Que ações podem ser tomadas para reduzir esse desperdício e os danos ambientais?

Que ações podem ser tomadas para reduzir esse desperdício e os danos ambientais?
Para reduzir a quantidade de lixo jogado no meio ambiente é preciso que seja feita a coleta seletiva e que a população utilize produtos em refil sempre que possível.

Sustentabilidade certamente é uma das palavras de ordem do século XXI. Isso porque já foi provado inúmeras vezes que o mundo está chegando ao seu limite de fornecimento de recursos naturais para custear as atividades humanas. Diante disso, existem diversas atitudes que as pessoas podem tomar para fazer com que o mundo se torne mais sustentável, de modo a fazer a diferença no futuro da Terra e da humanidade.

Uma das questões mais fundamentais e urgentes em termos de sustentabilidade diz respeito a encontrar formas de reduzir o lixo que é descartado no meio ambiente. De acordo com dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), os brasileiros geram 230.000 toneladas de lixo por dia, um número que representa aproximadamente um quilo por cada habitante ao dia.

A principal maneira de reduzir a quantidade de lixo descartado na natureza é reduzindo a quantidade de produtos consumidos. Por isso, as dicas a seguir consistem em maneiras de reduzir não apenas o descarte de lixo, mas o consumo desenfreado de embalagens e itens. Confira:

Colabore com a coleta seletiva

Encaminhar seu lixo para a coleta seletiva é uma das principais formas de reduzir o lixo que é descartado no meio ambiente, uma vez que somente 2% de todo o lixo produzido no Brasil é devidamente reciclado. Caso seu bairro não conte com um serviço de coleta seletiva, é possível realizar o descarte em ecopontos espalhados pela cidade.

Utilize produtos em refil sempre que possível

Por meio da aquisição de produtos a granel, como grãos e cereais, e de produtos de higiene, como sabonetes líquidos, é possível reduzir significativamente a quantidade de plástico e outros materiais utilizados na fabricação de embalagens, minimizando os danos ambientais.

Opte por embalagens desmontáveis

Caixas de papelão para carregar compras e caixas de leite UHT, além de serem mais sustentáveis e passíveis de reciclagem, podem ser desmontadas no momento do descarte. Desse modo, elas ocupam menos espaço e geram economia no momento do transporte, já que não é necessário fazer diversas viagens para transportar determinada quantidade de resíduo.

Evite produtos descartáveis

Use açucareiro ao invés de saquinhos de açúcar, evite utilizar canudos e sempre use os dois lados do papel para impressão ou escrita. Desse modo, você otimiza a utilização de itens que seriam descartados, minimizando a quantidade de lixo gerada.

Reutilize roupas e acessórios

Além de conter produtos naturais como algodão, os tecidos passam por diversos tratamentos químicos que são nocivos ao meio ambiente. Por isso, ao invés de descartar roupas e acessórios que não são mais utilizados, tente customizá-los e dar uma nova roupagem a eles. Confira algumas dicas de customização de roupas neste post.

Dê atenção ao lixo orgânico

Restos de comida e cascas de alimentos podem ser utilizados em processos de compostagem orgânica, resultando em um excelente adubo para ser utilizados em hortas ou como alimentos de criação de suínos.

Reduza suas correspondências

Dê preferência a receber correspondências por e-mail, de modo a reduzir o uso do papel.

Leia online

Outra excelente forma de reduzir o lixo, especialmente o derivado de papel, é ler revistas e livros online, comprando somente aquilo que é essencial ter impresso.

Imagem: istock.com / Cn0ra

Dicas de como diminuir o impacto ambiental de uma obra

Atualmente, trabalhar na diminuição do impacto ambiental de uma obra é cada vez mais necessário. Edifícios mal projetados podem resultar em danos ambientais. Dessa forma, também se apresentam como um grande perigo para a saúde e o bem-estar de seus habitantes. Esses impactos ambientais são devidos à necessidade de urbanização e podem ocorrer em níveis regional e local. 

Sem dúvidas, a construção civil é uma das atividades mais agressivas para o meio ambiente, devido a todos os processos nela envolvidos. Em princípio, os materiais de construção representam o maior produto mineral extraído da terra. Isso representa uma pegada de carbono semelhante à da mineração. A mineração, como sabemos, é das indústrias mais poluentes e prejudiciais em todo o mundo.

Isso sem contar o restante da cadeia produtiva do trabalho, que envolve energia, recursos naturais, humanos e econômicos. Dessa forma, adotar uma política de menos impacto ambiental de uma obra é de suma importância para diminuir os malefícios da construção civil. 

Hoje vamos conhecer algumas práticas interessantes para mudar essa realidade e consequentemente, aumentar a responsabilidade ambiental da construção civil no país. Vem com a gente!

Maneiras mais fáceis de diminuir o impacto ambiental de uma obra

Utilização de energia solar

Os telhados são ótimos locais para instalação em larga escala de usinas de energia solar fotovoltaica. Assim, recursos como painéis e aquecedores solares podem ser usados para produzir eletricidade e água quente. 

Os painéis solares funcionam com energia renovável. Assim, isso significa que ela não se esgota, pois o sol é a fonte de energia que o alimenta. Uma vez instalada, a manutenção é mínima e você não precisa se preocupar com eles. 

