Sobre as instituições educacionais como espaço de trabalho assinale a alternativa incorreta

Sobre as instituições educacionais como espaço de trabalho assinale a alternativa incorreta

Questões-concurso-educação-inclusiva

Estudar através de questões concurso é fundamental, inclusive de educação inclusiva.

Tenho amigos para saber quem sou.
Pois os vendo loucos e santos, bobos e sérios,
Crianças e velhos, nunca me esquecerei
De que “normalidade” é uma ilusão
Imbecil estéril.

Oscar Wilde

O termo educação inclusiva supõe a disposição da escola de atender a diversidade total das necessidades dos alunos nas escolas comuns.

Isto pode ser conseguido por meio de um ambiente de aprendizagem escolar que tenha altas expectativas a respeito de seus alunos, que seja seguro e acolhedor e que entenda a diferença como um fator positivo.
A educação inclusiva tem sido discutida em termos não somente de novas estratégias de ensino, mas de maneira bem mais ampla como ações que levem a reformas escolares, melhorias nos programas de ensino e novas medidas de justiça social.

Por isso, a inclusão pressupõe uma escola que se ajuste a todas as crianças, em vez de esperar que uma determinada criança com deficiências se ajuste a escola.

Mas, acima de tudo, é necessário que se entenda que a escola tem a tarefa de ensinar aos alunos a compartilharem o saber, os sentidos das coisas, as emoções; a discutir e a trocar experiências e pontos de vista.

Compromisso Primordial

Neste sentido, a escola tem um compromisso primordial e insubstituível: introduzir o aluno no mundo social, cultural e científico; e isto é direito incondicional de todo o ser humano, independente de padrões de normalidade estabelecidos pela sociedade ou pré-requisitos impostos pela escola.

A administração da escola deve encorajar práticas inovadoras e o planejamento ser feito de forma colaborativa entre todos os seus integrantes incluindo também a família e os alunos.

Uma escola inclusiva deve ser capaz de orientar o ensino e a formação, tendo em vista a cidadania, imbuída de uma clara noção de que a excelência humana é superior a excelência puramente acadêmica.

Questões sobre a Educação Inclusiva

Questão 01

De acordo com Carvalho (2004), para promover a educação inclusiva, precisamos

a) enfrentar os mecanismos de exclusão existentes no sistema educacional, ampliando-o, diversificando suas ofertas, aprimorando sua cultura e práticas pedagógicas e, principalmente, articulando-o com todas as políticas públicas.

b) criar a cultura da inclusão com urgência, para que todos os portadores de necessidades especiais tenham condições de conviverem com crianças consideradas no padrão de “normalidade”.

c) incluir concretamente: colocar os portadores de necessidades especiais nas turmas de ensino regular, pois a integração, realizada há um longo tempo no sistema, está superada e não oferece os benefícios da convivência.

d) inserir o aluno com necessidades especiais numa turma de alunos ditos “normais”, como meio fundamental de garantir o exercício do convívio entre as diferenças, numa sociedade plural como a brasileira.

e) eliminar a exclusão dos portadores de necessidades especiais, grupo que não foi alcançado pelas medidas de inclusão que obtiveram sucesso com alunos do Ensino Fundamental, conforme mostram as estatísticas de pesquisas na área.

Questão 02

Sobre a educação inclusiva nas escolas assinale a alternativa correta: 

a) Escola inclusiva é, aquela que garante a qualidade de ensino educacional a cada um de seus alunos, reconhecendo e respeitando a diversidade e respondendo a cada um de acordo com suas potencialidades e necessidades;

b) A escola somente poderá ser considerada inclusiva quando estiver direcionada para tratar os alunos de forma indiferente em todos os aspectos;

c) A escola é aquela que garante a preferência no ensino educacional ao alunos destaque, tratando todos de forma genérica sem haver necessidade de tratamento diferenciado em nenhum aspecto;

d) Em toda escola inclusiva, o aluno está sujeito a segregação, de modo a garantir a sua caminhada no processo de aprendizagem e de construção das competências necessárias para o exercício pleno da cidadania.

