Quem é o autor de sherlock holmes

O britânico Sir Arthur ConanDoyle, criador do personagem Sherlock Holmes, até hoje um ícone do romance policial, já chegou a atuar como detetive e quase solucionou um crime na vida real.

A história foi revelada no novo livro da autora de origem indiana ShrabaniBasu, intitulado "O Mistério do Advogado Persa" (em tradução livre). Jornalista e escritora, Basu é conhecida pelo livro "Victoria e Abdul: o Confidente da Rainha", que inspirou o filme indicado ao Oscar.

Em 1907, Doyle já era um escritor famoso quando o jovem advogado George Edalji, de 27 anos, lhe escreveu uma carta pedindo sua ajuda.

Edalji, que era de origem indiana e filho de um pastor convertido, afirmava estar preso injustamente. Ele era acusado de mutilar animais em seu vilarejo e escrever cartas com ameaças.

Edalji vivia na cidade inglesa de Great Wyrley, de apenas 11 mil habitantes. Os moradores estavam assustados com ataques misteriosos a seus animais, que ocorriam durante as madrugadas.

O condenado acabou sendo preso, acusado de esfaquear cavalos, ovelhas e vacas durante a noite, além de deixar cartas ameaçadoras. Mas, após sua prisão, os ataques continuaram.

Foi então que Edalji escreveu ao Sir Arthur Conan Doyle, cujos livros lia na prisão. Descrente da polícia e da justiça, Edalji recorreu ao escritor para que tentasse solucionar o caso e inocentá-lo.

Já conhecido na época, o escritor recebia centenas de pedidos de ajuda para investigações. Mas essa particularmente chamou sua atenção.

Primeiro, ele mostrou provas de que Edalji não enxergava bem, o que dificultaria os ataques a animais no meio da noite.

Visitando as cenas dos crimes e entrevistando testemunhas, Doyle percebeu que a polícia tinha sido racista ao prender Edalji e que as investigações continham uma série de erros.

A lama encontrada nas botas de Edalji eram da cor errada e as amostras de sangue e pelo de cavalo encontradas supostamente em suas roupas não batiam com os animais esquartejados.

Graças a uma campanha na imprensa iniciada por Doyle, Edalji foi inocentado e o caso foi levado à corte criminal do país.

Ainda assim, nada foi resolvido. Na época, a polícia se recusou a investigar o suspeito apontado por Doyle: Royden Sharp, um conhecido falsificador de caligrafia, condenado por provocar um incêndio e cortar assentos de trem com faca.

Quem é o autor de sherlock holmes

Todos conhecemos ou já ouvimos falar de Sherlock Holmes. O detetive é um dos personagens mais famosos dos romances policiais da literatura britânica. Além de protagonizar filmes e séries, Holmes fez seu nome e sua história na literatura. Mas afinal, qual é sua história? Sherlock realmente existiu ou ficou apenas na ficção?

Sherlock Holmes foi criado em 1887 pelo escritor inglês Sir Arthur Conan Doyle. Holmes e seu fiel escudeiro, James Watson, surgiram pela primeira vez no romance Um Estudo Vermelho. O livro foi publicado na revista de bolso Beeton’s Christmas Annual. Sherlock voltou a aparecer em páginas em fevereiro de 1891, quando Conan Doyle publicou seu segundo romance, O Signo dos Quatro. Mesmo com duas história publicadas, foi apenas com Um Escândalo na Boêmia que o sucesso de Holmes começou. O conto foi publicado pela revista Strand Magazine, que também publicava Agatha Christie.

Elementar, meu caro Watson

Sherlock foi criado como um personagem fictício, um detetive brilhante, atraído pelos detalhes das cenas de crime e de seus suspeitos. Sua capacidade de observação tornou-se um marco, assim como sua capacidade de deduzir pistas e resolver mistérios taxados como sem solução. Seus contos são, em sua maioria, relatados através do Dr. Watson, médico e melhor amigo de Sherlock. Ou talvez a única pessoa capaz de entendê-lo.

