Sobre a transição da idade média para a era moderna, é correto afirmar que:

Teste tudo o que você sabe a respeito da Idade Moderna, período repleto de acontecimentos marcantes e que se estendeu de 1453 até 1789. Publicado por: Daniel Neves Silva

Qual documento escrito pelo monge Martinho Lutero é considerado o inaugurador da Reforma Protestante em 1517?

a) 95 considerações

b) Teses sobre as indulgências da Igreja

c) 95 teses

d) Da inconveniência das indulgências

e) Contestação aberta à Santa Sé

Rei francês que é considerado o grande símbolo do absolutismo na Europa Ocidental:

a) Carlos Magno.

b) Luís XIV.

c) Luís XVI.

d) Carlos V.

e) Carlos X.

O primeiro acordo de divisão da América assinado entre Espanha e Portugal em 1494 ficou conhecido como:

a) Tratado de Tordesilhas.

b) Tratado de Madrid.

c) Tratado de Santo Ildefonso.

d) Tratado de Badajoz.

e) Tratado de El Pardo.

Qual dos períodos abaixo não corresponde a uma das fases da Guerra dos Trinta Anos (1618-1648)?

a) Período palatino-boêmio

b) Período dinamarquês

c) Período sueco

d) Período francês

e) Período suíço

A conquista dos astecas, em 1521, foi uma das etapas da conquista da América realizada pelos espanhóis. O responsável por esse acontecimento foi:

a) Francisco Pizarro.

b) Cristóvão Colombo.

c) Álvar Núñez Cabeza de Vaca.

d) Hernán Cortés.

e) Bartolomé de las Casas.

Qual das alternativas abaixo não corresponde a uma ação tomada pela Igreja Católica durante a Contrarreforma?

a) Obras missionárias por meio dos jesuítas

b) Proibição da venda de indulgências

c) Proibição da circulação de alguns livros

d) Fortalecimento da inquisição

e) Expurgo de todos os sacerdotes corruptos

Autor que fazia a defesa do poder do monarca no livro O Leviatã:

a) Thomas Hobbes.

b) Nicolau Maquiavel.

c) Jean Bodin.

d) Jacques Bossuet.

e) Thomas Morus.

A Guerra das Rosas (1455-1485) foi um conflito dinástico que aconteceu em que lugar da Europa?

a) Escócia

b) Países Baixos

c) Inglaterra

d) Irlanda

e) França

(Consesp – adaptado) A Revolução Industrial trouxe riqueza para os burgueses; porém, os trabalhadores viviam na miséria. Muitas mulheres e crianças faziam o trabalho pesado e ganhavam muito pouco; a jornada de trabalho variava de 14 a 16 horas diárias para as mulheres, e de 10 a 12 horas por dia para as crianças.

É possível afirmar que a classe que mais se favoreceu com a Revolução Industrial foi a burguesia, tão logo as classes populares se revoltaram e organizaram alguns movimentos contra a situação em que viviam.

Nesse contexto se insere o ludismo, que significou:

a) um movimento político, presente na história ocidental do século XIX e da primeira metade do XX, que sustenta a ideia de que a sociedade existe de forma independente e antagônica ao poder exercido pelo Estado, sendo este considerado dispensável e até mesmo nocivo ao estabelecimento de uma autêntica comunidade humana.

b) um movimento ocorrido na Inglaterra entre os anos de 1811 e 1812, que reuniu alguns trabalhadores das indústrias contrários aos avanços tecnológicos em curso, proporcionadas pelo advento da primeira revolução industrial. Os ludistas protestavam contra a substituição da mão de obra humana por máquinas.

c) o primeiro movimento de massa das classes operárias da Inglaterra, ocorrido entre as décadas de 30 e 40 do século XIX, e que basicamente exigia melhores condições para os trabalhadores na indústria.

d) a doutrina social, segundo a qual se pode e deve “restabelecer” o que se chama “estado natural”, em que todos teriam o mesmo direito a tudo, mediante a abolição da propriedade privada. Nos séculos XIX e XX, o termo foi usado para qualificar um movimento político.

e) nenhuma das alternativas acima.

