Lista de 13 exercícios de História da Arte com gabarito sobre o tema Barroco Europeu com questões de Vestibulares. Show Você pode conferir as videoaulas, conteúdo de teoria, e mais questões sobre o tema Barroco Europeu. 02. (UFPR) Sobre o Barroco, pode-se afirmar que
03. (Unichristus) Entre os artistas do Barroco italiano, Bernini (1598-1680), sem dúvida, é o mais importante e completo, pois foi arquiteto, urbanista, escultor, decorador e pintor. A obra acima, de Bernini, revela características da escultura barroca como
04. (UFF) Na cultura barroca do século XVII observam-se, entre outras, as características: I) Crise da vontade humana e constatação da dúvida em torno do melhor caminho para se obter a salvação. II) Presença de valores políticos que orientavam a subordinação da sociedade ao rei e efetivavam a monarquia constitucional. III) Ambiente social envolvido pelas dúvidas acerca do futuro, transformando o homem barroco em melancólico, cético e místico. A frase "Ser ou não ser, eis a questão" de William Shakespeare é mais bem interpretada pelas características:
05. (UNICANTO) Quanto à arte do período Barroco, marque (V) para verdadeiro e (F) para falso: ( ) Na pintura utilizava de uma técnica conhecida como claro e escuro. ( ) A expressão dramática e os gestos amplos são marcas da escultura barroca. ( ) O dourado é banido da escultura como uma forma de entrega dos bens materiais. ( ) É na arquitetura barroca que surgem os arcos e cúpulas. A sequência correta é:
06. (UFV) A Leiteira (c.1658-1660), de Johannes Veermer, é uma das obras-primas da pintura holandesa do século XVII, que gradativamente define um estilo próprio, representando com austero realismo cenas familiares, paisagens urbanas, situações da vida cotidiana e retratos de pessoas comuns. A vida urbana e comercial é o cenário dessa nova forma de representação do mundo, que caracteriza a cristalização de uma cultura burguesa. Das características a seguir, assinale aquela que NÃO se aplica à cultura burguesa urbana da era moderna.
07. (UFG) O Barroco foi um estilo artístico predominante na Europa entre os séculos XVII e XVIII, alcançando a América Portuguesa. Esse estilo é representativo do trânsito cultural entre os continentes, pois
08. (UNICANTO) Quanto a Pintura Barroca analise itens abaixo e em seguida marque a ÚNICA alternativa CORRETA.
09. (UFPE) O estilo barroco - que nos séculos XVII e XVIII, se destacou com a arte, de Diogo Velázquez, Rubens, Caravaggio, entre outros - pode ser considerado como:
10. (UNIFENAS) A arte barroca nasceu na Península Itálica no final do século XVI e difundiu-se por países católicos da Europa, como Portugal, Espanha e França, e posteriormente, pela América. Com o objetivo de educar pelo olhar, convencer e envolver emocionalmente o observador, o estilo barroco utilizou-se excessivamente do esplendor, da exuberância, da dramaticidade, da exaltação dos sentimentos e da religiosidade católica. Considerando as informações contidas no texto, podemos afirmar que o surgimento da arte barroca pode ser relacionado
11. (UFG) Presente nos templos religiosos católicos, o barroco expressa a doutrina da Contrarreforma, ao mesmo tempo em que se opõe aos preceitos da Reforma Protestante. Nesse sentido, uma característica desse estilo encontra-se na
12. (CESUPA) O século XIX foi marcado pelo que se chama de “catolicismo barroco”, caracterizado por meio de procissões, de pomposos funerais e, sobretudo, pelas festas espetaculares, nas quais se misturavam pretos, pardos, brancos e índios. Contudo, as festas dos tempos coloniais são consideradas como um
13. (UFPR) As imagens acima retratam a mesma passagem bíblica – a dúvida do apóstolo Tomé diante do Cristo ressurrecto. A primeira, acima, é uma ilustração medieval do saltério de Saint Albans, do século XII (“A dúvida de São Tomé”, artista desconhecido), e a segunda, abaixo, é a pintura de Caravaggio “A incredulidade de São Tomé”, de 1599. A partir da análise dessas ilustrações e dos conhecimentos sobre o papel das imagens no período medieval e no período moderno, identifique as afirmativas a seguir como verdadeiras (V) ou falsas (F): ( ) Enquanto as imagens produzidas no medievo tinham a função de evangelizar os fiéis dentro e fora dos templos, as pinturas produzidas no período de Caravaggio tinham a função de promover a fé católica por meio da arte barroca, em reação à Reforma Protestante. ( ) Enquanto as ilustrações produzidas na Idade Média serviam para combater heresias, as pinturas barrocas tinham o objetivo de questionar a contrarreforma, para se alinhar aos ideais humanistas do século XVII. ( ) Ambas as ilustrações indicam a intenção da Igreja Católica em renunciar ao seu poder político, motivo pelo qual esses exemplos enfatizam passagens de dúvida e de angústia. ( ) Enquanto as produções de ilustrações medievais eram anônimas, imprimindo uma interpretação simbólica para passagens e personagens religiosos, as pinturas de Caravaggio e de outros artistas barrocos conferiam maior dramaticidade e realismo aos personagens bíblicos, com dinamismo e jogos de claro-escuro. Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
O que não é característica do Barroco?(CENTEC-BA) Não é característica do Barroco a:
angústia diante da transitoriedade da vida. preferência pelos aspectos cruéis, dolorosos e sangrentos do mundo, numa tentativa de mostrar ao homem a sua miséria.
O que é incorreto afirmar sobre o Barroco?Sobre o Barroco, é INCORRETO afirmar: A) A igreja e o palácio são edifícios típicos desse período artístico. B) A urbanização, sobretudo por meio de grandes jardins, é característica desse período artístico. C) Seus edifícios caracterizam-se pelo aspecto estático.
Qual é a característica do Barroco?As principais características do Barroco, também chamado de seiscentismo, são o dualismo, a riqueza de detalhes e o exagero. Na literatura barroca, os textos refletem elementos rebuscados e quase sempre extravagantes, onde são valorizados os detalhes em um jogo de contrastes.
Quais as 4 principais características do Barroco?Características do Barroco. É uma 'ferramenta' da Contrarreforma. ... . Dualidade entre os prazeres do corpo e a espiritualidade. ... . Cultismo e Conceptismo. ... . Sombras e luzes: a valorização do contraste. ... . Obras rebuscadas e ricas em detalhes. ... . Emoção sobre a razão. ... . Valorização estética.. |