Sua vida útil aproximada é de 20 a 25 anos. Além disso, esse sistema alcança uma grande economia de energia. Dessa forma, acarreta em menos consumo elétrico convencional e assim, diminui o impacto ambiental de uma obra. 

Menos geração de resíduos

Dentre as diversas atividades de produção, a construção civil é a que mais acumula resíduos durante o processo da obra. O motivo principal está no fato da mau gerenciamento dos materiais utilizados na construção. Esses materiais, por sua vez, causam efeito não só no aumento da geração de resíduos como nos custos finais da obra.

Uma excelente maneira de contornar isso, é oferecer aos operários somente a quantia necessária de materiais para realizar o trabalho. Porém, contando, claro, com uma pequena porcentagem extra desses materiais para substituição em casos de quebras.

Mas não somente isso, você também pode contar com reutilização de alguns tipos de materiais. Essa é também uma boa forma de diminuição do impacto ambiental de uma obra. Por exemplo, opte pela escora metálica ao invés do escoramento de madeira, dentre outros recursos para evitar o desperdício.

Diminuição da poluição sonora

Outro ponto que que causa muita perturbação são os ruídos sonoros. Sabemos que é uma coisa que gera muito incômodo na vizinhança durante o período de construção de um edifício. Isso piora a medida que a maior parte desse ruído é produzida por máquinas na preparação do local e demolição.

Certifique-se de que, ao iniciar um projeto de construção, seja atencioso e cumpra as restrições locais de tempo de construção. Além disso, estar atento às limitações de cada tipo de construção é muito importante. 

Menor desperdício de água

Outro fator determinante quando se trata de impacto ambiental de uma obra é o grande desperdício de água durante as construções. Por mais que seja difícil controlar, procure ficar atento ao notar algum desperdício excessivo de água em um determinado ponto da construção para posteriormente corrigi-lo. 

Entretanto, outra dica interessante é preparar reservatórios em períodos mais chuvosos do ano para reaproveitar a água da chuva. Dessa forma, você garante uma obra mais voltada à conservação do meio ambiente.

Limitar o uso de combustível 

O impacto ambiental de uma obra que mais prejudica o meio ambiente é causado pela queima de combustíveis fósseis, como gás e diesel. Todo projeto de construção resulta nessas emissões de gás carbônico, metano e outros resíduos que poluem o ar e acredita-se que contribuam para o aquecimento global. 

Portanto, siga algumas dicas para limitar o uso de combustível:

  • Minimize as distâncias de transporte;
  • Use fontes de combustível alternativas mais ecológicas;
  • Use equipamento híbrido.

Agilize seu projeto e garanta menos impacto ambiental de uma obra

Ao acelerar o seu projeto de construção, você reduz as perturbações do tráfego e também reduz as emissões associadas e os custos de combustível. Estabeleça metas firmes de conclusão e implemente essas medidas para permanecer no caminho certo. 

Agilizar o processo de construção ajuda a reduzir a poluição sonora, além de reduzir a duração do tráfego e evitar mais impactos ambientais. 

Conclusão sobre como gerar menos impacto ambiental de uma obra

Existem inúmeras maneiras de diminuir o impacto ambiental de uma obra. Utilizando tecnologia ecológica e reutilizável, mantendo a duração do projeto no mínimo, limitando o uso de combustível, juntamente com outras sugestões listadas, você certamente fará a diferença no impacto ambiental de uma obra do meio ambiente.

Como sempre, se você gostou das informações, lembre-se de compartilhar em suas mídias sociais. E não se esqueça de visitar a Bremenkamp Material de Construção . Podemos te ajudar com os melhores preços e melhores produtos!

Visite agora mesmo o site da Bremenkamp Material de Construção e compre com a gente!

Conheça nosso blog e receba dicas de obras com as novidades do mercado. Siga nossas redes sociais e fique por dentro das nossas promoções! Deixe seu comentário sobre qual assunto deseja por aqui, vai ser um prazer te ouvir!

Quais são as ações para preservar o meio ambiente?

20 Dicas para preservar o meio ambiente.
Não corte, nem pode árvores sem autorização. ... .
Preserve a vegetação nativa. ... .
Não altere cursos d'água ou banhados, eles são protegidos por lei. ... .
Não crie peixes sem licença. ... .
Respeite os períodos de proibição da pesca..
Não compre, nem tenha animais silvestre em casa..

O que podemos fazer para evitar a poluição do meio ambiente?

Veja cinco dicas simples para reduzir a poluição ambiental:.
Separe o lixo limpo..
Não despeje óleo de fritura na pia da cozinha..
Não jogue lixo nas areias das praias..
Não descarte móveis usados em terrenos abandonados..
Descarte pilhas e baterias em locais apropriados..

Que ações podemos adotar para amenizar os impactos no meio ambiente Cite ao menos 3?

Conscientizar sobre a importância de desenvolver atitudes sustentáveis no dia a dia; Reduzir, reutilizar e reciclar determinados materiais que causam impactos negativos no meio ambiente; Formar agentes multiplicadores das práticas sustentáveis, podendo assim transformar positivamente outras localidades.

O que pode ser feito para amenizar os efeitos do consumo na natureza?

Não basta apenas reciclar o que é possível, mas diminuir a quantidade de lixo produzido diariamente. Separe o lixo em quatro categorias: orgânico, papel, metais, alumínio e plástico. Pilhas, baterias e celulares antigos devem ser entregues em locais destinados para o descarte.