Quem eram os grupos sociais na América espanhola?

Quais eram os grupos sociais menos favorecidos da América espanhola?

Pode -se dividir a sociedade da America Espanhola entre Dominadores ( Brancos) e Dominados ( não-brancos) . Criollos : nascidos na América e descendentes dos espanhóis. Eram ricos, proprietários de terras mas, não tinham os privilégios dos Chapetones.

Quais os cinco grupos que formavam as Sociedades Hispano-americanas?

as sociedades hispano-americanas eram formadas basicamente por cinco grupos: chapetones, criollos, mestiços, indígenas e negros escravizados. Quem eram e o que faziam?

  • 31 respostas.
  • 343 pessoas receberam ajuda.

Como eram formadas as sociedades Hispano-americanas?

A sociedade da América Espanhola estava dividida basicamente em: Chapetones: eram a elite colonial, controlavam a colônia e ocupavam os altos cargos administrativos. Criollos: vinham logo abaixo. Eram os filhos dos espanhóis nascidos na colônia e integravam a nobreza, sendo, ainda, grandes latifundiários.

Como foi feita a divisão administrativa da América espanhola?

Divisão da América espanhola A América teve sua divisão de acordo com os interesses econômicos e com as realidades que os espanhóis enfrentavam. Todos os territórios americanos foram divididos em vice-reinados e capitanias gerais. ... Os locais chamados de vice-reinado eram Nova Espanha, Nova Granada, Peru e Prata.

Quais são as características de cada um dos principais grupos sociais da América espanhola?

Resposta. A elite local era formada por pessoas nascidas na Espanha, os peninsulares - responsáveis por quase todos os cargos da administração colonial, e por descendentes de espanhóis, os criollos, que eram proprietarios de terra e de escravos.

Quais sentimentos eram compartilhados pelos criollos no começo do século XIX?

  • Os Criollos eram brancos nascidos na América e descendentes espanhóis.
  • Sentimentos de insatisfação desde do século 18. ...
  • Sim, quando Napoleão Bonaparte resolveu atacar a Espanha em 1808, a maioria do povo não imaginava que interferiria tanto no destino.

O que era a Mita e a encomenda?

História da América Uma das modalidades de trabalho utilizada pelos espanhóis foi a mita, que também era conhecida pelos nomes de “repartimiento” e “cuatéquil”. ... Outro sistema de trabalho bastante utilizado pelos espanhóis foi a encomienda, termo que significa “recomendar” ou “confiar” algo para alguém.

Quem participava dos cabildos?

Cabildo era uma corporação municipal instituída na América Espanhola durante o período colonial que se encarregava da administração geral das cidades coloniais. Os membros do cabildo eram escolhidos entre os principais habitantes da cidade, que detinham assim amplos poderes jurídicos e administrativos.

Quais eram as funções dos cabos?

Os fios elétricos são os responsáveis por conduzir a corrente elétrica gerada pela concessionária dentro de uma residência. Sem eles, não seria possível ligar lâmpadas, máquinas e outros itens que precisam de luz para funcionar. Para garantir a segurança da edificação, os cabos e os fios são padronizados por cores.

Quais eram as funções dos cabelos?

O cabelo possui cerca de 20 tipos de células com as mais variadas funções. Além de formarem os fios, essas células estão ligadas a diversos sistemas do corpo humano - principalmente o nervoso, o circulatório e o imunológico. Funciona também como um isolante térmico, protegendo a cabeça das radiações solares.

Qual é a função dos fios elétricos?

Os cabos e fios elétricos são extremamente importantes dentro das instalações elétricas, eles são responsáveis pela condução da corrente elétrica de forma segura até o ponto de demanda dentro das instalações. Sem estes dispositivos não existiria geração, transmissão e distribuição de energia elétrica.

Para que serve cada fio?

– Azul claro: para condutores neutros com isolação; – Verde ou verde com amarelo: para condutores de proteção (popularmente conhecidos como “fio terra”); – Vermelho, preto ou marrom: para condutores fase.

Qual a função do fio no circuito?

Os fios elétricos são os responsáveis por conduzir a corrente elétrica gerada pela concessionária dentro de uma residência. Sem eles, não seria possível ligar lâmpadas, máquinas e outros itens que precisam de luz para funcionar.

Qual a função da pilha no circuito?

