Quem trabalha em banco é

Por ser uma carreira tradicional no mercado, trabalhar em banco é um sonho de muitos brasileiros. Os benefícios que mais chamam atenção dos profissionais são as oportunidades de crescimento e estabilidade.

Dessa forma, além da possibilidade de atuar dentro do mercado financeiro, trabalhar em banco também oferece retornos financeiros satisfatórios, além da possibilidade de iniciar em uma carreira bastante valorizada.

    1. Como trabalhar em banco?
    2. O que precisa para trabalhar em banco?
    3. A importância das certificações bancárias
    4. Vale a pena trabalhar em banco?

Como trabalhar em banco?

Primeiramente, é preciso entender que existe uma multiplicidade de atividades exercidas dentro do setor bancário. Assim, não há um tipo de conhecimento ou formação específica para se trabalhar numa instituição financeira.

As áreas mais conhecidas são as voltadas para o atendimento ao cliente e guichê. No entanto, existem também setores de análise de riscos, investimentos, marketing e TI.

Vale-se ressaltar que há vagas em bancos que não tem necessitam de graduação. No entanto, mesmo não sendo pré-requisito um diploma na faculdade, é preciso buscar um desenvolvimento contínuo através cursos e certificações financeiras para crescer profissionalmente no setor.

Quer trabalhar em banco? O Certifiquei oferece os melhores cursos preparatórios para você tirar a sua certificação. Confira!

O que precisa para trabalhar em banco?

Existe duas formas de entrar no banco: a primeira é realizando um concurso, no caso dos bancos públicos, ou atendendo aos requisitos de um banco privado.

Nesse artigo, focaremos em entender melhor os pré-requisitos e quais são os diferencias para se conseguir a tão sonhada vaga em banco privado.

A princípio, como qualquer outra função, alguns conhecimentos técnicos são importantes e um ensino superior pode ser considerado diferencial. Contudo, na maioria das vagas, não existem grandes pre- requisitos para trabalhar em banco, apenas o Ensino Médio completo.

Por isso, confira 5 Dicas para trabalhar no Mercado Bancário:

1. Saiba solucionar problemas

Adversidades estão presentes em todos os tipos de trabalho e isso inclui também as atividades bancárias. Por isso,  é imprescindível que o perfil para trabalhar em banco saiba solucionar rapidamente os problemas que se deparar durante o trabalho.

O desenvolvimento da habilidade exige conhecimento e dominação  na área de atuação, permitindo que o especialista tenha embasamento para resolver as adversidades. Além disso, a habilidade de negociação e pode ser uma competência muito útil nessas situações.

2. Gestão do tempo

Organizar o tempo para cumprir todas as atividades é uma tarefa difícil e uma habilidade muito requisitada pelas empresas.

Resumidamente, a gestão de tempo consiste no processo de planejar o uso do tempo disponível de modo a maximizar a produtividade e o atingimento de metas. Tal característica é comumente relacionada a profissionais comprometido e de alto nível, haja visto que reflete a competência do profissional.

3. Tenha comunicação assertiva

É necessário ter uma comunicação efetiva dentro do ambiente corporativo. Em outras palavras, é preciso que a mensagem chegue de forma plena para seu interceptor.

Imagine que uma ordem de trabalho não seja bem compreendida pelo funcionário. Um mau entendimento de uma demanda pode gerar retrabalho e prejuízos para a organização. Dessa forma, para evitar conflitos e adversidades, busque sempre alinhamento e comunicação assertiva com sua equipe.

4. Preparação para o processo seletivo

Os processos seletivos dos bancos são bastante conhecidos por sua alta concorrência e dificuldade. Por isso, é preciso estar preparado para esse tipo de disputa. Lembre-se de montar um currículo adequado, conhecer a cultura e valores do banco.

No entanto, um dos pontos mais relevantes, que pode influenciar todo o processo de seleção, é o autoconhecimento do candidato.  É preciso reconhecer sua trajetória e seus melhores pontos. Além disso, organizar suas ideias e vender suas melhores histórias.

Não se esqueça de treinar testes lógicos, apresentações pessoais e dinâmicas em grupo

Quem trabalha em banco é

EBOOK GRATUITO | Como trabalhar no Mercado Financeiro?

Baixe agora nosso ebook gratuito para descobrir o que você precisa para conseguir uma oportunidade no Mercado Financeiro!

Quem trabalha em banco é

EBOOK GRATUITO |
Como trabalhar no Mercado Financeiro?