(Gualimp – adaptado) O Iluminismo foi um movimento conhecido como Século das Luzes (da razão) e desenvolveu-se em alguns centros da Europa do século XVIII. Acerca dele, é adequado afirmar que:

a) foi um movimento revolucionário que surgiu na Inglaterra e Estados Unidos, no século XVIII.

b) foi um momento intelectual que surgiu na França, no século XVIII.

c) foi um movimento cultural na Inglaterra, baseado na intervenção do Estado na economia, no século XVI.

d) foi um movimento revolucionário que surgiu na Inglaterra para a permanência da dinastia Tudor, no século XVII.

e) foi um movimento religioso que surgiu na Itália, no século XVII.

(Inaz do Pará – adaptado) O historiador Eric J. Hobsbawm, em sua obra A Era das Revoluções, ressalta as aproximações entre Revolução Industrial e Revolução Francesa, apresentando-as como uma "dupla revolução" que sinalizou a “crise do velho regime (HOBSBAWM, 2012, p. 99)”, aglutinando a potência revolucionária acumulada durante o século XVIII, ao mesmo tempo que representa uma ruptura com este. Por isso ele diz que se “a economia do mundo no século XIX foi formada principalmente pela influência da revolução industrial britânica, sua política ideologia foram formadas fundamentalmente pela Revolução Francesa (p. 97)”.

HOBSBAWM, Eric J. A Era das Revoluções, 1789-1848. São Paulo: Paz e Terra, 2012.

A respeito das revoluções na Inglaterra e na França no fim do século XVIII, é possível asseverar que:

a) os efeitos da Revolução Industrial e da Revolução Francesa atingiram igualitariamente às classes sociais, melhorando significativamente as condições de vida e trabalho da classe operária e diminuindo a distância socioeconômica entre esta e a burguesia.

b) a escassez de mão de obra na Grã-Bretanha para movimentar a indústria têxtil levou os empresários a importarem escravos e matéria-prima das colônias ultramarinas, visto que a Inglaterra mantinha uma relação pacífica com as áreas colonizadas.

b) a Revolução Francesa teve pouca influência sobre os processos revolucionários no mundo ocidental no século XIX, como demonstra a rejeição aos ideais revolucionários franceses nos levantes que levaram à libertação da América hispânica.

d) o ideário do liberalismo teve influência direta nas revoluções na Inglaterra e na França ao fim do século XVIII, como exemplo podemos destacar o racionalismo e a crença na ideia de progresso.

e) todas as alternativas acima.

(Consesp – adaptado) A Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, um documento elaborado durante a Revolução Francesa de 1789, refletiu um ideal de âmbito universal, ou seja, o de liberdade, igualdade e fraternidade humanas, acima dos interesses de qualquer particular.

A Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão foi fortemente inspirada pelo movimento

a) fordista.

b) ludista.

c) comunista.

d) iluminista.

e) anarquista.

respostas

LETRA C

As 95 teses, também conhecidas como “Disputação do doutor Martinho Lutero sobre o poder e eficácia das indulgências”, foram um tratado escrito por Martinho Lutero que continha críticas do então monge agostiniano contra a prática das indulgências. A lenda protestante fala que Lutero afixou as teses na porta da Igreja de Winttenberg, em 31 de outubro de 1517.

Voltar a questão

LETRA B

Luís XIV, que reinou na França de 1643 a 1715, foi o grande símbolo do absolutismo na Europa. Durante o seu reinado, foram tomadas diversas ações para reforçar a posição do rei como autoridade sobre a França. Foi o grande símbolo de um monarca com poder absoluto e inquestionável.

Voltar a questão

LETRA A

O Tratado de Tordesilhas foi assinado por Espanha e Portugal em 7 de junho de 1494, na cidade de Tordesilhas. Esse tratado determinou a divisão das possíveis terras a serem encontradas no Novo Mundo durante o período das Grandes Navegações. A Espanha ficou com as terras a oeste da linha imaginária divisória, e Portugal, com as terras a leste.

Voltar a questão

LETRA E

Entre todas as alternativas, a única que não corresponde a um período da Guerra dos Trinta Anos é o período suíço. Todos os outros de fato existiram e aconteceram na seguinte ordem cronológica: período palatino-boêmio (1618-1624); período dinamarquês (1624-1629); período sueco (1630-1635) e período francês (1635-1648).

