Tem ordem para Crimpar cabo de rede?

Tem ordem para Crimpar cabo de rede?
Baixe em PDF

Baixe em PDF

Os passos abaixo são instruções gerais para construir um cabo Ethernet Categoria 5 (comumente conhecido como Cat 5). Para o nosso exemplo, estaremos fazendo um patch cable, mas o método geral funcionará para fazer qualquer categoria de cabos de rede.

Passos

  1. Tem ordem para Crimpar cabo de rede?

    1

    Desenrole a quantidade necessária de cabos e adicione um pouco a mais, para garantir. Se for necessário um pé, faça isso antes de tirar a capa. Deixe o pé voltado para a direção correta.

  2. Tem ordem para Crimpar cabo de rede?

    2

    Cuidadosamente, remova a capa do cabo. Tome cuidado quando estiver fazendo isso para não rasgar ou cortar os fios internos. Uma dica é cortar no comprimento com um alicate próprio ou uma faca a partir do lado do cabo, longe de você, cerca de 2,5 cm em direção à ponta. Isso reduz o risco de cortar a proteção dos fios. Localize os fios internos. Se você não encontrar nenhum fio, use os próprios cabos para abrir a capa do cabo, segurando-o em uma mão e puxando para o outro lado com os fios. Abra a capinha e corte os pares trançados em cerca de 30mm. Você perceberá 8 cabos trançados em 4 pares. Cada par terá um fio de uma certa cor e outro fio que é branco com uma linha colorida que combina com seu par.

  3. Tem ordem para Crimpar cabo de rede?

    3

    Verifique os fios em busca de quaisquer cortes ou arranhões que possam expor o fio de cobre. Se cortar a capa de qualquer fio, você precisará cortar novamente todo o segmento de fios e começar de novo no passo um. O fio de cobre exposto pode causar comunicação cruzada, queda de performance ou não realizar conexão alguma. É importante que a capa de todos os cabos de rede esteja intacta.

  4. Tem ordem para Crimpar cabo de rede?

    4

    Desdobre os pares para que eles fiquem retos entre seus dedos. A parte branca de fio pode ser cortada fora até mesmo com a capa (veja a seção de Avisos). Para facilitar as coisas, corte os fios para que eles fiquem cerca de 19 mm de distância da base da capa e que tenham o mesmo comprimento.

  5. Tem ordem para Crimpar cabo de rede?

    5

    Arrume os fios de acordo com as especificações a seguir. Existem dois métodos estabelecidos pela TIA, 568A e 568B. O que você vai utilizar depende do que está sendo conectado. Um cabo direto é usado para conectar dois dispositivos de camadas diferentes (por exemplo, um hub e um PC). Dois dispositivos similares geralmente exigem a conexão de um cabo cruzado. A diferença entre os dois é que o cabo direto tem ambas as pontas cabeadas de forma idêntica ao 568B, enquanto um cabo cruzado tem uma ponta cabeada com 568A e a outra ponta com 568B.[1] Para nossa demonstração nos passos a seguir, vamos usar 568B, mas as instruções podem ser facilmente adaptadas para 568A.

    • 568B — Coloque os fios na seguinte ordem, da esquerda para a direita:
      • Branco-laranja;
      • Laranja;
      • Branco-verde;
      • Azul;
      • Branco-azul;
      • Verde;
      • Branco-marrom;
      • Marrom.
    • 568A — da esquerda para a direita:
      • Branco-verde;
      • Verde;
      • Branco-laranja;
      • Azul;
      • Branco-azul;
      • Laranja;
      • Branco-marrom;
      • Marrom.

  6. Tem ordem para Crimpar cabo de rede?

    6

    Você pode usar o mnemônico 1-2-3-6/3-6-1-2 para lembrar quais fios são trocados.

  7. Tem ordem para Crimpar cabo de rede?

    7

    Pressione todos os fios para ficarem retos e paralelos entre seu polegar e indicador. Verifique se as cores permaneceram na ordem correta. Corte a parte de cima dos fios de forma igual para que eles fiquem cerca de 12,5 mm de distância da base da capa, já que ela precisa entrar no conector 8P8C cerca de 3 mm, o que significa que você só tem um espaço de 12 mm para os cabos individuais. Muito mais ou menos que isso comprometerá a qualidade. Corte os fios de forma igual e precisa; se os fios ficarem irregulares, você terá problemas de conexão.

  8. Tem ordem para Crimpar cabo de rede?

    8

    Mantenha os fios retos e ordenados enquanto você os empurra para dentro do conector RJ-45 com a parte reta do plug para cima. O fio branco-laranja deve estar à esquerda se você estiver olhando por cima do conector. Olhe diretamente o conector para saber se todos os fios entraram certinho. Você deve conseguir ver qual cabo está em cada espaço, como visto na parte inferior direita. Pode dar um pouquinho de trabalho fazer com que os cabos fiquem firmes no conector. A capa do cabo também deve entrar na parte traseira do conector em cerca de 6 mm para ajudar a segurar o cabo assim que o conector for crimpado. Talvez você precise diminuir a capa para o tamanho correto. Verifique se a sequência ainda está correta antes de crimpar.

