Tecnologias da informação e comunicação na educação: conceitos e definições

Tecnologia da informação e comunicação (TIC) pode ser definida como um conjunto de recursos tecnológicos, utilizados de forma integrada, com um objetivo comum. As TICs são utilizadas das mais diversas formas, na indústria (no processo de automação), no comércio (no gerenciamento, nas diversas formas de publicidade), no setor de investimentos (informação simultânea, comunicação imediata) e na educação (no processo de ensino aprendizagem, na Educação a Distância).

O desenvolvimento de hardwares e softwares garante a operacionalização da comunicação e dos processos decorrentes em meios virtuais. No entanto, foi a popularização da internet que potencializou o uso das TICs em diversos campos.

Através da internet, novos sistemas de comunicação e informação foram criados, formando uma verdadeira rede. Criações como o e-mail, o chat, os fóruns, a agenda de grupo online, comunidades virtuais, web cam, entre outros, revolucionaram os relacionamentos humanos.

Através do trabalho colaborativo, profissionais distantes geograficamente trabalham em equipe. O intercâmbio de informações gera novos conhecimentos e competências entre os profissionais.

Novas formas de integração das TICs são criadas. Uma das áreas mais favorecidas com as TICs é a educacional. Na educação presencial, as TICs são vistas como potencializadoras dos processos de ensino – aprendizagem. Além disso, a tecnologia traz a possibilidade de maior desenvolvimento – aprendizagem - comunicação entre as pessoas com necessidades educacionais especiais.

As TICs representam ainda um avanço na educação a distância. Com a criação de ambientes virtuais de aprendizagem, os alunos têm a possibilidade de se relacionar, trocando informações e experiências. Os professores e/ou tutores tem a possibilidade de realizar trabalhos em grupos, debates, fóruns, dentre outras formas de tornar a aprendizagem mais significativa. Nesse sentido, a gestão do próprio conhecimento depende da infraestrutura e da vontade de cada indivíduo.

A democratização da informação, aliada a inclusão digital, pode se tornar um marco dessa civilização. Contudo, é necessário que se diferencie informação de conhecimento. Sem dúvida, vivemos na Era da Informação.

Texto originalmente publicado em https://www.infoescola.com/informatica/tecnologia-da-informacao-e-comunicacao/

As tecnologias de informação e comunicação são importantes ferramentas para o processo de ensino-aprendizagem no contexto atual. Saiba como utilizá-las em sua IES!

Tecnologias da informação e comunicação na educação: conceitos e definições

Cada vez mais a tecnologia está inserida na sociedade e, portanto, torna-se necessário utilizá-la também no ensino. Assim, é preciso que gestores e coordenadores compreendam o impacto que as tecnologias de informação e comunicação (TICs) têm na educação e como elas irão transformar a aprendizagem.

Nesse sentido, o Ensino a Distância (EaD) deve ser entendido como um grande aliado da educação superior, pois, ao integrar os recursos tecnológicos, ajuda a promover uma educação mais acessível e inclusiva. 

Entretanto, apesar dos benefícios do uso da tecnologia na educação, sua implementação carrega desafios sobre como desenvolver habilidades cognitivas mais complexas, exigindo que os estudantes colaborem e interajam na produção do seu próprio conhecimento.

Quer saber mais sobre as TICs na educação e ver alguns exemplos de como a sua instituição de educação superior (IES) pode utilizá-las? Continue lendo este artigo!

Índice




O que são e para que servem as TICs?

TICs é a sigla para Tecnologias da Informação e da Comunicação e diz respeito às máquinas e programas que geram o acesso ao conhecimento. Elas consistem no tratamento da informação, articulado com os processos de transmissão e de comunicação

As TICs multiplicaram as possibilidades de pesquisa e informação para os alunos, que munidos dessas novas ferramentas tornam a aprendizagem ativa e passam a protagonizar o processo de educação. 

Contudo, o desenvolvimento das novas tecnologias não diminui o papel dos professores, que agora devem ensinar os alunos a avaliarem e gerirem a informação. Nesse contexto, os docentes passam a ser: 

  •       organizadores do saber;
  •       fornecedores de meios e recursos de aprendizagem;
  •       provocadores do diálogo, da reflexão e da participação crítica. 