Voltar a questão

LETRA D

A conquista dos astecas, no território do atual México, foi liderada por Hernán Cortés, espanhol que chegou à região por volta de 1519. Para conseguir conquistar a capital asteca, Tenochtitlán, Cortés contou com o auxílio de milhares de indígenas que pertenciam a povos rivais dos astecas. Doenças, como a varíola, também contribuíram para a derrota asteca em 1521.

Voltar a questão

LETRA E

A Contrarreforma foi a resposta da Igreja Católica contra o avanço das doutrinas protestantes no continente europeu. Diversas ações foram tomadas para barrá-las, como a criação de seminários, proibição das indulgências, ampliação da perseguição por meio da inquisição, etc., mas o expurgo de sacerdotes corruptos não foi uma delas.

Voltar a questão

LETRA A

O Leviatã foi um livro escrito por Thomas Hobbes e publicado em 1651. Nesse livro, Hobbes argumenta que a centralização do poder no monarca é a única forma de garantir a segurança do reino contra invasores estrangeiros e contra o caos. Assim, para garantir seu bem-estar, os súditos devem ceder de boa vontade o poder para o rei.

Voltar a questão

LETRA C

A Guerra das Rosas foi um conflito dinástico travado entra duas famílias descendentes dos Plantageneta. Essa guerra foi disputada entre 1455 e 1485 e colocou os York contra os Lancaster na disputa pelo trono inglês. Esse conflito se encerrou com o início da dinastia Tudor, em 1485, e fortaleceu a centralização do poder na Inglaterra.

Voltar a questão

LETRA B

O ludismo foi um movimento de trabalhadores que foi muito forte entre 1811 e 1812, existindo até 1816. Surgiu na Inglaterra e manifestou a insatisfação dos trabalhadores com as transformações causadas pela Revolução Industrial. Os ludistas invadiam fábricas para destruir o maquinário presente.

Voltar a questão

LETRA B

O Iluminismo foi um movimento intelectual que se iniciou na França a partir do século XVIII. Baseava-se sobretudo na primazia da razão e fazia a defesa de ideias como liberdade, igualdade, estabelecimento do Estado laico, etc. Defendia a liberdade individual e criticava contundentemente os regimes absolutistas.

Voltar a questão

LETRA D

A propagação dos ideais do liberalismo político foram combustível para que revoluções acontecessem em locais como Inglaterra, Estados Unidos e França. Esses ideais trabalhavam com propostas como igualdade dos homens e liberdade de expressão, além de defenderem a descentralização do poder, com um Estado menos presente.

Voltar a questão

LETRA D

A Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão foi um documento emitido nos primeiros dias da Revolução Francesa e trabalhava com a ideia de que certos direitos dos homens eram universais. Entre esses direitos estão, por exemplo, a crença de que os homens eram iguais e livres em direitos. Esse documento se inspirou fortemente nos ideais iluministas.

Voltar a questão

Sobre a transição da idade média para a era moderna, é correto afirmar que:

Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas

É correto afirmar que a transição da Idade Média para a Idade Moderna?

Resposta. Resposta: D) Não, pois a transição da Idade Média para a Idade Moderna ocorreu de forma lenta e gradual, por isso é possível identificar elementos do período moderno presentes durante o fim da Idade Média.

Qual é a diferença entre a Idade Média é a Idade Moderna?

A própria divisão histórica como conhecemos (Idades Antiga, Medieval, Moderna e Contemporânea) surge nesse momento da História europeia. A Idade Moderna foi uma oposição à Idade Média, considerada equivocadamente como uma Idade das Trevas, já que era dominada pela religião e pelo obscurantismo cristão-católico.

Quais foram os principais acontecimentos entre a Idade Média é a Idade Moderna?

Principais acontecimentos na Idade Moderna Iluminismo; Grandes Navegações; Reforma Protestante; Absolutismo.

Quais foram as transformações que ocorreram na Idade Moderna?

A Idade Moderna, dentro da conhecida periodização da história, estendeu-se de 1453 a 1789. Essa época, como qualquer outra, foi marcada por transformações, destacando-se o desenvolvimento comercial, a expansão marítima, o início da colonização, a consolidação da escravidão, as reformas religiosas etc.