manifestação; ainda há muito pelo que lutar e direitos a serem conquistados pelas mulheres. E somente com a organização política das mulheres em torno de suas demandas é que lhes trará as vias para sua libertação de fato.

* Lorena Duailibe é tocantinense e militante de direitos humanos

BEAUVOIR, Simone de. O segundo sexo. 2. A experiência vivida. 3º ed. Rio de Janeiro: Diffel, 1980.

BOURDIEU, Pierre. A dominação masculina. Traduzido por Maria Helena Kühner. 7ª ed.. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil.

COBO BEDIA, Rosa. “Género” In AMORÓS, Celia. 10 palabras clave sobre Mujer. Navarra, Verbo Divina, 1995, p. 55-83.

INSTITUTO INTERAMERICANO DE DERECHOS HUMANOS. Revista IIDH, n. 53, XX aniversario del Programa Derechos Humanos de las Mujeres, ene./jun. 2011.

LAMAS, Marta. El género és el cultura. Disponível em: http://www.oei.es/euroamericano/ponencias_derechos_genero.php.. Acesso em 17 jul. 2015.

LARRAURI, Elena. Genero e Derecho Penal. Disponível em: http://www.iidh.ed.cr /comunidades/derechosmujer/docs/dm_interinteres/ponencia%20elena%20larrauri.pdf.Acesso em 17 jul. 2015.

LOURO, Guacira Lopes. "Epistemologia feminista e teorização social desafios, subversões e alianças". In: ADELMAN, Miriam; SILVESTRIN, Celsi Brönstrup. (Orgs). Coletânea Gênero Plural. Curitiba: Editora UFPR, 2002. p. 11-22.

MELLO, Marília Montenegro Pessoa de. Da Mulher Honesta a Lei com nome de Mulher: O Lugar do Feminismo na Legislação Penal Brasileira. Disponível em http://www.periodicos.ufgd.edu.br/index.php/videre/article/viewFile/885/pdf_27. Acesso em 18 jul. 2015

MERRY, Sally Engle. “Derechos Humanos, género y nuevos movimentos sociales: debates contemporâneos en antropologia jurídica” In CHENAUT, Victoria; GÓMEZ, Magdalena; ORTIZ, Héctor; SIERRA, María Teresa (Coords.) Justicia y Diversidade en América Latina. Pueblos indígenas ante la globalización. México/Ecuador, Ciesas/Flacso, La Casa Chata, 2011, p. 261-289.

NICHOLSON, Linda. "Interpretando o gênero". Revista Estudos Feministas, v. 8, n. 2, p. 9-41, 2000.

PIOVESAN, Flávia. A Proteção Internacional dos Direitos Humanos da Mulheres. Revista da Emerj, Rio de Janeiro, v. 15, n. 57, p.70-89, jan. 2012. Disponível em: http: //www.emerj.tjrj.jus.br/revistaemerj_online/edicoes/revista57/revista57_70.pdf. Acesso em: 16 jul. 2015.

PISCITELLI, Adriana. Sexo e Gênero. In SOUZA LIMA, Antonio Carlos (Coord.). Antropologia & Direito: temas antropológicos para estudos jurídicos. Brasília/Rio de Janeiro, Contra Capa/ LACED/ABA, 2012, p. 439-447.

SCOTT, J. Gênero: uma categoria útil de análise histórica. Revista educação & realidade. v.15, n.02, jul./dez.1995. Traduzido da versão em Francês, com consulta ao original em inglês. p. 71-99

ZAMBRANO, Elizabeth & HEILBORN, Maria Luiza. “Identidade de gênero” In SOUZA LIMA, Antonio Carlos (Coord.). Antropologia & Direito: temas antropológicos para estudos jurídicos. Brasília/Rio de Janeiro, Contra Capa/ LACED/ABA, 2012, p. 412-419.

ZÚÑIGA, Yanira. “Ciudadanía y género. Representaciones y conceptualizaciones em el pensamento moderno y contemporâneo” In CULLETON, Alfredo; MAUÉS, Antonio; TOSI, Giuseppe; ALENCAR, Maria Luiza; WEYL, Paulo (Orgs.). Direitos humanos e integração latino-americana. Porto Alegre: Entrementes, 2011, p. 277- 296.

Qual a importância dos movimentos sociais para o direito?

Os movimentos sociais são de extrema importância para a formação de uma sociedade democrática ao tentarem possibilitar a inserção de cada vez mais pessoas na sociedade de direitos. Os primeiros movimentos sociais visavam resolver os problemas de classes sociais e políticos, como a ampliação do direito ao voto.

Qual a relação dos movimentos sociais com direitos humanos?

Os movimentos em defesa dos Direitos Humanos estão ligados diretamente as lutas permanentes pela defesa da qualidade de vida tanto no que diz respeito as lutas de liberdades civis, aos direitos sociais e a preservação do meio-ambiente.

Quais as importância dos movimentos sociais?

Movimentos sociais têm grande relevância na formação de uma sociedade democrática. Como mencionado, eles geralmente dão voz para pessoas que estão, de alguma forma, excluídas do contexto social. Além de garantir os direitos desses indivíduos, esses movimentos contribuem para tornar a sociedade mais plural.

Quais as contribuições dos movimentos sociais na luta pelos direitos humanos?

A grande contribuição desses movimentos para a sociedade brasileira tem sido a formação de uma nova cultura que se manifesta em novas formas de organização social e de participação política.