Que fator climático explica as diferenças de temperatura entre as cidades de Belém e Porto Alegre?

Questão 1

Assinale a alternativa que apresenta um tipo climático que ocorre ao longo da Linha do Equador:

A) subtropical

B) tropical

C) equatorial

D) mediterrâneo

E) desértico

ver resposta


Questão 2

O clima temperado é aquele que ocorre em médias latitudes, sendo caracterizado pela clara divisão entre as quatro estações do ano. Ele é classificado em:

A) tropical e subtropical

B) árido e semiárido

C) oceânico e continental

D) polar e subpolar

E) úmido e mais úmido

ver resposta


Questão 3

Qual dos tipos climáticos listados abaixo NÃO ocorre no Brasil?

A) Equatorial

B) Mediterrâneo

C) Tropical

D) Semiárido

E) Subtropical

ver resposta


Questão 4

Qual das alternativas abaixo NÃO apresenta um elemento climático?

A) Pressão atmosférica

B) Umidade

C) Radiação

D) Temperatura

E) Correntes marítimas

ver resposta


Questão 5

A latitude é um importante fator climático que auxilia na caracterização do clima de uma localidade. Em zonas de baixa latitude, predomina clima do tipo

A) equatorial.

B) frio de montanha.

C) polar.

D) mediterrânico.

E) subtropical.

ver resposta


Questão 6

A continentalidade é um fator climático que indica a influência de grandes porções de terra no clima. Considerando esse conceito, uma cidade do Brasil fortemente influenciada pela continentalidade é

A) Fortaleza.

B) Porto Alegre.

C) Cuiabá.

D) Rio de Janeiro.

E) Florianópolis.

ver resposta


Questão 7

Assinale a alternativa que caracteriza corretamente o fenômeno El Niño:

A) é a diminuição da amplitude térmica nas regiões globais.

B) é a diminuição dos ventos alísios no centro do planeta.

C) é a movimentação de correntes frias no leste da América.

D) é o resfriamento das águas dos oceanos Índico e Ártico.

E) é o aquecimento anormal das águas do oceano Pacífico.

ver resposta


Questão 8

Como são corretamente chamados os deslocamentos de ar em forma de tubo que atingem zonas espacialmente restritas e principalmente planas?

A) Tornados

B) Maremotos

C) Tufões

D) Terremotos

E) Tsunamis

ver resposta


Questão 9

(UFPR) O estudo dos climas compõe um importante capítulo da ciência, e seu conhecimento é de suma importância para a organização e o desenvolvimento das sociedades humanas. Os climas da Terra expressam, devido às suas diferenças, aspectos geográficos particulares. Nesse sentido, é correto afirmar:

A) Os elementos do clima (temperatura, umidade e pressão atmosférica) apresentam diferenciações espaciais devido à influência dos fatores geográficos (latitude, longitude, altitude e maritimidade).

B) Os climas da Terra são definidos tanto por fatores astronômicos quanto por fatores estáticos, como as mudanças climáticas globais, dentro das quais sobressaem-se eventos catastróficos, como as tsunamis.

C) A circulação atmosférica da Terra é definida pela atuação das massas de ar, cuja dinâmica é controlada pela atuação do El Niño e do La Niña, eventos que resultam, respectivamente, do menor e do maior fluxo de calor nas águas do oceano Pacífico.

D) A diferenciação geográfica dos climas da Terra decorre da interação entre os elementos e fatores geográficos do clima, tanto estáticos quanto dinâmicos. As mudanças climáticas globais indicam alterações nos climas do planeta, em escala secular (temporal) e global (geográfica), embora seja no âmbito das áreas urbano-industriais que os efeitos das atividades humanas sobre o clima sejam mais perceptíveis.

E) Os climas do Brasil apresentam, em sua totalidade, aspectos flagrantes de tropicalidade, expressos nas elevadas amplitudes térmicas diárias e sazonais, notadamente na porção mais ao norte do país. Nessa região — Domínio Amazônico —, na qual são registrados os mais fortes contrastes térmicos e pluviométricos do território nacional, a exuberância da floresta e o expressivo caudal dos rios atestam essa característica climática.

ver resposta


Questão 10

(Unemat) É um clima controlado por massas de ar equatoriais e tropicais, é muito quente, com pequenas amplitudes térmicas e chuvas abundantes na maior parte do ano. Assinale a alternativa que identifica o clima e o local de ocorrência.

A) Tropical continental - Cuiabá

B) Equatorial seco - Rio Branco

C) Tropical semiúmido - Ilhéus

D) Tropical semiárido - Teresina

E) Equatorial úmido - Boa Vista

ver resposta


Questão 11

(Unesp) A distribuição da radiação solar pela superfície terrestre é o principal desencadeador de fenômenos atmosféricos. Nas regiões de maior latitude, a incidência de raios solares é

A) difusa, o que promove baixas temperaturas médias.

B) dispersa, o que promove áreas de baixa pressão.

