Quem é a deusa do amor

Eu acabei de voltar do Egito e descobri que os egípcios antigos reverenciavam uma Deusa da beleza. Aí refleti sobre isso e me perguntei se por acaso existe Deusas da Beleza em outras religiões e mitologias?! Vem ler nesse artigo. E será que é só nomes de Deusas aparecem nessa lista, ou tem algum nome de deuses da beleza?

Importante: Se você precisa comprar Euros ou Dólares para uma viagem ao exterior, você tem que conhecer a Wise!
Eu viajo muito e as melhores taxas de câmbio encontro sempre na Wise. Sem falar no cartão VISA deles que pode ser solicitado gratuitamente e utilizado no exterior debitando direto da sua conta Wise internacional sem tarifas ocultas nem IOF, com praticidade e segurança.
Entre para a Wise é gratuito.

Durante séculos e séculos, as distintas culturas ao redor do mundo têm cultuado deuses e deusas. Existem Deuses e Deusas da lavoura, da fertilidade, da guerra, da chuva, etc.. Todas essas divindades foram usadas para justificar a origem das coisas. E o amor, a beleza e o sexo não são diferentes, pois são duas coisas super importantes da vida em sociedade.

Por conta disso, a mitologia foi empregada ao longo dos séculos para passar aprendizagens e assim perpetuar todo o conhecimento em sociedade. Veja essa lista de 11 deusas, patronos e entidades que são responsáveis como símbolos do amor, sexo e da beleza. Acompanhe o texto!

1. Hathor – Deusa da Beleza egípcia

Vamos começar pela Deusa egípcia. O principal mérito da deusa egípcia do céu, amor e beleza foi ela ter criado o sol. Nos templos de Hathor, onde foram construídos “hospitais-maternidade”, as mulheres iam orar por filhos saudáveis. Tradicionalmente, a deusa era retratada como uma mulher com chifres de vaca e um disco dourado entre eles. A deusa também tinha um lado sombrio. Existe um mito sobre como ela, tendo se transformado em leoa, começou a matar pessoas que se rebelaram contra os deuses. Seu marido Hórus foi capaz de parar sua esposa apenas deixando-a bêbada com cerveja vermelha que parecia sangue.

Leia também: O que fazer e onde ficar em Luxor, Egito

 O que fazer e onde ficar no Cairo: 20 atrações imperdíveis na cidade dos mil minaretes.

O que comprar no Egito? Descubra o mundo das compras na Terra dos Faraós

Roteiro Egito: veja como planejar sua viagem de 7, 8 12, 15 e 20 dias no Egito

Quem é a deusa do amor
HathorDeusa da Beleza egípcia

2. Afrodite (deusa da beleza da mitologia grega e romana)

É a mais famosa. Segundo o poeta Hesíodo, essa deusa grega nasceu da espuma, que se formou a partir da queda dos genitais do deus castrado Urano. Homer a chama de filha de Zeus e de Dione. A Afrodite primitiva era considerada a personificação do amor carnal, mas com o tempo, seu culto adquiriu características mais castas. Ela também era considerada a padroeira da primavera e das flores. Os gregos realizavam festividades em homenagem à deusa, sacrificando seu animal sagrado – uma lebre e queimando maçãs e rosas. Acredito que essa seja uma das mais famosas deusas do amor e da beleza aqui no ocidente.

A estória de Afrodite é sobre uma linda mulher super perfeita que era capaz de fazer qualquer homem se apaixonar por ela. Nessa estória conta-se também que Afrodite possuiu diversos amantes com quem teve alguns filhos. Exemplificando os nomes dos filhos são os Deuses Harmonia, Eros e Fobos (filhos que teve com Ares, o grande deus da guerra, que era sua enorme paixão); teve também Hermafrodito (filho que teve com Hermes, o grande deus da comunicação e também do comércio), além de Príapo (filho que teve com Dionísio e iremos conhecer mais pra frente, nesse texto).

