Releia está frase extraída da resenha e observe o verbo em destaque

Fonte da imagem - https://www.google.com/url?sa=i&url=https%3A%2F%2Fpt.wikipedia.org%2Fwiki%2FRolando_Boldrin&psig=AOvVaw2Z2lJtVISbchr-Skp346CZ&ust=1619819495570000&source=images&cd=vfe&ved=0CAIQjRxqFwoTCLiX4f63pPACFQAAAAAdAAAAABAD

Entendendo a biografia:

01 – Qual fato originou a produção dessa resenha?

      A publicação e chegada às livrarias da biografia A história de Rolando Boldrin: Sr. Brasil, dos jornalistas Willian Corrêa e Ricardo Taira.

02 – Releia o título da resenha.

        “Os causos de Rolando Boldrin”. Em sua opinião, por que o autor usou o termo causos no título da resenha sobre a biografia de Rolando Boldrin?

      Resposta pessoal do aluno.

03 – Agora releia o subtítulo ou a linha fina da resenha:

        “Aos 80 anos, artista tem sua biografia lançada.”

a)   Qual é a relação do subtítulo com o título da resenha?

O subtítulo explica o título da resenha.

b)   Que fato é ressaltado no subtítulo?

O subtítulo apresenta, de fato, o assunto sobre o qual a resenha vai tratar: a biografia de Rolando Boldrin.

c)   Por que o autor se refere a Boldrin como artista e não como contador de causos no subtítulo?

Porque Rolando Boldrin é um artista em vários sentidos e ser contador de causos é um deles.

04 – Qual é a importância de Rolando Boldrin para a cultura Brasileira, de modo que o lançamento de sua biografia fosse destaque num portal de notícias?

      O artista tem 58 anos de carreira como músico, cantor, compositor, apresentador de TV, ator de teatro, de televisão e de cinema, pesquisador da cultura popular brasileira e contador de causos.

05 – Transcreva os trechos a seguir e marque, ao lado de cada um deles, F se for fato e O se for opinião.

·        Músico, cantor, compositor, apresentador de TV, ator de teatro, de televisão e de cinema, além de ser um grande pesquisador da cultura popular brasileira, o contador de causos Rolando Boldrin chega aos 80 anos de idade e coloca tudo o que viveu nos 58 anos de carreira no papel. (F)

·        [...] além de ser um grande pesquisador da cultura popular brasileira [...]. (O)

·        Chega às livrarias a biografia “A história de Rolando Boldrin – Sr. Brasil”, escrita pelos jornalistas Willian Corrêa e Ricardo Taira. (F)

·        [...] além da disposição de mergulhar em novas possibilidades de trabalho e, assim, abrir caminhos para a cultura brasileira [...]. (O)

06 – Ao analisar as opiniões do autor da resenha, é possível identificar a sua avaliação sobre o livro e o artista biografado? Explique.

      O autor da resenha apresenta frases elogiosas ao biografado e não indica qualquer ressalva negativa ao livro. Por isso, pode-se verificar que a sua crítica é positiva em relação ao livro.

07 – Rolando Boldrin é conhecido por contar causos de amigos e conhecidos. Qual é a relação entre esse artista e os jornalistas que escreveram sua biografia?

      Os jornalistas Willian Corrêa e Ricardo Taira conheciam Boldrin da TV Cultura, onde hoje ele apresenta o programa Sr. Brasil.