Quando as TICs são integradas corretamente ao contexto pedagógico, os alunos se tornam mais motivados e engajados. Além disso, as TICs colaboram com a gestão educacional para melhorar a qualidade do ensino

Tecnologias da informação e comunicação na educação: conceitos e definições
Tecnologias da informação e comunicação na educação: conceitos e definições
Tecnologias da informação e comunicação na educação: conceitos e definições
Tecnologias da informação e comunicação na educação: conceitos e definições

Desse modo, tem-se que as tecnologias de informação e comunicação podem potencializar a educação, porém exigem mudanças e adaptações das comunidades discente e docente. 

Quais são os desafios do uso das TICs na educação?

Como exposto anteriormente, não basta implementar a tecnologia em sala de aula, é preciso preparar a instituição de ensino para o uso das ferramentas digitais

A seguir, listamos os principais desafios acerca do uso das TICs na educação, assim como seus benefícios para o meio acadêmico:

1. Capacitação para colaboradores

A chegada das ferramentas e recursos digitais nas instituições de ensino evidenciou os problemas relacionados às antigas práticas educacionais. 

Assim, nesse novo contexto é fundamental que toda a equipe esteja flexível e aberta a receber as novas tecnologias. Além disso, é fundamental que a IES invista na capacitação dos colaboradores sobre a correta utilização das ferramentas.   

2. Engajamento dos alunos 

Outro desafio decorrente da implementação das TICs na educação é manter o aluno envolvido nos trabalhos desenvolvidos, evitando distrações e elaborando tarefas que contribuam para a aprendizagem. 

Para tanto, é necessário que a gestão da IES trabalhe coletivamente com os professores a fim de encontrar soluções para esse problema. A equipe deve elaborar, então, critérios para a utilização das ferramentas tecnológicas e para as atividades avaliativas. 

3. Avanços do setor tecnológico

É sabido que novas tecnologias são introduzidas e outras modificadas a todo momento. Assim, alguns desses aparatos podem perder a relevância e cair em desuso rapidamente. 

Para evitar que isso aconteça, é preciso investir em recursos digitais que possuam capacidade de atualização e que sejam de qualidade. Dessa forma, a IES  garante que gastos com reparação e novas aquisições não sejam necessários. 

4. Adequação da infraestrutura

Além de investir em equipamentos de qualidade e em capacitação, a IES deve oferecer uma infraestrutura nos ambientes físico e virtual, compatível com as necessidades do corpo discente

Sendo assim, é necessário investir, por exemplo, em laboratórios de informática e em uma biblioteca digital. Dessa forma, a IES aumenta a produtividade e satisfação de alunos e professores. 

5. Seleção de ferramentas 

Existem diversas soluções tecnológicas desenvolvidas exclusivamente para o ensino, mas nem todas são adequadas à realidade e ao contexto de uma instituição. 

Por isso, a escolha de uma ferramenta deve ser condizente com os interesses e objetivos da IES, além de oferecer uma boa contribuição para o aprendizado dos alunos.

Leia também: O que são ferramentas de metodologias ativas e como fazer a melhor escolha para sua IES?

Apesar dos desafios da utilização de recursos tecnológicos para auxiliar no processo de ensino-aprendizagem, os impactos positivos são inúmeros. Alguns exemplos são:

  •   acompanhamento individual do aluno;
  •   personalização no processo de aprendizagem;
  •   autonomia do estudante;
  •   trabalho em equipe;
  •   aprendizado mais dinâmico e interessante;
  •   gerenciamento das tarefas burocráticas. 

Como aplicar as TICs na educação?

A seguir, iremos apresentar as categorias em que as TICs são divididas e como é possível inseri-las na IES. Confira!

1. Ambientes virtuais imersivos

São dispositivos que promovem experiências que combinam o mundo real com o mundo virtual. Eles permitem o aprendizado através da experiência e da interação entre os alunos. Exemplo:

  •   equipamentos de realidade aumentada. 

Leia também: Saiba o que é e os benefícios da gamificação na educação

2. Ferramentas de comunicação

São ferramentas que facilitam a comunicação entre as pessoas envolvidas no processo educativo. Estreitam o relacionamento e também simplificam a troca de informação, com o envio de recados e comunicados importantes. Exemplos: 

  •   e-mail;
  •   aplicativos como WhatsApp;
  •   site;
  •   redes sociais.

3. Ferramentas de trabalho

São programas ou aplicativos que auxiliam na realização de tarefas e na organização de arquivos, que também podem ser armazenados na nuvem. Podem ser utilizados tanto por professores quanto por alunos. Exemplos:

  •   ferramentas de edição de textos; 
  •  Conteúdos multimídia. 