5. Certificações

As certificações bancárias, além de agregar conhecimento e qualidade ao seu currículo, também pode ser um grande diferencial na hora de conseguir uma vaga nas grandes instituições bancárias do Brasil.

Nesse sentido, obter algum certificado bancário pode trazer enormes vantagens. Além de serem pre-requisito para cargos mais altos, as certificações validam o conhecimento dos profissional e os habilitam para o exercício de atividades mais técnicas.

A importância das certificações bancárias

Quem trabalha em banco é

Diversos fatores podem contribuir para que você consiga uma vaga em um banco. Inclusive para alguns cargos e áreas é necessário possuir alguma certificação bancária.

As certificações bancárias são um dos aspectos mais fundamentais para começar a trabalhar e progredir na carreira em um banco. Isso acontece porque, para desempenhar funções mais importantes, é normalmente exigido por lei que os profissionais sejam certificados.

Essa exigência garante não apenas que o profissional seja mais qualificado — mas também certifica que o mesmo tem pleno conhecimento da atividade e da regulação que a envolve.

Os dois exemplos mais comuns de certificações bancárias no Brasil são a CPA-10, a CPA-20 e a CEA. Essas certificações são voltadas para os bancários que oferecem produtos e serviços de investimento para os seus clientes, como os analistas de investimentos, por exemplo.

CPA-10

A CPA-10 é (Certificação Profissional ANBIMA – Série 10) é uma certificação financeira criada pela ANBIMA para certificar quem deseja atuar na prospecção ou venda de produtos de investimento de nível mais básico junto aos clientes do banco.

Se você quer trabalhar com produtos de investimentos, a Certifiquei oferece o melhor curso preparatório para você tirar a sua certificação da CPA-10. Confira!

CPA-20

Já a CPA-20 (Certificação Profissional ANBIMA – Série 20) é uma certificação financeira também criada ANBIMA para certificar profissionais que atuam na venda de produtos de investimento nos segmentos de alta renda, como no private banking, corporate banking e investidores institucionais, além dos próprios clientes das agências bancárias.

Para tirar sua certificação CPA-20, confira o curso da Certifiquei e estude para o exame com o suporte dos melhores profissionais do mercado.

CEA

Por último, a CEA (Certificação de Especialista em Investimentos ANBIMA), é uma certificação, também emitida pela ANBIMA, para reconhecer e qualificar os profissionais como especialistas em investimentos. Por ter um caráter mais abrangente e completo, a CEA engloba todas as atividades da CPA-10 e CPA-20, sendo a maior certificação dentre as três.

Vale a pena trabalhar em banco?

Ser um bancário é algo bastante valorizado no mercado de trabalho, já que costuma ser sinônimo de estabilidade e vários benefícios.

Além de oferecerem altas remunerações, os bancos também costumam incluir plano de saúde, auxílio alimentação, seguro de vida, crédito fácil e até mesmo participação na lucratividade.

Vale lembrar que nem todas as funções possuem jornadas de trabalho reduzidas ou flexíveis. Portanto, para trabalhar em banco você deve estar disposto a trabalhar muito e sempre aprimorar seus conhecimentos.

Outro fator importante é a preparação emocional para lidar com as pressões e a competitividade nos bancos.

Assim, você conseguirá trabalhar em banco e até mesmo alcançar cargos superiores a médio e longo prazo.

Como é chamado quem trabalha em banco?

O bancário pode atuar no atendimento direto ao público na agência, como auxiliar, atendente de caixa ou gerente. Além disso, um banco conta com toda uma infraestrutura de profissionais que analisam documentos, entradas e saídas, gerenciam equipes e criam estratégias de atração de clientes.

Quem trabalha no banco é banqueiro ou bancário?

Logo, é importante não confundir banqueiro e bancário, por mais que os termos sejam parecidos. Enquanto o banqueiro é o dono ou diretor do banco, o bancário é o funcionário da instituição financeira.

O que faz um banqueiro?

Ajudar os clientes a abrir e gerenciar suas contas bancárias e finanças. Aconselhar os clientes sobre serviços financeiros e solucionar problemas. Aproximar-se de clientes potenciais para vender os nossos serviços.

Como fazer um currículo para o banco?

Nele, você vai precisar colocar:.
Nome do candidato a vaga. Ninguém fala disso, mas seu nome tem de estar em destaque. ... .
Foto. ... .
Dados pessoais. ... .
Objetivos profissionais. ... .
Competências e habilidades profissionais. ... .
Qualificações e Formação Profissional. ... .
Idiomas. ... .
Experiências profissionais..