C) concentrada, o que promove altas temperaturas médias.

D) variável, o que promove estações do ano bem definidas.

E) perpendicular, o que promove áreas de clima seco.

ver resposta


Questão 12

(PUC-RJ) Em relação à maritimidade e à continentalidade, é correto afirmar que

A) as massas continentais são aquecidas e resfriadas mais lentamente do que as grandes massas que formam os oceanos.

B) as massas oceânicas afetam mais as temperaturas dos continentes quando localizadas nos litorais orientais.

C) as temperaturas diárias variam mais em cidades próximas aos litorais do que em outras, distantes deles.

D) as temperaturas nas regiões centrais dos continentes variam mais do que em cidades litorâneas.

E) as massas oceânicas e continentais não têm influência direta nas amplitudes térmicas no planeta.

ver resposta



Respostas

Resposta Questão 1

voltar a questão


Resposta Questão 2

Alternativa C

O clima temperado é marcado pela influência de continentalidade e maritimidade. Portanto, em zonas mais secas, ele é classificado como continental, enquanto, em zonas mais úmidas, ele é classificado como oceânico.

voltar a questão


Resposta Questão 3

Alternativa B

O clima mediterrâneo não ocorre no Brasil, mas sim em países dispostos ao longo do mar Mediterrâneo, como os localizados no norte da África e no sul da Europa. Já os demais climas (equatorial, tropical, subtropical e semiárido) ocorrem no Brasil.

voltar a questão


Resposta Questão 4

voltar a questão


Resposta Questão 5

Alternativa A

O clima equatorial, que ocorre nas faixas de latitude ao longo da Linha do Equador, é típico de zonas de baixa latitude, onde predomina alta radiação solar.

voltar a questão


Resposta Questão 6

Alternativa C

A cidade de Cuiabá é a única, entre as citadas, localizada no interior do Brasil, portanto, sofre forte influência da continentalidade. Já Fortaleza, Porto Alegre, Rio de Janeiro e Florianópolis são cidades litorâneas, ou seja, sofrem influência da maritimidade.

voltar a questão


Resposta Questão 7

Alternativa E

O fenômeno El Niño é caracterizado pelo aquecimento anormal das águas do oceano Pacífico, especialmente na costa da América do Sul. Ele é um fenômeno climático cíclico e atinge de forma abrangente a superfície planetária.

voltar a questão


Resposta Questão 8

Alternativa A

Os tornados são turbilhões de ar que se deslocam pelo espaço, causando grandes prejuízos econômicos e humanos. Eles ocorrem em zonas predominantemente planas e têm menor diâmetro do que os ciclones.

voltar a questão


Resposta Questão 9

Alternativa D

Os elementos e fatores climáticos, assim como os fenômenos climáticos, têm o poder de interferir nas dinâmicas atmosféricas do globo. Porém, nos últimos anos, mediante o aumento dos impactos das atividades humanas no meio ambiente, o homem tornou-se um importante ator nas dinâmicas globais do clima.

voltar a questão


Resposta Questão 10

Alternativa E

O clima equatorial, assim como a sua variável equatorial úmido, é caracterizado por altas temperaturas e grandes volumes de chuvas. Ele ocorre predominantemente na região Norte do Brasil, como na cidade de Boa Vista (Roraima).

voltar a questão


Resposta Questão 11

Alternativa A

A incidência do elemento climático radiação é difusa nas zonas de maior latitude, ou seja, nessas regiões, registra-se menor nível de radiação e, consequentemente, menores temperaturas médias.

voltar a questão


Resposta Questão 12

Alternativa D

Em razão da continentalidade, a amplitude térmica nas zonas continentais é bem maior que nas zonas litorâneas, que registram uma menor diferença na média termal local.

voltar a questão


Qual fator climático explica a variação de temperatura entre cidades?

A latitude é o fator responsável pela diferenciação das zonas climáticas: tropical, temperada e polar. Altitude: quanto maior a altitude, mais rarefeito se torna o ar. Consequentemente, a temperatura tende a ser menor, pois nessas condições as moléculas de ar, em baixa concentração, não conseguem reter calor e umidade.

Quais são os fatores que influenciam as características do clima de uma região?

Os principais e mais importantes fatores climáticos são: as altitudes, as latitudes, a continentalidade e maritimidade, as formas de relevo, as vegetações, as correntes marinhas e as massas de ar.

Quais são os fatores climáticos que influenciam o clima?

São fatores geográficos capazes de modificar o clima, pois influenciam os elementos climáticos. Os principais são: altitude, latitude, continentalidade, maritimidade, massas de ar, correntes marítimas, relevo, vegetação e urbanização.

O que é latitude fator climático?

A relação entre latitude e clima A Linha do Equador, principal paralelo terrestre, possui latitude de 0º e apresenta geralmente temperaturas mais altas, enquanto as áreas polares apresentam 90º ao norte e -90º ao sul, registrando as menores temperaturas da Terra e caracterizando o clima polar.