São considerados fontes de energia renováveis Todo recurso?

São considerados fontes de energia renováveis Todo recurso?

03/12/2021

Energia renovável é aquela que vem de recursos ou fontes de energia que são naturalmente reabastecidos, como sol, vento, chuva, marés e energia geotérmica. As fontes de energia renovável são as que conseguem se renovar, ou seja, não se esgotam, pois estão em constante regeneração. Toda forma de energia é fruto de transformação de um estado para outro e sua origem é sempre a natureza. A diferença entre as designadas renováveis e não renováveis é o tempo e o processo pelo qual são industrializadas para o uso humano. É importante notar que nem todo recurso natural é renovável, por exemplo, o urânio, carvão e petróleo são retirados da natureza, porém existem em quantidade limitada.  

Também chamadas de energias limpasalternativas, ecológicas sustentáveis, as energias renováveis atendem à vários aspectos importantes da gestão econômica e ambiental da sociedade contemporânea, que precisam ser compatibilizados.  

A quantidade alarmante de poluentes liberados para a atmosfera e gases causadores do efeito estufa, além da iminente escassez dos recursos de origem fóssil, como o petróleo, fizeram com que o surgimento e aprimoramento das energias renováveis fossem emergenciais. Além do seu caráter garantido, seja no presente ou no futuro, como fonte acessível de energia sustentável.  

No Brasil o uso das energias renováveis representa quase 90% da energia elétrica que é produzida no país, através das usinas hidrelétricas, que utilizam a força da energia hidráulica 

Também ocupa o posto de maior produtor de etanol do mundo, combustível considerado um combustível renovável porque é feito da cana-de-açúcar e utilizado como uma alternativa à gasolina, feita a base do petróleo. Outras fontes renováveis em investimento no país são a energia solar e a eólica, a partir do começo do século XXI. 

Entre as principais vantagens das energias renováveis, estão o fato de serem inesgotáveis (em comparação com as de combustíveis fósseis por exemplo),  poderem ser implantadas em qualquer lugar do mundo, evitando uma centralização de recursos, proporcionam menor produção de danos ao meio ambiente e dão mais independência na produção de energia, pois utilizam os recursos naturais mais disponíveis. 

Em contraposição apresentam também algumas desvantagens. Algumas fontes de energia possuem alto custo de investimento e instalação, ainda podem produzir danos ambientais (como acontece com a instalação de usinas hidrelétricas) e dependem de condições de clima que nem sempre podem ser previsíveis. Além disso, nem sempre a quantidade de energia obtida das fontes renováveis é suficiente para que sejam as únicas fontes adotadas, embora a evolução de tecnologias e de técnicas de gestão podem avançar na resolução dessa questão.  

Os tipos de energia renovável existentes no mundo e que são mais usados atualmente são: 

Energia Solar, obtida a partir da luz do Sol, considerada uma fonte inesgotável pela captação os raios ultravioletas e infravermelhos transformados em energia termica e elétrica.  

Energia Eólica é a gerada a partir do vento. São as turbinas de aerogeradores que transformam a energia do vento em energia elétrica. 

Energia Maremotriz que se consegue produzir a partir das ondas e marés dos oceanos. Este é considerado um meio de energia bastante caro para ser implantado em larga escala. 

Energia Hidrelétrica cuja fonte vem das águas. As usinas hidrelétricas utilizam a força das águas para acionar turbinas que ajudam a produzir eletricidade. Esta é a principal fonte de energia renovável existente no Brasil, devido a sua grande quantidade e volume de rios. 

Energia Geotérmica é gerada a partir do elevado calor que existe abaixo da crosta terrestre, sendo que as temperaturas podem chegar aos 5.000 graus Celsius. A usina geotérmica utiliza o calor da Terra. Pode ser usada de três maneiras: em reservatórios geotérmicos, com aproveitamento de fluidos geotérmicos ou com uso da água termal.  

Energia de Biomassa (bioenergia) é aquela gerada a partir da decomposição de resíduos orgânicos de origem animal e vegetal. O “combustível” extraído deste processo é o gás metano. Ela pode ser utilizada para gerar calor, eletricidade ou biocombustíveis. Até a energia quimicamente armazenada na biomassa é considerada bioenergia.

Resíduos Sólidos  

Dentre as biomassas, como fonte de transformação de energia, os Resíduos Sólidos, em particular os resíduos sólidos urbanos, que chamamos de ‘lixo’, são um insumo de grande importância para a gestão sócio ambiental por atenderem simultaneamente a dois setores, o controle da poluição ambiental e a produção de energia. Embora o excesso de lixo seja um problema (o Brasil produz 217 mil toneladas de (lixo) por dia), seu manejo, se devidamente administrado, pode se transformar em solução. O gerenciamento integrado de resíduos sólidos urbanos pode conservar e gerar energia. 


Saiba mais:

Coordenadoria de Energias Elétrica e Renováveis – https://www.infraestruturameioambiente.sp.gov.br/infraestrutura/coordenadorias/coordenadoria-de-energias-eletrica-e-renovaveis/

Participe! Entenda a Matriz Energética do Estado de São Paulo – https://www.infraestruturameioambiente.sp.gov.br/educacaoambiental/videos/participe-entenda-a-matriz-energetica-de-sao-paulo/

__________________________________________________________________________

Texto: Rozélia Medeiros (Coordenadoria de Educação Ambiental/SIMA)
Revisão: Rachel Azzari
Arte: Cibele Aguirre

São consideradas fontes de energia renováveis Todo recurso que tem a capacidade?

As fontes de energia renováveis são aquelas que possuem um ciclo de renovação em escala de tempo humana, ou seja, estão sempre disponíveis para utilização e não se esgotam, sendo a principal delas a energia solar proveniente da luz do sol, além das fontes eólica, biomassa, hídrica, maremotriz e geotérmica.

Quais são as fontes de energias renováveis?

São exemplos de fontes renováveis: hídrica (energia da água dos rios), solar (energia do sol), eólica (energia do vento), biomassa (energia de matéria orgânica), geotérmica (energia do interior da Terra) e oceânica (energia das marés e das ondas).

São exemplos de fontes de energia renováveis exceto?

Alternativa correta: C) apenas três são renováveis. Das fontes de energia apresentadas na questão, são: Fontes renováveis: energia hidrelétrica, etanol e energia eólica; Fontes não renováveis: combustíveis fósseis e energia nuclear.

Quais são as fontes de energia renováveis e não renováveis?

Assim, os diferentes tipos de energia podem ser produzidos por fontes de energias renováveis (solar, eólica, hidrelétrica, geotérmica, biomassa, etc.) e fontes de energia não renováveis (combustíveis fósseis e energia nuclear).