  9. Tem ordem para Crimpar cabo de rede?

    9

    Coloque o conector cabeado no alicate de crimpagem. Aperte com firmeza. Você deve ouvir um barulho mecânico enquanto faz isso. Assim que tiver terminado de crimpar, o alicate voltará para sua posição inicial. Para garantir que todos os pinos estão corretos, alguns preferem crimpar duas vezes.

  10. Tem ordem para Crimpar cabo de rede?

    10

    Repita todos os passos acima com a outra ponta do cabo. A forma como você cabeará a outra ponta (568A ou 568B) dependerá do tipo de cabo que você quer (veja a seção de Dicas).

  11. Tem ordem para Crimpar cabo de rede?

    11

    Teste o cabo para garantir que ele funciona em campo. Cabos incompletos e cabeados incorretamente podem causar problemas. Além disso, com o power-over-Ethernet (PoE) abrindo caminho no mercado, os cabos cruzados podem causar danos físicos aos computadores ou equipamentos de sistema de telefonia, fazendo com que seja ainda mais crucial que os pares estejam na ordem correta. Um simples testador de cabos pode demonstrar o status de seu equipamento. Se você não tiver um destes, simplesmente teste a conectividade ponto a ponto.

    Publicidade

Dicas

  • Sempre deixe uma caixa de cabos de rede descansando em uma das quatro superfícies 'finais', nunca em seus dois lados. Isso previne que os fios se enrolem na caixa.
  • CAT5 e CAT5e são cabos muito similares; entretanto, os cabos CAT5e oferecem melhor qualidade, especialmente em grandes distâncias. Se você estiver percorrendo uma grande distância, CAT5e é recomendado. CAT5 ainda é uma opção para cabos mais curtos.
  • Lembre-se de que as "dobras" nos pares individuais devem permanecer entrelaçadas o máximo possível até alcançarem o final do conector RJ-45. O entrelaçado dos pares no cabo de rede ajuda a garantir uma boa conectividade e minimiza a comunicação cruzada. Não desentrelace os fios mais do que for necessário.
  • Uma boa ideia para cabos longos, especialmente aqueles que serão pendurados, é crimpar e testar o cabo antes de passá-lo. Isso é recomendado especialmente para qualquer pessoa que está começando a crimpar seus próprios cabos, já que isso garante que você está crimpando na ordem correta.

Publicidade

Avisos

  • Os códigos de segurança exigem um tipo especial de capa cobrindo os fios se o cabeamento for instalado em tetos ou outras áreas que estejam expostas ao sistema de ventilação do prédio. Este tipo de cabo é comumente conhecido como "cabo plenum" e não solta substâncias tóxicas quando exposto ao fogo. O cabeamento com este tipo de cabo é mais caro, talvez duas vezes mais caro que o cabeamento comum, então use apenas onde for necessário. O cabo riser é similar ao plenum, mas é para uso em paredes ou entradas de cabos entre andares. O cabo riser não pode substituir o cabo plenum, então esteja ciente de onde estará colocando os cabos. Se estiver em dúvida, use o cabo plenum já que ele possui as classificações mais rigorosas e seguras.
  • A menos que você precise fazer um grande trabalho de cabeamento, pode ser menos frustrante e, devido aos custos das ferramentas, menos caro comprar cabos já prontos.
  • Um cabo CAT5 não pode passar dos 100 metros. Ele provavelmente não deveria passar de 90 metros.
  • RJ-45 é o termo mais comum que a maioria das pessoas usa para os conectores presentes no cabeamento CAT5. O nome correto do conector é simplesmente 8P8C, enquanto RJ-45 é o nome de um conector muito similar e extinto usado nas telecomunicações. A maioria das pessoas vai entender RJ-45 como 8P8C, mas tome cuidado quando estiver comprando de um catálogo, ou online, onde você não consegue determinar qual conector está comprando.
  • Os pinos, se presentes, normalmente são bastante resistentes, então não tente quebrá-los. Corte-os.
  • Tome cuidado com qualquer proteção que seu cabo possa ter. O tipo mais comum de cabo é o UTP (Unshielded Twisted Pair), mas diversas opções de blindagem existem para uma maior proteção contra EMI (do inglês, Electromagnetic Interference, ou Interferência Eletromagnética, em tradução livre). Esteja ciente do que está comprando e das suas necessidades. Na maioria dos ambientes, os cabos UTP servem.