Questão 03

A Educação Inclusiva não deve ser confundida como Educação Especial, porém, a segunda esta inclusa na primeira. Em outras palavras, a Educação Inclusiva é a forma de:

a) Promover a aprendizagem e o desenvolvimento de todos.

b) Inclusão de jovens e adultos no ensino médio.

c) Promover a aprendizagem de crianças somente na educação infantil.

d) Inclusão de crianças no ensino fundamental.

Sobre as instituições educacionais como espaço de trabalho assinale a alternativa incorreta

50 Questões sobre Educação Inclusiva.

Questão 04

O conceito de educação inclusiva surgiu a partir de 1994, com a Declaração de Salamanca. A ideia da educação inclusiva é que as crianças com necessidades educativas especiais sejam incluídas em

a) quaisquer escolas de ensino regular.

b) apenas institutos de atendimentos especiais.

c) somente escolas específicas para crianças com deficiências.

d) quaisquer unidades de atendimento para educação especial.

e) quaisquer escolas de educação especial.

Questão 05

De acordo com a Política Nacional de Educação Especial, na Perspectiva da Educação Inclusiva, NÃO podemos afirmar que

a) na perspectiva da educação inclusiva, a educação especial passa a integrar a proposta pedagógica da escola regular, promovendo o atendimento às necessidades educacionais especiais de alunos com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento e altas habilidades/superdotação.

b) constitui um paradigma educacional fundamentado na concepção de direitos humanos, que conjuga igualdade e diferença como valores indissociáveis, e que avança em relação à ideia de equidade formal ao contextualizar as circunstâncias históricas da produção da exclusão dentro e fora da escola.

c) o atendimento educacional especializado tem como função identificar, elaborar e organizar recursos pedagógicos e de acessibilidade que eliminem as barreiras para a plena participação dos alunos, considerando suas necessidades específicas.

d) tem como objetivo o acesso, a participação e a aprendizagem dos alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação nas escolas regulares, orientando os sistemas de ensino para promover respostas às necessidades educacionais especiais.

e) para atuar na educação especial, o professor deve ter como base da sua formação, inicial e continuada, conhecimentos gerais para o exercício da docência, bem como conhecimentos gerais da área.

Questão 06

A Política Nacional de Educação Especial, na Perspectiva da Educação Inclusiva/2008, propõe, EXCETO:

a) Que no contexto escolar, todos aprendem a viver coletivamente, a repartir tarefas e dividir responsabilidades, pois a valorização da diversidade de talentos humanos é um exercício que desenvolve as ações dos alunos e que resulta do trabalho em grupos heterogêneos.

b) Que a escola contemple todos os alunos, mesmo aqueles com severas limitações, que não conseguem aprender os conteúdos escolares, mas que se beneficiem da convivência com os outros alunos. Por conseguinte, os alunos, nestas condições, podem receber, como complemento, o Atendimento Educacional Especializado.

c) A mudança de valores, atitudes e práticas educacionais para atender a todos os estudantes, sem nenhum tipo de discriminação, assegurando-lhes uma educação de qualidade.

d) Que a intencionalidade da educação seja voltada diretamente para a preparação dos indivíduos para o desempenho de funções específicas: mão de obra qualificada para o mercado de trabalho, ou seja, funções atreladas ao desenvolvimento econômico do país.

Questão 07

São objetivos da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, exceto:

a) Segregação social;

b) Atendimento educacional especializado;

c) Participação da família e da comunidade;

d) Articulação intersetorial na implementação das políticas públicas.

Questão 08

A Declaração de Salamanca é um documento internacional que apresenta proposições sobre:

a) Propostas de educação em Direitos Humanos.

b) Orientações de Educação para o trabalho coletivo e sustentável.

c) Propostas para uma Educação inovadora para o século XXI

d) Perspectivas para uma educação inclusiva

Questão 09

As necessidades básicas de aprendizagem das pessoas portadoras de necessidades educativas especiais requerem atenção especial. É preciso tomar medidas que garantam a igualdade de acesso à educação aos portadores de todo e qualquer tipo de deficiência como parte integrante do sistema educativo. Sendo assim, sobre a Educação Inclusiva, é correto afirmar:

a) A educação inclusiva tem como prioridade a prática pedagógica tradicional, preparando os alunos para que consigam inserir-se no exigente e competitivo mercado de trabalho.

b) A Educação Inclusiva reconhece que todas as escolas e sistemas de educação precisam mudar no sentido de encontrar respostas para as necessidades individuais de todos os educandos, com ou sem dificuldades.

c) A educação inclusiva é aquela que mantém os educandos em escolas especiais, com ensino adaptado.

d) A Educação Inclusiva reconhece que todas as escolas e sistemas de educação precisam mudar no sentido de incluir avaliações padronizadas no processo de ensino aprendizagem, propondo um currículo de base tradicional.