A função da pilha é converter energia química em energia elétrica.

Os espanhóis, logo após empreenderem um sangrento processo de dominação das populações indígenas da América, efetivaram o seu projeto colonial nas terras a oeste do Tratado de Tordesilhas. Para isso montaram um complexo sistema administrativo responsável por gerir os interesses da Coroa espanhola em terras americanas. Todo esse esforço deu-se em um curto período de tempo. Isso porque a ganância pelos metais preciosos motivava os espanhóis.

As regiões exploradas foram divididas em quatro grandes vice-reinados: Rio da Prata, Peru, Nova Granada e Nova Espanha. Além dessas grandes regiões, havia outras quatro capitanias: Chile, Cuba, Guatemala e Venezuela. Dentro de cada uma delas, havia um corpo administrativo comandado por um vice-rei e um capitão-geral designados pela Coroa. No topo da administração colonial havia um órgão dedicado somente às questões coloniais: o Conselho Real e Supremo das Índias.

Todos os colonos que transitavam entre a colônia e a metrópole deviam prestar contas à Casa de Contratação, que recolhia os impostos sob toda riqueza produzida. Além disso, o sistema de porto único também garantia maior controle sobre as embarcações que saiam e chegavam à Espanha e nas Américas. Os únicos portos comerciais encontravam-se em Veracruz (México), Porto Belo (Panamá) e Cartagena (Colômbia). Todas as embarcações que saíam dessas regiões colônias só podiam desembarcar no porto de Cádiz, na região da Andaluzia.

Responsáveis pelo cumprimento dos interesses da Espanha no ambiente colonial, os chapetones eram todos os espanhóis que compunham a elite colonial. Logo em seguida, estavam os criollos. Eles eram os filhos de espanhóis nascidos na América e dedicavam-se a grande agricultura e o comércio colonial. Sua esfera de poder político era limitada à atuação junto às câmaras municipais, mais conhecidas como cabildos.

Na base da sociedade colonial espanhola, estavam os mestiços, índios e escravos. Os primeiros realizavam atividades auxiliares na exploração colonial e, dependendo de sua condição social, exerciam as mesmas tarefas que índios e escravos. Os escravos africanos eram minoria, concentrando-se nas regiões centro-americanas. A população indígena foi responsável por grande parte da mão de obra empregada nas colônias espanholas. Muito se diverge sobre a relação de trabalho estabelecida entre os colonizadores e os índios.

Alguns pesquisadores apontam que a relação de trabalho na América Espanhola era escravista. Para burlar a proibição eclesiástica a respeito da escravização do índio, os espanhóis adotavam a mita e a encomienda. A mita consistia em um trabalho compulsório onde parcelas das populações indígenas eram utilizadas para uma temporada de serviços prestados. Já a encomienda funcionava como uma “troca” onde os índios recebiam em catequese e alimentos por sua mão-de-obra.

No final do século XVIII, com a disseminação do ideário iluminista e a crise da Coroa Espanhola (devido às invasões napoleônicas) houve o processo de independência que daria fim ao pacto colonial, mas não resolveria o problema das populações economicamente subordinadas do continente americano.

Por Rainer Sousa
Mestre em História

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Quais eram os grupos sociais que compõem a América Espanhola?

A sociedade da América Espanhola estava dividida basicamente em:.
Chapetones: eram a elite colonial, controlavam a colônia e ocupavam os altos cargos administrativos..
Criollos: vinham logo abaixo. ... .
Negros e índios: estavam na base da pirâmide social..

Qual grupo social era o mais importante da América Espanhola?

Os chapetones eram os que ocupavam as mais privilegiadas posições na sociedade colonial hispânica. Em geral, representavam o interesse político-administrativo da Coroa Espanhola em terras americanas.

Quais são os cincos grupos sociais?

Devido à interação social e partilha de características, os principais grupos sociais são: familiar, vicinal (vizinhança), educativo (escolas; faculdades), religioso (igrejas e demais instituições religiosas), profissional (empresas; escritórios), lazer (clubes; associações) e político (organizações ou partidos ...

Qual grupo social o processo de independência da América espanhola?

Contando com o apoio financeiro anglo-americano, os criollos convocaram as populações coloniais a se rebelarem contra a Espanha. Os dois dos maiores líderes criollos da independência foram Simon Bolívar e José de San Martin.