Publicidade

Materiais Necessários

  • Alicate de Crimpagem. Esta é a ferramenta mais importante no processo de cabeamento. Se você não tiver um alicate de crimpagem de qualidade, suas conexões serão ruins. Alicates de crimpagem inferiores tornam difícil e/ou quase impossível conseguir uma conexão firme entre os fios. Muitos alicates de crimpagem de melhor qualidade também têm um fechamento controlado por catraca para uma crimpagem mais precisa. Os alicates de crimpagem com base plástica têm mais probabilidade de se desgastar mais rapidamente e fazer crimpagens consistentemente piores; um alicate de crimpagem de metal é muito mais indicado e muito comum.
  • Testador (Opcional). Embora não seja necessário para fazer os cabos, ter um bom testador pode prevenir e solucionar os problemas de configuração e instalação do cabeamento. A maioria dos testadores de cabos consiste de duas caixas (transmissor e receptor) nas quais você pluga o cabo. A caixa transmissora testa o cabo enviando pulsos em cada fio individual, acendendo luzes de LED na caixa receptora. A maioria dos testadores vai mostrar um resultado dessa passagem. Por que você quer um testador? Mesmo que eles estejam levemente danificados, os cabos de rede vão funcionar, mas causarão perdas de pacotes e corrupção de dados ao seu hardware.
  • Conectores RJ45. Certifique-se de que seus conectores RJ45 tenham sido projetados para o tipo de cabo que você está usando (sólido/stranded), já que eles têm tipos diferentes de dentes para furar múltiplos fios ou um único fio sólido. Nota: se você pedir em uma loja de materiais elétricos conectores RJ45, eles podem perguntar se você quer um conector "sólido", "stranded" ou "liso". O "liso" tem relação com os antigos cabos usados na 10Base-T e não devem ser usados na produção de cabos Ethernet.
  • Cabo de rede. O cabo pode ser encontrado em lojas para computadores, lojas de materiais elétricos e lojas especializadas. Você pode comprar cabos de Categoria 5, Categoria 5e e Categoria 6, dependendo das suas necessidades. Para distâncias menores do que 1,5m use um cabo trançado. Para distâncias maiores que 1,5m, use um cabo sólido.
    • Existem dois tipos de fio (sólido ou stranded) e o que você escolher deve ser baseado onde e como o cabo será usado. Veja o aviso acima sobre o cabo PLENUM. Cabos stranded são melhores para o cabeamento de estações de trabalho, já que eles suportam serem flexionados sem quebrar os condutores; entretanto, o lado ruim é que eles são mais suscetíveis à umidade. O cabo sólido é melhor para ser utilizado em espaços próprios para os cabos, ou para um painel de conexões que será movido com pouquíssima frequência, já que os condutores tendem a quebrar se forem dobrados e/ou flexionados. Quebras nos condutes levam a "reflexões", que levam a ruídos na conexão da LAN, comprometendo a velocidade e a confiabilidade.
  • Capas (opcional, mas preferível). Elas protegem o cabo a longo prazo e melhoram a aparência. Uma capa é uma peça de plástico modelado que protege o conector de arrebentar, se for puxado contra a parede ou tubo. Ela também fornece um alívio da tensão do cabo, dificultando a remoção do condutor.
  • Cortador de cabos reto. Você pode achar que cortadores serrilados funcionam muito bem. Use algo que dê a você um corte reto e preciso; evite cortadores diagonais por este motivo. Você descobrirá que muitos alicates de crimpagem de qualidade já possuem um cortador de cabos.
  • Puxa-fio. Puxa-fio ou passafio é uma bobina de metal ou plástico de fio guia. Forte o suficiente para não prender ou dobrar enquanto está sendo empurrado, mas flexível o bastante para passar por quinas e dobras, o puxa-fio é uma ferramenta vital para alguns cabeamentos. As condições recomendadas são: tubos, dentro de paredes, em vigas e vigas mestras estruturais, em dutos e tetos rebaixados, ou em qualquer situação onde não seja fisicamente possível levar o cabo com você.

Referências

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 341 663 vezes.

Este artigo foi útil?

Qual a ordem certa para crimpar cabo de rede?

Existem dois padrões para a ordem dos fios dentro do conector: o EIA 568B (o mais comum) e o EIA 568A..
laranja e branco;.
laranja;.
verde e branco;.
azul e branco;.
verde;.
marrom e branco;.
marrom..

Qual é a diferença entre o padrão T568A e T568B?

Dois padrões de T568A e T568B podem ser usados ​​para conectar cabos Ethernet Cat5e e Cat6. A única diferença entre o T568A e o T568B é que as posições dos fios da faixa verde / verde e laranja / laranja são trocadas. Em geral, o T568B é mais popular para redes comerciais e de escritório.

Qual o padrão de sequência para as conexões em um cabo Cat6 que segue o padrão EIA tia 568A?

MONTAGEM DO CABO EIA/TIA 568A: branco-verde, verde, branco-laranja, azul, branco-azul, laranja, branco-marrom, marrom. EIA/TIA 568B: branco-laranja, laranja, branco-verde, azul, branco-azul, verde, branco-marrom, marrom. Essa ordem é seguida da esquerda para a direita.

Como fazer o cabeamento de rede?

“Fabricando” o cabo.
Use a lâmina do alicate de crimpagem para cortar cerca de 2,5 cm da bainha de plástico na extremidade do cabo;.
Desenrole os fios e emparelhe os pares com cores semelhantes;.
Aperte os fios entre os dedos para poder endireitá-los, depois coloque na ordem das cores para criar a ponta T568A ou T568B;.