Questão 10

Acerca da educação especial e da educação indígena, julgue o seguinte item.

Na perspectiva da educação inclusiva, o professor deve eliminar as diferenças para garantir a igualdade de oportunidades a todos os alunos.

c) Certo e) Errado

Questão 11

A perspectiva da educação inclusiva traz como premissa a prevalência de um único sistema educativo para todos, ou seja, a inclusão de

a) todo e qualquer tipo de deficiência ou alta habilidade, na escola de educação especial.

b) todas as crianças com deficiências mentais e físicas, na escola de educação especial.

c) todas as crianças com deficiências ou necessidades educativas especiais, na escola regular.

d) crianças surdas e cegas na escola de educação especial, a partir do ensino obrigatório de Braille e da Língua de Sinais.

e) crianças com necessidades educativas especiais, em turmas de educação especial da escola regular.

Questão 12

O Atendimento Educativo Especializado – AEE, pre- visto na Política Nacional de Educação Inclusiva, segundo Ropoli e outros (2010), tem como uma de suas características

a) a oferta facultativa pelos sistemas de ensino.

b) o atendimento preferencial em escolas especiais.

c) a matrícula opcional na classe comum para o atendimento ao aluno deficiente.

d) a independência em relação ao projeto político pedagógico da escola.

e) a identificação, elaboração e organização de recursos pedagógicos e de acessibilidade.

Questão 13

A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008), segundo Ropoli e outros (2010), foi elaborada tendo como um de seus preceitos que

a) uma das estratégias mais eficazes na educação especial é a terminalidade específica do ensino fundamental.

b) o primeiro passo para o bom funcionamento do sistema é a correta identificação dos alunos normais e especiais.

c) o conhecimento se constrói sem resultar na promoção de alguns alunos e na marginalização de outros do processo escolar.

d) ambientes escolares inclusivos são fundamentados na identidade normal ou natural e na aceitação das diferentes.

e) o atendimento educacional especializado deve se constituir em um grande e complexo sistema educacional paralelo.

Questão 14

Considerando a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, assinale a opção correta.

a) A transversalidade da educação especial é uma exigência da educação básica.

b) Não requer atendimento educacional especializado, pois o aluno deve inserir-se no contexto regular de ensino.

c) Não tem condições de garantir a continuidade da escolarização nos níveis mais elevados do ensino.

d) Requer a formação de professores para o atendimento educacional especializado e demais profissionais da educação para a inclusão escolar.

e) Restringe a participação da família e da comunidade, pois não possuem formação apropriada para lidar com as demandas do aluno.

Questão 15

A educação inclusiva constitui um paradigma educacional fundamentado na concepção de direitos humanos, que conjuga igualdade e diferença como valores indissociáveis, e que avança em relação à ideia de equidade formal ao contextualizar as circunstâncias históricas da produção da exclusão dentro e fora da escola.

Política nacional de educação especial na perspectiva da educação inclusiva . MEC\ SEE-SP 2007 .

Com relação à educação inclusiva, abordada no texto acima, julgue o item.

A política nacional de educação especial, na perspectiva da educação inclusiva, prevê um único atendimento educacional especializado em clínicas e instituições especializadas àqueles alunos que apresentarem algum diagnóstico.

c) Certo e) Errado

Questão 16

De acordo com o documento Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, é correto afirmar que o(a)

a) educação especial deve ser organizada de forma paralela à educação comum, pois essa é a forma mais apropriada para a aprendizagem dos alunos que apresentam deficiência.

b) ensino regular não está apto para atender todos os alunos e, portanto, não pode enfrentar a situação de exclusão escolar das crianças com deficiência.

c) inclusão escolar tem início no ensino fundamental, e sua oferta deve ocorrer, preferencialmente, em centros educacionais em interface com os serviços de saúde e assistência social.

d) atendimento educacional especializado, em função da complexidade na elaboração e organização de recursos pedagógicos específicos, restringe-se ao ensino fundamental.

e) educação especial atua de forma articulada com o ensino comum, orientando para o atendimento às necessidades educacionais especiais dos alunos.