Na mitologia e cultura romana, Afrodite também teve sua representação, mas com um nome difente, chamada de Vênus. Afrodite foi a Deusa da Beleza que mais inspirou artistas ocidentais. Destaco o retrato mais famoso feito dela, que é o lindo e famoso quadro O Nascimento de Vênus (1486), de Sandro Botticelli. Localizado na Galleria degli Uffizi, em Florença, na Itália

Leia também: Conheça as Ilhas gregas do arquipélago Cíclades: onde ficar e praias

Quem é a deusa do amor
Afrodite (deusa da beleza da mitologia grega e romana)

3. Ishtar

Segundo a lenda, foi Ishtar quem ajudou o primeiro governante de Akkad (Mesopotâmia) Sargão a se tornar rei, e em gratidão ele fez seu culto o principal em seu país. Ishtar era considerada a deusa da fertilidade e do amor e ao mesmo tempo era a deusa da guerra e da discórdia. O culto de Ishtar foi acompanhado por festividades com bastante orgia, nas quais as sacerdotisas da deusa participaram ativamente. O historiador Heródoto observou que as meninas da Babilônia foram obrigadas uma vez na vida a se entregar por dinheiro a um estranho no templo de Ishtar.

Leia também: Como, onde e quando surgiu a matemática?

Quem é a deusa do amor
Bem, mirei na Deusa do amor e beleza e acertei na Deusa do Sexo.

4 e 5. Aine e Angus Mac Oc (mitologia irlandesa)

Aine é uma linda deusa da Irlanda Antiga. É deusa do sol e da luz. Está associada ao Solstício de Verão, no hemisfério norte. Além disso é chamada de deusa do amor, da beleza, da fertilidade e da alegria. Reina no povo das fadas, e é chamada de Rainha Fada.

Angus Mac Oc deus da beleza irlandês

Outro nome para este deus irlandês da juventude, amor e criatividade é Mac Oc, que significa “filho da juventude” ou “jovem deus”. O atributo de Oengus é uma harpa dourada que cativa quem ouve seus sons suaves. Segundo a lenda, os beijos de Oengus se transformaram em pássaros que voavam sobre as cabeças dos amantes. Do ponto de vista da mitologia, combina certas características de Apolo e Eros.

Leia também: Qual o salário mínimo na Irlanda? – Descubra os valores!

6. Príapo

Filho de Afrodite e Dionísio, pode ser considerado outro Deus do sexo e do amor. Mas na mitologia romana era uma divindade de beleza e fertilidade masculina. O culto é de origem da Ásia Menor após a divulgação dele por Alexandre, o Grande. Com isso, a veneração de Príapo se espalhou amplamente na região do Mediterrâneo Oriental. Representado em uma forma grotesca com um pênis (falo) gigante. Interessante destacar que Príapo é considerado o santo padroeiro das prostitutas, libertinos e eunucos. Em sua homenagem, as festividades sexuais eram realizadas em março a julho.

Leia também: Melhores países para morar e trabalhar em 2022 e 2023

Quem é a deusa do amor
Príapo: Deus do sexo ou Santo das Profissionais do sexo (prostitutas). Foto Wikipedia

7. Rati

No hinduísmo – a deusa da voluptuosidade, a esposa do deus do amor Kama. Ressalta-se que seu culto não está ligado à maternidade ou à fertilidade, concentrando-se apenas na beleza e sexualidade corporal. O nome vem de uma palavra que significa “prazer”. Em sânscrito, o nome da deusa tornou-se parte integrante das palavras que descrevem a vida sexual e várias técnicas sexuais. Há muitas esculturas que retratam cenas de amor da vida íntima de Rati e Kama.

Leia também: Gastronomia indiana! Amo! Veja o que comer na Índia

Índia Turismo! Veja todas as informações para sua viagem

Quem é a deusa do amor
Imagem de Rati e Kama. Será que o Kama Sutra tem a ver com isso aí?

Deusas da beleza , do amor e sexo de mitologias diferentes

8. Tlasolteotl

Tlasolteotl é a deusa asteca da luxúria, depravação e procriação, a padroeira dos cônjuges infiéis e pecadores em geral. A deusa tem uma representação de mulher muito bonita. Os astecas acreditavam que Tlasolteotl vinha ate a pessoa em seu leito de morte e limpava sua alma comendo seus pecados. O símbolo da deusa era uma vassoura de junco. No festival de outono de Tlazolteotl, uma menina foi sacrificada, cuja pele o sacerdote usava como jaqueta. Durante a seca, homens eram ritualmente assassinados em sua homenagem. Eles eram amarrados a um poste e dardos eram lançados nele. O sangue que escorria das feridas representava a chuva.