4. Ferramentas de gestão

São ferramentas que simplificam e facilitam a organização dentro e fora da sala de aula, permitindo que o corpo docente gaste menos tempo com as tarefas burocráticas. Exemplo:

  •   simulados e correção de provas online.

Leia também: Como fazer avaliação no ensino a distância, possibilidades e desafios

 5. Ferramentas para acervo de conteúdo

São ferramentas que auxiliam na distribuição de diversos conteúdos das disciplinas do curso e permitem o acompanhamento de maneira individualizada. Exemplos:

  • biblioteca digital;
  • solução de aprendizagem.

6. Ferramentas de experimentação

São dispositivos que possibilitam o desenvolvimento de projetos, em que os alunos precisam fazer pesquisas e elaborar um produto diferenciado. Auxiliam no trabalho com as competências cognitivas, as habilidades socioemocionais, a comunicação e o trabalho em equipe. Exemplos:

  •   kits de robótica;
  •   plataformas de programação e de produção audiovisual.

7. Objetos digitais de aprendizagem (ODA)

São recursos digitais que auxiliam a prática pedagógica, seja dentro ou fora da sala de aula. Podem ser utilizados para trabalhar conteúdos e habilidades de maneira mais criativa. Exemplo:

  •   livros digitais;
  •   animações;
  •   jogos;
  •   videoaulas. 

Agora que você já sabe o que são as TICs na educação, aproveite para ler sobre como desenvolver as metodologias ativas com uso de tecnologias digitais! 

Saraiva Educação

Confira conteúdos sobre gestão de IES, metodologias de ensino, inovação e muito mais temas voltados ao ensino superior com os artigos da Saraiva Educação!

Você também pode gostar

Tecnologias da informação e comunicação na educação: conceitos e definições

Descubra como elaborar um planejamento pedagógico em sua instituição

Leia o artigo completo »

Tecnologias da informação e comunicação na educação: conceitos e definições

Entenda o que é um Ambiente Virtual, qual sua importância e principais benefícios

Leia o artigo completo »

Tecnologias da informação e comunicação na educação: conceitos e definições

Conheça a LFG para sociedades de advogados e saiba como promover atualização e prática jurídica com excelência

Leia o artigo completo »

one response
  1. Tecnologias da informação e comunicação na educação: conceitos e definições
    Marcus Augusto disse:

    Foi de grande ajuda!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentário *

Nome *

E-mail *

Site

Pesquisar

Tecnologias da informação e comunicação na educação: conceitos e definições

Tecnologias da informação e comunicação na educação: conceitos e definições

Guia completo do Exame OAB para a IES

Tecnologias da informação e comunicação na educação: conceitos e definições

Guia completo para a IES sobre o curso de Direito

Tecnologias da informação e comunicação na educação: conceitos e definições

Principais passos para desenvolver o ensino híbrido no ensino superior

Tecnologias da informação e comunicação na educação: conceitos e definições

Conheça a Metodologia Saraiva Educação, quais seus benefícios e como funciona

Tecnologias da informação e comunicação na educação: conceitos e definições

Tecnologias da informação e comunicação na educação: conceitos e definições

Tecnologias da informação e comunicação na educação: conceitos e definições

Inscreva-se em nossa newsletter e receba nossos conteúdos em primeira mão!

Deseja manter-se sempre atualizado? Receba quinzenalmente uma seleção de materiais sobre a educação superior — é só informar seu melhor endereço de e-mail!

O que é Tecnologias de Informação e Comunicação na educação?

As TICs são um instrumento que torna a prática pedagógica mais moderna e inovadora, pois permitem que os estudantes atuem como protagonistas do processo de ensino e de aprendizagem.

Qual é a definição de Tecnologia da Informação e Comunicação?

Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) podem ser definidas como o conjunto total de tecnologias que permitem a produção, o acesso e a propa- gação de informações, assim como tecnologias que permitem a comunicação entre pessoas.

Qual a importância da Tecnologia da Informação e Comunicação na educação?

Com o uso da tecnologia da informação na comunicação escolar, é possível manter uma comunicação fluida com todos os envolvidos na educação. Da mesma maneira que a rotina dentro das escolas é otimizada, o relacionamento delas com os pais e alunos também funciona muito melhor.

Quais são as tecnologias da informação e da comunicação?

Como exemplo, podemos dizer que as TICs são: a internet, os computadores, as câmeras fotográficas, os celulares, os softwares, dentre outras ferramentas.