Questão 17

Referente à educação inclusiva, avalie as afirmativas abaixo.

I. A educação inclusiva é fundamentada nos princípios de que todos são iguais e precisam do mesmo tratamento.

II. A educação inclusiva é fundamental para garantia de mão de obra qualificada de deficientes para o trabalho produtivo.

III. As ações afirmativas são medidas especiais voltadas para promover a inclusão de grupos discriminados e vitimados pela exclusão social.

IV. O princípio da educação inclusiva é a garantia de educação de qualidade para todos, independente de características físicas, mentais, psíquicas, culturais e sociais.

V. A educação inclusiva é baseada no papel do professor, sendo este o responsável pelo sucesso ou fracasso escolar dos estudantes.

Assinale a alternativa CORRETA.

a) Estão corretas somente as afirmativas III e IV.

b) Estão corretas somente as afirmativas I, e II.

c) Estão corretas somente as afirmativas I, III e IV.

d) Estão corretas somente as afirmativas I, III e V.

e) Estão corretas somente as afirmativas II e IV.

Questão 18

São princípios expressos na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, EXCETO:

a) Valorização da experiência extraescolar.

b) Incentivo à educação inclusiva e tecnológica.

c) Vinculação entre a educação escolar, o trabalho e as práticas sociais.

d) Consideração com a diversidade étnico-racial.

Quer mais questões de Concursos sobre outros temas, clique aqui

Questão 19

A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva orienta que a avaliação pedagógica da educação inclusiva deve ser concebida como processo dinâmico tanto em relação ao conhecimento prévio e o nível atual de desenvolvimento do aluno quanto em relação às possibilidades de aprendizagem futura, configurando uma ação pedagógica

a) cumulativa e somativa, recolhendo elementos que comprovem a deficiência apresentada.

b) processual e formativa, prevalecendo os aspectos qualitativos.

c) cumulativa e classificatória, prevalecendo os aspectos comparativos.

d) processual e somativa, prevalecendo os aspectos quantitativos.

e) processual e classificatória, posicionando o aluno especial em relação ao seu desempenho.

Questão 20

A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva considera que a educação inclusiva é uma ação política, cultural, social e pedagógica, desencadeada em defesa do direito de todos os alunos de estarem juntos, aprendendo e participando, sem nenhum tipo de discriminação. Nesse sentido, dentre os objetivos previstos na referida política, encontra-se promover

a) a educação especial, organizada de forma paralela à educação comum, como a maneira mais apropriada para o atendimento de alunos portadores de deficiência.

b) a escolarização da pessoa portadora de deficiência na educação básica, com prioridade.

c) a transversalidade da educação especial desde a educação infantil até a educação superior.

d) a individualização dos programas escolares, adaptando os currículos e os objetivos educacionais.

e) o acesso da pessoa portadora de deficiência aos espaços públicos e equipamentos, contornando os obstáculos existentes

Quer receber informações sobre simulados no Whatsapp, clique aqui e faça parte

Gabarito:

1 – A

2 – A

3 – A

4 – A

5 – E

6 – D

7 – A

8 – D

9 – B

10 – Errado

11 – C

12 – E

13 – C

14 – D

15 – Errado

16 – E

17 – A

18 – B

19 – B

20 – C

MEC disponibiliza conteúdo de apoio à Educação Inclusiva

Clique nos Títulos abaixo para download:

  1. AEE – Pessoa com Surdez
  2. AEE – Deficiência Física
  3. AEE – Deficiência Mental
  4. AEE – Deficiência Visual
  5. AEE – Orientações Gerais e Educação a Distância

Revistas

  1. Revista Inclusão Nº 1
  2. Revista Inclusão Nº 2
  3. Revista Inclusão Nº 3
  4. Revista Inclusão Nº 4
  5. Revista Inclusão Nº 5 – txt / PDF
  6. Revista Inclusão Nº 6 – txt / PDF
  7. Revista Inclusão Nº 7
  8. Revista Inclusão Nº 8
  9. Revista Inclusão Nº 9

Fonte: MEC

Quer mais questões de Concursos sobre outros temas, clique aqui