Sherlock e Watson são uma das duplas mais famosas do entretenimento. Eles se conheceram ainda em Um Estudo em Vermelho, quando o médico estava em Londres para se recuperar de um ferimento sofrido, enquanto servia na Segunda Guerra Afegã. Ele foi cirurgião assistente no Quinto Regimento de Fuzileiros de Northumberland. Sherlock e Watson passam dividir um apartamento na Rua Baker, número 221b, em Londres. O endereço é, até os dias de hoje, um dos pontos turísticos mais visitados da cidade. O lugar hoje abriga o “The Sherlock Holmes Museum”.

  • O que esperar da segunda temporada de ‘Love, Victor’?
  • 7 perguntas que serão respondidas na temporada final de Dark (Netflix)
  • Tudo que sabemos sobre a série Cursed (Netflix)
Quem é o autor de sherlock holmes
  • O que chega na Netflix em julho?
  • Netflix divulga trailer da minissérie Estado Zero
  • Quarta temporada de The Handmaid’s Tale ganha teaser emocionante

Sherlock

Diferente de um detetive tradicional, Holmes era quase obsessivo na hora de decifrar um mistério. Ele utilizava a metodologia científica e a lógica dedutiva para solucionar seus crimes. Muitas pistas e detalhes passam despercebidos diante dos olhos de qualquer um, mas não de Sherlock Holmes. Ele se tornou especialista em adivinhar o comportamento das pessoas e como interpretá-lo.

Enquanto Holmes é um mestre na arte de interpretar emoções, entendê-lo é extremamente complicado. Ele não exprime sentimentos ou emoções, escondendo seu lado humano sempre que pode. Com um violino na mão ou uma luva de boxe, até parece que Sherlock é uma pessoa sociável e amigável. Na verdade, o britânico é solitário e encontra na companhia de Watson seu porto seguro.

Durante seus 71 anos, Conan Doyle deixou um legado rico em histórias e contos de Sherlock Holmes. O autor faleceu em 1930, mas seu personagem é adaptado para livros, filmes e séries até os dias de hoje. São 56 contos divididos em 4 romances protagonizando o personagem.

A inspiração

Embora Sherlock não tenha realmente existido na vida real, Doyle se inspirou em uma pessoa real para criar o detetive. Sherlock foi baseado em seu professor de medicina, Dr. Joseph Bell, da Universidade de Edimburgo, na Escócia. Bell era professor universitário e também cirurgião particular da Rainha Vitória, além de um poeta amador e um grande amante da natureza, em específico das flores e dos jardins.

Dentre seus alunos, Bell era lembrado sempre por sua capacidade dedutiva. Ele conseguia dizer sobre os pensamentos e sentimentos de seus pacientes, apenas observando a forma como se movimentavam.

Sherlock Holmes já ganhou diversas adaptações ao longo dos anos, em séries e filmes.

LEIA MAIS SOBRE LIVROS

Quem foi Sherlock Holmes na vida real?

Sherlock Holmes foi inspirado no Doutor Joseph Bell, um professor de medicina da Universidade de Edimburgo, na Escócia, conhecido pelo autor Conan Doyle. Joseph Bell nasceu em 1837 e passou por várias etapas na sua vida profissional, desde cirurgião até médico particular da rainha Vitória.

Qual escritor criado pelo personagem de Sherlock Holmes?

literatura britânica criado pelo médico e escritor Sir. Arthur Conan Doyle.

Quando foi criado Sherlock Holmes?

Mas, afinal, você sabe quem foi Sherlock Holmes? Criado em 1887 por Sir Arthur Conan Doyle, um famoso escritor britânico, Holmes se tornou um dos principais personagens da literatura, dando base para a criação de novos contos, romances e outras narrativas sobre o universo da investigação.

Quem narra a história Sherlock Holmes?

A maior parte dos contos de Sherlock Holmes é relatada por seu fiel companheiro Dr. Watson. O encontro de Sherlock Holmes com Dr. Watson se deu no primeiro livro “Um Estudo em Vermelho”, quando Dr.