Leia também: Yucatán: onde fica e o que fazer nessa península no México

Vale a pena viajar para países onde o Real vale mais que a moeda local? Descubra 22 deles em 2022

Pacote Hurb para Cancún: é confiável? Roteiro de 5 dias – viajando pela agência mais comentada do Brasil

Quem é a deusa do amor
Foto da Wikipedia

Deusas da beleza , do amor e sexo de mitologias

9. Freya

A deusa mais bonita do panteão dos deuses escandinavos não era apenas a personificação do amor e da fertilidade, mas também uma valente guerreira. Freya liderou as Valquírias, que levaram os guerreiros caídos para Valhalla (mundo dos mortos- céu das pessoas que morreram em batalha na mitologia nórdica) e levou metade das almas para ela mesma. Ela empunhava uma plumagem mágica de falcão que poderia ser usada para voar e um colar dourado que ela recebeu depois de passar a noite com os quatro anões. Os antigos germânicos dedicaram a sexta-feira a Freya, que era considerado o dia mais auspicioso para a paz e o casamento.

Freya definitivamente é uma das deusas mais antigas da religião nórdica. Filha de Njord, que era um mítico rei Sueco, e também de Skadi, linda deusa do mar. Freya é super conhecida como a deusa da magia, da beleza, do amor, da fertilidade, da riqueza e da adivinhação.

Leia também: OSLO:  COMO CHEGAR, O QUE FAZER, ONDE FICAR

O que fazer e onde ficar em Estocolmo, Suécia: Dicas de turismo na cidade do prêmio Nobel.

Quem é a deusa do amor
Deusa da Beleza da escandinávia: Freya. Foto da Wikimedia

Deusas da beleza, do amor e sexo de mitologias diferentes

10. Erzulie

No panteão do culto vodu haitiano, há toda uma família de espíritos e deusas Erzulie que são responsáveis ​​por vários aspectos do amor, da maternidade e da beleza. A mais reverenciada é Erzulie Dantor – uma mulher negra, semelhante à Santa católica Bárbara. Sua imagem canônica copia o ícone polonês da Madona Negra, trazido ao Haiti no início do século XIX pelo legionário polonês das tropas de Napoleão Bonaparte. Os admiradores de Erzulie doam rum, licor de chocolate e cigarros fortes para ela durante as férias.

Quem é a deusa do amor
Foto retirada do site Haitian Art Society

Deusas da beleza, do amor e sexo de mitologias

11. Yarilo

Na mitologia eslava, uma divindade de beleza, fertilidade e poder sexual, em cuja homenagem os jogos com orgia foram organizados. Durante os ritos da primavera, os eslavos orientais fizeram uma figura de Yarila de palha e trapos com um grande pênis (falo). Na tradição bielorrussa, Yarilo era retratada como uma menina montada num cavalo branco, que segurava espigas de milho em uma mão e uma caveira na outra.

Quem é a deusa do amor

Conclusão: Gostou de conhecer algumas das Deusas da Beleza, amor e sexo das inúmeras religiões ou mitologias que existem?

Escreva nos comentários sobre o que você achou do texto e caso você conheça outras deusas da beleza, do amor e do sexo, escreva nos comentários.

Quais são as deusas do amor?

11 deusas e deuses do amor, da beleza e sexo de diferentes crenças e mitologias.
Hathor – Deusa da Beleza egípcia..
Afrodite (deusa da beleza da mitologia grega e romana).
Ishtar..
4 e 5. Aine e Angus Mac Oc (mitologia irlandesa).
Príapo..
Tlasolteotl..
Freya..

Quem é o nome da deusa do amor?

Afrodite - A deusa do amor e da fertilidade.

Quem é Vênus a deusa do amor?

Vênus, a deusa do amor e da beleza, é equivalente a Afrodite na mitologia grega. Existem duas teorias sobre a origem da deusa. A primeira diz que ela foi gerada pelas espumas do mar dentro de uma espécie de concha, outra afirma que a deusa é filha de Júpiter e Dione.

Como é a deusa do amor?

A deusa Vênus é a deusa do amor e da beleza na mitologia romana. Para os romanos, ela representou o ideal de beleza feminina. Foi uma das figuras mais veneradas na antiguidade e na mitologia grega, corresponde à deusa Afrodite.