Soma de numeros de mesma base com expoentes diferentes

Soma de numeros de mesma base com expoentes diferentes

Como somar potências de bases diferentes e expoentes iguais?

Para multiplicar potências com bases diferentes, mas expoentes iguais, podemos juntar as bases e elevar uma vez só o expoente. De forma análoga, para a operação de divisão entre duas potências de bases diferentes, mas expoentes iguais, a operação pode ser escrita como a divisão das bases, elevada ao mesmo expoente.

Quando as bases e os expoentes são diferentes?

Para multiplicar números de bases diferentes e expoentes diferentes temos que desenvolver a potência. ... Se as bases são iguais e os expoentes são diferentes, então basta repetir a base e somar os expoentes.

Quais são as divisões de potências com base?

  • 1 Multiplicação de potências com a mesma base. 2 Divisão de potências com a mesma base. 3 Multiplicações e divisões com poderes com a mesma base. 4 Multiplicações e divisões de potência com diferentes bases. 5 Operações com potência de números com base diferente.

Quais as propriedades para a subtração de potências?

  • Não existem propriedades específicas para adição e subtração de potências de mesma base, como ocorre com a multiplicação e divisão. No entanto, em alguns casos você pode utilizar artifícios algébricos para facilitar a operação. No caso do exemplo proposto, seria mais simples expandir as potências e calcular a subtração com aritmética simples:

Como calcular a expansão de potências?

  • No caso do exemplo proposto, seria mais simples expandir as potências e calcular a subtração com aritmética simples: Para potências de expoente mais elevado, caso a expansão seja inviável ou muito trabalhosa, podemos utilizar a propriedade de multiplicação de potências de mesma base.

Como fazer uma fracção com mais de uma potência?

  • Por outras palavras, teríamos uma fracção com mais de uma potência. Neste caso, devemos aplicar a propriedade de multiplicação, separadamente, no numerador e no denominador, depois aplicar a propriedade de divisão e, finalmente, passar o expoente a positivo, se este permanecer negativo. Vamos ver um exemplo mais devagar:

Como somar potências com a mesma base?

Para somar potências, você tem que resolver cada potência individualmente e depois somá-las..
Resolva a primeira potência. Neste caso, a primeira potência é . ... .
Resolva a segunda potência. ... .
Agora, some ou subtraia os resultados..

Como fazer soma e subtração de potências de mesma base?

OPERAÇÕES COM POTÊNCIAS.
Soma ou subtração de potências: Duas potências só podem ser somadas ou subtraídas se tiverem a mesma base e o mesmo expoente. ... .
Já para a soma 7 . ... .
Produto de potências de mesma base: Ao multiplicar potências de mesma base, somamos os expoentes: am ..